Licenciatura Em Turismo

2,058 views
1,958 views

Published on

AD2Extra
Link entregue em 30/05/2011

Published in: Education, Travel, Technology
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
2,058
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Licenciatura Em Turismo

  1. 1. Acervo MRE Acervo MRE
  2. 2. Licenciatura em TURISMO
  3. 3. Diferentes interpretações definem o Turismo e suas múltiplas integrações com outras áreas do conhecimento. O conceito recorrente e reiterado pelo senso comum, associa o Turismo somente ao lazer, viagens, passeios, fotos e lembranças. Seria injusto afirmar que o referido pensamento esteja totalmente incorreto; todavia, é fundamental reconhecer que o Turismo transcendeu os limites da oferta e demanda por destinos ou status, tornando-se o setor que emprega milhões de pessoas, gerando expressivo capital econômico e transformando ambientes sociais por meio da inclusão e valorização profissional das populações que habitam lugares turistificados. Os leitores que escolheram o Turismo como suas carreiras profissionais, encontrarão, junto a múltiplas responsabilidades, uma atividade prazerosa, que estimula a criatividade e o constante aperfeiçoamento, fatores primordiais para a excelência em todos os graus evolutivos de complexidades funcionais.
  4. 4. Importante ressaltar que o Turismo e a Turismologia são multidisciplinares e interagem com outras competências igualmente fundamentais para a formação do Turismólogo, o profissional graduado em Turismo. Deste modo, ressalta-se o termo Turismologia, a ciência que estuda o Turismo e se relaciona com as Ciências Sociais, Humanas, Econômicas e, imprescindível, a História Moderna e Contemporânea. Logo, torna-se relevante mencionar que o Turismólogo ─ profissional graduado em Turismo ─ poderá optar pelo Bacharelado ou Licenciatura, sendo que o graduado Bacharel em Turismo, encontra-se apto a trabalhar em áreas de planejamento, consultorias, gestão e outros cargos dos mais variados segmentos turísticos enquanto o graduado no curso de Licenciatura em Turismo, atuará no campo da formação pedagógica, igualmente multidisciplinar, lecionando a partir da educação básica e atuando, também, no enriquecedor âmbito das pesquisas e outras áreas do conhecimento científico-educacional.
  5. 5. OFERTA TURÍSTICA: Segundo a Organização Mundial do Turismo – OMT, a oferta turística é o “conjunto de produtos turísticos e serviços postos à disposição do usuário turístico em um determinado destino, para seu desfrute e consumo.” A partir da análise conceitual de Beni(2001) e Ignarra(2003), é possível compreender que oferta turística é o grupo de equipamentos, bens, serviços de hospedagem, artístico, cultural, social, lazer, todos integrados e promovendo a chegada e permanência do público visitante numa determinada região, durante um certo período de tempo. Todos estes componentes integrados e interligados, formam o produto turístico, matéria-prima da atividade turística. Assim, ao abordarmos a atividade turística, relembraremos a seguir, alguns conceitos importantes e bem contextualizados na prática profissional:
  6. 6. COMPONENTES & INTERMEDIADORES DA OFERTA TURÍSTICA Os consumidores, no setor de turismo, adquirem os componentes da viagem turística diretamente dos produtores, dispensando os intermediários. Esses componentes da viagem turística são: a hospedagem, o transporte, o entretenimento etc. Compreende-se o produto turístico como um conjunto de elementos consumidos pelo visitante, durante a realização de sua viagem turística. Segundo Vall(1996), citado em Ignarra (2003), o produto turístico constitui-se num agrupamento de elementos tangíveis (bens, recursos, infraestrutura, equipamentos) e elementos intangíveis (serviços, gestão, imagem da marca e preço).
  7. 7. As empresas, entidades ou pessoas físicas que fazem o produto chegar até a demanda, denominam-se canais de distribuição . No âmbito das empresas, destacam-se as Agências de Viagens, Agências de Turismo e Operadoras Turísticas . ................................................................................................................................... AGÊNCIAS DE VIAGENS : Realizam a intermediação da oferta, reserva e venda dos serviços turísticos tais como: passagens, acomodações, programas educacionais, serviço de recepção, excursões, viagens, etc. AGÊNCIAS DE TURISMO : São empresas que comercializam bens e serviços turísticos, através da intermediação entre fornecedores e clientes.
  8. 8. OPERADORAS TURÍSTICAS : O principal objetivo das operadoras turísticas, a partir dos componentes da viagem turística e estrutura dos receptivos locais, é a confecção de programas, pacotes, serviços, roteiros de viagens nacionais e internacionais (emissivas e/ou receptivas). Esquema dos canais de distribuição – Cooper(2001) Produto Turístico Turistas Pontos de vendas próprios Pontos de vendas próprios Operadora Venda direta de pacotes
  9. 9. <ul><li>COMPONENTES DA OFERTA TURÍSTICA </li></ul><ul><li>Ignarra(2003) classificou os componentes da oferta turística em cinco categorias: </li></ul><ul><ul><li>Recursos Naturais: praias, belezas naturais, ambientes sanitários, abastecimento de água, clime, flora, fauna etc </li></ul></ul><ul><ul><li>Recursos Culturais: museus, gastronomia, artesanato, folclore, música, arquitetura, línguas, literatura etc </li></ul></ul><ul><ul><li>Serviços Turísticos: hospedagem, aluguel de embarcações, serviços de alimentos etc </li></ul></ul><ul><ul><li>Infraestrutura: abastecimento de água, saneamento, rede de gás, sistema de telefonia, mobiliário, sistema viário etc </li></ul></ul><ul><ul><li>Serviços urbanos de apoio ao turismo: saúde, bancos, segurança, comunicação, comércio etc. </li></ul></ul>
  10. 10. Referências Pesquisadas: Imagens – Disponível em: http://migre.me/4GlhR Acesso em: 28/05/2010 Cooper , C. et al. Turismo: Princípios e Práticas. 2ed. Porto Alegre: Bookman, 2001 Ignarra , Luiz R. Fundamentos do turismo. 2 ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning. 2003
  11. 11. Grata por sua atenção Até Breve! Blan Tavares

×