Regulação hormonal

16,920 views

Published on

1 Comment
16 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
16,920
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
380
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
1
Likes
16
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Regulação hormonal

  1. 1. CN9Prof. Tânia Reis
  2. 2. Complexo A partir da puberdade a hipotálamo- hipófise hipófise (sob controle do hipotálamo) liberta quantidades progressivamente crescentes de hormonas. Por ação destas hormonas, os testículos e os ovários são estimulados a produzir hormonas sexuais.
  3. 3.  Hormonas hipofisárias = LH (hormona luteinizante) e FSH (hormona folículo- estimulina) Hormonas Sexuais = Testosterona (), Estrogénios() e Progesterona().
  4. 4.  A produção de testosterona começa na 7ª semana de gestação, mas é interrompida após o nascimento para recomeçar na puberdade, atingindo o seu máximo por volta dos 20 anos e depois, diminuindo progressivamente.
  5. 5.  A produção de testosterona é controlada pelas hormonas hipofisárias: LH e FSH, produzidas e lançadas no sangue pela hipófise, controlada pelo hipotálamo – complexo hipotálamo-hipófise. Mecanismo de retroação / feedback negativo.
  6. 6. Mecanismo de retroação negativo/ feedback negativoAumento da Inibe o complexo Baixa a produção Inibem osprodução de hipotálamo- de hormonas testículostestosterona hipófise hipofisárias Aumenta a Estimula oEstimulam os produção de complexo Baixa a produção testículos hormonas hipotálamo- de testosterona hipofisárias hipófise
  7. 7.  A testosterona lançada na corrente sanguínea é responsável por:  Crescimento dos órgãos sexuais;  Aparecimento e desenvolvimento dos carateres sexuais secundários;  Produção de espermatozóides.
  8. 8.  No início da puberdade, os estrogénios e a progesterona controlam grande parte da estrutura e funções dos diferentes órgãos do sistema reprodutor:  Crescimento dos órgãos sexuais;  Aparecimento e desenvolvimento dos carateres sexuais secundários;  Produção de óvulos;  Transformações ao nível do endométrio.
  9. 9.  As hormonas ovárias controlam o ciclo uterino / mestrual.
  10. 10.  O hipotálamo produz uma hormona que atua sobre a hipófise e como resposta são produzidas hormonas hipofisárias (LH eFSH), que vão atuar sobre os ovários, regulando a produção de estrogénios e progesterona. Mecanismo de retroação
  11. 11. Actuam sobre o útero, sendo responsáveis pela fase proliferativa e secretoraAumento da Inibe o complexo Baixa a produçãoprodução de hipotálamo- de hormonas Inibem os ováriosestrogénios e hipófise hipofisáriasprogesterona Aumenta a Estimula o Baixa a produçãoEstimulam os produção de complexo de estrogénios e ovários hormonas hipotálamo- progesterona hipofisárias hipófise O útero deixa de ser estimulado e ocorre a fase menstrual.
  12. 12.  Exercícios página 42 Ficha de trabalho nº 2 (mail)

×