• Like
Rom
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

Published

Trabalho sobre a Reserva Ornitológica de Mindelo …

Trabalho sobre a Reserva Ornitológica de Mindelo

Realizado por as alunas Fernanda Silva e Mafalda Lima

Published in Travel , Business
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
1,646
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
4

Actions

Shares
Downloads
7
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Escola Secundária D. Afonso Sanches
    Reserva
    Ornitológica
    de Mindelo
    Disciplina: Área de Integração
    Professor: José Miguel Oliveira
    Curso Profissional Técnico de Turismo
  • 2. ROM
    No dia 2 de Setembro de 1957 a Reserva Ornitológica de Mindelo (ROM) foi a primeira área protegida instituída em Portugal. Com uma área de 600 hectares, de Mindelo ao Rio Ave, este grande território encanta e deslumbra com a sua naturalidade. Nas dunas, matas, campos agrícolas e zonas húmidas foram recenseadas 153 espécies de aves, podendo ainda hoje presenciar na ROM mais de 100 espécies de aves diferentes.
  • 3.
  • 4. Como surgiu?
    Naquela altura os grandes lavradores (proprietários) de Mindelo entretinham-se a montar redes nas dunas para apanhar as rolas que passavam nas suas rotas migratórias.
    Num certo dia chegou o Professor Santos Júnior da Universidade do Porto, o primeiro ornitólogo português, e fez com eles o seguinte pacto: ele criaria uma área protegida, para defender as aves que eram na altura a paixão dos Mindelenses e, em troca, eles continuariam a apanhar aves mas apenas para anilhagem científica. E foi assim que nasceu a ROM, com o apoio expresso de todos os proprietários.
    Professor Santos Júnior
  • 5. Orla Costeira
    No Plano de Ordenamento da Orla Costeira, aprovado recentemente, a Reserva é referida como “quase a única área com importância de conservação de nível regional entre o litoral de Esposende e a Barrinha de Esmoriz”.
    «Um Importante refúgio a conservar a todo o custo»
    Orla Costeira da R.O.M
  • 6. Património a Conservar
    O que caracteriza o património natural da Reserva Ornitológica de Mindelo é o valioso espaço constituído por dunas, zonas húmidas, extensa mata e campos agrícolas. Esta diversidade de habitats permite albergar um grande conjunto de espécies animais, constituindo um refúgio essencial para aves migratórias e anfíbios.
  • 7. As Suas Dunas
    As dunas localizadas junto ao mar e cobertas de vegetação rasteira e arbustiva ocupam mais de 100 hectares e possuem vegetação rara, existindo também dunas interiores arborizadas e alinhadas paralelamente à costa.
  • 8. As Suas Zonas Húmidas e Florestais
    As zonas húmidas, constituídas pelas Ribeiras de Silvares e Varziela são fundamentais para as aves e anfíbios, destacando-se ainda os charcos temporários na zona dunar. No estuário do Rio Ave existe ainda uma área de sapal.
    As manchas florestais são constituídas por pinheiros, carvalhos, sobreiros, castanheiros, loureiros, amieiros, choupos e salgueiros, para além de muitas outras dezenas de espécies, embora com grande número de exóticas como o eucalipto.
  • 9. O Recorde Obtido
    Na Reserva foi observado um recorde de aves, cerca de 150 espécies de rolas e garças, águias e galinhas d’água, borrelhos e gaios, chapins e pica-paus, chascos e narcejas, rabirruivos e andorinhas, cartaxos e alvéolas, abibes e patos, maçaricos e cucos, corujas e mochos, poupas e pegas, carriças e rouxinóis, piscos e tordos, pintassilgos e escrevedeiras, etc.
    Na Reserva podem ser encontradas diferentes espécies de mamíferos, entre os quais esquilos, coelhos, raposas, ouriços-cacheiros, vários roedores e morcegos. E ainda répteis como o lagarto de água.
  • 10. Animais de escassa existencia na R.O.M
    Aves
    Rola-Comum
    Caracterização
    Espécie encontrada na Europa, Ásia Ocidental, Médio Oriente e norte de África, sendo mais frequente no Norte de Portugal.
    Curiosidades
    A Rola é tradicionalmente capturada com redes pelos “Roleiros de Mindelo”, recorrendo a artes de origem remota. Esta tradição esteve na base da criação da Reserva Ornitológica de Mindelo já que os Roleiros participaram activamente nas acções de anilhagem para fins científicos. Na Reserva foram anilhadas cerca de 20.000 rolas desde 1953, um “recorde europeu”.
  • 11. Garça Real
    Caracterização
    É a maior de todas as garças que ocorrem em Portugal. Ave de patas longas e pescoço muito comprido que termina num bico em forma de punhal. Apresenta a cabeça e pescoço esbranquiçados com marcas escuras que contrastam com as asas e dorso cinzentos.
    Curiosidades
    Na ROM, a Garça-real pode ser observada a descansar nos rochedos que se encontram ao largo da praia e alimentando-se na laguna terminal da ribeira de Silvares.
  • 12. Coruja das Torres
    Curiosidades
    Em Janeiro de 2004 foi entregue à Associação dos Amigos do Mindelo uma coruja-das-torres encontrada em Vila Chã, em mau estado de saúde. Foi encaminhada para o Parque Biológico de Gaia, que possui as condições necessárias para a recuperação e posterior libertação destes animais.
    Caracterização
    Esta ave de rapina possui a face achatada com um anel escuro em redor do disco facial, desenhando um coração. No conjunto, a sua plumagem é muito clara. Alimenta-se de pequenos mamíferos, essencialmente o rato, e de aves.
  • 13. Mamíferos
    Raposa
    Caracterização
    Este carnívoro apresenta uma cor castanho-avermelhada podendo variar até cor de areia.
    Alimenta-se essencialmente de roedores, lagomorfos, aves, insectos, ovos e minhocas.
    È avistada com grande frequência na ROM.
  • 14. Borboletas
    Papilio Machao
    Em Portugal é bastante frequente e dispersa, podendo ser encontrada com abundância em todo o território nacional. A Reserva Ornitológica de Mindelo (ROM) é também um privilegiado local de observação desta espécie.
    A principal ameaça à sua sobrevivência é a destruição do seu habitat. A preservação de um espaço como a ROM constitui um importante suporte para a sobrevivência desta espécie uma vez que ai se desenvolvem com abundância as plantas de que se alimenta.
  • 15. O Apoio da População
    A ROM resistiu a todos as oposições e fatalidades que ocorreram ao longo de todos estes anos, sobretudo pela dedicação e empenho de milhares de pessoas que se uniram num movimento cívico para defender este espaço. Desde a Associação dos Amigos de Mindelo á sensibilização nas escolas e todos os Mindelenses, contribuíram para que esta reserva ainda hoje esteja a ser protegida. A ROM renasceu e entrou no coração das pessoas e como consequência imediata entrou definitivamente na agenda política.
  • 16. Em suma a R.O.M é:
    Visitar hoje a ROM é como visitar uma velha mercearia de esquina: está lá tudo (o Portugal natural e o humano), com todos os seus encantos e desencantos.
  • 17. Trabalho Realizdo por:
    Fernanda Silva Nº10
    Mafalda Lima Nº18
    11ºI