07 animação

577 views
421 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
577
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
108
Actions
Shares
0
Downloads
10
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

07 animação

  1. 1. ANIMAÇÃO Prof.: Marlon Vinicius da Silva Disciplina: Hipermídia
  2. 2. Sumario    O que é Animação Técnicas de Animação Criação de uma Animação
  3. 3. O que é Animação   A palavra Animação provém do latino “Anima”, que significa “Alma” ou “Sopro Vital“. Animação significa, antes de mais, “dar vida” a objetos estáticos Animação é pois um processo segundo o qual cada fotograma de um filme é produzido particularmente, podendo ser concebido quer por computação gráfica, quer fotografando uma imagem desenhada, quer frequentemente fazendo exíguas transformações a um modelo (ver claymation e stop motion), fotografando o desfecho
  4. 4. Técnicas de Animação    Animação tradicional: por vezes também chamado animação por célula ou animação desenhada à mão, é a mais velha e historicamente a mais popular forma de animação. Em um desenho animado de forma tradicional, cada quadro é desenhado à mão. O longa-metragem, produzido com essa técnica, de maior bilheteria de todos os tempos é O Rei Leão, da Disney.
  5. 5. Técnicas de Animação   A animação digital é a arte de criar imagens em movimento utilizando computadores, mais especificamente usando recursos de computação gráfica. É um subcampo da computação gráfica e da animação. São criados cada vez mais trabalhos com o uso de gráficos 3D, mas ainda se usam bastante os gráficos 2D.
  6. 6. Técnicas de Animação     Stop motion é uma técnica de animação quadro a quadro, usando como recurso uma máquina de filmar, uma máquina fotográfica ou um computador. Utilizam-se modelos reais em diversos materiais, os mais comuns são a massa de modelar ou massinha Muitos contêm sistema de juntas mecânico, com mecanismos de articulações muito complexos. No cinema, o material utilizado tem de ser mais resistente e maleável, visto que os modelos precisam durar meses, pois para cada segundo de filme são necessárias aproximadamente 24
  7. 7. Criação de uma Animação  Storyboards  Imensos desenhos de storyboard são criados como planta para a ação e o diálogo entre as personagens. Estas são revistas várias vezes durante o processo de desenvolvimento criativo.  Modelagem (3D)  Com auxílio de programas gráficos 3D, são criados as personagens e os modelos 3D. Estes modelos computacionais descrevem a forma geral do objetos, bem como os controles que os animadores irão utilizar para mover as personagens.
  8. 8. Criação de uma Animação  Animação   Qualquer uma das três técnicas possíveis para a criação de uma animação pode ser utilizada nesta fase – Keyframing, motion capture ou simulação. Sombrear  Utilizam-se programas de computador que descrevem as características da superfície, incluindo texturas, acabamentos e cores, são adicionados a todos os objetos do cenário. Estes programas designados por “shaders”, podem simular uma grande variedade de aparências, incluindo lã, madeira, metal, tecido, vidro, cabelo e pele.
  9. 9. Criação de uma Animação  Iluminação   Utilizando “luzes digitais”, cada cena é iluminada mais ou menos da mesma forma que um palco é iluminado. Todos os tipos de iluminação são tratadas para criar um ambiente familiar com o intuito de realçar um determinado tipo de humor para cada cena. Renderização  Desenha a imagem final, calculando cada pixel da imagem proveniente do modelo, animação, sombreamento, e iluminação. As imagens finais já renderizadas poderão levar até cerca de 24 horas cada até estarem acabadas.

×