05   imagem digital
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

05 imagem digital

on

  • 719 views

 

Statistics

Views

Total Views
719
Views on SlideShare
575
Embed Views
144

Actions

Likes
0
Downloads
31
Comments
0

3 Embeds 144

http://marlonviniciusdasilva.blogspot.com.br 105
http://www.marlonviniciusdasilva.blogspot.com.br 38
http://marlonviniciusdasilva.blogspot.com 1

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    05   imagem digital 05 imagem digital Presentation Transcript

    • IMAGEM DIGITAL Prof.: Marlon Vinicius da Silva Disciplina: Hipermídia
    • Sumario  Imagem Digital  Tipos de Imagem Digital  Definição e resolução de imagens de rastreio  Filtros e Máscaras  Operações de manipulação e edição de imagem
    • Imagem Digital  Uma imagem digital é a representação de uma imagem bidimensional usando números binários codificados de modo a permitir seu armazenamento, transferência, impressão ou reprodução, e seu processamento por meios eletrônicos  As imagens digitais são criadas recorrendo aos pixels (abreviatura de picture elements, ou seja, elementos de imagem), minúsculos quadrados que apresentam uma determinada cor ou intensidade luminosa.
    • Tipos de Imagem Digital  Tipo Rastreio: ou Raster, é aquela que em algum momento apresenta uma correspondência bit-a-bit entre os pontos da imagem raster e os pontos da imagem reproduzida na tela de um monitor, tipicas das câmeras digitais  Imagem Vetorial: são desenhos técnicos produzidos por softwares
    • Tipos de Imagem Digital  Uma imagem vetorial é redimensionável sem perda de qualidade, já a definição de uma imagem raster é comprometida com a ampliação.
    • Definição e resolução de imagens de rastreio  Pixels :abreviatura de picture elements, ou seja, elementos de imagem, minúsculos quadrados que apresentam uma determinada cor ou intensidade luminosa.  DPI: Em inglês, dots per inch (dpi/pontos por polegada),indicada o número de pixels que existem numa polegada linear na superfície onde a imagem é exposta.
    • Definição e resolução de imagens de rastreio  Resolução é uma medida de quantidade de informação visual que a imagem contém por unidade de comprimento;  determina ainda a definição com que um dispositivo aproxima a continuidade própria da imagem através do uso dos pixels
    • Formatos de ficheiros de imagem  JPEG - Joint Photographic Experts Group  A extensão em DOS é "JPG". É o formato mais utilizado e conhecido atualmente. Quase todas as câmaras dão esta opção para guardar as imagens. Arquivo muito utilizado na Internet e em multimidia, por ter uma compactação excelente, algo fundamental ao meio, e por suportar até 16.777.216 cores distintas.  GIF - Graphics Interchange Format  Criado para ser usado extensivamente na Internet. Suporta imagens animadas e 256 cores por frame. Foi substituído pelo PNG.
    • Formatos de ficheiros de imagem  TIFF - Tagged Image File Format  Arquivo padrão para impressão industrial (offset, rotogravura, flexogravura); também muito usado como opção nas câmaras fotográficas.  É um formato de arquivos que praticamente todos os programas de imagem aceitam. Foi desenvolvido em 1986 pela Aldus e pela Microsoft numa tentativa de criar um padrão para imagens geradas por equipamentos digital. O TIFF é capaz de armazenar imagens true color (24 ou 32 bits) e é um formato muito popular para transporte de imagens do desktop para bureaus, para saídas de scanners e separação de cores.  O TIFF permite que imagens sejam comprimidas usando o método LZW e permite salvar campos informativos (caption) dentro do arquivo. No Photoshop, use o comando File Info do menu File para preencher tais campos informativos
    • Formatos de ficheiros de imagem  BMP - Windows Bitmap  Normalmente usado pelos programas do Microsoft Windows. Não utiliza nenhum algoritmo de compressão, daí esse formato apresentar as fotos com maior tamanho.  SVG - Scalable Vector Graphics  É um formato vetorial, criado e desenvolvido pelo World Wide Web Consortium.
    • Formatos de ficheiros de imagem  PNG - Portable Network Graphics  É um formato livre de dados utilizado para imagens, que surgiu em 1996 como substituto para o formato GIF, devido ao factor de este último incluir algoritmos patenteados.  Suporta canal alfa, não tem limitação da profundidade de cores, alta compressão (regulável).  Permite comprimir as imagens sem perda de qualidade, ao contrário de outros formatos, como o JPG.
    • Formatos de ficheiros de imagem  PCD - Kodak Photo CD  Este é um formato proprietário lançado pela Kodak, em 1992 como parte um sistema de digitalização e armazenamento de imagens para suprir a demanda no início da popularização das imagens digitais.  DWG - AutoCAD drawing  Arquivos de texto no padrão ASCII utilizados para armazenar dados de programas CAD.
    • Formatos de ficheiros de imagem  RAW - Família de formatos de arquivo RAW  RAW que são originados pela maioria das câmeras digitais profissionais. O formato RAW não é padronizado nem documentado, e difere de fabricante para fabricante.
    • Filtros e Máscaras  A filtragem é uma técnica de processamento de imagem que altera e/ou aperfeiçoa a informação encerrada na imagem, distinguindo ou eliminando particularidades da imagem.  A filtragem é uma manobra de vizinhança, na qual um pixel da imagem resultado é alcançado processando os pixeis na vizinhança do pixel correspondente na imagem inicial.  O método de filtragem é feito usando matrizes designadas de máscaras, as quais são aplicadas sobre a imagem.
    • Filtros e Máscaras  As máscaras permitem-nos separar e proteger partes da imagem quando se usam mudanças de cor, filtros ou outros efeitos ao resto da imagem.  Uma vez selecionado uma parte da imagem, a área não selecionado é mascarada ou protegida para a edição.  Ainda podemos empregar uma máscara para edição complexa de imagens como aplicação graduais de cor ou efeitos de filtros.
    • Operações de manipulação e edição de imagem  As operações de manipulação de imagem mais comuns são a captura e preparação de bitmaps para a criação de aplicações multimídia e dividem-se em sete categorias:  Operações de Edição (permite alterar pixels da imagem, retocar imagens, airbrushing, texturing, cortar, copiar, colar, et c.).  Operações Sobre Pontos (aplica uma função a cada pixel produzindo um novo valor para o pixel; a operação de thresholding reforça a presença de limiares ou orlas; color correction corrige a cor, o brilho e o contraste, o reforço e atenua certas cores)
    • Operações de manipulação e edição de imagem  Orações de Filtrgem (aplica função a cada pixel. Ex: blur – manchar; sharpen – avivar ; twirl – distorcer, deformar.  Operações de Composição (permite criar uma composição de grupos de pixeis de duas ou mais imagens; Usam-se os canais Alpha para controlar a mistura e o blending para criar máscaras; A imagem final obtida é resultado de uma soma de várias imagens).
    • Operações de manipulação e edição de imagem  Operações de Conversão entre Formatos  Operações de Conversão de Imagem (permite a compressão e descompressão de imagens, alteração do modelo de cor e da sua profundidade, e da resolução das imagens.  Transformações Geométricas (permite o deslocamento, rotação e inversão das imagens; Permite, também, posicionar as imagens em direcções oblíquas – skewing – e deformara forma que envolve a imagem – warp).