Curso cultura e midias sociais 01o encontro

229 views
161 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
229
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
5
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Curso cultura e midias sociais 01o encontro

  1. 1. CURSOCULTURA E MÍDIAS SOCIAIS por Thiago Fraga Instituto Kreatori Janeiro / 2013 Rio de Janeiro
  2. 2. Para que serve as mídias sociais? Para que serve as mídias sociais? Exemplo: SCOOPVILLE | a Cidade dos SorvetesBenefícios: FEEDBACK – Descrição dos Sorvetes ORGANIZAÇÃO – Classificação dos Sorvetes PROMOÇÃO – Comentários sobre os SorvetesPara que serve as mídias sociais?1) Aprender sobre seu produto diretamente dos clientes;2) Avaliações gratuitas dos clientes são mais valiosas que anúncios caros;3) Uma maneira dos clientes encontrarem exatamente o que querem;
  3. 3. Porque aderir as mídias sociais?Porque aderir as mídias sociais?Hoje, são mais de 2,3 bilhões de pessoas que já possuem acesso à internet, 845 milhões de usuários usam oFacebook, a maior rede social do planeta, e mais de 465 milhões freqüentam o Twitter, a rede social que mais rapidamente cresce no mundo. No Brasil, temos mais de 77 milhões de pessoas comacesso à internet, 51 milhões tem acesso ao Facebook, e46 milhões freqüentam o Twitter o que equivale a mais de 67% da população com acesso à web. Fonte: Pinterest| http://www.internetworldstats.com
  4. 4. Porque aderir as mídias sociais?Porque aderir as mídias sociais?
  5. 5. Porque aderir as mídias sociais? Porque aderir as mídias sociais? “Brasil é o segundo país em número de usuários no Twitter” .33,3 milhões de usuários contra 29,9 milhões de usuários do Japão. Fonte: Semiocast | Fev | 2012 .40 milhões de pessoas diferentes visitam o Twitter diariamente. .rede social de maior uso entre os jovens de 15 a 24 anos. “O Brasil tem cerca de 11,97 milhões de consumidores, o equivalente a 19% dos usuários da Internet no país que adquirem produtos pela rede. Apesardisso, apenas 0,4% das empresas no Brasil tem presença online, o que faz com que apenas 01% do volume de vendas seja efetuada pela Internet.”Fonte: IPEA | Instituto de Pesquisas Econômica Aplicada (www.ipea.gov.br)
  6. 6. Porque aderir as mídias sociais? Porque aderir as mídias sociais? Rede social que mais cresce nos EUA e no Brasil Segmento mais ativo: mulheres entre 24 e 53 anos (80% da rede é composta por mulheres)Influência: 21% dos usuários já compraram um produto que conheceram através das imagens compartilhadas no aplicativo. Entre os produtos mais adquiridos estão: 33% - Alimento e Cozinha | 32% - Moda e Vestuário | 30% - Casa e decoração | 26% - Artes
  7. 7. Mídias sociais x Redes sociais Mídias sociais x Redes sociais Mídias sociaissão ferramentas que permitem a formação de discussões entre as pessoas e empresas na rede: blogs, wikis, sites de compartilhamento de foto e vídeo, compartilhamento de listas de favoritos e redes sociais. Redes sociaisqualquer plataforma que permita às pessoas se conectarem mantendo listas estáveis ou não de relacionamentos para interagir com outras pessoas.
  8. 8. Mídias sociais x Redes sociaisMídias sociais x Redes sociais
  9. 9. Proposta do Curso Proposta do Cursoa) Apresentar os conceitos e aplicativos de redes sociais.b) Desenvolver o planejamento e ações em mídias sociais.c) Criar aptidões para usar as redes sociais.d) Apresentar mecanismos para a gestão e monitoramento em mídias sociais.
  10. 10. Comunicação Digital Comunicação Digital• Qual é o fundamento do seu conteúdo?• O que gerou seu conteúdo?• A criatividade e inovação é fundamental. Use e abuse das fotos e vídeos no comércio web. Os clientes compram a imagem do produto. Defender bem e divulgar sua marca é saber escrever (em um bom português) para quem lerá sua publicação e convencê-lo que é um assunto interessante e fundamentado. Frases curtas e concisas.
  11. 11. O Novo Consumidor O Novo ConsumidorEmpresas atuais Empresas sociais- segmentação - tribos- canais - redes- centrado na empresa - centrado no ser humano- processos - desordem
  12. 12. Novo consumidor social Novo consumidor social• Utiliza novos canais on-line e novas ferramentas de comunicação.• Confia em recomendações feitas on-line por amigos reais, virtuais ou de estranhos.• Tende a comprar mais on-line do que off-line.• Quer dar opinião sobre como um produto deveria ser ou reclama sobre o suporte on-line ao cliente.• Espera um novo tipo de experiência com sua marca tanto off-line quanto on-line.• Lê e cria críticas a produtos e publica opiniões sobre eles nas redes sociais.• Procura suporte para se conectar a pessoas parecidas ou que tem as mesmas idéias.• Os jovens consumidores fazem pesquisa na rede antes de comprar um produto ou serviço, e nestas pesquisas, as opiniões valem mais do que a publicidade.
  13. 13. Novo consumidor social Novo consumidor social CRM Tradicional X CRM Social Customer Relationship Management Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM TRADICIONAL estratégia de negócio com foco no cliente CRM SOCIALaumenta o espectro de possibilidades de relacionamento, informações e opiniões tornando-se monitoráveis, dando à empresa a possibilidade de resposta em tempo real.
  14. 14. Whuffie | o novo capital social Whuffie | o novo capital socialOs conteúdos publicados e compartilhados nas redes sociais influenciam na reputação da marca no meio digital.Estudos sobre marketing on-line no Vale do Silício, comprovam que as redessociais podem ter mais influência nas decisões dos clientes do que qualquer outra ferramenta de marketing. O novo capital social das empresas, a palavra WHUFFIE que representa a REPUTAÇÃO da empresa na web, é conseguido e cultivado por meio da interação da empresa e pessoas nas redes sociais.
  15. 15. Construindo Whuffie Construindo WhuffieVire o alto-falante para o outro lado: pare de falar e comece a ouvir.
  16. 16. Construindo Whuffie Construindo WhuffieTorne-se parte da comunidade que você serve e descubra quem você está servindo. Não sãotodas as pessoas. Então, saia do escritório e vápara a comunidade. Em vez de competir, torne a concorrência irrelevante. Mapeie seus hubs sociais.
  17. 17. Construindo Whuffie Construindo WhuffieSeja notável e crie experiências fantásticas para seus clientes. Projetar algo que funciona não é suficiente. Você precisa criar produtos memoráveis que as pessoas amem.
  18. 18. Construindo Whuffie Construindo WhuffieSete maneiras de criar experiências fantásticas para seus clientes:01) O brilho está nos detalhes.02) Supere as expectativas.03) Apele para as emoções.04) De um novo colorido ao seu produto.05) Seja experimental.06) Simplifique.07) Seja um catalisador social.
  19. 19. Construindo Whuffie Construindo WhuffieAbrace o caos. Não planeje demais. Aprenda a ser mais ágil e a reconhecer a magia de cada dia.
  20. 20. Construindo Whuffie Construindo Whuffie Encontre o seu propósito mais elevado. O capital social só ganha valor se você odistribuir. Descubra como você irá mandá-lopara a comunidade e faça-o com freqüência.
  21. 21. Mais importante do que investir em redessociais é dar um passo para trás e questionar opropósito de sua marca estar ali, a natureza das mídias sociais e a relação que terá com seus fãs. Muitas marcas iniciam suas atividades nas redes, sem uma estratégia definida, sem produção de conteúdo relevante, sem atualizações, ou ainda perfis que existem apenas para replicar posts de outros aplicativos.
  22. 22. Exercício para o próximo encontro:Descreva seu projeto em poucas palavras eindique uma rede social para ele, justificandosua escolha.Sócios, funcionários, amigos e clientes já existentes são o principal capitalsocial para alimentar a página, de início, e começar a conquistar novos fãs eseguidores organicamente.Para conquistar os primeiros fãs deve-se caprichar no conteúdo relevante,informativo e interessante. E sempre ser transparente e humano, dandopersonalidade ao seu perfil ou da sua marca.
  23. 23. Criado em 2003, por Mark Zuckerberg, um estudante do segundo ano de Harvard, o Facebook começou como um site exclusivo para os estudantes. Em 2006, qualquer pessoa com endereço de e-mail poderia se inscrever.Hoje, o aplicativo é um ponto de encontro mundial que reúne pessoas que se articulam para tudo (shows, futebol, música, educação). Vamos identificar as bases potenciais de marketing do Facebook!
  24. 24. Bases potenciais de marketing Bases potenciais de marketingCriar uma fan page – esta é a sua presença. É uma páginacrucial e a mais freqüentemente pesquisada da suapresença online. Partilhe sua empresa, que posição vocêocupa, sua formação.Brand Persona – quando uma marca assume na web, traçospróprios de personalidade, reações diferentes em cadasituação, estilo próprio, gostos e preferências musicais. Écomo uma pessoa que pode ser reconhecida e como quemum fã ou cliente pode ter como amigo na rede social.
  25. 25. Bases potenciais de marketing Bases potenciais de marketingPublicando mensagens – opções de retorno – curtir – comentar - compartilharPromover eventos – poste seus eventos de marketing, traga notícias daempresa para seus amigos, parceiros e para as pessoas em geral.Enviar mensagens – você pode enviá-las para um grupo mais cativo, aquelesque estão em sua rede, ou fora da sua rede. Envie mensagens para osaniversariantes.Realizar pesquisas – siga seus concorrentes e parceiros.Participar de grupos pertinentes –Criar uma estratégia de marketing – atividade constante e compartilhamentoativo são essenciais para o sucesso no Facebook.
  26. 26. Canais de venda (Landing Pages): Tecnisa | Groupalia | Reserva Informativo: Lufthansa Ações de marketing: Pão de açúcar (Livro de Aniversário)
  27. 27. O microblog Twitter foi fundado em 2006 pela Obvius Corporation de São Francisco.Funciona a partir de mensagens curtas – 140 caracteres – tweets – que são visualizadas por seus followers – seguidores. HOME | CONNECT | #DISCOVER
  28. 28. #dicas #twitter #dicas #twitter@usuárioRT (Retweets)#hashtagDM – direct message (mensagens privadas)trending topicencurtador de caracteres – migre.me | tinyURL.com | bit.lyaplicativos auxiliares: twitpic | twitcamgoogle adwords (Key Word Tool)
  29. 29. Case Nokia | Sociômetro Case Nokia | Sociômetro perda de mercado com a chegada do Iphone | AndroidUtilizando técnicas de marketing viral fez com que as pessoasprocurassem adicionar mais amigos, mandar mais mensagens e usar a hashtag #nokia, acumulando pontos. Pontos positivos:Um boom de crescimento em mídias sociais da empresa. O atode curtir a página no FB e seguir o perfil no TW, concedia mais pontos que as demais tarefas. Pontos negativos: Spam nas redes sociais.O vencedor era apenas quem conseguisse mais pontos, quemé mais popular nas redes sociais, ignorando boa parte de seusconsumidores reais. Milhares de pessoas perderam seu tempo e não ganharam nada.
  30. 30. Obrigado pela atenção! Thiago Fraga (21) 7753-8574 trfraga@gmail.comwww.facebook.com/trfraga Twitter: @trfraga

×