Financas Controladorial
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Like this? Share it with your network

Share
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
  • Programa de Educação Continuada UCAM MASTER da Universidade Cândido Mendes, formando empreendedores. “Learn by doing”. Empreender é a chave do sucesso: o que faz a diferença no seu FUTURO! MBA & LLM com melhor custo/ benefício: * Aulas quinzenais, em Ipanema (Gestão), Centro (Direito) e Niterói (Gestão e Direito); * Sistema de Gestão Acadêmica (SGA) de última geração, totalmente Web 2.0', com blog professor-aluno e aluno-alunos, chat e muito mais! * Professores com máxima qualificação. Visite: http://www.ucammaster.com.br/
    Are you sure you want to
    Your message goes here
No Downloads

Views

Total Views
2,976
On Slideshare
2,968
From Embeds
8
Number of Embeds
1

Actions

Shares
Downloads
40
Comments
1
Likes
2

Embeds 8

http://www.slideshare.net 8

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1.
    • MBA EM FINANÇAS E CONTROLADORIA
    • Um compromisso com uma nova forma de ensinar: APRENDER, FAZENDO. Esta metodologia é focada para pessoas aprenderem com prática e experiência. Essa forma de aprendizado estimula e retém o conhecimento com maior profundidade, além de permitir que você se torne mais competitivo, conceito de empregabilidade. É com este pensamento, que um grupo de professores experientes e reconhecidos tanto na área acadêmica, por ministrarem cursos de pós-graduação na formação de executivos, como por experiência prática, por posições ocupadas em empresas ou por consultorias, criaram cursos que permitam aos participantes aprenderem, como se fossem seus próprios consultores. A filosofia desses cursos tem por objetivo que, ao seu término, o participante tenha desenvolvido um projeto prático para sua empresa ou para o seu desenvolvimento como um empreendedor.
    MBA em Finanças e Controladoria Próxima turma: AGOSTO 2007. Faça já sua pré-matrícula e ganhe 5%desconto nas parcelas do curso!
  • 2.
    • OBJETIVO DO CURSO
    • Qualquer pessoa que galga no escalão organizacional, seja ele um empresário ou um alto funcionário, têm um profundo conhecimento sobre o produto e o mercado em que trabalha; visto ser esse o sucesso de sua empreitada. O conhecimento do produto e o tino comercial são específicos de cada individuo; contudo, técnicas adequadas para estruturar informações de mercado, de forma a melhor aproveitar as oportunidades, podem ser aprendidas, seja em livro ou em sala de aula. Conhecer profundamente o mercado é de extrema importância para qualquer gestor, mas esta não é uma condição única para o administrador e seu sucesso. Para gerenciar com sucesso há de: conhecer: seus concorrentes, as características do cliente, as vantagens competitivas, as ameaças, os pontos fortes, os pontos fracos, o canal de distribuição, os custos, a necessidade de caixa, a rentabilidade, quando e onde deverá obter os recursos financeiros. Saber explicitar a estratégia do negócio, ter uma avaliação do futuro com maior reflexão, comunicar ações operacionais de forma mais clara e permitir avaliar “a posteriori” quais os tropeços podem ser evitados no futuro, é objetivo quanto ao aprendizado no curso. Em outras palavras, ao término do curso você estará apto a mapear um negócio, agindo como um executivo ou consultor de negócio, visto que você terá desenvolvido e aprendido:
    • Visão estratégica;
    • Instrumentais, que permitam uma maior eficiência no processo decisório;
    • Capacidade de analisar, estruturar e sintetizar as informações relacionadas à área de administração: estratégica, comercial e financeira;
    • Habilidades pessoais em comunicação, planejamento e liderança.
    • Diferentemente dos demais cursos de pós-graduação, seu programa foi desenvolvido com base no projeto prático. A cada matéria, você em grupo, fará um trabalho, que é parte da disciplina de Modelagem Financeira (projeto prático do curso). Ao término do conjunto de disciplinas, denominado modulo, haverá uma revisão dos trabalhos apresentados; revisão esta, subsidiada pelos comentários dos professores. Razão pela qual dividimos o curso em três módulos: (1) Modulo Básico; (2) o Modulo Instrumental; (3) Modulo da Aplicabilidade. Ao término de cada módulo você defenderá seu projeto a uma banca.
  • 3. O primeiro módulo, Modulo Básico, é composto de matérias que mapeiam o negócio, concluindo com a avaliação detalhada da ambiência interna e externa para a escolha da estratégia genérica a ser perseguida. Essa estratégia é, também, suportada por informações financeiras, que são relevantes tanto para o conhecimento do mercado em que o negócio se insere como para definir os pontos fortes e fracos da nossa empresa.   O segundo módulo , Modulo Instrumental, possui matérias que permitem determinar ações a serem empreendidas para o sucesso futuro de nosso negócio. Essas ações, que contam com o Plano de Marketing, a determinação do Preço e Custo do Produto e a estruturação da Organização com seu Processo de Trabalho, os cenários e políticas macroeconômicas e os “benchmarks” de qualidade, que para terem bom êxito, devem estar alinhadas com a Estratégia da organização. Finalmente, o terceiro módulo visa a Aplicabilidade. Esta viabilidade é apresentada de forma ampla, desde da financeira até a jurídica. Compreendemos que a viabilidade financeira deverá constar com uma análise econômica, feita de forma como se fossemos captar recursos de terceiros: há de se apresentar os Demonstrativos Econômicos Financeiros projetados, incluindo o Fluxo de Caixa e a determinação do Valor Econômico do Negócio, conhecendo os tributos que incidem no negócio. Assim sendo, o participante estará fazendo uma análise de oportunidade quanto ao investimento. Naturalmente, os riscos legais deverão estar inclusos nessa análise de viabilidade; pois, só assim poderemos operar com segurança. Este método de aprendizado o permitirá aprender, através do desenvolvimento de uma Modelagem Financeira, como se fosse um executivo e/ou consultor do empreendimento. Ao longo do desenvolvimento desta Modelagem Financeira, você, como gestor, adquire um conjunto de informações, que permite apreciar mais profundamente seu negócio; seja, para você desenvolver o plano de sua empresa, ou seja, por estar trabalhando em um negócio como estivesse realizando uma consultoria externa, contratadas para o desenvolvimento do plano. Os professores ensinam, de forma pragmática, a realização de tarefas dentro de um campo de conhecimento, moldados a prática e a Modelagem de Projetos como Instrumento de Estratégias Financeiras, permitindo o desenvolvimento do projeto com mais habilidade e facilidade.
  • 4.
    • O Projeto de Modelagem Financeira é a “espinha dorsal” que interliga as matérias do curso de Finanças e Controladoria, evitando o método tradicional que se ensina de forma fragmentada. As matérias são incluídas neste curso a partir da Modelagem Financeira, fazendo com que você aprenda a fim de ter sucesso em sua vida profissional.
    • A QUEM SE DESTINA
    • Profissionais de outras áreas que desejam obter formação acadêmica em administração
    • Profissionais que aspirem a cargos executivos em suas empresas e que demandem além de experiência, sólidos conhecimentos de administração, economia, marketing, finanças e pessoas.
    • Empresários Industriais, Comerciais e de Serviços, possuidores de diploma de cursos de graduação.
    • Profissionais liberais possuidores de diploma de cursos de graduação.
    • Profissionais formados em administração que sintam necessidade de reciclagem.
    • PROGRAMA
    • Módulos h/a
    • I NÚCLEO BÁSICO
    • Comunicação Interpessoal - 24
    • Contabilidade Financeira - 24
    • Matemática Financeira - 24
    • Gestão de Custos - 24
    • Finanças Empresariais - 24
    • Estratégia de Empresas – 24
    • Orçamento e Controle - 24
    • Continua
  • 5. continuação II NÚCLEO INSTRUMENTAL Análise de Projetos de Investimentos - 24 Administração de Capital de Giro - 24 Administração de Recursos de Longo Prazo - 24 Auditoria – 24 Análise de Balanço - 24 Planejamento Tributário - 24 III - NÚCLEO DE APLICABILIDADE Jogos de Negócios - 24 Modelagem de Projeções como Instrumento de Estratégia Financeira* - 36 *TCC – Trabalho de Conclusão de Curso Carga Horária Total – 360 EMENTAS MODULO BÁSICO Comunicação Interpessoal Aspectos motivacionais, estilos de liderança, sociabilidade. Desenvolvimento da capacidade de interagir com pessoas. Processo de comunicação. Correlação instrução x comunicação. Como melhorar sua comunicação de maneira eficaz e eficiente. Desenvolvimento de habilidades para trabalho em time (team work). Contabilidade Financeira Contabilidade e o conjunto das demonstrações econômico-financeiras. Balanço: significado das contas do ativo, passivo e patrimônio líquido. Variações no patrimônio líquido: receita, despesa e resultado. Processo contábil: contas (plano de contas), registros no livro diário, razão geral, balancete de verificação. Tópicos especiais na determinação das demonstrações financeiras: contas a receber, contas a pagar, avaliação de estoques, ativo imobilizado e a depreciação ou amortização, operações financeiras, as contas do patrimônio líquido. DOAR e o fluxo de caixa.
  • 6. Estratégia A estratégia empresarial em suas diversas abordagens. Impactos no planejamento estratégico das organizações. O planejamento e sua metodologia clássica. A importância da visão, missão e valores. Fatores críticos de sucesso. Analise de cenários, modelo SWOT, modelo Porter. Desenvolvimento de Plano de Ação: objetivos-chave e estratégias competitivas. Compreensão e Uso da Informação Contábil Contabilidade e o significado dos relatórios econômicos-financeiros. Balanço: significado das contas do ativo, passivo e patrimônio líquido. Variações no patrimônio líquido: receita, despesa e resultado. DOAR e o fluxo de caixa. Análise dos demonstrativos financeiros: índices de performance operacional, índices de investimento e índices de endividamento. Plano de Marketing O processo de Planejamento de marketing. Determinação de Objetivos e Estratégias de Marketing. O Plano de Comunicação.O Plano de Determinação de Preços. Plano de Distribuição e o Plano de Serviços ao Cliente. Informações de Marketing, previsão e organização para o Planejamento de Marketing. Questões de implementação no Planejamento de Marketing. Um sistema de Planejamento de Marketing passo a passo. Gestão de Custos e suas Aplicações à Preço As estratégias mercadológicas de preço. O significado das informações do demonstrativo de resultado. Custeio por contribuição versus custeio por absorção. Análise custo-volume-lucro: ponto de equilíbrio, metas de vendas com objetivo de lucro. Decisão de preço quando varia o preço do insumo. Decisão de aceitar ou rejeitar uma proposta. Decisão de preço considerando o retorno sobre o investimento. Retirar ou adicionar um produto de linha. Decisão de comprar ou fazer.
  • 7. Matemática Financeira Juros simples. Juros compostos. Taxas de juros (reais, efetivas e equivalentes). Descontos simples e compostos. Séries uniformes antecipadas e postecipadas. Amortização de empréstimos. Séries perpétuas. Taxa over. Conceitos de equivalência, fluxo de caixa e taxa de atratividade (custo de oportunidade). Avaliação de Fluxos de Caixa pelos métodos do valor presente (valor atual) e taxa interna de retorno. Cases (exercícios). Gestão de Custos O significado das informações do demonstrativo de resultado; Custeio por contribuição versus custeio por absorção; Análise custo-volume-lucro: ponto de equilíbrio, metas de vendas com objetivo de lucro; Decisão de preço quando varia o preço do insumo; Decisão de aceitar ou rejeitar uma proposta; Decisão de preço considerando o retorno sobre o investimento; Retirar ou adicionar um produto de linha; Custo ABC; Decisão de comprar ou fazer; Custeio por processo; Custos de produtos conjuntos. Finanças Empresariais Administração financeira: princípios básicos. Juros e regimes de capitalização. Risco e retorno. Modelos de avaliação de ativos. Modelo CAPM. Estratégia de Empresas Definições, tipologias, teorias e modelos. Planejamento: visão, missão, fatores ambientais críticos, objetivos estratégicos e metas. Cenários estratégicos: pontos fortes e fracos. Análise de indústria. Estratégias competitivas. Posicionamento estratégico e competitividade. Benchmarking. Orçamento e Controle Sistemas de informação para planejamento e controle e o processo orçamentário; Tipos de centro de responsabilidade em uma organização centralizada: centro de custo padrão e discricionário; O orçamento em ambiente inflacionário; Centros de lucro e preços de transferência.
  • 8. MODULO INSTRUMENTAL Análise de Projetos de Investimentos Criação de valor para o acionista e a decisão de investimento de capital. Métodos de avaliação de investimentos. Fluxo de caixa de projetos. Fluxo relevante e fluxo incremental. Custo de capital próprio e de terceiros. Custo de capital da empresa e do projeto. Avaliando projetos em condições de incerteza. Avaliação de empresas. Valor residual e horizonte de projeção. Taxas de crescimento em perpetuidade. Análise de Balanço Análise vertical e horizontal. Índices econômicos e financeiros. Análise das fontes e necessidade de capital de giro. Análise de longo prazo e projeção de resultados. Discussão de caso prático. Planejamento Tributário Obrigações tributárias e o sistema constitucional; Noção de sistema tributário; Noção de princípios constitucionais tributários; Fontes do direito tributário; Imposto de renda; Abuso de formas de simulação e omissão de receita; Sistema de tributação. Lucro real, presumido e arbitrado; Escrituração comercial e fiscal; Planejamento tributário: pontos e casos práticos. Auditoria Auditoria – Conceitos Básicos; Tipos de Auditoria; Objetivos e responsabilidades do Auditor Independente; Auditoria Interna e Externa e suas áreas de trabalho - Principais diferenças (campo de atuação e responsabilidades); Planejamento do trabalho e a escolha das áreas auditadas; Revisão Analítica; Amostragem e Risco; Controle Interno; Programas de Trabalho, Testes de Conformidade e Substantivos; Testes e Procedimentos de Auditoria: Direcionamento de Testes, Inspeção Documental, Revisão e Conferência de Cálculos, Inspeção Física (Inventários) e Confirmação de Saldos (Circularização); Testes de Eventos Subseqüentes; Carta Comentários (Controle Interno); Relatórios de Auditoria; Tipos de Parecer; Carta de Responsabilidade da Administração. Aplicação dos conceitos teóricos sobre as principais áreas do Balanço Patrimonial e das Contas de Resultado do Exercício.
  • 9. Administração de Capital de Giro Conceitos de lucro, caixa e capital de giro. Determinação do capital de giro. Capital de giro próprio. Ciclo operacional na empresa: prazos médios e rotação de estoques, contas a receber e pagamentos. Administração dos componentes do capital de giro. Fontes e necessidades. Políticas de compra, de vendas e crédito: administração de valores a receber e estoques. Problemas freqüentes na administração do capital de giro. Administração de Recursos de Longo Prazo Fontes de financiamento a longo prazo - nacionais e externos. Planejamento financeiro de longo prazo. Estrutura de capital. Custo de capital, política de dividendos. Alavancagem operacional, financeira e combinada. Alavancagem sobre patrimônio líquido. Riscos de alavancagem. MODULO DE APLICABILIDADE Jogos de Negócios Aplicações dos conhecimentos apreendidos ao longo do curso em atividades que simulem situações reais do cotidiano da atividade empresarial.
  • 10. Modelagem Financeira (Metodologia para o Trabalho Final do Curso) Modelo integrado de projeção de fluxo de caixa, DRE e balanço patrimonial. Projeção de vendas (sazonalidade de vendas, médias, móveis, tendências, correlação com o PIB, componente cíclico). Movimentação do ativo imobilizado (novos investimentos, baixos e depreciação). Projeção dos prazos médios de recebimento de vendas, estocagem, pagamento a fornecedores e recolhimento de obrigações fiscais com base em análise histórica e informações das empresas. Projeção do custo de produção do período (custo fixo + variável). Projeção do custo dos produtos vendidos com base na movimentação de estoques. Movimentação do ativo diferido. Projeção da necessidade de capital de giro. Projeção do fluxo de caixa operacional. Movimentação detalhada de financiamentos de longo prazo (inclusive dívidas em moeda estrangeira e debêntures). Movimentação de companhias ligadas a receber e a pagar. Projeção do resultado de equivalência patrimonial. Imposto de renda. Movimentação simultânea dos financiamentos de curto prazo com o fluxo de caixa. Cálculo do valor do caixa. Cálculo do valor da empresa com base no fluxo de caixa Cálculo do valor da empresa com base no fluxo de caixa operacional projetado descontado e com base no Market Value Added. Análise de risco aplicada a projeções financeiras.