Mercado de concorrência perfeita
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Like this? Share it with your network

Share
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
No Downloads

Views

Total Views
15,710
On Slideshare
15,710
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
119
Comments
0
Likes
1

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Mercado de concorrência perfeitaÉ um tipo de mercado em que há um grande número de vendedores (empresas) e decompradores, de tal sorte que uma empresa, isoladamente, por ser insignificante, não afetao nível da oferta (quantidade de bens ofertados), nem tampouco o preço de equilíbrio, quetambém não é alterado pelos compradores, que representam a demanda ou procura. Diz-seque é um mercado atomizado, pois é composto de um número expressivo de agentes,como se fossem átomos.As suas características1.Grande número de produtores e demandantes do produto2.Produtos homogéneos: não existe diferenciação entre os produtos oferecidos pelasempresas concorrentes.3.Não existem barreiras à entrada no mercado.4.Transparência do mercado: as informações sobre lucros, preços etc. são conhecidas portodos os participantes do mercado.5.a não intervenção do Estado: o Estado não intervém, deixando o mercado regular-seatravés da chamada "mão invisível da concorrência". Os preços são definidos pelo livrejogo da oferta e demanda. Assim, o equilíbrio seria sempre alcançado tanto a curto, como amédio e longo prazo.Mercado de concorrência imperfeitaUma situação de Concorrência Imperfeita corresponde a uma estrutura de mercado em quenão se verifica a concorrência perfeita, ou seja, em que existe pelo menos uma empresa ouconsumidor com poder suficiente para influenciar o preço de mercado. São exemplos desituações de concorrência imperfeita os monopólios, oligopólios e concorrênciamonopolística.
  • 2. Monopólio é como se denomina uma situação de concorrência imperfeita, em queuma empresa detém o mercado de um determinado produto ou serviço, impondo preçosaos que comercializam.Monopólios podem surgir devido a características particulares de mercado,ou devido a regulamentação governamental, o monopólio coercivo, e criam umaparticularidade económica, em que a curva de demanda do bem fica negativamenteinclinada, na medida em que a demanda da firma e a demanda do mercado são as mesmas.
  • 3. OligopólioÉ uma forma evoluída de monopólio, no qual um grupo de empresas promove o domíniode determinada oferta de produtos e/ou serviços, como empresas de mineração, alumínio,aço, construtores automóveis, cimentos, laboratórios farmacêuticos, aviação, comunicaçãoe bancos.Oligopolistas são a escala mínima de eficiência e características da procura. Em taismercados existe ainda alguma concorrência, mas as quantidades produzidas são menores eos preços maiores do que nos mercados concorrenciais, ainda que relativamente aomonopólio as quantidades sejam superiores e os preços menores.Concorrências MonopolísticaÉ uma estrutura de mercado em que são produzidos bens diferentes, entretanto, comsubstitutos próximos passíveis de concorrência.Características:1.Número relativamente grande de empresas com certo poder concorrencial, porém comsegmentos de mercados e produtos diferenciados, seja por características físicas, embalagemou prestação de serviços complementares, como por exemplo, pós-venda;2.Margem de manobra para fixação dos preços não é muito ampla, uma vez que existemprodutos substitutos no mercado;3.Muitos compradores e muitos vendedores;4.Consumidores têm as suas preferências definidas e vendedores tentam diferenciar os seusprodutos, daqueles produzidos pelos seus concorrentes directos, ou seja, os bens e serviçossão heterogéneos;5.Existem barreiras de entrada, como diferenciação do produto, canais de distribuição (quantomais controlada a distribuição no atacado e no varejo mais difícil é a entrada de novosconcorrentes), tecnologias e etc.
  • 4. http://pt.wikipedia.org/wiki/Concorr%C3%AAncia_(economia)