02 historia da programação

825 views

Published on

Published in: Education, Technology, Sports
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
825
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
112
Actions
Shares
0
Downloads
19
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

02 historia da programação

  1. 1. HISTÓRIA DA COMPUTAÇÃO Prof.: Marlon Vinicius da Silva Disciplina: Computação e Algoritmo I
  2. 2. História da Computação  O primeiro invento que se tem registo, é o ábaco, utilizado pelos chineses em torno de 2000 a.C.
  3. 3. História da Computação  Em 1610 eram utilizadas as réguas de cálculo, que eram dispositivos manuais para realizar multiplicação e cálculo de logaritmos.
  4. 4. História da Computação  Entre 1822 e 1871, um inventor inglês chamado Charles Babbage, criou uma máquina de cálculo mecânica denominada de máquina diferencial.
  5. 5. História da Computação  Juntamente com Babbage, trabalhou a primeira programadora da história: a Condessa de Lovelace - Lady Ada Augusta Byron, responsável por auxiliar na programação das máquinas mecânicas criadas por Babbage.
  6. 6. História da Computação  Hermann Hollerith desenvolveu uma máquina que acelerava todo o processo de computação dos dados para ser utilizada na realização do censo de 1890, nos Estados Unidos.
  7. 7. História da Computação    Hollerith fundou sua própria empresa, a Tabulation Machine Company, no ano de 1914. Após algumas fusões com outras empresas e anos no comando do empreendimento, Hoolerith veio a falecer. Quando um substituto assumiu o seu lugar, em 1924, o nome da empresa foi alterado para Internacional Business Machine - IBM
  8. 8. História da Computação   O primeiro computador eletromecânico, o Mark I, foi criado em 1937, por uma pequena empresa norte-americana chamada IBM. Em 1946, foi inventado o primeiro grande computador eletrônico valvulado: o ENIAC (Eletronic Numeric Integrator Analyser and Computer).
  9. 9. Gerações Dos Computadores       0a. Geração – Computadores Mecânicos 1a. Geração – Válvulas 2a. Geração – Transistores 3a. Geração – Circuitos Integrados 4a. Geração – VLSI 5a. Geração – Conectividade, mobilidade
  10. 10. Gerações Dos Computadores  1a. Geração – 1945 à 1955  Estímulo: 2a. Guerra Mundial  Usavam válvulas eletrônicas  Esquentavam MUITO  Vários quilometros de fios  Lentos  Ocupavam MUITO espaço (enormes)
  11. 11. Gerações Dos Computadores  2a. Geração – 1955 à 1965  Substituiu válvulas por transistores  Substituiu fios de ligação por circuito impresso  Estas substituições permitiram  Redução de custo  Redução de tamanho  Aumento da velocidade de processamento
  12. 12. Gerações Dos Computadores  3a. Geração – 1965 à 1980  Construída a partir de circuitos integrados  Os circuitos integrados permitiram  Redução de custo  Redução de tamanho  Aumento da velocidade de processamento que alcançou a ordem de microsegundos (10-6)  Têm início o uso de Sistemas Operacionais + avançados
  13. 13. Gerações Dos Computadores  4a. Geração – 1980 à atual  Aperfeiçoamento da tecnologia atual  VLSI (Very Large Scale Integration)  VLSI permitiram  Redução de custo  Redução de tamanho  Aumento da velocidade de processamento que alcançou a ordem de nanosegundos (10-9)
  14. 14. Gerações Dos Computadores  “5a. Geração” – 1990 à atual  Aperfeiçoamento da tecnologia atual  ULSI (Ultra Scale Integration)  ULSI permitiram  Redução de custo  Redução de tamanho  Aumento da velocidade de processamento Conectividade  Mobilidade 
  15. 15. Linguagens de Programação     As linguagens de programação são anteriores ao advento do primeiro computador moderno. D Babbagee início as linguagens eram apenas códigos. Condessa Ada Lovelace, escreveu o primeiro algoritmo, que foi processado pela máquina analítica de Charles Herman Hollerith percebeu que poderia codificar os dados do censo de 1890 em cartões perfurados.
  16. 16. Linguagens de Programação    Os primeiros códigos para computador eram especializados segundo as aplicações. Alonzo Church foi capaz de expressar o cálculo lambda de uma maneira formalizada A máquina de Turing era uma abstração do funcionamento da máquina de uma fita de marcação, a sua utilização principal era na análise rigorosa da complexidade algorítmica
  17. 17. Linguagens de Programação   A velocidade limitada e a capacidade da memória forçava os programadores a escrever a mão economicamente programas em linguagem de montagem (linguagem de máquina). Logo se descobriu que a programação em linguagem assembly exigia um grande esforço intelectual e era muito sujeita a erros.
  18. 18. Linguagens de Programação  Na década de 1950 as primeiras três linguagens de programação modernas, cujos descendentes ainda estão em uso difundido hoje foram concebidas:  FORTRAN (1954), a "FORmula TRANslator", inventada por John Backus e outros.;  LISP, a "LISt Processor", inventada por John McCarthy e outros.;  COBOL, a COmmon Business Oriented Language, criada pelo Short Range Committee, com grande influência de Grace Hopper.
  19. 19. Linguagens de Programação  1950 foi a publicação, por um comitê de cientistas americanos e europeus, de "uma nova linguagem para os algoritmos", a ALGOL 60  Estrutura de blocos aninhados:   Escopo léxico   pedaços significativos de código poderiam ser agrupados em bloco de instruções, sem ter que ser transformados em procedimentos separados e ser explicitamente chamados; um bloco podia ter suas próprias variáveis não acessíveis fora do bloco, e muito menos manipuláveis de fora do bloco. forma como a linguagem foi descrita:  Uma notação matemática exata, Backus-Naur (BNF), foi utilizada para descrever a sintaxe da linguagem.
  20. 20. Linguagens de Programação  Algumas ideias-chave da linguagem Algol foram tomadas, produzindo-se a linguagem ALGOL 68: A sintaxe e semântica se tornaram ainda mais ortogonais, com rotinas anônimas, um sistema recursivo de digitação com funções de ordem superior, etc;  não somente a parte livre de contexto da linguagem, mas a sintaxe da linguagem completa e a semântica foram definidos formalmente, em termos da gramática de Van Wijngaarden, um formalismo desenvolvido especificamente para
  21. 21. Linguagens de Programação  De 1960 à década de 1970 a maioria dos principais paradigmas de linguagem agora em uso foram inventados durante este período:      Simula, inventada nos anos 1960 por Nygaard e Dahl como um super conujunto de Algol 60, foi a primeira linguagem a suportar o conceito de classes. C, uma das primeiras linguagens de programação de sistemas, foi desenvolvido por Dennis Ritchie e Ken Thompson nos laboratórios da Bell entre 1969 e 1973. Smalltalk (meados de 1970) forneceu uma base completa para o projeto de uma linguagem orientada a objetos. Prolog, projetada em 1972 por Colmerauer, Roussel, e Kowalski, foi a primeira linguagem de programação do paradigma lógico. ML built a polymorphic type system (inventada por Robin Milner em 1973) uma linguagem funcional, baseada em Lisp, estaticamente tipada.
  22. 22. Linguagens de Programação       Os anos 1980 foram anos de relativa consolidação. C++ combinou orientação a objetos e programação de sistemas. O governo dos Estados Unidos padronizou a Ada, destinada à utilização por parte dos contratantes de defesa A comunidade de linguagens funcionais se dedicou a padronizar a ML e o Lisp Aumento do foco na programação de sistemas de larga escala com o uso de módulos O hardware deveria ser concebido para os compiladores ao invés de ser voltado a programadores assembly
  23. 23. Linguagens de Programação    A década de 1990 não viu nenhuma novidade fundamental, mas a recombinação e maturação das ideias antigas. Muitas linguagens com "aplicações de desenvolvimento rápido" (RAD) surgiram, geralmente vindo com um IDE, coleta de lixo, e eram descendentes de linguagens mais antigas Surgimento de linguagens de scripting que vieram a ser mais proeminentes usadas em conexão com a web
  24. 24. Tendências Atuais         Mecanismos para a adição de segurança e verificação da confiabilidade para a linguagem: verificação estática prolongada, controle de fluxo de informação, estático segurança em threads. Mecanismos alternativos de modularidade, Delegação de programação, programação orientada a aspectos. Desenvolvimento de software orientado a componentes. Metaprogramação, Reflexão ou acesso a árvores de sintaxe abstratas. Maior ênfase na distribuição e mobilidade. Integração com bases de dados, incluindo XML e bancos de dados relacionais. Suporte para Unicode de forma que o código-fonte não esteja restrito aos caracteres contidos no código ASCII; permitindo, por exemplo, o uso de scripts não latinos ou pontuação estendida. XML para a interfaces gráficas (XUL, XAML).
  25. 25. História da Computação - Video  http://www.youtube.com/watch?v=81mX6ZdJv w8

×