Mat arcos exercicios resolvidos
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Mat arcos exercicios resolvidos

on

  • 3,621 views

 

Statistics

Views

Total Views
3,621
Views on SlideShare
3,621
Embed Views
0

Actions

Likes
1
Downloads
69
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Mat arcos exercicios resolvidos Mat arcos exercicios resolvidos Document Transcript

  • Desenho, Geometria e Arquitetura On-Line Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta exercícios e resoluções sobre ARCOS www.mat.uel.br/geometrica ARQUITETÔNICOS em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.8c. 2005. Desenhos construídos por: Enéias de A. Prado e Maria Bernadete Barison. EXERCÍCIOS RESOLVIDOS – ARCOS ARQUITETÔNICOS1. CONSTRUIR UM ARCO OGIVAL EQUILÁTERO. Trace o segmento AB (vão) e em seguida duas retas perpendiculares ao segmento AB por A e por B. Com centro do compasso em B e abertura AB trace um arco. Em seguida, coloque a ponta seca do compasso em B e com abertura AB trace outro arco. O arco gótico eqüilátero é definido pelos pontos A, B e C.2. CONSTRUIR UM ARCO PLENO (ROMANO) SENDO DADO O VÃO. Trace o segmento AB (vão) e em seguida duas retas perpendiculares ao segmento AB por A e por B.
  • Desenho, Geometria e Arquitetura On-Line Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta exercícios e resoluções sobre ARCOS www.mat.uel.br/geometrica ARQUITETÔNICOS em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.8c. 2005. Desenhos construídos por: Enéias de A. Prado e Maria Bernadete Barison. Encontre o ponto Médio M do segmento AB (vão). Em seguida coloque a ponta seca do compasso em M e com medida MA ou MB trace o arco AB. O arco romano é definido pelos pontos A e B.3. CONSTRUIR UM ARCO OGIVAL SUPERELEVADO SENDO DADO O VÃO E A ALTURA. Trace o segmento AB (vão). Em seguida, trace a mediatriz do segmento AB e marque nela a altura MC do arco. Ligue o ponto C às extremidades do segmento AB formando o triângulo isósceles ABC. Prolongue o segmento AB para o lado esquerdo e direito e depois construa a mediatriz dos lados AC e BC do triângulo ABC. Onde as mediatrizes cortarem o prolongamento do segmento AB, marque os centros 1 e 2. Coloque a ponta seca do compasso no centro 2 e com abertura igual à medida 2A ou 2C trace o arco AC. Coloque a ponta seca do compasso no centro 1 e com abertura igual à medida 1B ou 1C e trace o arco CB.
  • Desenho, Geometria e Arquitetura On-Line Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta exercícios e resoluções sobre ARCOS www.mat.uel.br/geometrica ARQUITETÔNICOS em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.8c. 2005. Desenhos construídos por: Enéias de A. Prado e Maria Bernadete Barison. O arco ogival superelevado é definido pelos pontos A, C e B.4. CONSTRUIR UM ARCO OGIVAL SENDO DADO O VÃO E A ALTURA. Trace o segmento AB (vão). Em seguida encontre o seu ponto médio e trace a altura MC do arco. Em seguida, determine a mesma distância R (qualquer) a partir de A, B e C. Trace os círculos de raio R.
  • Desenho, Geometria e Arquitetura On-Line Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta exercícios e resoluções sobre ARCOS www.mat.uel.br/geometrica ARQUITETÔNICOS em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.8c. 2005. Desenhos construídos por: Enéias de A. Prado e Maria Bernadete Barison. Ligue os centros dos círculos e prolongue o segmento AB. Trace as mediatrizes dos segmentos O1O2 e O2O1. Prolongue as mediatrizes encontrando na reta que passa por AB os centros O3 e O3. Ligue os centros O3 e O3 ao centro O2 e prolongue encontrando os dois pontos de tangência na circunferência de centro O2. Coloque a ponta seca do compasso em O3 e com abertura O3B trace o arco que concorda com a circunferência de centro O2. Em seguida coloque a ponta seca do compasso em O3 e com abertura O3A trace o outro arco que concorda com a mesma circunferência.
  • 5Desenho, Geometria e Arquitetura On-Line Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta definições e generalidades sobre retas www.mat.uel.br/geometrica em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.1a. 20055. CONSTRUIR UM ARCO GÓTICO FLAMENJANTE SENDO DADO O VÃO E A ALTURA Trace o segmento AB (vão). Em seguida trace a altura MC do vão. Depois ligue AC e BC. Em seguida, trace uma reta perpendicular ao segmento MC por C. Trace a mediatriz de AC e BC encontrando os pontos T e T respectivamente nos segmentos AC e BC. Trace as mediatrizes de AT e BT. Trace as mediatrizes de TC e TC. Prolongue as mediatrizes de AT e BT até o segmento AB encontrando assim os centros O1 e O1. Prolongue as mediatrizes de TC e TC até a reta que passa por C encontrando assim os centros O2 e O2. Coloque a ponta seca do compasso em O1 e com abertura igual a O1B trace o arco BT. Depois coloque a ponta seca do compasso em O2 e com abertura igual a TC trace o arco TC. Depois, coloque a ponta seca do compasso em O1 e com abertura igual a O1A trace o arco AT. Em
  • 6Desenho, Geometria e Arquitetura On-Line Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta definições e generalidades sobre retas www.mat.uel.br/geometrica em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.1a. 2005 seguida, coloque a ponta seca do compasso em O2 e com abertura igual a TC trace o arco TC.6. CONSTRUIR UM ARCO ABATIDO (ASA DE CESTO) SENDO DADO O VÃO E A ALTURA. Trace o segmento AB (vão) e em seguida duas retas perpendiculares ao segmento AB por A e por B. Trace a mediatriz de AB achando o ponto médio M. Determine a altura MC (dada). Ligue AB ao ponto C formando assim o triângulo isósceles ABC. Com centro em M e raio igual à MC trace um arco que corte o segmento AB. Marque os pontos D e E. Com centro do compasso em C e abertura igual à AD ou EB trace um arco que corte os lados do triângulo nos pontos F e G. Trace as mediatrizes dos
  • 7Desenho, Geometria e Arquitetura On-Line Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta definições e generalidades sobre retas www.mat.uel.br/geometrica em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.1a. 2005 segmentos AF e GB. Essas duas mediatrizes cortam a mediatriz de AB no ponto O. Com a ponta seca do compasso em O e abertura OC trace um arco que corte as duas mediatrizes traçadas. Com a ponta seca do compasso nos pontos onde as duas mediatrizes cortam o segmento AB (O1 e O2) e abertura igual a O1A ou O2B trace dois arcos que concordam com as duas retas e o arco de centro O.7. CONSTRUIR UM ARCO ESCONSO (AVIAJADO, BOTANTE) SENDO DADO O VÃO. I PROCESSO Trace o segmento AB (vão) e em seguida duas retas perpendiculares ao segmento AB por A e por B. Entretanto a reta perpendicular por B deverá ter uma altura igual a BC a partir de B. Com a ponta seca do compasso em B e abertura igual a BC trace um arco que corte o prolongamento de AB no ponto D.
  • 8Desenho, Geometria e Arquitetura On-Line Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta definições e generalidades sobre retas www.mat.uel.br/geometrica em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.1a. 2005 Em seguida, encontre a mediatriz de MD e marque o ponto médio M do segmento MD. Trace pelo ponto C uma reta paralela à AD encontrando o ponto E no cruzamento com a mediatriz. Com centro no ponto E, e abertura igual à EC trace um arco que corte a mediatriz. Depois, centre o compasso em M e com abertura igual a MD trace um arco. O arco botante é definido pelos pontos C e A.
  • 9Desenho, Geometria e Arquitetura On-Line Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta definições e generalidades sobre retas www.mat.uel.br/geometrica em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.1a. 2005 II PROCESSO Trace o segmento AB (vão). Em seguida trace duas retas perpendiculares ao segmento AB por A e por B. Entretanto, a reta perpendicular por B deverá ter uma altura igual a BC a partir de B. Em seguida, trace pelo ponto C uma reta perpendicular ao segmento BC. Marque nessa reta perpendicular, a partir do ponto C um segmento CO1 com uma medida igual à R1 (qualquer). Depois, marque no segmento AB, a partir do ponto A, a medida AO2 igual à R1.
  • 10Desenho, Geometria e Arquitetura On-Line Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta definições e generalidades sobre retas www.mat.uel.br/geometrica em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.1a. 2005 Onde a mediatriz (m) cortar o segmento AB ou o seu prolongamento, teremos o ponto O3. Centre a ponta seca do compasso no centro O1 e trace uma circunferência de raio R1. Depois, centre a ponta seca do compasso no centro O2 e trace outra circunferência de raio R1. Ligue o centro O3 ao centro O1 e prolongue até cruzar com a circunferência de centro O1, obtendo o ponto D. Centre o compasso no centro O3 e com abertura O3D ou O3A trace um arco que começa no ponto D e termina no ponto A. O arco botante é definido pelos pontos C, D e A.8. CONSTRUIR UM ARCO "TUDOR" SENDO DADO O VÃO. Trace o segmento AB (vão). Em seguida, trace duas retas perpendiculares ao segmento AB pelos pontos A e B. Depois, divida o segmento AB em três partes iguais utilizando o processo de divisão de segmentos e marque os centros O3 e O1.
  • 11Desenho, Geometria e Arquitetura On-Line Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta definições e generalidades sobre retas www.mat.uel.br/geometrica em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.1a. 2005 Construa na parte do meio da divisão um quadrado de lado igual à medida de 1/3 do vão, ou seja, O1O3 e marque os outros dois centros O2 e O4. Trace as duas diagonais do quadrado e prolongue-as para cima. Centre a ponta seca do compasso em O2 e com abertura igual a O2 1 trace o arco 1-3. Com a ponta seca do compasso no centro O1 e abertura O1B trace o arco B1. Repita o mesmo procedimento, só que agora do lado esquerdo da mediatriz de AB. Centre o compasso no centro O3 e com abertura igual à O3A trace o arco A2.
  • 12Desenho, Geometria e Arquitetura On-Line Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta definições e generalidades sobre retas www.mat.uel.br/geometrica em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.1a. 2005 Centre o compasso no centro O4 e com abertura O4_2 trace o arco 2-3. O arco tudor é formado pelos arcos B132A.9. CONSTRUIR UM ARCO OTOMANO SENDO DADO O VÃO Trace o segmento AB (vão). Em seguida, trace duas retas perpendiculares ao segmento AB pelos pontos A e B. Divida o segmento AB em seis partes iguais. Marque na segunda e quarta divisão os pontos D e E, respectivamente. Trace uma reta pelo ponto D que forme com o segmento AB um ângulo de 60°. Em seguida, trace outra reta pelo ponto E que forme com o segmento AB o mesmo ângulo.
  • 13Desenho, Geometria e Arquitetura On-Line Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta definições e generalidades sobre retas www.mat.uel.br/geometrica em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.1a. 2005 As retas se encontram no ponto C que está na mediatriz do segmento AB. Com o centro do compasso no ponto D e com abertura igual à DA trace o arco A1. Depois, com o centro do compasso no ponto E, e com abertura igual à EB trace o arco B2. Trace pelos pontos 1 e 2 retas perpendiculares à D1 e E2 respectivamente.O arco otomano é formado pelos arcos B2P1A.
  • 14Desenho, Geometria e Arquitetura On-Line Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta definições e generalidades sobre retas www.mat.uel.br/geometrica em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.1a. 200510. CONSTRUIR UM ARCO MOURISCO SENDO DADO O VÃO Trace o segmento AB (vão) e em seguida duas retas perpendiculares ao segmento AB pelos pontos A e B. Prolongue para cima as duas perpendiculares e trace pelos pontos A e B duas retas que formam com AB um ângulo igual a 30°. Marque os pontos C e D no cruzamento dessas duas retas com as duas perpendiculares. Coloque a ponta seca do compasso no ponto C e com abertura igual à CD, trace um arco que corte a perpendicular que passa pelo ponto A. Em seguida, coloque a ponta seca do compasso no ponto D e com abertura igual à DC trace um arco que corte a perpendicular que passa pelo ponto B. Coloque a ponta seca do compasso no ponto C e com abertura igual à CD, trace um arco que corte a perpendicular que passa pelo ponto A. Em seguida, coloque a ponta seca do compasso no ponto D e com abertura igual à DC trace um arco que corte a perpendicular que passa pelo ponto B.11. CONSTRUIR UM ARCO FERRADURA SENDO DADO O VÃO Trace o segmento AB (vão) e em seguida duas retas perpendiculares ao segmento AB pelos pontos A e B. Trace a mediatriz do segmento AB encontrando o ponto médio M. Coloque a ponta seca do compasso no ponto M e com abertura igual a MB trace o arco AOB encontrando o ponto O no cruzamento do arco com a mediatriz. Em seguida, coloque a ponta seca do compasso no ponto O e com abertura igual à OM trace um arco que corte o arco anterior nos pontos P e Q.
  • 15Desenho, Geometria e Arquitetura On-Line Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta definições e generalidades sobre retas www.mat.uel.br/geometrica em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.1a. 2005 O arco ferradura é determinado pelos pontos APQB em vermelho.12. CONSTRUIR UM ARCO TRILOBULADO SENDO DADO O VÃO Trace o segmento AB (vão) e em seguida duas retas perpendiculares ao segmento AB pelos pontos A e B. Em seguida, divida o segmento AB em quatro partes iguais encontrando os pontos C, D e E. Trace a mediatriz do segmento AB. Centre a ponta seca do compasso no ponto C, e com abertura igual a CA trace o arco AD. Coloque a ponta seca do compasso no ponto E, e com abertura igual à EB trace o arco DB. Coloque a ponta seca do compasso no ponto D, e com abertura igual à DE, trace o arco CE encontrando o ponto F onde o arco corta a mediatriz do segmento AB. Coloque a ponta seca do compasso no ponto F e
  • 16Desenho, Geometria e Arquitetura On-Line Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta definições e generalidades sobre retas www.mat.uel.br/geometrica em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.1a. 2005 com abertura igual à FD, trace um arco que corta os arcos AD e DB nos pontos G e H. O arco trilobado é definido pelos pontos A, G, H e B.13. CONSTRUIR UM ARCO CAPAZ SENDO DADOS O ÂNGULO E O VÃO Trace o segmento AB (vão) e em seguida duas retas perpendiculares ao segmento AB pelos pontos A e B. Construa o ângulo dado (65°) com vértice no ponto A ou B. Trace a mediatriz do segmento AB. Construa novamente o ângulo dado na extremidade A ou B, porém, para o lado de baixo do segmento AB. Em seguida, trace uma reta perpendicular ao lado do ângulo e passando pelo ponto B, encontrando assim, o ponto O onde a perpendicular cortar a mediatriz. Centre o compasso no ponto O e com abertura igual à OB ou OA trace o arco capaz do ângulo de 65°. Veja na figura abaixo que foi escolhido, aleatoriamente, um ponto C do arco e dele partem duas semi-retas que passam pelos pontos A e B formando assim, um ângulo ACB igual a 65°.
  • 17Desenho, Geometria e Arquitetura On-Line Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta definições e generalidades sobre retas www.mat.uel.br/geometrica em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.1a. 2005 Veja na figura abaixo que o ponto C do arco que é o vértice do ângulo ACB foi deslocado para a esquerda. Verifique que o ângulo permanece de igual valor (65°). Conclui-se então, que este arco capaz é o lugar geométrico dos pontos que enxergam o segmento AB sob um ângulo de 65°.BIBLIOGRAFIABRAGA, Theodoro. Desenho Linear Geométrico. São Paulo : Ícone. 13° ed. 230 p.MELLO E CUNHA, G. N. de. Curso de Desenho Geométrico e Elementar. São Paulo:Livraria Francisco Alves, 460p, 1951.RIVERA, Félix ; NEVES, Juarenze; GONÇALVES, Dinei (1986). Traçados em DesenhoGeométrico. Rio Grande: editora da Furg, 389 p.