05   imagem digital
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Like this? Share it with your network

Share

05 imagem digital

on

  • 879 views

 

Statistics

Views

Total Views
879
Views on SlideShare
732
Embed Views
147

Actions

Likes
0
Downloads
39
Comments
0

3 Embeds 147

http://marlonviniciusdasilva.blogspot.com.br 108
http://www.marlonviniciusdasilva.blogspot.com.br 38
http://marlonviniciusdasilva.blogspot.com 1

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

05 imagem digital Presentation Transcript

  • 1. IMAGEM DIGITAL Prof.: Marlon Vinicius da Silva Disciplina: Hipermídia
  • 2. Sumario  Imagem Digital  Tipos de Imagem Digital  Definição e resolução de imagens de rastreio  Filtros e Máscaras  Operações de manipulação e edição de imagem
  • 3. Imagem Digital  Uma imagem digital é a representação de uma imagem bidimensional usando números binários codificados de modo a permitir seu armazenamento, transferência, impressão ou reprodução, e seu processamento por meios eletrônicos  As imagens digitais são criadas recorrendo aos pixels (abreviatura de picture elements, ou seja, elementos de imagem), minúsculos quadrados que apresentam uma determinada cor ou intensidade luminosa.
  • 4. Tipos de Imagem Digital  Tipo Rastreio: ou Raster, é aquela que em algum momento apresenta uma correspondência bit-a-bit entre os pontos da imagem raster e os pontos da imagem reproduzida na tela de um monitor, tipicas das câmeras digitais  Imagem Vetorial: são desenhos técnicos produzidos por softwares
  • 5. Tipos de Imagem Digital  Uma imagem vetorial é redimensionável sem perda de qualidade, já a definição de uma imagem raster é comprometida com a ampliação.
  • 6. Definição e resolução de imagens de rastreio  Pixels :abreviatura de picture elements, ou seja, elementos de imagem, minúsculos quadrados que apresentam uma determinada cor ou intensidade luminosa.  DPI: Em inglês, dots per inch (dpi/pontos por polegada),indicada o número de pixels que existem numa polegada linear na superfície onde a imagem é exposta.
  • 7. Definição e resolução de imagens de rastreio  Resolução é uma medida de quantidade de informação visual que a imagem contém por unidade de comprimento;  determina ainda a definição com que um dispositivo aproxima a continuidade própria da imagem através do uso dos pixels
  • 8. Formatos de ficheiros de imagem  JPEG - Joint Photographic Experts Group  A extensão em DOS é "JPG". É o formato mais utilizado e conhecido atualmente. Quase todas as câmaras dão esta opção para guardar as imagens. Arquivo muito utilizado na Internet e em multimidia, por ter uma compactação excelente, algo fundamental ao meio, e por suportar até 16.777.216 cores distintas.  GIF - Graphics Interchange Format  Criado para ser usado extensivamente na Internet. Suporta imagens animadas e 256 cores por frame. Foi substituído pelo PNG.
  • 9. Formatos de ficheiros de imagem  TIFF - Tagged Image File Format  Arquivo padrão para impressão industrial (offset, rotogravura, flexogravura); também muito usado como opção nas câmaras fotográficas.  É um formato de arquivos que praticamente todos os programas de imagem aceitam. Foi desenvolvido em 1986 pela Aldus e pela Microsoft numa tentativa de criar um padrão para imagens geradas por equipamentos digital. O TIFF é capaz de armazenar imagens true color (24 ou 32 bits) e é um formato muito popular para transporte de imagens do desktop para bureaus, para saídas de scanners e separação de cores.  O TIFF permite que imagens sejam comprimidas usando o método LZW e permite salvar campos informativos (caption) dentro do arquivo. No Photoshop, use o comando File Info do menu File para preencher tais campos informativos
  • 10. Formatos de ficheiros de imagem  BMP - Windows Bitmap  Normalmente usado pelos programas do Microsoft Windows. Não utiliza nenhum algoritmo de compressão, daí esse formato apresentar as fotos com maior tamanho.  SVG - Scalable Vector Graphics  É um formato vetorial, criado e desenvolvido pelo World Wide Web Consortium.
  • 11. Formatos de ficheiros de imagem  PNG - Portable Network Graphics  É um formato livre de dados utilizado para imagens, que surgiu em 1996 como substituto para o formato GIF, devido ao factor de este último incluir algoritmos patenteados.  Suporta canal alfa, não tem limitação da profundidade de cores, alta compressão (regulável).  Permite comprimir as imagens sem perda de qualidade, ao contrário de outros formatos, como o JPG.
  • 12. Formatos de ficheiros de imagem  PCD - Kodak Photo CD  Este é um formato proprietário lançado pela Kodak, em 1992 como parte um sistema de digitalização e armazenamento de imagens para suprir a demanda no início da popularização das imagens digitais.  DWG - AutoCAD drawing  Arquivos de texto no padrão ASCII utilizados para armazenar dados de programas CAD.
  • 13. Formatos de ficheiros de imagem  RAW - Família de formatos de arquivo RAW  RAW que são originados pela maioria das câmeras digitais profissionais. O formato RAW não é padronizado nem documentado, e difere de fabricante para fabricante.
  • 14. Filtros e Máscaras  A filtragem é uma técnica de processamento de imagem que altera e/ou aperfeiçoa a informação encerrada na imagem, distinguindo ou eliminando particularidades da imagem.  A filtragem é uma manobra de vizinhança, na qual um pixel da imagem resultado é alcançado processando os pixeis na vizinhança do pixel correspondente na imagem inicial.  O método de filtragem é feito usando matrizes designadas de máscaras, as quais são aplicadas sobre a imagem.
  • 15. Filtros e Máscaras  As máscaras permitem-nos separar e proteger partes da imagem quando se usam mudanças de cor, filtros ou outros efeitos ao resto da imagem.  Uma vez selecionado uma parte da imagem, a área não selecionado é mascarada ou protegida para a edição.  Ainda podemos empregar uma máscara para edição complexa de imagens como aplicação graduais de cor ou efeitos de filtros.
  • 16. Operações de manipulação e edição de imagem  As operações de manipulação de imagem mais comuns são a captura e preparação de bitmaps para a criação de aplicações multimídia e dividem-se em sete categorias:  Operações de Edição (permite alterar pixels da imagem, retocar imagens, airbrushing, texturing, cortar, copiar, colar, et c.).  Operações Sobre Pontos (aplica uma função a cada pixel produzindo um novo valor para o pixel; a operação de thresholding reforça a presença de limiares ou orlas; color correction corrige a cor, o brilho e o contraste, o reforço e atenua certas cores)
  • 17. Operações de manipulação e edição de imagem  Orações de Filtrgem (aplica função a cada pixel. Ex: blur – manchar; sharpen – avivar ; twirl – distorcer, deformar.  Operações de Composição (permite criar uma composição de grupos de pixeis de duas ou mais imagens; Usam-se os canais Alpha para controlar a mistura e o blending para criar máscaras; A imagem final obtida é resultado de uma soma de várias imagens).
  • 18. Operações de manipulação e edição de imagem  Operações de Conversão entre Formatos  Operações de Conversão de Imagem (permite a compressão e descompressão de imagens, alteração do modelo de cor e da sua profundidade, e da resolução das imagens.  Transformações Geométricas (permite o deslocamento, rotação e inversão das imagens; Permite, também, posicionar as imagens em direcções oblíquas – skewing – e deformara forma que envolve a imagem – warp).