Your SlideShare is downloading. ×
  • Like
06 - Servidor Apache
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Now you can save presentations on your phone or tablet

Available for both IPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply
Published

 

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
No Downloads

Views

Total Views
580
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2

Actions

Shares
Downloads
19
Comments
0
Likes
1

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. SERVIDOR APACHE Prof.: Marlon Vinicius da Silva Disciplina: Redes de Computadores II
  • 2. Sumario  Criação do APACHE  Etnologia
  • 3. Criação do Apache  Desenvolvido em 1997  Criado em 1995 por Rob McCool  2013 - Aproximadamente 54,92% de todos os sites na web utilizam o servidor Apache http://news.netcraft.com/archives/2013/03/01/mar ch-2013-web-server-survey.html  Apache Software Foundation - https://httpd.apache.org/  Versão 2.4 Estável / 2.5 Nova
  • 4. Etnologia  Homenagem e Referencia a força, resistência e capacidade de estratégia da tribo norte americana, os Apaches.  Dado a criação do Tomcat, superte do apache as aplicações web em java, tem-se também com possível referencias as aeronaves F-14 Tomcat e AH-64 Apache.  Uma origem refutada é a de “a patchy server”, que pode ser lido como “servidor remendado”, dado seu surgimento ser sobre uma atualização de um servidor da empresa
  • 5. Características do Apache  Possui suporte a scripts cgi usando linguagens como Perl, PHP, Shell Script, ASP, etc.  Suporte a autorização de acesso podendo ser especificadas restrições de acesso separadamente para cada endereço/arquivo/diretório acessado no servidor.  Autenticação requerendo um nome de usuário e senha válidos para acesso a alguma página/sub-diretório/arquivo (suportando criptografia via Crypto e MD5).
  • 6. Características do Apache  Negociação de conteúdo, permitindo a exibição da página Web no idioma requisitado pelo Cliente Navegador.  Suporte a tipos mime.  Personalização de logs.  Mensagens de erro.
  • 7. Características do Apache  Suporte a IP virtual hosting.  Suporte a name virtual hosting.  Suporte a servidor Proxy ftp e http, com limite de acesso, caching (todas flexívelmente configuráveis).  Suporte a proxy e redirecionamentos baseados em URLs para endereços Internos.
  • 8. Características do Apache  Suporte a criptografia via SSL,Certificados digitais  Módulos DSO (Dynamic Shared Objects) permitem adicionar/remover funcionalidades e recursos sem necessidade de recompilação do programa.  Suporte a virtual hosting (é possível servir 2 ou mais páginas com endereços/ portas diferentes através do mesmo processo ou usar mais de um processo para controlar mais de um endereço).
  • 9. Utilitários  apache - Servidor Web Principal  apachectl - Shell script que faz interface com o apache de forma mais amigável  apacheconfig - Script em Perl para configuração interativa básica do Apache  htpasswd - Cria/Gerencia senhas criptografadas Crypto/MD5  htdigest - Cria/Gerencia senhas criptografadas Crypto/MD5  dbmmanage - Cria/Gerencia senhas em formato DBM (Perl)  logresolve - Faz um DNS reverso dos arquivos de log do Apache para obter o endereço de hosts com base nos endereços IP's.  ab - Apache Benchmarcking - Ferramenta de medida de desempenho do servidor Web Apache.
  • 10. Arquivos de Configuração  httpd.conf  Arquivo de configuração principal do Apache, possui diretivas que controlam a operação do daemon servidor. Um arquivo de configuração alternativo pode ser especificado através da opção "-f" da linha de comando.  srm.conf  Contém diretivas que controlam a especificação de documentos que o servidor oferece aos clientes. O nome desse arquivo pode ser substituído através da diretiva ResourceConfig no arquivo principal de configuração.  access.conf  Contém diretivas que controlam o acesso aos documentos. O nome desse arquivo pode ser substituído através da diretiva AccessConfig no arquivo principal deconfiguração.
  • 11. Arquivos de log  access.log  Registra detalhes sobre o acesso as páginas do servidor httpd.  error.log  Registra detalhes saber erros de acesso as páginas ou erros internos do servidor.  agent.log  Registra o nome do navegador do cliente (campo UserAgent do cabeçalho http).
  • 12. Instalação  Instalando e baixando documentação  # aptitude install apache apache-doc  Comandos  start - Inicia o Apache  stop - Finaliza o Apache  restart - Reinicia o Apache, efetuando uma pausa de 5 segundos entre a interrupção do seu funcionamento e reinicio.  reload - Recarrega os arquivos de configuração do Apache, as alterações entram em funcionamento imediatamente.  reload-modules - Recarrega os módulos. Basicamente é feito um restart no servidor.  force-reload - Faz a mesma função que o reload