Your SlideShare is downloading. ×
Diferença do crescimento económico e o desenvolvimento economia famata tv
Diferença do crescimento económico e o desenvolvimento economia famata tv
Diferença do crescimento económico e o desenvolvimento economia famata tv
Diferença do crescimento económico e o desenvolvimento economia famata tv
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Diferença do crescimento económico e o desenvolvimento economia famata tv

35,166

Published on

0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
35,166
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
5
Actions
Shares
0
Downloads
222
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Diferença do crescimento económico e odesenvolvimentoPodemos considerar o desenvolvimento económico como sendo o crescimentoeconómico (aumento do PNB per capita), acompanhado pela melhoria daqualidade de vida da população e por alterações profundas na estruturaeconómica. Como se pode ver, o conceito de desenvolvimento é maisqualitativo, pois inclui as alterações da composição do produto e a alocaçãodos recursos pelos diferentes setores da economia, de forma a melhorar osindicadores de bem-estar económico e social (pobreza, desemprego,violência, condições de saúde, alimentação, transporte, educação, higiene emoradia etc. enquanto que o crescimento económico, Pode ser definido comoo aumento da capacidade produtiva da economia (produção de bens eserviços). É definido basicamente pelo índice de crescimento anual doProduto Nacional Bruto (PNB), per capita. O crescimento de uma economia éindicado também pelo crescimento da força de trabalho, pela receitanacional poupada e investida e pelo grau de aperfeiçoamento tecnológico.
  • 2. O que é IDHO objetivo do desenvolvimento é alargar as possibilidades de escolha dasPessoas, através da ampliação de suas capacidades e do âmbito das suasAtividades.O desenvolvimento não pode, assim, ser reduzido meramente à performanceEconómica dos países e o PIB per capita não pode ser tomado sozinho comoamedida do desenvolvimento.O Índice de Desenvolvimento Humano - IDH é uma medida-resumo doDesenvolvimento humano, um único número com o mesmo nível desimplicidade do PIB per capita, mas menos cego do que este às questõesSociais.O IDH não deve ser visto como:Uma medida de "felicidade" ou um indicador do "melhor lugar para se viver".uma medida compreensiva de todos os aspectos do desenvolvimento humano.O conceito de desenvolvimento humano é maior e mais amplo do que suamedida. Para se obter um quadro mais compreensivo, é necessáriosuplementar o IDH com outros indicadores.Aspectos como direitos humanos, participação, não-discriminação não sãoincluídos no IDH, mas são essenciais para o desenvolvimento humano.
  • 3. Componentes do IDHO IDH leva em conta três dimensões básicas da existência humana:Uma vida longa e saudávelo acesso ao conhecimentoum padrão de vida dignoEstas três dimensões são mensuradas no IDH pelos seguintes indicadores:esperança de vida ao nascertaxas de alfabetização e de matrículaPIB per capita.NormalizaçãoPara cada indicador, valores mínimos e máximos são selecionados.Os valores mínimos e máximos não correspondem a valores observados - sãofixos e baseados nas tendências dos indicadores (seus valores prováveis nosPróximos 25 anos).A diferença entre o valor máximo e mínimo representa o caminho completo aser percorrido pela sociedade no respectivo indicador.A diferença entre o valor observado e o valor mínimo mostra o avanço járealizado.Para cômputo do IDH, calcula-se a seguinte relação:Índice = (valor observado - valor mínimo) / (valor máximo - valor mínimo.
  • 4. http://www.carlosescossia.com/2009/09/o-que-e-crescimento-e-desenvolvimento.htmlhttp://www.dhnet.org.br/dados/idh/idh/idh_oqe.pdf

×