Your SlideShare is downloading. ×
0
Guerra de secessão
Guerra de secessão
Guerra de secessão
Guerra de secessão
Guerra de secessão
Guerra de secessão
Guerra de secessão
Guerra de secessão
Guerra de secessão
Guerra de secessão
Guerra de secessão
Guerra de secessão
Guerra de secessão
Guerra de secessão
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Guerra de secessão

5,016

Published on

0 Comments
3 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
5,016
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
187
Comments
0
Likes
3
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Guerra de Secessão Professor: André Marinho
  • 2.  A guerra civil americana ou Guerra de Secessão (separação), ocorreu de 1861 a 1865. As razões para tal conflito estão na discórdia entre a burguesia industrial nortista, que não aceitava a extensão da escravidão para as novas terras do Oeste americano, e a aristocracia sulina que desejava essa extensão e nas tarifas alfandegárias
  • 3.  A economia nortista tinha uma forte base industrial. Dessa forma, defendia a existência de uma política protecionista para dificultar as importações dos produtos industriais de outros países. A conseqüência dessa política foi a transformação da economia sulina numa compradora dos produtos industriais produzidos pelos nortistas. Em contrapartida, a economia sulina era tipicamente agrária - exportadora (sistema de plantation), portanto, os latifundiários exportadores queriam comprar os produtos industrializados de quem pudesse vendê-los mais baratos, para isso era necessário uma política livre - cambista.
  • 4.  A conseqüência dessa atitude da elite sulina é que ela não aceitava a situação de ser um mercado consumidor dos artigos produzidos pela indústria nortista.
  • 5.  A causa imediata da guerra foi a vitória do candidato do Partido Republicano e representante dos interesses nortistas, Abraham Lincoln, em 1860. A vitória nortista ocorreu em 1865, deixando um saldo de aproximadamente 600 mil mortos, o Sul devastado e a consolidação dos interesses políticos e econômicos da região Norte. A guerra radicalizou a segregação racial surgindo associações racistas como Ku-Klux-Klan, fundada por brancos racistas em Nashville no ano de 1867, com o objetivo de impedir a integração dos negros como homens livres com direitos adquiridos e garantidos por lei após a abolição da escravidão.
  • 6. Vamos malhar...
  • 7. Ao final da Guerra de Secessão, a constituição dosEstados Unidos sofreu a XIII Emenda, que aboliu aescravidão. Os brancos sulistas:a) abatidos, emigraram em massa, para nãoconviver com os negros em condições de igualdadepolítica e social.b) inconformados com a concessão de direitos aosnegros, desenvolveram a segregação racial ecriaram sociedades secretas que os perseguiam.c) arruinados, tiveram suas terras submetidas auma reforma agrária e distribuídas aos ex-escravos.d) desanimados, abandonaram a agricultura evoltaram-se para a indústria, a fim de se integraremà prosperidade do capitalismo do norte.e) recuperados, substituíram as plantações dealgodão por café, contratando seus ex-escravoscomo assalariados.
  • 8. A Guerra Civil Norte-americana (1861-65) representou uma confissão de que osistema político falhou, esgotou os seus recursos sem encontrar uma solução (paraos conflitos políticos mais importantes entre as grandes regiões norte-americanas, aNorte e a Sul). Foi uma prova de que mesmo numa das democracias mais antigas,houve uma época em que somente a guerra podia superar os antagonismospolíticos."(Eisenberg, Peter Louis. GUERRA CIVIL AMERICANA. S. Paulo, Brasiliense, 1982.)Dentre os conflitos geradores dos antagonismos políticos referidos no texto está aa) manutenção, pela sociedade sulista, do regime de escravidão, o que impediria aampliação do mercado interno para o escoamento da produção industrial nortista.b) opção do Norte pela produção agrícola em larga escala voltada para o mercadoexterno, o que chocava com a concorrência dos sulistas que tentavam a mesmaestratégia.c) necessidade do Sul de conter a onda de imigração da população nortista paraseus territórios, o que ocorria em função da maior oferta de trabalho e dapossibilidade do exercício da livre-iniciativa.d) ameaça exercida pelos sulistas aos grandes latifundiários nortistas, o que sedevia aos constantes movimentos em defesa da reforma agrária naquela região emque havia concentração da propriedade da terra.e) adesão dos trabalhadores sulistas ao movimento trabalhista internacional, o queameaçava a estabilidade das relações trabalhistas praticadas na região norte.
  • 9. "Os Estados Confederados podem adquirir novo território. [...] Em todosesses territórios, a instituição da escravidão negra, tal como ora existe nosEstados Confederados, será reconhecida e protegida pelo Congresso e pelogoverno territorial; e os habitantes dos vários Estados Confederados eTerritórios terão o direito de levar para esse território quaisquer escravoslegalmente possuídos por eles em quaisquer Estados ou Territórios dosEstados Confederados [...]."("Constituição dos Estados Confederados da América", Art. IV, seção 3,1861.)O texto acima reflete um dos pontos centrais de discórdia que geraram aGuerra Civil Americana. Esta guerra civil foi o resultado:a) da ação imperialista americana que, a partir da Doutrina Monroe, passou aintervir na América Latina.b) da luta entre os colonos e a Metrópole Inglesa, o que redundaria naindependência dos Estados Unidos.c) da Grande Depressão, intensificando a pobreza e o desemprego nasgrandes cidades americanas.d) da luta pelos direitos civis, particularmente dos negros, forçando umareinterpretação da Constituição Americana.e) da oposição dos interesses dos Estados do Sul e do Norte em torno daquestão da escravidão e da expansão para o Oeste.

×