Os rios de portugal

3,344 views
3,164 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
3,344
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
9
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Os rios de portugal

  1. 1. Os rios Rio MinhoO Rio Minho nasce em Espanha, nos Montes Cantábricos,passa por: Lugo, Orense, Melgaço, Monção, Tui, Valença eVila Nova de Cerveira. Desagua no Oceano Atlântico a sulda localidade da Guarda.A importância do Rio Minho é: o desenvolvimento dapesca e aproveitamento de tudo o que o rio nos deu.No rio Minho existem várias espécies de peixes: alampreia, a truta, o sável, a carpa… Rio limaO Rio Lima nasce em Galego Límia que fica em Espanha,passa por: ponte de barca e ponte de lima, até desaguarno oceano atlântico, junto a Viana do Castelo.A importância do Rio Lima é: o aproveitamento de todosos recursos naturais.No Rio Lima existem várias espécies de peixes: a truta,o fário, a boga…
  2. 2. Rio CávadoO Rio Cávado nasce em Portugal na Serra do Larouco,passa por: Montalegre, Terra de Bouro, Vieira do Minho,Amares, Póvoa de Lanhoso, Vila Verde, Braga, Barcelos eEsposende, desagua no oceano Atlântico junto aEsposende.A importância do Rio Cávado é: as certas pontes comimportância histórica.No Rio Cávado existem várias espécies de peixes: acarpa, a enguia, a truta, o barbo, a boga… Rio AveO rio Ave é um rio português que nasce em Portugal, naserra da cabreira. Desagua na cidade de vila do conde, nooceano atlântico. As espécies de peixes que tem são:lampreias, sáveis, barbos, trutas, bogas, escalos …A importância do rio ave é: encontrar-se bastantepoluído, devido aos efluentes industriais e domésticosque desde há décadas contribuem para que, na prática,se tenha tornado um rio morto, apesar de ainda ter vidafluvial. A despoluição que foi prometida não está a serbem sucedida.
  3. 3. Rio DouroO rio douro é um rio que nasce em Espanha na provínciada sória e desagua no Porto no oceano atlântico. Asespécies de peixes que tem são: carba, pimpão, lúcio,achigã, perca-sol, cambússia, truta-arco-íris… Aimportância deste rio é a pesca e o turismo que se faz.Pois considera-se um rio muito bonito a nível mundial. Rio VougaO Rio Vouga nasce no centro de Portugal, na serra daLapa, passa por: pessegueiro do Vouga, sernada doVouga, server do Vouga e mancheta do Vouga. Desaguajunto a Aveiro no oceano Atlântico.No Rio Vouga existem várias espécies de peixes: barbo,truta, enguia, lampreia… A importância do Rio Vouga é:Histórica resultara do facto de ali se cruzarem com orio Vouga as antigas estradas que ligavam as cidades doextremo ocidente peninsular.
  4. 4. Rio MondegoO Rio Mondego nasce em Portugal, na Serra da Estrela,passa por Coimbra e desagua no oceano Atlântico junto áFigueira da Foz.No rio Mondego existem várias espécies de peixes:lampreia, sável, carpa, truta, enguia…O rio Mondego é atravessado por numerosas pontesrodoviárias e ferroviárias. Pela sua dimensão eimportância, destacam-se a ponte de Caldas deFelgueira. Rio TejoO Rio Tejo nasce em Espanha na serra de Albarracimpassa por santarém e vila franca de xira. Desagua juntoá cidade de Lisboa em São Julião da Barra, no oceanoAtlântico. As espécies de peixes que existem no rio Tejosão: enguia, corvina, solha…A importância do rio Tejo é:que banha e passa ao lado do Palácio Real.
  5. 5. Rio SadoO Rio Sado é um rio inteiramente Português que nasce naSerra da Vigia e desagua em Setúbal no oceanoAtlântico. Passa por Alvalade e Alcácer do Sal.No Rio Sado existem várias espécies de peixes: robalo,charroco peixe-vermelho. A sua importância é: asalbufeiras terem muito destaque para a região. Rio MiraO Rio Mira é um rio Português que nasce na serra docaldeirão até desaguar no oceano atlântico junto a VilaNova de Milfontes. Passa por: todo o concelho do Algarve.As espécies de peixes que tem são: marisco, navalheiras,achigã. A importância do rio Mira contribui para devidoà sua pequena contribuição para o escoamento daságuas.
  6. 6. Rio GuadianaO Rio Guadiana nasce em Espanha, na Lagoa daRegedoura e vai desaguar no Algarve junto a Vila Real deSt.º António no Oceano atlântico. Passa por: CastroMarim, Alcoutim, Mértola, Serpa, Vidigueira, Portel eMourão.As espécies de peixes que tem são: enguia, a eiró, orobalo, o lúcio, o barbo, a lampreia, o esturjão…A importância da pesca no Guadiana tem vindo adiminuir mas ainda se mantém.Autoras: Ana Luísa e Maria InêsData: Fiães, 15 de Janeiro de 2012. Fim!

×