Conselhos Escolares, DemocratizaçãO Da Escola E ConstruçãO Da Cidadania

5,606 views

Published on

Essa apresentação aborda a legislação educacional que sustenta e viabiliza o funcionamento dos conselhos escolares em seus objetivos, limites e possibilidades, bem como, especificamente, dos conselhos escolares em algumas dimensões que a sua existência e funcionamento envolvem.

Published in: Education
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
5,606
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
58
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Conselhos Escolares, DemocratizaçãO Da Escola E ConstruçãO Da Cidadania

  1. 1. Caderno 1 – Conselhos Escolares: democratização da escola e construção da cidadania.
  2. 2. Apresentação “Tudo o que a gente puder fazer no sentido de convocar os que vivem em torno da escola, e dentro da escola, no sentido de participarem, de tomarem um pouco o destino da escola na mão, também. Tudo o que a gente puder fazer nesse sentido é pouco ainda, considerando o trabalho imenso que põe diante de nós que é o de assumir esse país democraticamente.” Paulo Freire.
  3. 3. Parte I  A realidade brasileira e o Programa Nacional de fortalecimento dos Conselhos Escolares  Qual a realidade em que nós vivemos?  Qual a função social da escola pública?  Qual a legislação que sustenta os Conselhos Escolares?  Qual o significado histórico desse Programa?
  4. 4. Parte II  Os conselhos escolares e a construção da proposta educativa da escola  O que são os Conselhos Escolares?  Como criar, (re) ativar ou consolidar os Conselhos escolares?  Como escolher os membros dos Conselhos Escolares?  Quais as principais atribuições dos Conselhos Escolares?  Como os Conselhos Escolares devem funcionar?  Quais os aspectos positivos da implantação dos Conselhos Escolares?
  5. 5. Considerações Finais É grande a importância dos Conselhos Escolares para a busca de transformações no cotidiano escolar, transformações essas orientadas pelo desejo de construção de uma sociedade igualitária e justa.
  6. 6. Referências FUNDO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA INFÂNCIA; UNIÃO DOS DIRIGENTES MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DO RIO GRANDE DO NORTE. Construindo estratégias para a inclusão educacional: orientações e sugestões para uma ação democrática na escola. Natal, RN, 2003. DOCUMENTOS/CARTILHAS SOBRE CONSELHOS ESCOLARES – VÁRIOS ESTADOS DO BRASIL (mimeo) GRAMSCI, Antonio. Obras Escolhidas. São Paulo: Martins Fontes, 1978. _________________ Os intelectuais e a organização da cultura. (3a ed). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979. _________________ Maquiavel, a política e o estado moderno. (5a ed). Rio de Janeiro:1984. RODRIGUES, Maristela Marques e GIÁGIO, Mônica.(orgs). PRASEM III – Guia de Consulta. Brasília: MEC/SEIF/FUNDESCOLA, 2001 SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica. Campinas/SP: Autores Associados,1997.

×