DST
“Doenças sexualmente transmissíveis”

Irina Miranda, nº12
Carolina Júlio, nº7
7º G
O que são as DST ?
Doenças sexualmente transmissíveis (DST), ou mais recentemente
identificadas como infeções sexualmente ...
As Doenças sexualmente
transmissíveis…






VHI/SIDA
Clamídia
Gonorreia ou Blenorragia
Herpes genital
Hepatite B
VIH/SIDA
O que é ?
VIH é a abreviatura para o vírus da Imunodeficiência Humana e é
responsável pelo desenvolvimento de com...
Formas de contágio
Partilha de Lâminas

Relações Homossexuais

Tatuagens (objetos cortantes)

Partilha Escovas de Dentes

...
Formas de não contágio
Utilização de Casas de Banho Públicas

Tocar em portadores

Tomar banho com
Portadores

Brincar com...
Clamídia
O que é ?
É uma infeção do tipo bacteriano que pode afetar o pénis, a vagina, o colo do
útero, o ânus, a uretra, ...
Gonorreia ou Blenorragia
O que é ?
A gonorreia é uma infeção causada por uma bactéria chamada gonococo que
provoca, sobret...
Tratamento
O tratamento da gonorreia é feita com a prescrição de antibióticos
O que é ?

Herpes genital

Afetam os órgãos genitais e as zonas envolvente. É causada por dois tipos
de vírus Herpes Simpl...
O que é ?

Hepatite B

É uma doença causada por um vírus que ataca o fígado. Os meios de
transmissão são:
•Sangue
•Saliva
...
as DST - trabalho de Irina Miranda e carolina Júlio (7G)
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

as DST - trabalho de Irina Miranda e carolina Júlio (7G)

1,967 views

Published on

Fontes consultadas para realizar este trabalho: http://www.slideshare.net/michelepo/doenas-sexualmente-transmissveis-3012436 http://www.slideshare.net/Loune93/doenas-sexualmente-transmissveis-8122297

Published in: Education
0 Comments
3 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
1,967
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
58
Comments
0
Likes
3
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

as DST - trabalho de Irina Miranda e carolina Júlio (7G)

  1. 1. DST “Doenças sexualmente transmissíveis” Irina Miranda, nº12 Carolina Júlio, nº7 7º G
  2. 2. O que são as DST ? Doenças sexualmente transmissíveis (DST), ou mais recentemente identificadas como infeções sexualmente transmissíveis (IST), são, tal como o nome indica, infeções que se contraem através de atos sexuais desprotegidos. De modo a que o número de infetados no mundo diminua é necessário informar a população para os riscos que correm ao ter relações sexuais sem proteção e também para a gravidade de cada uma das DST.
  3. 3. As Doenças sexualmente transmissíveis…      VHI/SIDA Clamídia Gonorreia ou Blenorragia Herpes genital Hepatite B
  4. 4. VIH/SIDA O que é ? VIH é a abreviatura para o vírus da Imunodeficiência Humana e é responsável pelo desenvolvimento de complicações no sistema imunitário e aparecimento da SIDA (Síndrome de Imunodeficiência Adquirida), ultimo estágio da doença. Apesar de não existir cura, é possível retardar o desenvolvimento da SIDA através da combinação de medicamentos. Uma vez que o vírus se transmite pelo esperma, pelos fluidos vaginais e pelo sangue. Sintomas Os primeiros sintomas são muito parecidos com a gripe (febre, transpiração e debilidade geral). 30 % dos casos verifica-se também um inchaço dos gânglios de pescoço, axilas e virilhas. Se o inchaço dura 3 meses, quase podemos estar seguros que essa pessoa é portadora do vírus. Prevenção A única prevenção como é óbvio, é não ter relações sexuais com portadores do vírus SIDA, por isso, a utilização do preservativo é quase 100 % eficaz.
  5. 5. Formas de contágio Partilha de Lâminas Relações Homossexuais Tatuagens (objetos cortantes) Partilha Escovas de Dentes Relações Heterossexuais Da mãe para o feto
  6. 6. Formas de não contágio Utilização de Casas de Banho Públicas Tocar em portadores Tomar banho com Portadores Brincar com Portadores Picadas de Inseto Trocar de Roupa com o portador Ter relações com Método contracetivos Uso de utensílios
  7. 7. Clamídia O que é ? É uma infeção do tipo bacteriano que pode afetar o pénis, a vagina, o colo do útero, o ânus, a uretra, a garganta ou os olhos. É a IST mais comum. Sintomas Na maioria dos casos não apresenta sintomas, no entanto, quando existem, podem ser: Nas mulheres: Dor pélvica; Corrimento Vaginal; Dor durante a relação sexual ou ao urinar; Hemorragias entre as menstruações. Nos Homens: Ardor ou dor ao urinar; Pus ou corrimento proveniente do pénis; Inchaço nos testículos ou no ânus. A infeção transmite-se por via sexual e também de mãe para filho. Tratamento O seu tratamento é feito à base de antibióticos.
  8. 8. Gonorreia ou Blenorragia O que é ? A gonorreia é uma infeção causada por uma bactéria chamada gonococo que provoca, sobretudo, a inflamação do aparelho genital feminino. Pode também afetar o pénis, a vagina, o colo do útero, uretra, o ânus ou a garganta. A sua via de transmissão principal é a sexual, mas pode ser também transmitida de mãe para o filho durante o parto. Quando não é tratada pode ocasionar graves problemas de saúde, nomeadamente infertilidade ou gravidez ectópica. Sintomas Á semelhança da maioria das IST, a gonorreia não apresenta sintomas, pelo que a ida ao médico para exames periódicos é fundamental para a sua deteção precoce. Os sintomas são: Nas mulheres: dor pélvica, hemorragia, febre, penetração dolorosa, dor ao urinar, inflamação da vulva, vómitos, corrimento de cor amarelada ou esverdeada, urinar mais vezes de forma mais frequente do que o normal. Nos homens: corrimento do pénis semelhante a pus, dor ou ardor ao urinar, urinar de forma mais frequente do que o normal.
  9. 9. Tratamento O tratamento da gonorreia é feita com a prescrição de antibióticos
  10. 10. O que é ? Herpes genital Afetam os órgãos genitais e as zonas envolvente. É causada por dois tipos de vírus Herpes Simplex do tipo 1 e sobretudo Herpes Simplex do tipo 2. Sintomas Os herpes caracteriza-se por vesículas, em forma de cacho, que aparecem 4-5 dias após o contágio, que acabam por rebentar e deixar a carne e descoberto. São acompanhadas por um ardor intenso. Tratamento O herpes pode ser tratado para atenuar as queixas e sintomas. Mas não existe cura, sendo recorrente o seu aparecimento. Quando surge, aconselha-se a abstinência sexual. A utilização do preservativo é a forma mais adequada de prevenção, embora não seja 100% eficaz.
  11. 11. O que é ? Hepatite B É uma doença causada por um vírus que ataca o fígado. Os meios de transmissão são: •Sangue •Saliva •Urina •Leite Materno •Esperma •Secreções Vaginais Se não for tratada, pode provocar a morte. O vírus sobrevive durante bastante tempo e resiste a alguns desinfetantes. Sintomas A princípio é parecido com a gripe. Sintomas de náuseas. Vómitos, diarreias, cansaço, falta de apetite, surgimento de icterícia, alteração da cor das fezes e da urina.

×