Your SlideShare is downloading. ×
Conflitos no mundo   geografia
Conflitos no mundo   geografia
Conflitos no mundo   geografia
Conflitos no mundo   geografia
Conflitos no mundo   geografia
Conflitos no mundo   geografia
Conflitos no mundo   geografia
Conflitos no mundo   geografia
Conflitos no mundo   geografia
Conflitos no mundo   geografia
Conflitos no mundo   geografia
Conflitos no mundo   geografia
Conflitos no mundo   geografia
Conflitos no mundo   geografia
Conflitos no mundo   geografia
Conflitos no mundo   geografia
Conflitos no mundo   geografia
Conflitos no mundo   geografia
Conflitos no mundo   geografia
Conflitos no mundo   geografia
Conflitos no mundo   geografia
Conflitos no mundo   geografia
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Conflitos no mundo geografia

8,082

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
8,082
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
11
Actions
Shares
0
Downloads
110
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. CONFLITOS NO MUNDO:PAÍS BASCOIRLANDA DO NORTE
  • 2. PAÍS BASCO Situa-se na região Sudoeste da França e no Norte de Espanha, na região Pirinéus. Cerca de 2,5 milhões de habitantes. O povo basco ocupou a região da Península Ibérica por volta de 2000 a.C. resistindo à dominação de vários reinos, entre eles o Império Romano.
  • 3. HISTÓRIA DO POVO BASCO A cultura basca resistiu ao tempo e às conquistas. A principal característica deste povo é conseguir manter ao longo dos anos a sua identidade, língua, cultura e modo de vida, sem serem implementadas outras culturas.
  • 4.  O sentimento patriótico basco foi-se tornando cada vez mais forte e firme, visto que durante a Guerra Civil Espanhola, a cidade de Guernica foi alvo de um bombardeamento nazi, facto que contribuiu para a união deste povo.Atentados a Guernica
  • 5. O CONFLITO BASCOConflito territorial Séculos XV/XVIe étnico Unificação de EspanhaHabitantes reivindicam a independência face à Espanha e àFrança Indiferença de Espanha e de França Criação a ETA em 1959 Euskadi Ta Askatasuna
  • 6. ETA Euskadi Ta Askatasuna significa “Pátria Basca e Liberdade”. A ETA é um grupo terrorista que tem como fim, alcançar a independência do País Basco. Possui uma ideologia independentista e revolucionária, liderado por Gilmar Antonio. Fundada por membros dissidentes do Partido Nacionalista Basco.
  • 7. Lema basco: “Bietan Jarrai” – “seguir nas duas” O País Basco divide-se em 2 territórios, um francês e outro espanhol: Território espanhol – Região do País Basco do Sul – Hegoalde, que tem como províncias: Biscaia, Guipúscoa, Álava e Navarra Território francês – Região do País Basco do Norte – Iparralde, que tem como províncias: Labour, Baixa Navarra e Soule
  • 8. ATENTADOS NO PAÍS BASCO 7/6/1968  morte do guarda civil José Pardines Arcay. 20/12/1973  assassinato do almirante Luis Carrero Blanco. 13/9/1974  morte de 12 civis na explosão de uma bomba. 14/7/1986  morte de 12 polícias na explosão de um carro- bomba. 16/6/1987  21 mortos e 45 feridos num atentado num carro-bomba. 11/12/1987  morte de 11 pessoas na explosão de um carro-bomba. 12/7/1997  assassinato de Miguel Angel Blanco.
  • 9. UM DOS MAIORES E DOS MAIS RECENTES Atentado de 30 de dezembro de 2006. Explode um carro-bomba no Terminal 4 do aeroporto de Madrid-Barajas. Como a ETA não anunciou previamente o atentado, 2 pessoas morreram e 19 ficaram feridas.
  • 10. FOI ENTÃO QUE… Em 5 de setembro de 2010 a ETA afirmou que não iria levar a cabo mais ações militares. Em 10 de janeiro de 2011 anunciou um cessar-fogo “permanente, geral e verificável”.
  • 11. IRLANDA DO NORTE É uma nação constituinte do Reino Unido. A única que não se localiza na Grã- Bretanha. Tem aproximadamente 1 695 800 habitantes.
  • 12. Bandeira daIrlanda doNorte
  • 13. CONFLITOS NA IRLANDA DO NORTE Conflitos existentes entre: Os católicos (irlandeses) E os protestantes (ingleses) Século XIX criação das duas Irlandas: Irlanda do Norte (Ulster)  dominada pelo Reino Unido; República da Irlanda  independente do Reino Unido.
  • 14. IRASurge a IRA  Irish Republican Army. Grupo de terroristas irlandeses católicos formado para combater o domínio britânico, ou seja, os protestantes.
  • 15.  Mais tarde, o Exército Republicano Irlandês em conjunto com os Voluntários Irlandeses, criaram o Exército Oficial do Estado Irlandês, que declarou a Irlanda como uma República livre em 1919 .
  • 16. O ACORDO DE PAZ A 10 de abril de 1998, é assinado pelas partes em conflito o “Acordo de Paz de Sexta-feira Santa”. Foi aprovado num referendo entre a Irlanda do Norte e a República da Irlanda.
  • 17. OBJETIVOS DO ACORDO DE PAZ: Constituição de uma Assembleia da Irlanda do Norte; Libertação de presos políticos; Deposição de armas; Realização de um protocolo para que as populações das duas Irlandas decidam o futuro de Ulster (conjunto das 4 províncias da Irlanda do Norte);
  • 18. CONSEQUÊNCIAS DO ACORDO DE PAZ: Cria-se uma Assembleia da Irlanda do Norte; Governo passa a ser chefiado por David Trimble; Governo central de Londres fica responsável pela defesa, política externa, segurança pública, sistema judiciário e arrecadação de impostos; IRA recusou entregar as armas; Governo continuou a dar privilégios aos cidadãos descendentes dos ingleses protestantes;
  • 19. FIM DA LUTA ARMADA A IRA anunciou em 2005 que iria abandonar a “campanha armada” e iria continuar o processo de desamamento. Declarou também que se deveria prosseguir com a luta pela unificação da região com a República da Irlanda. Campanha armada termina oficialmente em 2005.
  • 20. É ENTÃO QUE… A 8 de maio de 2007, em Belfast (capital da Irlanda do Norte), os Unionistas (protestantes) e os Republicanos (católicos) se unem, criando Novo Governo da Irlanda do Norte. Que tinha como líderes Ian Paisley (pelo Partido Democrático) e Martin McGuinness (pelo Partido Republicando).
  • 21. FIM Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo 2012/2013  Disciplina: Geografia C  Professora: Sandra CorreiaTrabalho realizado pelos alunos do 12ºC:  Cristiana Jegundo nº6  Diogo Antunes nº8  Francisco Parreira nº10

×