Ciclo sexual

14,973 views
14,494 views

Published on

0 Comments
13 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
14,973
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1,564
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
13
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Ciclo sexual

  1. 1. CN9Prof. Tânia Reis
  2. 2. • O ciclo sexual tem a duração média de 28 dias.• Por convenção, considera-se o 1º dia da menstruação como o início do ciclo sexual, podendo por isso também denominar-se de ciclo menstrual.• O Ciclo sexual compreende dois ciclos que ocorrem simultâneamente: – Ciclo ovárico – Ciclo uterino
  3. 3. • Compreende as transformações que ocorrem mensalmente nos ovários e que levam à formação e libertação do óvulo.
  4. 4. 1. Fase folicular: dura cerca de 14 dias e inicia-se com o desenvolvimento de alguns folículos primordiais, mas apenas um, normalmente, atinge a maturação.
  5. 5. 2. Ovulação: ocorre ao 14º dia e consiste na libertação do ovócito para as trompas de Falópio.
  6. 6. 3. Fase luteínica: dura cerca de 14 dias e inicia-se com a formação e o desenvolvimento do corpo amarelo (ou corpo lúteo), que resulta do que resta do folículo, permanecendo no ovário após a libertação do ovócito. No caso de não ocorrer a fecundação dá-se a regressão do corpo amarelo no fim do ciclo.
  7. 7. • Consiste no conjunto de mudanças que afetam mensalmente o endométrio, parede interna e esponjosa que permite a fixação do embrião.
  8. 8. 1. Fase menstrual: dura cerca de 5 dias e resulta da rutura dos vasos sanguíneos e descamação do endométrio. O sangue e os fragmentos de tecido do endométrio constituem a menstruação.
  9. 9. 2. Fase proliferativa: dura cerca de 9 dias, nos quais ocorre a reconstituição do endométrio e dos vasos sanguíneos.
  10. 10. 3. Fase secretora: dura cerca de 14 dias, nos quais as glândulas do endométrio produzem secreções, preparando o útero para a receção do embrião. A parede uterina interna atinge o máximo de espessura.
  11. 11. • O Ciclo Sexual é fundamental porque: – Permite que, normalmente, um único óvulo seja libertado dos ovários em cada mês, de forma a que um único embrião se desenvolva (ciclo ovárico); – Produz um endométrio suficientemente espesso e rico em nutrientes, de forma a proporcionar as condições adequadas a uma eventual gravidez (ciclo uterino).
  12. 12. • Exercícios página 43• Ficha informativa nº 1 (mail)• Ficha de trabalho nº 3 e 4 (mail)
  13. 13. Mapa de Conceitos Ciclos sexuais Ciclo ovárico Ciclo uterino Fase do corpo Fase Fase de Fase deFase folicular Ovulação amarelo menstrual reparação secreção
  14. 14. Ciclo Menstrual O ciclo menstrual compreende dois ciclos que ocorrem simultaneamente uterino - O ciclo ___________ e o ciclo ___________. ovárico Em cada um desses ciclos pode considerar-se uma sequência de fases: ovários Ciclo ovárico – decorre nos __________ e dele resulta, em regra, a formação de um _____________ em cada mês. ovócito útero mucosa uterina Ciclo uterino – decorre no __________ ficando a ________________ ou _____________ em condições de receber o embrião. endométrio
  15. 15. Os ciclos ovárico e uterino sucedem-se ao longo da vida da mulher, desde apuberdade até à menopausa, interrompendo-se, no entanto, temporariamente, seocorrer uma gravidez.Comenta a afirmação: “Existe um sincronismo entre o ciclo ovárico e o ciclo uterino”. reparaçãoQuando o ovário está na fase folicular, ocorre a fase de ___________ do útero;A _________________ acontece no final da fase de reparação; ovulaçãoQuando o ovário está na fase ___________________, o útero encontra-se na fase de de corpo amarelo______________. secreção
  16. 16. Porque existe sincronismo entre o ciclo ovárico e o ciclo uterino? As gónadas (ovários e testículos)  produzem gâmetas e hormonas sexuais As hormonas são substâncias químicas que são lançadas directamente no sangue, actuando nas células de órgãos que têm receptores para essas hormonas.
  17. 17. Ovários  segregam hormonas sexuais  são transportadas pelo sangue (estrogénios e progesterona) actuando nas células da mucosa uterina (endométrio)Testículos  segregam uma hormona  são transportadas pelo sangue sexual (testosterona) actuando nos próprios testículos e noutros órgãos Quem controla a produção de hormonas sexuais pelas gónadas?
  18. 18. Quem controla a produção de hormonas sexuais pelas gónadas?A produção de hormonas sexuais pelas gónadas é controlada por hormonas segregadas por uma glândula situada na zona inferior do encéfalo – a hipófise.No organismo humano existe uma comunicação química entre as células de diferentes órgãos, que é estabelecida pelas hormonas transportadas pelo sangue.
  19. 19. Durante o desenvolvimento folicular, os folículos produzem estrogénios ______________ e, por aumentaisso, a quantidade desta hormona no sangue _________________ gradualmente, ovulaçãoatingindo o máximo um dia antes da _______________ . abaixamento ovulaçãoVerifica-se um pequeno ______________ após a _______________, mas mantém-seainda em níveis relativamente elevados até ao momento em que o_________ ___________ entra em regressão. corpo amarelo estrogéniosApós a menstruação, o útero, estimulado pelos ______________, entra em fase de reparação_____________, aumentando a espessura do ______________________. endométrio progesteronaO corpo amarelo, formado após a ovulação, segrega ______________, além de estrogénios_________________, e, por isso, a concentração de progesterona no sangue atinge omáximo com o pleno funcionamento do _________ ____________. corpo amareloA progesterona também actua sobre o ________, acentuando-se, por isso, ainda mais úteroa preparação desse órgão para receber o novo ser. corpo amareloA regressão do _____________ ____________ tem como consequência o abaixamentoda concentração das hormonas ováricas no sangue. O útero deixa de ser estimuladoocorrendo a ___________________. menstruação

×