• Share
  • Email
  • Embed
  • Like
  • Save
  • Private Content
Mat conicas exercicios resolvidos
 

Mat conicas exercicios resolvidos

on

  • 2,480 views

 

Statistics

Views

Total Views
2,480
Views on SlideShare
2,480
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
37
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Mat conicas exercicios resolvidos Mat conicas exercicios resolvidos Document Transcript

    • 1Desenho, Geometria e Arquitetura On-Line Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta exercícios resolvidos sobre CURVAS www.mat.uel.br/geometrica CÔNICAS em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.9c. 2005 EXERCÍCIOS RESOLVIDOS – CURVAS CÔNICAS 1. ENCONTRAR OS FOCOS DE UMA ELIPSE SENDO DADOS O EIXO MAIOR E O MENOR. Sejam os eixos AA e BB dados que se intersectam no ponto O (centro da elipse). Coloque a ponta seca do compasso no ponto B e com abertura igual à OA trace um arco que corte o eixo AA, encontrando assim os pontos F e F (focos da elipse). 2. ENCONTRAR O EIXO MENOR DE UMA ELIPSE SENDO DADOS O EIXO MAIOR E A DISTÂNCIA ENTRE OS FOCOS. Sejam dados o eixo AA e a distância focal FF. Trace a mediatriz de AA encontrando assim o centro O da elipse. Centre a ponta seca do compasso no ponto F e com abertura igual à OA trace um arco que corte a reta mediatriz nos pontos B e B. O eixo menor procurado é o segmento BB.
    • 2Desenho, Geometria e Arquitetura On-Line Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta exercícios resolvidos sobre CURVAS www.mat.uel.br/geometrica CÔNICAS em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.9c. 2005 3. TRAÇAR UMA ELIPSE PELO MÉTODO DO JARDINEIRO (BARBANTE) SENDO DADOS O EIXO MAIOR E OS FOCOS. Sejam o eixo menor BB e a distância focal FF dados que se intersectam no ponto O (centro da elipse). Prolongue o segmento FF para a esquerda e para a direita. Coloque aponta seca do compasso em O e com abertura igual à distância FB trace um arco que corte a reta que passa por FF em A e A, encontrando assim o eixo maior da elipse. 4. TRAÇAR UMA ELIPSE PELO MÉTODO DO JARDINEIRO (BARBANTE) SENDO DADOS O EIXO MAIOR E OS FOCOS. Sejam dados o eixo maior AA e a distância focal FF. Corte um barbante que tem por comprimento a distância do eixo maior AA e fixe-o em F e F. Coloque a ponta do lápis no ponto B tomando o cuidado de esticar o barbante.
    • 3Desenho, Geometria e Arquitetura On-Line Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta exercícios resolvidos sobre CURVAS www.mat.uel.br/geometrica CÔNICAS em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.9c. 2005 Movimente o lápis sempre com o barbante esticado de forma a marcar vários pontos no papel. Em seguida, trace a elipse movimentando o lápis que se encontra preso no ponto B do barbante. 5. TRAÇAR UMA ELIPSE PELO MÉTODO DE "SCHOOTEN" (TIRA DE PAPEL) SENDO DADOS OS DOIS EIXOS. Sejam dados os eixos AA e BB. Corte uma tira de papel como indicado abaixo, e marque nela os pontos P, A e B. O segmento PB deve ser igual ao eixo maior e o segmento PA deve ser igual ao eixo menor. Coloque a tira de papel posicionada de tal forma que o ponto A fique sobre o eixo AA e o ponto B fique sobre o eixo BB e marque um ponto onde estiver o ponto P. Mude a posição da tira de papel, mas tomando o cuidado de deixar o ponto A sempre sobre o eixo AA e o ponto B sempre sobre o eixo BB.
    • 4Desenho, Geometria e Arquitetura On-Line Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta exercícios resolvidos sobre CURVAS www.mat.uel.br/geometrica CÔNICAS em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.9c. 2005 Assim vá mudando sucessivamente a posição da tira e marcando os pontos da elipse. Ao marcar todos os pontos, trace a elipse. 6. TRAÇAR A ELIPSE PELO MÉTODO DOS PONTOS SENDO DADOS OS DOIS EIXOS. Sejam os eixos AA e BB dados. Encontre os focos F e F. Marque a partir do ponto F os pontos 1, 2, 3, 4, 5 e a partir do ponto F os pontos 1, 2, 3, 4 e 5. Coloque a ponta seca do compasso no ponto F e com abertura igual a 1A , 2A, 3A, 4A e 5A trace cinco arcos.
    • 5Desenho, Geometria e Arquitetura On-Line Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta exercícios resolvidos sobre CURVAS www.mat.uel.br/geometrica CÔNICAS em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.9c. 2005 Coloque a ponta seca do compasso no ponto F e com abertura igual a 1A , 2A, 3A, 4A e 5A trace mais cinco arcos. Depois, coloque a ponta seca no ponto F e com abertura igual a 1A, 2A, 3A, 4A e 5A, trace mais cinco arcos que cortam os anteriores, encontrando assim dez pontos da elipse. Com centro em F e abertura 1A , 2A, 3, 4A e 5A trace arcos que cortam os anteriores encontrando assim os pontos da elipse.
    • 6Desenho, Geometria e Arquitetura On-Line Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta exercícios resolvidos sobre CURVAS www.mat.uel.br/geometrica CÔNICAS em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.9c. 20057. TRAÇAR A ELIPSE PELO MÉTODO DOS CÍRCULOS PRINCIPAIS SENDO DADOS OS DOIS EIXOS. Sejam os dois eixos AA e BB. Encontre os Focos F e F. Trace um dos círculos principais: centre o compasso no ponto O e trace uma circunferência de raio OA. Trace o outro círculo principal com centro em O e raio OB. Divida o círculo maior em n partes iguais (n = 16, por exemplo). Divida o círculo menor no mesmo número de partes. Em seguida, trace retas perpendiculares ao eixo AA pelos pontos que dividem a circunferência maior. Em seguida trace retas perpendiculares ao eixo BB pelos pontos que dividem a circunferência menor.
    • 7Desenho, Geometria e Arquitetura On-Line Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta exercícios resolvidos sobre CURVAS www.mat.uel.br/geometrica CÔNICAS em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.9c. 2005 Na interseção das retas temos os pontos da elipse. Ligue os pontos para obter a elipse.8. TRAÇAR A ELIPSE PELO MÉTODO DO PARALELOGRAMO. Sejam os dois eixos AA e BB da elipse inscrita no paralelogramo que tem os lados iguais aos eixos maior e menor da elipse: AA e BB. Trace o paralelogramo PQRS. Divida o lado RS em seis partes iguais. Divida o lado PQ em seis partes iguais transportando os pontos 2, 1 e 1, 2 (com o uso dos esquadros) fazendo paralelas aos lados PS e QR.
    • 8Desenho, Geometria e Arquitetura On-Line Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta exercícios resolvidos sobre CURVAS www.mat.uel.br/geometrica CÔNICAS em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.9c. 2005 Divida os segmentos OB e OB em três partes iguais cada um e em seguida, divida os segmentos PQ e SR em seis partes iguais cada. Para obter os pontos da elipse ligue o ponto A ao ponto 2 e o ponto B ao ponto 3 e prolongue até encontrar o segmento A2. No cruzamento dessas duas retas tem-se um ponto da elipse. Em seguida, ligue o ponto A ao ponto 1 e o ponto B ao ponto 4 e prolongue até encontrar o segmento A1. No cruzamento dessas duas retas tem-se mais um ponto da elipse. Repita o mesmo procedimento para as outras três partes do paralelogramo obtendo assim, todos os pontos da elipse.
    • 9Desenho, Geometria e Arquitetura On-Line Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta exercícios resolvidos sobre CURVAS www.mat.uel.br/geometrica CÔNICAS em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.9c. 20059. TRAÇAR A ELIPSE PELO MÉTODO DO RETÂNGULO. Primeiro trace os eixos maior e menor (AA e BB) da elipse inscrita no retângulo. Depois trace o retângulo PQRS cujos lados são retas paralelas aos dois eixos da elipse. Divida os lados do retângulo em n partes iguais (no caso n = 6). Transporte essas 6 divisões para o eixo BB e em seguida trace retas partindo de A que chegam nos pontos do lado SR e depois trace retas que partem de A e passam pelas divisões do eixo BB. No cruzamento das retas teremos os pontos da elipse. Ligue os pontos encontrados obtendo assim a elipse.
    • 10Desenho, Geometria e Arquitetura On-Line Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta exercícios resolvidos sobre CURVAS www.mat.uel.br/geometrica CÔNICAS em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.9c. 200510. ENCONTRAR O FOCO DE UMA PARÁBOLA, SENDO DADOS O EIXO, A DIRETRIZ E O VÉRTICE. Sejam a diretriz d e o vértice V contido no eixo da parábola. Centre o compasso no ponto V e com abertura VO trace um arco que corta o eixo no ponto F. As distâncias OV e VF são semiparâmetro e a distância OF é o parâmetro.11. TRAÇAR A PARÁBOLA PELO MÉTODO DOS PONTOS, SENDO DADOS O FOCO E A DIRETRIZ. Sejam dados a diretriz d e o foco F da parábola. Para construir a parábola, primeiro encontre o vértice, que está no ponto médio do segmento FO que é a distância entre o foco e a diretriz. Marque pontos no eixo a partir de F (no caso 5 pontos a uma distância arbitrária). Trace retas perpendiculares ao eixo pelos pontos F, 1, 2, 3, 4 e 5. Centre a ponta seca do compasso no ponto F e com abertura igual a medida de F até a diretriz, trace um arco que corte a reta que passa pelo ponto F em dois pontos da parábola. Depois, sempre com centro do compasso no ponto F e com abertura igual à distância que vai do ponto até a diretriz d, trace arcos que cortem as retas que passam pelos mesmos pontos, encontrando assim os pontos da parábola.
    • 11Desenho, Geometria e Arquitetura On-Line Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta exercícios resolvidos sobre CURVAS www.mat.uel.br/geometrica CÔNICAS em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.9c. 2005 Ligue os pontos e obtenha a parábola (em cor azul).12. TRAÇAR A PARÁBOLA PELO MÉTODO DO RETÂNGULO, SENDO DADOS O VÉRTICE, O EIXO E UM PONTO DA CURVA (ARCO PARABÓLICO). Seja o vértice A e o ponto P da parábola. Trace duas retas perpendiculares entre si e que passam pelo ponto A. Em seguida, trace uma reta pelo ponto P que seja perpendicular à reta horizontal que passa pelo ponto A.
    • 12Desenho, Geometria e Arquitetura On-Line Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta exercícios resolvidos sobre CURVAS www.mat.uel.br/geometrica CÔNICAS em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.9c. 2005 Trace uma reta paralela àquela que passa pelo ponto P, a uma mesma distância. Depois, trace pelo ponto P uma reta paralela à reta horizontal que passa pelo ponto A, formando assim o retângulo PP RR. Divida os lados PR e PR em N partes iguais (no caso N = 4). Divida os segmentos PQ e QP em quatro partes iguais.
    • 13Desenho, Geometria e Arquitetura On-Line Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta exercícios resolvidos sobre CURVAS www.mat.uel.br/geometrica CÔNICAS em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.9c. 2005 Trace retas perpendiculares ao lado RR pelos pontos 4, 5, 6, 6, 5 e 4. Ligue o ponto A aos pontos 1, 2, 3 e 1, 2 e 3. Na intersecção das retas têm-se os pontos da parábola. Ligue os pontos obtendo assim a parábola inscrita no retângulo13. TRAÇAR AS "ASSINTOTAS" DE UMA HIPÉRBOLE SENDO DADOS OS EIXO REAL E IMAGINÁRIO. Sejam os eixos AA e BB. Trace por B e B retas paralelas ao eixo real AA.
    • 14Desenho, Geometria e Arquitetura On-Line Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta exercícios resolvidos sobre CURVAS www.mat.uel.br/geometrica CÔNICAS em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.9c. 2005 Trace por A e A retas paralelas ao eixo imaginário BB. Construído o retângulo, trace as duas diagonais. Agora, prolongue as diagonais do retângulo. As assíntotas da hipérbole passam pelas diagonais do retângulo.14. ENCONTRAR OS FOCOS DE UMA HIPÉRBOLE SENDO DADOS O EIXO REAL E O EIXO IMAGINÁRIO Sejam dados os vértices AA que se encontram no eixo real xx e o eixo imaginário BB.
    • 15Desenho, Geometria e Arquitetura On-Line Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta exercícios resolvidos sobre CURVAS www.mat.uel.br/geometrica CÔNICAS em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.9c. 2005 Centre o compasso no ponto O (que está na interseção dos dois eixos) e com abertura igual à distância AB trace um arco que corte o eixo real nos pontos F e F encontrando assim os focos da hipérbole (F e F’).15. ENCONTRAR O EIXO REAL DE UMA HIPÉRBOLE SENDO DADOS OS FOCOS E O EIXO IMAGINÁRIO. Sejam dados o eixo imaginário BB, a distância focal FF e o eixo real que passa pelos pontos F e F. Pede-se encontrar o segmento AA (vértices da hipérbole) conhecido por eixo real.
    • 16Desenho, Geometria e Arquitetura On-Line Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta exercícios resolvidos sobre CURVAS www.mat.uel.br/geometrica CÔNICAS em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.9c. 2005 Centre a ponta seca do compasso no ponto O e com a distância FB trace um arco que corte o eixo real nos pontos A e A que são os vértices da hipérbole.16. ENCONTRAR O EIXO IMAGINÁRIO DE UMA HIPÉRBOLE SENDO DADOS O EIXO REAL E A DISTÂNCIA ENTRE OS FOCOS. Sejam dados a distância focal e o eixo imaginário BB. Para encontrar os vértices AA da hipérbole, centre a ponta seca do compasso no ponto B e com raio igual à distância OF trace um arco que corte o eixo real nos pontos A e A.17. TRAÇAR A HIPÉRBOLE PELO MÉTODO DOS PONTOS SENDO DADOS OS DOIS EIXOS. Sejam dados o eixo imaginário BB, os vértices AA e os focos FF da hipérbole.
    • 17Desenho, Geometria e Arquitetura On-Line Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta exercícios resolvidos sobre CURVAS www.mat.uel.br/geometrica CÔNICAS em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.9c. 2005 Marque a partir do ponto F para a esquerda os pontos 1, 2 e 3. Marque a partir de F para a direita os pontos 1, 2 e 3. Centre o compasso no ponto F e com abertura igual à F1, F2 e F3 trace três arcos. Proceda da mesma forma do outro lado centrando o compasso em F.
    • 18Desenho, Geometria e Arquitetura On-Line Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta exercícios resolvidos sobre CURVAS www.mat.uel.br/geometrica CÔNICAS em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.9c. 2005 Agora com a ponta seca do compasso no ponto F e com abertura igual a 1A, 2A e 3A trace arcos que cortam os anteriores encontrando assim os pontos de um ramo da hipérbole. Proceda da mesma forma do outro lado centrando o compasso em F. Ligue os pontos obtendo assim os dois ramos da hipérbole.
    • 19Desenho, Geometria e Arquitetura On-Line Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta exercícios resolvidos sobre CURVAS www.mat.uel.br/geometrica CÔNICAS em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.9c. 200518. TRAÇAR A HIPÉRBOLE PELO MÉTODO DOS PONTOS SENDO DADOS OS DOIS EIXOS. Sejam os vértices A e A e um ponto P da hipérbole e seus dois eixos: real e imaginário. Trace pelo ponto P uma paralela ao eixo real e uma paralela ao eixo imaginário e com os valores PP1 e PP3 construa o retângulo P, P1, P2, P3 encontrando os pontos A e Q no eixo imaginário. Trace pelos pontos A e A retas paralelas ao eixo imaginário encontrando R, R, R e R.
    • 20Desenho, Geometria e Arquitetura On-Line Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta exercícios resolvidos sobre CURVAS www.mat.uel.br/geometrica CÔNICAS em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.9c. 2005 Divida o segmento P1R em N partes iguais (no caso N = 4). Em seguida divida os segmentos QP1 e QP2 também em quatro partes iguais. Transporte com os esquadros estas divisões para os outros lados paralelos dos retângulos. Ligue o vértice A aos pontos do segmento PP3.
    • 21Desenho, Geometria e Arquitetura On-Line Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta exercícios resolvidos sobre CURVAS www.mat.uel.br/geometrica CÔNICAS em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.9c. 2005 Ligue o vértice A aos pontos dos segmentos PR e P3R encontrando na interseção das linhas os pontos de um dos ramos da hipérbole. Repita o mesmo procedimento do outro lado para encontrar o outro ramo da hipérbole. Ligue A aos pontos de P1P2. Ligue A aos pontos de P1R e P2R e na interseção das linhas marque os pontos.
    • 22Desenho, Geometria e Arquitetura On-Line Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta exercícios resolvidos sobre CURVAS www.mat.uel.br/geometrica CÔNICAS em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.9c. 2005 Os dois ramos da hipérbole aparecem em cor azul.19. TRAÇAR A HIPÉRBOLE PELO MÉTODO DOS PONTOS SENDO DADOS OS DOIS EIXOS. Seja a elipse dada abaixo. Trace uma reta secante que corta a elipse em dois pontos A e B. Trace outra reta secante que seja paralela à primeira e corte a elipse nos pontos C e D. Encontre os pontos médios M e M das cordas AB e CD respectivamente.
    • 23Desenho, Geometria e Arquitetura On-Line Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta exercícios resolvidos sobre CURVAS www.mat.uel.br/geometrica CÔNICAS em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.9c. 2005 Ligue os pontos M e M encontrando o diâmetro DD. Encontre o ponto médio O do diâmetro DD. Centre o compasso no ponto O e com um raio arbitrário trace um arco que corte a elipse em três pontos: H, I e J estabelecendo as cordas HI e IJ da elipse. O eixo maior AA da elipse será a mediatriz da corda IJ o eixo menor BB da elipse será a mediatriz de HI.
    • 24Desenho, Geometria e Arquitetura On-Line Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta exercícios resolvidos sobre CURVAS www.mat.uel.br/geometrica CÔNICAS em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.9c. 2005BIBLIOGRAFIABRAGA, Theodoro. Desenho Linear Geométrico. São Paulo : Ícone. 13° ed. 230 p.MELLO E CUNHA, G. N. de. Curso de Desenho Geométrico e Elementar. São Paulo:Livraria Francisco Alves, 460p, 1951.RIVERA, Félix ; NEVES, Juarenze; GONÇALVES, Dinei (1986). Traçados em DesenhoGeométrico. Rio Grande: editora da Furg, 389 p.