Your SlideShare is downloading. ×
Programação ead
Programação ead
Programação ead
Programação ead
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Programação ead

260

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
260
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
1
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. A P R E S E N TA Ç Ã O O tema será abordado em reunião técnica, a ser realizada no Centro Universitário de Sete Lagoas (UNIFEMM), em 07 de novembro de 2013, de 8h30 às 18h00, através da apresentação e debate de iniciativas em curso em Minas Gerais. Seu propósito é analisar o potencial da EAD na Transferência de Conhecimentos e Tecnologias (de produto e processo) para Atores estratégicos interessados e/ou envolvidos profissionalmente com Agricultura Irrigada. C O N T E X T O Em 2010, o governo de Minas Gerais, através da SEAPA, elaborou o PAI-MG (Plano Diretor de Agricultura Irrigada de Minas Gerais), ora em fase de Implementação em três Territórios de Agricultura Irrigada – Cinturão Verde da RMBH, Bacia hidrográfica do rio Araguari e Médio Jequitinhonha. Na concepção e desenvolvimento do referido Plano Diretor, prevaleceu o conceito de Agricultura Irrigada, que fora inserido formalmente na política nacional de irrigação com a realização do 1º Seminário Nacional Agricultura Irrigada e Desenvolvimento Sustentável[1], realizado nos dias 19 e 20/05/2009, pelo Ministério da Integração Nacional, na Câmara dos Deputados. A distinção entre Irrigação e Agricultura Irrigada reside basicamente no escopo, que, no caso da Agricultura Irrigada, vai além da suplementação de água na produção agropecuária por meio de infraestruturas hidromecânicas e equipamentos de irrigação, incluindo não somente o seu uso, pelos agricultores, mas também a conservação integrada dos recursos hídricos pelos seus múltiplos usuários, no contexto de uso compartilhado e sustentável. Trata-se, portanto, de cuidar de toda a água, em todos os lugares, o tempo todo e por todos. Para isso, lançando mão de todas as tecnologias disponíveis. Decorrência dessa opção técnica e geopolítica, fácil também inferir que as abordagens temáticas envolvidas nessas atividades são de caráter indissociavelmente transdisciplinar, ainda pouco encontradiças, entre nós, o que, por certo, representa um desafio importante em atividades de Capacitação e de Transferência de Tecnologias para públicos diversos e heterogêneos (em seus interesses e poder). As experiências a serem discutidas foram selecionadas por sua estreita aderência à realidade dos três territórios de Agricultura Irrigada mencionados.
  • 2. P R O G R A M A Ç Ã O • 8h30 - Boas vindas Dr. Antônio Fernandino de Castro Bahia Filho (Reitor do UNIFEMM) Desenvolvimento da Reunião • 8h40 - Palestra Inaugural Tema: Água e Agricultura: o papel da Educação Palestrante: Dr. Octávio Elísio Alves de Brito (Professor da UFMG e Presidente da Fundação Centro Internacional de Educação, Capacitação e Pesquisa Aplicada em Águas - UNESCO-HIDROEX) • 9h15 - Primeiro Painel Tema: Agricultura e Água Apresentadores: Prof. Evaldo Vilela (Secretário-Adjunto da SECTES) Paulo Romano (Secretário-Adjunto da SEAPA) Informar sobre iniciativas do governo do Estado de Minas Gerais, relacionadas à conservação e usos sustentáveis da água, envolvendo: Empreendedorismo e Inclusão Digital (SECTES), Elaboração do Plano Diretor de Agricultura Irrigada e geração de instrumentos de medição agroecossistêmica - ISA e ZAP (SEAPA). • 10h15 - Segundo Painel Tema: Novas tecnologias na disseminação de Conhecimentos e transferência de Tecnologias. Trazer luzes para as seguintes questões, relacionadas às aplicações das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) no Ensino e na Transferência de Conhecimento e Tecnologias no Meio Rural: Primeira questão - por que e como desenvolver novas ferramentas pedagógicas para a Educação Aberta e à Distância? Cases • 10h15 - CEAD - Coordenadoria de Educação Aberta e à Distância, da Universidade Federal de Viçosa/MG. Tema: Novas TICs no processo educacional Apresentador: Prof. Frederico Vieira Passos (CEAD/UFV) Debatedores: Prof. Evaldo Vilela (Secretário-Adjunto da SECTES) Eng. agrônomo Helvécio Mattana Saturnino (Presidente da ABID e Editor da Revista ITEM)
  • 3. • 11h15 - UAITEC– Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais Tema: A institucionalização da EAD em Minas Gerais Apresentador: Prof. Gilberto Caixeta (Coordenador Pedagógico da UAITEC/SECTES) Debatedores: Profª. Maria Esperança de Paula (CPEAD/UEMG) Prof. Jânio Marques Dias (Diretor do CEAD/UNIMONTES) • 12h30 - Intervalo •14h - Segunda questão: Por que e como utilizar redes sociais na disseminação (democratização, vulgarização) de Conhecimento e Tecnologias (de produto e processo) para o meio rural? Cases: Rede Social do Café – Construção Coletiva do Conhecimento Apresentador: Eng. Agrônomo, Sérgio Parreiras Pereira (Pesquisador do IAC/SP) Debatedores: Profª. Dea Fonseca (Superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação Ambiental/ SECTES) Eng. Agrônomo Antônio de Pádua Nacif (Gerente-executivo do Polo de Excelência em Florestas/SECTES) • 15h - Compartilhando experiências: capacitação de Extensionistas pela EMATER e UNIFAL-MG, utilizando EAD. Apresentador: Prof. Marcelo Lacerda Rezende - Vídeo Conferência Debatedores: Sônia Maria Dias (EMATER /Pouso Alegre) Marcelo Rodrigues Martins (EMATER / Belo Horizonte) • 16h - Terceira questão: Por que e como utilizar as TIC para reduzir custo de transação, decorrente da assimetria de Informação no mercado de produtos hortigranjeiros? Case: Ceasaminas - InfoviDas Possibilidades e Impacto das TICs na vida dos agricultores. Apresentador: José Bismarck Campos (CEASAMINAS) Debatedores: João Ricardo Albanez (SEAPA) Lucas de Oliveira Scarascia (SEAPA-MG) • 17h - Plenária - Discussão e proposição de ações para a formação de parcerias para a intensificação da EAD na mobilização e capacitação de partes interessadas para a gestão integrada e compartilhada de recursos hídricos e seu uso múltiplo sustentável em Minas Gerais. Mediadora: Profª. Myrtes Buenos Aires (UNIFEMM) Relator: Eng. Agrônomo, José Mário Lobo Ferreira (EPAMIG) 18h - Encerramento Dr. Paulo Afonso Romano (Secretário-Adjunto da SEAPA-MG)

×