TOTVS Gestão Patrimonial - Bonum.Net

14,528 views
14,338 views

Published on

Este documento apresenta todas as funcionalidades e recursos disponíveis na versão .Net do TOTVS Gestão Patrimonial.

Published in: Technology
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
14,528
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
6
Actions
Shares
0
Downloads
480
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide
  • Nova Interface do Aplicativo • Nova MDI – Evolução Tecnológica Linha RM • Aplicação dos Recursos Globais na Nova Interface do Aplicativo Nova MDI – Vantagens Bonum.Net – Principais Vantagens
  • Nova MDI - Evolução Tecnológica Linha RM Ao longo dos últimos anos, a TOTVS vem trabalhamos na evolução de seus produtos, visando melhorar a gestão de resultado dos nossos clientes. À partir de 2004 todos os produtos da linha RM começaram a ser reescritos utilizando o que há de melhor e mais avançado da tecnologia Microsoft .NET. Utilizamos uma mesma base tecnológica de desenvolvimento, o que chamamos de ‘Framework RM’, onde garantimos o mesmo padrão de comportamento e qualidade para todos os produtos. Começamos com os cadastros. Falando especificamente dos processos administrativos de uma empresa, em 2009 começamos a migrar os processos do BackOffice. Nossa previsão para finalização da migração de todo o ERP é agora, 2011.
  • Aplicação dos Recursos Globais na Nova Interface do Aplicativo Uma das grandes vantagens do Bonum.Net, é a possibilidade de utilização dos recursos globais de formatação das visões. Destacamos: Agrupamento de informações na visão; Definição de colunas calculadas na visão; Definição de formatação condicional da visão; SQL como Anexo na visão; Gráfico anexo na visão; Geração de gráfico instantâneo na visão, entre outras funcionalidades globais.
  • Aplicação dos Recursos Globais na Nova Interface do Aplicativo Com a visão do Cadastro de Patrimônio migrada, os recursos globais podem ser aplicados possibilitando aos gestores análises dos processos e recursos individuais, não sendo necessário a formatação e impressão de documentos e relatórios. Os registros da visão do Cadastro de Patrimônio, bem como qualquer outro cadastro do Bonum.Net, podem ser agrupados por um ou mais campos. Exemplificamos o agrupamento pelos campos: Data de Aquisição e Valor de Aquisição Todos os campos disponíveis para visualização na visão, poderão ser utilizados neste recurso. Outra recurso de globais bem direcionado à gestão, é a formatação condicional da visão. No exemplo demonstrado, formatamos a visão para que os patrimônios com Valor de Aquisição inferior a R$ 1.000,00 sejam destacados. Qualquer campo disponível na visão, poderá ser utilizado na formatação condicional.
  • Aplicação dos Recursos Globais na Nova Interface do Aplicativo A possibilidade de criar uma coluna calculada nas visões migradas é outro grande recurso. Vejamos na visão do cadastro de produto. Foi criada uma coluna com a descrição: Preço Venda Sugerido, que corresponde ao Preço a Vista acrescido de 10%.
  • Aplicação dos Recursos Globais na Nova Interface do Aplicativo Execução de Consulta SQL na visão de registros. A consulta apresentada neste slide, demonstra o Valor Base Corrigido, Depreciação Mês e a Depreciação Acumulada Corrigida para os registros selecionados sem a necessidade de edição destes.
  • Aplicação dos Recursos Globais na Nova Interface do Aplicativo Execução de Gráficos na Visão de registros. Outro recurso de globais disponível para análises é a possibilidade de anexar e executar gráficos nas visões. Os gráficos anexos retornam informações distintas conforme o registro selecionado. O Gráfico apresentado neste slide, demonstra o Valor de Aquisição e Valor de Depreciação acumulada nos meses calculados para os registros selecionados sem a necessidade de edição destes.
  • Nova MDI - Vantagens Com um design muito mais intuitivo, a nova interface do aplicativo – MDI, foi modificada estando agora direcionada a processos, o que irá facilitar a interação dos usuários com o mesmo. Procuramos seguir as mesma estrutura do parametrizador. Os cadastros estão segmentados por processos de negócios, facilitando sua manutenção. Temos disponíveis do lado direito, os recursos de pesquisas globais (são as janelas anexas): Executar  criar atalhos para acessar processos específicos diretamente no desktop; TOTVS By You  procurar documentação de processos e funcionalidades no banco de conteúdo da TOTVS; Central de Pesquisa  procurar registros específicos na base de dados, com a possibilidade de serem abertos.
  • Bonum.Net – Principais Vantagens   Ex: - Novo Cadastro de Patrimônio, Utilização de cenários contábeis diferentes para o patrimônio , Liberação de Competência, Nova Integração Contábil, Utilização de Eventos Contábeis, Históricos de Alocações.
  • Cadastros (Evoluções / Novos Cadastros) Cadastro de Cálculos Cadastro de Cenários Cadastro de Grupo de Patrimônios Novo Cadastro de Patrimônios
  • Mudança na Máquina de Cálculo de Depreciações/Correções para o Bonum.Net Para atender às necessidades da nova máquina de cálculo do Bonum.Net, foi criado o cadastro de Cálculos. No Cadastro de Cálculos será configurado o Tipo de Cálculo; Cota Proporcional; Periodicidade para o Cálculo; Início Periodicidade e os Meses para o cálculo Possibilidade de processar os cálculos através do cadastro de cálculos Nos Grupos de Patrimônios estarão relacionados todos os cenários de cálculo desejados para o Patrimônio
  • Cadastro de Cenários – Novo Conceito para o Cadastro de Patrimônios No Cenário estarão relacionados o cálculo e a moeda. Em um mesmo Patrimônio podemos ter relacionados vários cenários, possibilitando visões gerenciais diversas com vários cálculos, moedas e contabilizações diferentes. Exemplo: Determinado Patrimônio pode possuir um cenário com o cálculo de depreciação contábil (de acordo com a norma contábil) e um cenário com o cálculo da depreciação conforme taxa fiscal.
  • Cadastro de Grupos de Patrimônios – Novo Conceito para o Cadastro de Patrimônios Nos Grupos de Patrimônios estarão relacionados todos os cenários de cálculo desejados para controle do Patrimônio
  • Cadastro de Grupos de Patrimônios – Novo Conceito para o Cadastro de Patrimônios Informações do Cadastro de Grupos do Patrimônio: Taxa Default para as depreciações do Patrimônio; Defaults Contábeis; Cenários de Cálculos (com seus respectivos eventos).
  • Novo Cadastro de Patrimônios – Estrutura Visando fornecer mais recursos para análise e gestão das empresas, bem como atender algumas necessidades não contempladas, a estrutura das tabelas do sistema de Gestão de Patrimônio foram modificadas para o Bonum.Net Nova Estrutura (Modelo totalmente flexível para o cadastro e cálculos dos Patrimônios) A Tabela Ipatrimonio = Cadastro de Patrimônios, associa-se à Tabela IgrupoPatrimonio = Grupo de Patrimônio A Tabela IgrupoPatrimonio = Grupo de Patrimônio, associa-se à Tabela IcenarioCalculo = Cenários que associa-se às tabelas Icalculo = Cálculo e Gmoeda = Moeda. Através da Nova Estrutura é possível obter uma organização da Tabela de Patrimônios com maior inteligência e flexibilidade para os cálculos, sem nenhum retrabalho de inclusão de cadastros. No Grupo de Contas estarão relacionados todos os cenários de cálculo desejados para o Patrimônio, com possibilidade de variações de cálculos, moedas e contabilização para um mesmo patrimônio, inclusive obtendo contabilizações diferenciadas para as aquisições, depreciações, correções, ocorrências e transferências, utilizando-se do novo recurso de Eventos Contábeis (as contas contábeis poderão estar definidas em vários cadastros do sistema, obtendo assim um grande leque de possibilidades para as contabilizações). Exemplificando: Situação 1 – Contabilizações Diferentes É possível ter em um mesmo grupo de Patrimônio, por exemplo Veículos, cenários diferenciados na intenção de obter contabilizações diferentes para Veículos Leves e Veículos Pesados, basta apenas criar defaults de cenários diferentes para o Grupo de Patrimônio Veículos, utilizando-se dos Eventos Contábeis (sendo um para veículos leves e outro para veículos pesados) cada um com as suas devidas contabilizações e particularidades para o processo de aquisição, depreciação e correção). Situação 2 – Cálculos de Moedas e Taxas Diferentes É possível obter em um mesmo patrimônio, cálculos de moedas e taxas totalmente diferentes, basta apenas criar cenários com moedas e cálculos diferenciados e associá-los ao Grupo de Patrimônio. Todos os cálculos serão visualizados no cadastro do Patrimônio, inclusive com as suas devidas contabilizações caso tenha sido informada.
  • Novo Cadastro de Patrimônios ( Visão Antiga x Visão Nova) Com a visão do Cadastro de Patrimônio migrada, os recursos globais podem ser aplicados possibilitando aos gestores análises dos processos e recursos individuais, tornando desnecessário em vários momentos a formatação e impressão de documentos e relatórios. No exemplo demonstrado, foi exemplificado o uso de um dos diversos recursos globais disponível para uso na visão de cadastros do Bonum.Net (Agrupamento de informações na Visão), conforme já demonstrado no tópico acima. Os registros da visão do Cadastro de Patrimônio, bem como qualquer outro cadastro do Bonum.Net, podem ser agrupados por um ou mais campos. Exemplificamos o agrupamento pelos campos: Data de Aquisição e Valor de Aquisição Todos os campos disponíveis para visualização na visão, poderão ser utilizados neste recurso. Outra recurso de globais bem direcionado à gestão, é a formatação condicional da visão. No exemplo demonstrado, formatamos a visão para que os patrimônios com Valor de Aquisição inferior a R$ 1.000,00 sejam destacados. Qualquer campo disponível na visão, poderá ser utilizado na formatação condicional.
  • Novo Cadastro de Patrimônios A visão do cadastro de patrimônios foi modificada retratando a tecnologia .Net As funcionalidades mais utilizadas possuem ícones específicos na parte superior da visão, o que permite um acesso rápido, tornando a execução dos processos mais ágil. Além disso essas funcionalidades podem ser acessadas também na opção |Processos|. O usuário poderá definir a melhor disposição das colunas de acordo com a sua necessidade momentânea, inclusive realizando combinações de agrupamento e quebras dos cabeçalhos das colunas, como citado no exemplo anterior, apenas arrastando os cabeçalhos das colunas ou clicando com o botão direito no cabeçalho da coluna desejada.
  • Novo Cadastro de Patrimônios A Nova Interface do Cadastro de Patrimônio, utiliza um padrão semelhante ao do Microsoft Outlook, onde as pastas são agrupadas em forma de árvore, facilitando a visualização e usabilidade dos dados.
  • Novo Cadastro de Patrimônios Veja a Nova Interface do Cadastro de Patrimônio Mais intuitiva Melhor Usabilidade Interface semelhante ao do Microsoft Outlook Disposição dos Grupos na posição vertical, facilitando a identificação dos dados
  • Novo Cadastro de Patrimônios Visualização clara e rápida das Moedas e Índices relacionadas ao patrimônio. È importante lembrar que no Bonum.Net, será possível relacionar um mesmo patrimônio à diversos cenários, obtendo assim cálculos em moedas e contabilizações diferentes. Apenas um cenário poderá ser configurado para ser integrado à contabilidade
  • Novo Cadastro de Patrimônios Visão de Cenários associados ao patrimônio, possibilitando o acesso rápido às sub pastas de Taxa Depreciação, Saldo do Cálculo Patrimonial e Cálculo Razão, facilitando às consultas ao patrimônio. Importante lembrar que no Bonum.Net, será possível relacionar um mesmo patrimônio à diversos cenários, obtendo assim cálculos em moedas e contabilizações diferentes. Apenas um cenário poderá ser configurado para ser integrado à contabilidade Na visão de Saldo do Cálculo Patrimonial, será possível visualizar claramente, sem necessidade de relatórios, a evolução do Saldo Patrimonial com todas as suas movimentações.
  • Novo Cadastro de Patrimônios Visão Garantias/Apólices de Seguros No Bonum.Net será possível: Cadastrar Apólices de Seguros com históricos para controle e possíveis consultas futuras e apuração de custos. Controlar Apólices em grupo, utilizando uma mesma apólice em vários patrimônios; Controle de mais de uma Apólice (para coberturas distintas) em um mesmo patrimônio
  • Novo Cadastro de Patrimônios As Apólices podem ser cadastradas com número, Descrição, Seguradora, Data de Início e Fim de Vigência, Valor Segurado, prêmio, Franquia, Beneficiário, Cobertura, Moeda, etc e associadas aos patrimônios.
  • Novo Cadastro de Patrimônios No Bonum.Net, as Garantias serão cadastradas com Data de Expiração e terão os seus históricos mantidos para possíveis controles de garantias estendidas (compra de garantia), prática comum no mercado atual.
  • Novo Cadastro de Patrimônios Visão e inclusão dos Defaults Contábeis para o Patrimônio, Rateio Gerencial e Rateio Gerencial (Reavaliação) Todo o processo de contabilização para o Bonum.Net foi reestruturado e passa a utilizar a flexibilidade do Evento Contábil (processo de Contabilização do Bonum.Net será demonstrado no tópico Integrações deste documento)
  • Novo Cadastro de Patrimônios Facilidade na visualização dos cálculos de depreciações/correções de todos os cenários cadastrados para o patrimônio dentro do Mês/Ano do Cálculo corrente, inclusive com suas contabilizações, sem necessidade de geração de relatórios, através da Pasta Cálculo Razão
  • Cadastro de Cálculos – Bonum.Net Apresentação de novas colunas na pasta Cálculos do Patrimônio, permitindo fácil entendimento dos cálculos que estão sendo processados para o Patrimônio em questão É importante lembrar que no Bonum.Net, os cálculos mensais serão processados e visualizados na aba cálculos do patrimônio através da execução de Processos | Cálculo de Depreciação na edição ou visão do patrimônio e/ou através de Utilitários | Liberação de Competência quando informado o parâmetro “Executar recálculo”.
  • Novo Cadastro de Patrimônios Mudança na Máquina de Cálculo de Depreciações/Correções para o Bonum.Net Modificado internamente a máquina de cálculo do sistema, para obter maior controle dos fechamentos de cálculos mensais e suas contabilizações, bem como melhoria de performance. No modelo antigo do sistema Gestão de Patrimônio – RM Bonum, após incluir um novo Patrimônio, todos os cálculos de depreciação e correção deste patrimônio eram demonstrados dentro do Ano Cálculo corrente na aba cálculos, sem execução processamentos, gerando muitas vezes dúvidas entre os valores calculados e demonstrados, dificultando os fechamentos mensais, principalmente quando o patrimônio possuía ocorrências no período analisado. No Bonum.Net, os cálculos mensais serão processados e visualizados na aba cálculos do patrimônio através da execução de Processos | Cálculo de Depreciação na edição ou visão do patrimônio e/ou através de Utilitários | Liberação de Competência quando informado o parâmetro “Executar recálculo”. O processo de Liberação de Competência atualiza o Ano/Mês dos cálculos para o próximo mês (neste momento o sistema calcula o Saldo Residual do Patrimônio do próximo mês para o então processar as depreciações/correções do período, garantindo os cálculos de cada mês a cada processamento, facilitando a visualização de possíveis ocorrências/fatos não incluídos) Para garantir que os saldos sejam gerados corretamente para o próximo mês na Liberação de Competência, é necessário antes de executar o processo, analisar: Se todas as ocorrências do período foram realizadas e seus valores conferidos; Se todas as integrações (Notas, Transferências, Aquisições ...) do período foram realizadas; Se todos os relatórios gerados tiveram seus valores conferidos; Se foi feito um backup da base. Conforme citado anteriormente, ainda é possível definir, no momento da Liberação de Competência, se deseja que o sistema execute o recálculo para o próximo mês e as ocorrências pendentes para o próximo mês, processando assim todos os recálculos necessários para o próximo período de cálculo. Caso os parâmetros não estejam marcados no momento da Liberação, o sistema irá mudar o Ano/Mês de Cálculo para o próximo período cálculo mas não irá calcular o Ano/Mês para os patrimônios. O cálculo poderá ser efetuado posteriormente através de Processos | Cálculo de Depreciação na visão de Patrimônios ou na edição de patrimônio.
  • Novo Cadastro de Patrimônios Ainda: Na Visão do Cadastro de Cálculos | Processos | Cálculo do Patrimônio
  • Novo Cadastro de Patrimônios Cálculo de Depreciação com Log Conforme citado em slide anterior, no Bonum.Net, para visualizar os cálculos mensais de Depreciação do Patrimônio, é necessário executar o processo Cálculo de Depreciação através do menu Processos | Cálculo de Depreciação, seja na visão de registro e/ou na edição deste e ainda na edição do cenário Processos | Calcular Cenário Na execução do processo, o sistema irá gerar Logs de execução Para abertura e consulta do Log, clique no botão indicado na figura.
  • Novo Cadastro de Patrimônios Visão e consulta de ocorrências na tela do patrimônio, inclusive com suas contabilizações
  • Novo Cadastro de Patrimônios Inclusão, Exclusão e Contabilização de Ocorrências : Menu Operações Patrimoniais | Ocorrências Inclusão de ocorrências (baixas, acréscimos e transferências monetárias): Visão de ocorrências | Ícone Processos no Cadastro de Patrimônio.
  • Cadastro de Patrimônios - Ocorrências Exclusão e Contabilizações de Ocorrências poderá ser efetuada: Menu | Operações Patrimoniais | Ocorrências | Processos; Visão de ocorrências | Ícone Processos na visão de Ocorrências
  • Novo Cadastro de Patrimônios O Bonum.Net registrará todos os Históricos de Controle efetuados pelo processo Transferência de Controle ocorridos para o Patrimônio por: Filial Departamento Centro de Custo Localização Responsável
  • Novo Cadastro de Patrimônios Antigo processo de Transferências Físicas foi migrado para o Bonum.Net como Transferência de Controle . A Transferência de Controle possibilita a transferência física dos bens para determinada filial, Departamento, Centro de Custo, Local e/ou Funcionário
  • Novo Cadastro de Patrimônios O processo Transferência de Controle poderá ser executado através de: Menu | Operações Patrimoniais | Transferência de Controle
  • Novo Cadastro de Patrimônios Ainda: Visão de Patrimônios | Processos | Transferência de Controle; Edição do Patrimônio | Processos | Transferência de Controle
  • Novo Cadastro de Patrimônios Além dos Históricos de Controle já existente no sistema, o Bonum.Net irá gerar Históricos de Alocação para os patrimônios. Os Históricos de Alocação poderão ser utilizados na gestão de custos, controlando inclusive data e hora das alocações. Tipos de Alocação disponível: Externa – Para determinado Cli/For Interna – Para determinada Filial, Departamento, Centro de Custo, Local, Responsável ou Fornecedor
  • Novo Cadastro de Patrimônios As alocações podem ser geradas na Edição do Patrimônio | Históricos de Alocação: Através do Ícone Incluir; Através de Processos| Alocação de Patrimônios
  • Novo Cadastro de Patrimônios Ainda: Através de Operações Patrimoniais | Alocar Patrimônios
  • Novo Cadastro de Patrimônios Visão Histórico Cálculo/Ocorrência Serão apresentados na Visão Histórico Cálculo/Ocorrências, todos os Históricos de Cálculos e Ocorrências anterior ao Mês/Ano de fechamento informado no processo de Fechamento de Período
  • Novo Cadastro de Patrimônios Visão Históricos Cálculo/Ocorrências No exemplo apresentado, o Fechamento de Período foi executado até o Mês/Ano = 06/2012, desta forma, o sistema gerou os Históricos de Cálculo/Ocorrências de todo o período anterior a esta data e manteve na visão de Cálculos/Ocorrências apenas as movimentações do Mês/Ano corrente que para o exemplo seria o 07/2012. Os Históricos serão acumulados a cada Fechamento de Período.
  • Processos (Evoluções / Novos Processos) • Log de Execução para os Cálculos do Patrimônio • Liberação de Competência • Transferência de Controle
  • Log de Execução para os cálculos do Patrimônio Lembrando que no Bonum.Net, os cálculos mensais dos patrimônios serão processados e demonstrados através de execução De Processos, estão disponível Logs de execução para consultas e conferências dos cálculos Para visualização do Bloco de Notas com todas as informações do Log, utilize o botão informado
  • Liberação de Competência O processo de Liberação de Competência atualiza o Ano/Mês dos cálculos para o próximo mês. Neste momento o sistema atualiza os valores bases dos Patrimônios sem necessidade de fechar o período. Caso existam ocorrências pendentes deve-se marcar a opção de execução das mesmas antes da Liberação. O recálculo dos Patrimônios também pode ser feito, marcando a opção “Executar Recálculo” . Para garantir que os saldos sejam gerados corretamente para o próximo mês na Liberação de Competência, é necessário antes de executar o processo, analisar: Se todas as ocorrências do período foram realizadas e seus valores conferidos; Se todas as integrações (Notas, Transferências, Aquisições ...) do período foram realizadas; Se todos os relatórios gerados tiveram seus valores conferidos; Se foi feito um backup da base. Conforme citado anteriormente, ainda é possível definir, no momento da Liberação de Competência, se deseja que o sistema execute o recálculo para o próximo mês e as ocorrências pendentes para o próximo mês, processando assim todos os recálculos necessários para o próximo período de cálculo. Caso os parâmetros não estejam marcados no momento da Liberação, o sistema irá mudar o Ano/Mês de Cálculo para o próximo período cálculo mas não irá calcular o Ano/Mês para os patrimônios. O cálculo poderá ser efetuado posteriormente através de Processos | Cálculo de Depreciação na visão de Patrimônios ou na edição de patrimônio.
  • Vantagens da Liberação de Competência O sistema passa a trabalhar mensalmente com o conceito de competência, desta forma o controle do imobilizado terá os seus fechamentos em paralelo com a contabilidade, permitindo assim maior integridade entre as gestões de imobilizado e a contabilidade. O sistema passa a permitir que exista mais de um período de cálculo mês/ano em aberto. Desta forma não será mais necessário que seja feito o fechamento do período para que a depreciação do próximo mês/ano seja calculada.
  • Transferência de Controle Antigo processo de Transferência Física foi migrado para o Bonum.Net como Transferência de Controle com todas as vantagens do plataforma .Net A Transferência de Controle possibilita a transferência física dos bens para determinada filial, Departamento, Centro de Custo, Local e/ou Funcionário, alterando as informações do cadastro do patrimônio
  • Transferência de Controle O processo Transferência de Controle poderá ser executado através de: Menu | Operações Patrimoniais | Transferência de Controle
  • Transferência de Controle Ainda: Visão de Patrimônios | Processos | Transferência de Controle; Edição do Patrimônio | Processos | Transferência de Controle
  • Integrações • Gestão de Materiais - Compras • Gestão Contábil
  • Utilitários – Integrar Aquisições de Compras No antigo modelo, a integração com o Gestão de Compras possuíam 4 (quatro) abas ( Opções de Seleção, Opções de Integração, Tipo de Campos e Outros dados) que permitia o usuário preenchê-las para que o processo de Integração fosse realizado. No Bonum.net este processo foi dividido em 6 (seis) etapas. Sendo que na primeira deve ser informada o tipo de data que deseja filtrar , a data inicial e final da nota e\\ou número do documento.
  • Utilitários – Integrar Aquisições Compras Ao clicar em avançar o sistema permite também selecionar Filiais. Para o campo Tipo de Movimento (são apresentados apenas movimento referentes à integração do gestão de compras com o gestão patrimonial) e o determinado Fornecedor que deseja buscar as informações. Avançando o processo é apresentada a tela de “seleção de notas”, onde serão exibidas notas conforme as opções previamente definidas. A nota desejada deverá ser selecionada e posteriormente clicar em “ok”.
  • Utilitários – Integrar Aquisições Compras Sistema permite definir qual será a descrição e valor do patrimônio.
  • Utilitários – Integrar Aquisições Compras As opções de integrações continuam com o mesmo comportamento do Bonum.exe, com exceção da “Gerar código do patrimônio e número do patrimônio automaticamente” , que anteriormente ao desmarcar, o usuário informava um código de patrimônio e um código de bem para todos os bens que seriam integrados (o sistema apresentava uma janela para serem inseridos os dois campos no momento da integração). No Bonum.Net, quando o usuário optar por gerar o código e número do patrimônio automaticamente o processo de integração é concluído normalmente. Porém ao final será apresentada a seguinte mensagem: “Os patrimônios gerados a partir dos produtos pertencentes a nota xxx deverão ter seus códigos e números preenchidos. Este procedimento deverá ser realizado através do processo de integração de aquisições pendentes”
  • Utilitários - Integrar Aquisições Pendentes As integrações pendentes são apresentadas no menu Utilitários \\Integrar Aquisições Pendentes. Onde o usuário deverá editar a integração desejada, inserir as informações que ficaram pendentes para o cadastro de patrimônio, salvar e posteriormente realizar sua integração através de Processos \\ Integrações de aquisições pendentes.
  • Exclusão de Patrimônio originado do Gestão de Compras Ao realizar exclusão de patrimônio originado do Gestão de Compras, o sistema irá automaticamente excluir todos registros vinculados aquela nota.
  • Contabilização | Evento Contábil Conforme citado anteriormente, as contabilizações para o Bonum.Net serão geradas, utilizando a flexibilidade e inteligência dos Eventos Contábeis. Definição para cálculo de Valor à partir de Fórmula ou Percentual; Definição para a Aplicação de Centro de Custo; Definição para busca de Filial, Departamento e Centro de Custo em tabelas diversas.
  • Contabilização | Evento Contábil O Uso do Evento Contábil traz uma série de possibilidades para as Contabilizações como a origem da Conta Definição para a Busca de Defaults Contábeis na Filial, Centro de Custo, Departamento, Grupo Patrimônio, Cenário Patrimônio e Conta do Processo de Contabilização; Definição para Obtenção de Débito ou Crédito para a contabilização.
  • Contabilização | Evento Contábil Possibilidade de utilização do rateio gerencial do patrimônio para as contabilizações
  • Classificação do Evento Contábil Os Eventos devem ser classificados quanto ao processo que será utilizado para posterior vínculo ao cenário / Grupo de Patrimônio
  • Vínculo do Evento Contábil ao Cenário Os Eventos serão vinculados ao cenário que está associado ao grupo de patrimônio A associação será baseada na classificação do evento contábil, ou seja, o evento contábil de Aquisição deve estar associado a classificação contábil de contabilização do patrimônio Aquisição. Observação: Ao incluir patrimônios com o grupo de patrimônio que possui eventos associados, este estará pronto para ser contabilizado.
  • Execução do Processo de Contabilização:   Contabilizando Aquisições Ao incluir patrimônio com a opção “Contabilizar Aquisição” marcada será chamada a tela de contabilização; Caso não queira contabilizar durante a aquisição pode-se cancelar o processo de contabilização e, posteriormente, chamar a contabilização selecionando o patrimônio (a partir da visão de patrimônio) e acessar Processos/Contabilização/Contabilização de Aquisição Patrimonial ou editar o patrimônio e acessar os Processos. Ao incluir patrimônio com a opção “Contabilizar Aquisição” desmarcada o mesmo não poderá ser contabilizada. Em nenhum momento será contabilizado. Para visualizar a contabilização na edição do patrimônio, editar o cenário ou através da pasta Contabilização/Visualizar Contabilizações. Para excluir a contabilização deve-se selecionar o patrimônio (na visão de patrimônio) e acessar Processos/ Contabilização/Desfazer Contabilização de Aquisição. Nesta momento a contabilização do patrimônio passará a ser pendente.
  • Execução do Processo de Contabilização:   Contabilizando Ocorrências Durante o processo de ocorrência (baixa, acréscimo e transferência monetária) deve-se marcar a opção Contabilizar Ocorrência. Neste momento a ocorrência ficará com a contabilização pendente e deverá ser executada antes da liberação de competência. A criação dos lançamentos respeitará as informações definidos no evento contábil;
  • Execução do Processo de Contabilização:   Contabilizando Ocorrências Para chamar o processo de contabilização pode-se selecionar a ocorrência na visão de ocorrências e acessar Processos/Contabilização – Acréscimo ou Baixa ou Transferência Monetária (dependendo de qual ocorrência foi realizada) Outro local que pode ser chamado processo é editando o Patrimônio, ir na aba Ocorrências, selecionar a ocorrência e acessar Processos/Contabilização – Acréscimo ou Baixa ou Transferência Monetária (dependendo de qual ocorrência foi realizada); Para visualizar a contabilização pode-se editar a ocorrência da aba Ocorrências do Patrimônio e acessar a opção “Visualizar a Contabilização da ocorrência” ou a partir da visão de ocorrências realizadas em Operações Patrimoniais Consulta/Cancela; Para desfazer a contabilização deve-se selecionar a ocorrência na aba Ocorrências do Patrimônio e acessar Processos/Desfazer Contabilização. Neste momento a ocorrência ficará pendente.
  • Execução do Processo de Contabilização:   Contabilizando Transferência de Controle Durante o processo de transferência de controle deve-se marcar a opção “Contabilizar Transferência”. Neste momento a transferência ficará com a contabilização pendente e deverá ser executada antes da liberação de competência. O processo de contabilização da transferência poderá ser executado somente a partir da visão de transferências realizadas em Operações Patrimoniais/Consulta de Transferência de Controle; Deve-se selecionar a transferência pendente e ir em Processos/Contabilização/Contabilização de Transferência de Controle. Para visualizar a contabilização pode-se editar a transferência de controle em Operações Patrimoniais/Consulta de Transferência de Controle e acessar a aba de contabilização. Para desfazer a contabilização deve-se selecionar a transferência desejada e acessar Processos/Contabilização/Desfazer Contabilização. Neste momento a transferência ficará como pendente.
  • Execução do Processo de Contabilização:   Contabilizando Depreciações/Correções O processo deverá ser executado a partir da opção Contabilização/Contabilizar Depreciação-Correção;. A visualização dos lançamentos de depreciação/correção poderão ser visualizados a partir da tela Visualizar Contabilizações do menu Contabilização. Para desfazer a contabilização deve-se executar o processo Desfazer contabilização em Contabilização/ Desfazer Contabilização Depreciação /Correção.
  • Desfazendo a Contabilização de Aquisições Para desfazer a contabilização deve-se executar o processo Desfazer contabilização em Processos| Contabilização/ Desfazer Contabilização de Aquisição. Caso os lançamentos já estejam integrados ao lote oficial da contabilidade, será necessário utilizar o processo de Solicitar a Exclusão da Contabilização (Via Tarefa).
  • Desfazendo a Contabilização de Depreciações/Correções Para desfazer a contabilização deve-se executar o processo Desfazer contabilização em Contabilização/ Contabilização Patrimonial. Caso os lançamentos já estejam integrados ao lote oficial da contabilidade, será necessário utilizar o processo de Solicitar a Exclusão da Contabilização (Via Tarefa).
  • Desfazendo a Contabilização de Ocorrências Para desfazer a contabilização das ocorrências, deve-se executar o processo Desfazer contabilização na visão de ocorrências | Processos | Desfazer Contabilização Caso os lançamentos já estejam integrados ao lote oficial da contabilidade, será necessário utilizar o processo de Solicitar a Exclusão da Contabilização (Via Tarefa).
  • Integração com o Sistema Contábil Pode-se realizar a integrações de contabilizações separadamente ou em conjunto de todas as operações patrimoniais contabilizadas (Aquisição, Depreciação/Correção, Ocorrências, Transferência Monetária) Após integrar a contabilização com o Sistema Contábil pode-se verificar os lançamentos diretamente no lote “n” no sistema contábil.
  • Solicitar a Exclusão da Contabilização (Via Tarefa) para Contabilização das Aquisições Caso deseje excluir contabilizações de Aquisições já integrados ao lote oficial da contabilidade, será necessário utilizar o processo de Solicitação de Exclusão de Contabilização (Via Tarefa). O sistema irá gerar uma Tarefa de Solicitação de Exclusão para a contabilização em questão no sistema de Gestão Contábil, que será analisada. Caso executada, as contabilizações serão excluídos do lote contábil e a aquisição do patrimônio poderá ser executada novamente.
  • Solicitar a Exclusão da Contabilização (Via Tarefa) para Contabilização de Ocorrências Caso deseje excluir contabilizações de ocorrências já integrados ao lote oficial da contabilidade, será necessário utilizar o processo de Solicitação de Exclusão de Contabilização (Via Tarefa). O sistema irá gerar uma Tarefa de Solicitação de Exclusão para a contabilização em questão no sistema de Gestão Contábil, que será analisada. Caso executada, as contabilizações serão excluídos do lote contábil e a ocorrência poderá ser executada novamente.
  • Solicitar a Exclusão da Contabilização (Via Tarefa) para Contabilização de Depreciações/Correções Caso deseje excluir contabilizações de Depreciações/Correções já integrados ao lote oficial da contabilidade, será necessário utilizar o processo de Solicitação de Exclusão de Contabilização (Via Tarefa). O sistema irá gerar uma Tarefa de Solicitação de Exclusão para a contabilização em questão no sistema de Gestão Contábil, que será analisada. Caso executada, as contabilizações serão excluídos do lote contábil e a contabilização da correção/depreciação poderá ser executada novamente.
  • Acompanhamento de Tarefas É possível acompanhar o status das Solicitações de Exclusão de Contabilizações (Via Tarefas) geradas para o sistema de Gestão Contábil através de Contabilização | Acompanhamento Tarefas
  • Configurações e Procedimentos • Configurações • Procedimentos
  • Configurações: Instalação da Biblioteca release 11.50 Instalação do RM Reports release 11.50 Instalação dos Produtos release 11.50: Gestão de Patrimônio Gestão de Compras, Faturamento e Estoque Gestão Contábil
  • Procedimentos: Conversão da Base de Dados para Release 11.50 (SERÃO APRESENTADAS AS TELAS A SEGUIR NO PROCESSO DE CONVERSÃO) ANTES DE EXECUTAR A CONVERSÃO, faça leitura do documento “COMO FAZER - ROTEIRO DE CONVERSÃO BONUM.Net”. O PROCESSO DE CONVERSÃO É IRREVERSÍVEL E NÃO MAIS POSSIBILITARÁ O ACESSO ÀS FUNCIONALIDADES NÃO MIGRADAS
  • Procedimentos: Atualizar Estatísticas da Base de Dados na conversão da Base de Dados
  • Procedimentos : Faça download do documento “TOTVS Gestão Patrimonial_Net.rar” para conhecer as novidades do módulo. RECOMENDÁ-SE a Liberação da Competência antes da realização da Conversão.
  • TOTVS Gestão Patrimonial - Bonum.Net

    1. 1. <ul><li>Bonum.Net - Evolução da Gestão Patrimonial </li></ul>GDP Controladoria - Setembro / 2011
    2. 2. <ul><li>Bonum.Net - Evolução da Gestão Patrimonial </li></ul>Índice <ul><li>Nova Interface do Aplicativo </li></ul><ul><li>Cadastros (Evoluções / Novos Cadastros ) </li></ul><ul><li>Processos (Evoluções / Novos Processos) </li></ul><ul><li>Integrações </li></ul><ul><li>Configurações e Procedimentos </li></ul>I) Nova Interface do Aplicativo <ul><li>• Nova MDI – Evolução Tecnológica Linha RM </li></ul><ul><li>• Aplicação dos Recursos Globais na Nova Interface do Aplicativo </li></ul><ul><li>Nova MDI – Vantagens </li></ul><ul><li>Bonum.Net – Principais Vantagens </li></ul>TOTVS - Gestão de Patrimônio
    3. 3. Nova MDI - Evolução Tecnológica Linha RM <ul><li>Nova Interface do Aplicativo </li></ul>FRAMEWORK 2.0 Novo BackOffice DOS DELPHI Todo ERP Migrado para .NET 1986 1997 2004 2011 2009
    4. 4. <ul><li>Aplicação dos Recursos Globais na Nova Interface do Aplicativo </li></ul><ul><li>Uma das grandes vantagens do Bonum.Net, é a possibilidade de utilização dos recursos globais de formatação das visões, destacamos: </li></ul><ul><ul><li>Agrupamento de informações na visão </li></ul></ul><ul><ul><li>Definição de formatação condicional da visão </li></ul></ul><ul><ul><li>Definição de colunas calculadas na visão </li></ul></ul><ul><ul><li>SQL como Anexo na Visão </li></ul></ul><ul><ul><li>Gráfico anexo na visão </li></ul></ul><ul><ul><li>Geração de gráfico instantâneo na visão </li></ul></ul>Nova Interface do Aplicativo
    5. 5. Nova Interface do Aplicativo Aplicação de Recursos Globais na Nova Interface do Aplicativo Novo Cadastro de Patrimônio Possibilidade de agrupar as informações da visão por um ou mais campos Definição de formatação condicional da visão
    6. 6. Nova Interface do Aplicativo Definição de Coluna Calculada na Visão Aplicação de Recursos Globais na Nova Interface do Aplicativo Novo Cadastro de Patrimônio
    7. 7. Nova Interface do Aplicativo Aplicação dos Recursos Globais na Nova Interface do Aplicativo Execução de Consulta SQL na visão de registros. A consulta apresentada neste slide, demonstra o Valor Base Corrigido, Depreciação Mês e a Depreciação Acumulada Corrigida para os registros sem a edição destes.
    8. 8. Nova Interface do Aplicativo Aplicação dos Recursos Globais na Nova Interface do Aplicativo Execução de Gráficos na visão de registros. O Gráfico apresentado neste slide, demonstra o Valor de Aquisição e Valor de Depreciação acumulada nos meses calculados para os registros selecionados sem a necessidade de edição destes.
    9. 9. Nova Interface do Aplicativo Nova MDI - Vantagens Direcionada a Processos Disponibilidade dos Recursos Globais ( janelas anexas ) Cadastros Segmentados
    10. 10. <ul><li>Funcionalidades (Evoluções/Novos Processos) </li></ul><ul><li>Bonum.Net – Principais Vantagens </li></ul>Exclusão da contabilização de patrimônio através de Solicitação de Tarefa Utilização de cenários de cálculos e moedas diferentes para o patrimônio Utilização de Eventos Contábeis Histórico de Alocações Liberação de Competência Nova Integração Contábil
    11. 11. <ul><li>Bonum.Net - Evolução da Gestão Patrimonial </li></ul>Índice <ul><li>Nova Interface do Aplicativo </li></ul><ul><li>Cadastros (Evoluções / Novos Cadastros ) </li></ul><ul><li>Processos (Evoluções / Novos Processos) </li></ul><ul><li>Integrações </li></ul><ul><li>Procedimentos e Configurações </li></ul>TOTVS - Gestão de Patrimônio <ul><li>Cadastro de Cálculos </li></ul><ul><li>Cadastro de Cenários </li></ul><ul><li>Cadastro de Grupo de Patrimônios </li></ul><ul><li>Novo Cadastro de Patrimônios </li></ul>II) Cadastros (Evoluções / Novos Cadastros)
    12. 12. <ul><li>Cadastros (Evoluções/Novos Cadastros) </li></ul><ul><li>Cadastro de Cálculos </li></ul>Mudança na Máquina de Cálculo de Depreciações/Correções para o Bonum.Net Para atender às necessidades da nova máquina de cálculo do Bonum.Net, foi criado o cadastro de Cálculos. No Cadastro de Cálculos será configurado o Tipo de Cálculo; Cota Proporcional; Periodicidade para o Cálculo; Início Periodicidade e os Meses para o Cálculo Possibilidade de realização dos cálculos utilizando o processo “Cálculo do Patrimônio
    13. 13. <ul><li>Cadastros (Evoluções/Novos Cadastros) </li></ul><ul><li>Cadastro de Cenários </li></ul>No Cenário estarão relacionados os cálculos e a moedas desejados para controle do patrimônio. Em um mesmo Patrimônio podemos ter relacionados vários cenários, possibilitando visões gerenciais diversas com vários cálculos, moedas e contabilizações diferentes. Exemplo: Determinado Patrimônio pode possuir um cenário com o cálculo de depreciação contábil (de acordo com a norma contábil) e um cenário com o cálculo da depreciação fiscal (conforme taxa fiscal definida pelo imposto de renda)
    14. 14. <ul><li>Cadastros (Evoluções/Novos Cadastros) </li></ul><ul><li>Cadastro de Grupos de Patrimônios </li></ul>Nos Grupos de Patrimônios estarão relacionados todos os cenários de cálculo desejados para controle do Patrimônio
    15. 15. <ul><li>Cadastros (Evoluções/Novos Cadastros) </li></ul><ul><li>Cadastro de Grupos de Patrimônios </li></ul><ul><li>Informações do Cadastro de Grupos do Patrimônio : </li></ul><ul><li>Taxa Default para as depreciações do Patrimônio; </li></ul><ul><li>Defaults Contábeis; </li></ul><ul><li>Cenários de Cálculos (com seus respectivos eventos). </li></ul>
    16. 16. <ul><li>Cadastros (Evoluções/Novos Cadastros) </li></ul><ul><li>Novo Cadastro de Patrimônios – Estrutura </li></ul>A O ASSOCIAR Patrimônio Grupo Patrimônio Cenário A Cenário B Cálculo Patrimônio A Cálculo Patrimônio B Moeda A Calculo A Moeda B Calculo B Calculo A Moeda B Calculo B Moeda A
    17. 17. Nova Interface do Aplicativo Novo Cadastro de Patrimônios Possibilidade de agrupar as informações da visão por um ou mais campos Visão Nova Visão Antiga
    18. 18. <ul><li>Cadastros (Evoluções/Novos Cadastros) </li></ul><ul><li>Novo Cadastro de Patrimônios </li></ul>Funcionalidades mais utilizadas com ícones específicos, que proporciona maior agilidade na execução dos processos Possibilidade de abrir simultaneamente vários anexos do cadastro, podendo colocá-las lado a lado, empilhadas ou em cascata de forma a facilitar análises
    19. 19. <ul><li>Cadastros (Evoluções/Novos Cadastros) </li></ul><ul><li>Novo Cadastro de Patrimônios </li></ul>Disposição das ‘pastas’ na posição horizontal Disposição dos Grupos na posição vertical Interface Nova Interface Antiga
    20. 20. <ul><li>Cadastros (Evoluções/Novos Cadastros) </li></ul><ul><li>Novo Cadastro de Patrimônios </li></ul><ul><li>Mais intuitiva </li></ul><ul><li>Melhor Usabilidade </li></ul><ul><li>Interface semelhante ao do Microsoft Outlook </li></ul><ul><li>Disposição dos Grupos na posição vertical, facilitando a identificação dos dados </li></ul>Vantagens da Nova Interface
    21. 21. <ul><li>Cadastros (Evoluções/Novos Cadastros) </li></ul><ul><li>Novo Cadastro de Patrimônios – Visão de Moedas e Índices </li></ul>Visualização clara e rápida das Moedas e Índices relacionados ao patrimônio
    22. 22. <ul><li>Cadastros (Evoluções/Novos Cadastros) </li></ul><ul><li>Novo Cadastro de Patrimônios - Cenários para os Cálculos </li></ul>Visão de Cenários, possibilitando consultas rápidas às Taxas de Depreciação, Saldo do Cálculo Patrimonial e Cálculo Razão
    23. 23. <ul><li>Cadastros (Evoluções/Novos Cadastros) </li></ul><ul><li>Novo Cadastro de Patrimônio – Apólices de Seguros </li></ul>Cadastro de Apólices de Seguros com históricos para controle e possíveis consultas futuras / apuração de custos; Possibilidade de controlar Apólices em grupo, utilizando uma mesma apólice em vários patrimônios; Controle de mais de uma Apólice (para coberturas distintas) em um mesmo patrimônio.
    24. 24. <ul><li>Cadastros (Evoluções/Novos Cadastros) </li></ul><ul><li>Novo Cadastro de Patrimônio – Apólices de Seguros </li></ul>Inclusão de Apólices / Associação de Apólice ao Patrimônio
    25. 25. <ul><li>Cadastros (Evoluções/Novos Cadastros) </li></ul><ul><li>Novo Cadastro de Patrimônio – Garantias </li></ul>As Garantias serão cadastradas com Data de Expedição e terão os seus históricos mantidos para possíveis controles de garantias estendidas (compra de garantia), prática comum no mercado atual.
    26. 26. <ul><li>Cadastros (Evoluções/Novos Cadastros) </li></ul><ul><li>Novo Cadastro de Patrimônio – Contabilidade </li></ul>Visão e inclusão dos Defaults Contábeis para o Patrimônio, Rateio Gerencial e Rateio Gerencial (Reavaliação) Todo o processo de contabilização para o Bonum.Net foi reestruturado e passa a utilizar a flexibilidade do Evento Contábil (processo de Contabilização do Bonum.Net será demonstrado no tópico Integrações deste documento)
    27. 27. <ul><li>Cadastros (Evoluções/Novos Cadastros) </li></ul><ul><li>Novo Cadastro de Patrimônio – Cálculo Razão </li></ul>Facilidade na visualização dos cálculos de depreciações e correções de todos os cenários do Patrimônio dentro do Mês/Ano do Cálculo corrente Contabilizações
    28. 28. <ul><li>Cadastros (Evoluções/Novos Cadastros) </li></ul><ul><li>Visão de Cálculos </li></ul>Apresentação de novas colunas na pasta Cálculos dentro do Patrimônio, permitindo fácil entendimento dos cálculos que estão sendo processados para o Patrimônio em questão É importante lembrar que no Bonum.Net, os cálculos mensais são visualizados dentro do Patrimônio na aba “Cálculos/Ocorrências” opção “Cálculo Razão”. Os cálculos podem ser executados pelo menu Processos | Cálculo de Depreciação na edição ou visão do patrimônio e/ou através de Utilitários | Liberação de Competência quando marcado o parâmetro “Executar recálculo”.
    29. 29. <ul><li>Cadastros (Evoluções/Novos Cadastros) </li></ul><ul><li>Novo Cadastro de Patrimônio – Cálculo Razão </li></ul>Ou Utilitários | Liberação de Competência quando informado o parâmetro “Executar recálculo” Cálculos mensais processados através de: Processos | Cálculo de Depreciações
    30. 30. <ul><li>Cadastros (Evoluções/Novos Cadastros) </li></ul><ul><li>Novo Cadastro de Patrimônio – Cálculo Razão </li></ul>Ainda: Na Visão do Cadastro de Cálculos | Processos | Cálculo do Patrimônio
    31. 31. <ul><li>Cadastros (Evoluções/Novos Cadastros) </li></ul><ul><li>Novo Cadastro de Patrimônio – Cálculo Razão com Log de Execução </li></ul>Logs de execução dos Cálculos Processos | Cálculo de Depreciações Para visualização do Bloco de Notas com todas as informações do Log, utilize o botão informado
    32. 32. <ul><li>Cadastros (Evoluções/Novos Cadastros) </li></ul><ul><li>Cadastro de Patrimônio – Ocorrências </li></ul>Visão e Consulta de Ocorrências e suas contabilizações
    33. 33. <ul><li>Cadastros (Evoluções/Novos Cadastros) </li></ul><ul><li>Cadastro de Patrimônio – Ocorrências </li></ul>Inclusão, Exclusão e Contabilização de Ocorrências através do Menu Operações Patrimoniais | Ocorrências Inclusão de Ocorrências através da Visão de Ocorrências | Ícone Processos no cadastro de Patrimônio
    34. 34. <ul><li>Cadastros (Evoluções/Novos Cadastros) </li></ul><ul><li>Cadastro de Patrimônio – Ocorrências </li></ul>Exclusão e Contabilizações de Ocorrências em: Menu Operações Patrimoniais | Ocorrências | Processos Ainda na Visão de Ocorrências | Processos
    35. 35. <ul><li>Cadastros (Evoluções/Novos Cadastros) </li></ul><ul><li>Cadastro de Patrimônio – Histórico de Controle </li></ul>O Bonum.Net registrará todos os Históricos de Controle efetuados. Mais detalhes sobre Transferência de Controle no tópico Processos (Evoluções / Novos Processos) deste documento
    36. 36. <ul><li>Cadastros (Evoluções/Novos Cadastros) </li></ul><ul><li>Cadastro de Patrimônio – Histórico de Controle </li></ul>Antigo processo de Transferências Físicas foi migrado para o Bonum.Net como Transferência de Controle . A Transferência de Controle possibilita a transferência física dos patrimônios para determinada filial, Departamento, Centro de Custo, Local e/ou Funcionário
    37. 37. <ul><li>Cadastros (Evoluções/Novos Cadastros) </li></ul><ul><li>Cadastro de Patrimônio – Histórico de Controle </li></ul>A Transferência de Controle poderá ser executada através: Menu Operações Patrimoniais | Transferência de Controle
    38. 38. <ul><li>Cadastros (Evoluções/Novos Cadastros) </li></ul><ul><li>Cadastro de Patrimônio – Histórico de Controle </li></ul>Ainda: Visão de Patrimônios | Processos | Transferência de Controle Ou na Edição do Patrimônio | Processos | Transferência de Controle
    39. 39. <ul><li>Cadastros (Evoluções/Novos Cadastros) </li></ul><ul><li>Cadastro de Patrimônio – Histórico de Alocação (Novo Controle) </li></ul>Visão de Históricos de Alocação por Filial, Departamento, Centro de Custo, Localidade, Responsável e Fornecedor
    40. 40. <ul><li>Cadastros (Evoluções/Novos Cadastros) </li></ul><ul><li>Cadastro de Patrimônio – Histórico de Alocação (Novo Controle) </li></ul><ul><li>As Alocações podem ser geradas na Edição do Patrimônio | Históricos de Alocação: </li></ul><ul><li>Através do Ícone Incluir ou </li></ul><ul><li>Através de Processos| Alocação de Patrimônios </li></ul>
    41. 41. <ul><li>Cadastros (Evoluções/Novos Cadastros) </li></ul><ul><li>Cadastro de Patrimônio – Histórico de Alocação (Novo Controle) </li></ul>Ainda: Através de Operações Patrimoniais | Alocar Patrimôn ios
    42. 42. <ul><li>Cadastros (Evoluções/Novos Cadastros) </li></ul><ul><li>Cadastro de Patrimônio – Histórico de Cálculo/Ocorrência </li></ul>Serão apresentados na Visão Históricos Cálculo/Ocorrência, todos os Históricos de Cálculo e Históricos de Ocorrências anterior ao Mês/Ano de fechamento informado no processo de Fechamento de Período
    43. 43. <ul><li>Cadastros (Evoluções/Novos Cadastros) </li></ul><ul><li>Cadastro de Patrimônio – Histórico de Cálculo/Ocorrência </li></ul>Visão Histórico de Ocorrência Visão Históricos de Cálculo
    44. 44. <ul><li>Bonum.Net - Evolução da Gestão Patrimonial </li></ul>Índice <ul><li>Nova Interface do Aplicativo </li></ul><ul><li>Novo Modelo BackOffice </li></ul><ul><li>Cadastros (Evoluções / Novos Cadastros ) </li></ul><ul><li>Processos (Evoluções / Novos Processos) </li></ul><ul><li>Integrações </li></ul><ul><li>Configurações e Procedimentos </li></ul>IV) Processos (Evoluções / Novos Processos) • Log de Execução para os Cálculos do Patrimônio • Liberação de Competência • Transferência de Controle TOTVS - Gestão de Patrimônio
    45. 45. <ul><li>Log de Execução para os cálculos do Patrimônio </li></ul><ul><li>Processos (Evoluções / Novos Processos) </li></ul>Lembrando que no Bonum.Net, os cálculos mensais dos patrimônios serão processados e demonstrados através de execução De Processos, estão disponíveis Logs de execução para consultas e conferências dos cálculos Para visualização do Bloco de Notas com todas as informações do Log, utilize o botão informado
    46. 46. <ul><li>Processos (Evoluções / Novos Processos) </li></ul><ul><li>Liberação de Competência </li></ul>O processo de Liberação de Competência atualiza o Ano/Mês dos cálculos para o próximo mês. Neste momento o sistema atualiza os valores bases dos Patrimônios sem necessidade de fechar o período. Caso existam ocorrências pendentes deve-se marcar a opção de execução das mesmas antes da Liberação. O recálculo dos Patrimônios também pode ser feito, marcando a opção “Executar Recálculo”.
    47. 47. <ul><li>Vantagens da Liberação de Competência </li></ul><ul><li>Processos (Evoluções / Novos Processos) </li></ul><ul><li>O sistema passa a trabalhar mensalmente com o conceito de competência, desta forma o controle do imobilizado terá os seus fechamentos em paralelo com a contabilidade, permitindo assim maior integridade entre as gestões de imobilizado e a contabilidade. </li></ul><ul><li>O sistema passa a permitir que exista mais de um período de cálculo mês/ano em aberto. Desta forma não será mais necessário que seja feito o fechamento do período para que a depreciação do próximo mês/ano seja calculada. </li></ul>
    48. 48. <ul><li>Transferência de Controle </li></ul><ul><li>Processos (Evoluções / Novos Processos) </li></ul>A Transferência de Controle possibilita a transferência física dos bens para determinada filial, Departamento, Centro de Custo, Local e/ou Funcionário, alterando as informações do cadastro do patrimônio
    49. 49. <ul><li>Transferência de Controle </li></ul><ul><li>Processos (Evoluções / Novos Processos) </li></ul>A Transferência de Controle poderá ser executada através: Menu Operações Patrimoniais | Transferência de Controle
    50. 50. <ul><li>Transferência de Controle </li></ul><ul><li>Processos (Evoluções / Novos Processos) </li></ul>Ainda: Visão de Patrimônios | Processos | Transferência de Controle Ou Edição do Patrimônio | Processos | Transferência de Controle
    51. 51. <ul><li>Bonum.Net - Evolução da Gestão Patrimonial </li></ul>Índice <ul><li>Nova Interface do Aplicativo </li></ul><ul><li>Novo Modelo BackOffice </li></ul><ul><li>Cadastros (Evoluções / Novos Cadastros ) </li></ul><ul><li>Processos (Evoluções / Novos Processos) </li></ul><ul><li>Integrações </li></ul><ul><li>Configurações e Procedimentos </li></ul>V) Integrações • Gestão de Materiais - Compras • Gestão Contábil TOTVS - Gestão de Patrimônio
    52. 52. <ul><li>Integrações </li></ul><ul><li>Gestão de Materiais - Compras </li></ul>Utilitários – Integrar Aquisições de Compras Processo permite realizar integração de imobilizados adquiridos através do sistema de Gestão de Compras (RM Nucleus) ao sistema de Gestão de Patrimônio Bonum.Net. Seleção de registros para a integração por Data de Emissão ou Data de Saída da Nota, Data inicial e final da Nota e Número do documento ...
    53. 53. <ul><li>Integrações </li></ul><ul><li>Gestão de Materiais - Compras </li></ul>Utilitários – Integrar Aquisições Compras Seleção de Filiais, tipo de movimento e Cliente Fornecedor. A nota fiscal será apresentada conforme opções previamente preenchidas. Para prosseguir com o processo, a nota fiscal deverá ser selecionada.
    54. 54. <ul><li>Integrações </li></ul><ul><li>Gestão de Materiais - Compras </li></ul>Utilitários – Integrar Aquisições Compras Pode ser definida a descrição que o Imobilizado terá no seu cadastro. E qual será seu valor de aquisição de acordo com a parametrização definida no Gestão de Compras.
    55. 55. <ul><li>Integrações </li></ul><ul><li>Gestão de Materiais - Compras </li></ul>Utilitários – Integrar Aquisições Compras No Bonum.net, caso a integração seja realizada com a opção “Gerar código do patrimônio e número do patrimônio automaticamente” desmarcada, o sistema deixará esta integração como pendente., permitindo que a mesma seja processada após completar as informações no menu Utilitários Integrar Aquisições Pendentes.
    56. 56. <ul><li>Integrações </li></ul><ul><li>Gestão de Materiais - Compras </li></ul>Utilitários - Integrar Aquisições Pendentes Para realizar a integração de aquisições pendentes deverão ser incluídos o Código do Patrimônio e Patrimônio. Após inserir as informações necessárias para o cadastro. Acessar Processos Integração de aquisições pendentes.
    57. 57. <ul><li>Integrações </li></ul><ul><li>Gestão de Materiais - Compras </li></ul>Exclusão de Patrimônio originado do Gestão de Compras Na exclusão de patrimônio originado do Gestão de Compras, o sistema irá automaticamente excluir todos os registros referente a nota em questão. Independente do número de patrimônio relacionados.
    58. 58. <ul><li>Gestão Contábil </li></ul><ul><li>Integrações </li></ul>Contabilização | Evento Contábil Conforme citado anteriormente, as contabilizações para o Bonum.Net serão geradas, utilizando a flexibilidade e inteligência dos Eventos Contábeis. <ul><li>Definições: </li></ul><ul><li>Para cálculo de Valor à partir de Fórmula ou Percentual; </li></ul><ul><li>Para a Aplicação de Centro de Custo; </li></ul><ul><li>Para busca de Filial, Departamento e Centro de Custo em tabelas diversas. </li></ul>
    59. 59. <ul><li>Gestão Contábil </li></ul><ul><li>Integrações </li></ul>O Uso do Evento Contábil traz uma série de possibilidades para as Contabilizações como a origem da Conta <ul><li>Definições </li></ul><ul><li>Para a Busca de Defaults Contábeis na Filial, Centro de Custo, Departamento, Grupo Patrimônio, Cenário Patrimônio e Conta do Processo de Contabilização; </li></ul><ul><li>Para Obtenção de Débito ou Crédito para a contabilização. </li></ul>
    60. 60. <ul><li>Gestão Contábil </li></ul><ul><li>Integrações </li></ul>Possibilidade de utilização do rateio gerencial do patrimônio para as contabilizações
    61. 61. <ul><li>Gestão Contábil </li></ul><ul><li>Integrações </li></ul>Classificação do Evento Contábil Os Eventos devem ser classificados quanto ao processo que será utilizado para posterior vínculo ao cenário / Grupo de Patrimônio
    62. 62. <ul><li>Gestão Contábil </li></ul><ul><li>Integrações </li></ul>Vínculo do Evento Contábil ao Cenário Os Eventos serão vinculados ao cenário que está associado ao grupo de patrimônio. A associação será baseada na classificação do evento contábil, ou seja, o evento contábil de Aquisição deve estar associado a classificação contábil de contabilização do patrimônio Aquisição. Desta forma, ao incl uir patrimônios com o grupo de patrimônio que possui eventos associados, este estará pronto para ser contabilizado.
    63. 63. <ul><li>Gestão Contábil </li></ul><ul><li>Integrações </li></ul>Contabilizando Aquisições Ao incluir patrimônio com a opção “Contabilizar Aquisição” marcada será chamada a tela de contabilização. Caso não queira contabilizar durante a aquisição, pode-se chamar a contabilização posteriormente selecionando o patrimônio (a partir da visão de patrimônio) e acessar Processos/Contabilização/Contabilização de Aquisição Patrimonial ou editar o patrimônio e acessar os Processos. Ao incluir patrimônio com a opção “Contabilizar Aquisição” desmarcada o mesmo não poderá ser contabilizada. Em nenhum momento será contabilizado.
    64. 64. <ul><li>Gestão Contábil </li></ul><ul><li>Integrações </li></ul>Contabilizando Ocorrências Durante o processo de ocorrência (baixa, acréscimo e transferência monetária) deve-se marcar a opção Contabilizar Ocorrência. Neste momento a ocorrência ficará com a contabilização pendente e deverá ser executada antes da liberação de competência.
    65. 65. <ul><li>Gestão Contábil </li></ul><ul><li>Integrações </li></ul>Contabilizando Ocorrências Para chamar o processo de contabilização pode-se selecionar a ocorrência na visão de ocorrências e acessar Processos/Contabilização – Acréscimo ou Baixa ou Transferência Monetária (dependendo de qual ocorrência foi realizada)
    66. 66. <ul><li>Gestão Contábil </li></ul><ul><li>Integrações </li></ul>Contabilizando Transferência de Controle Durante o processo de transferência de controle deve-se marcar a opção “Contabilizar Transferência”. Neste momento a transferência ficará com a contabilização pendente e deverá ser executada antes da liberação de competência.
    67. 67. <ul><li>Gestão Contábil </li></ul><ul><li>Integrações </li></ul>Contabilizando Depreciações/Correções O processo deverá ser executado a partir da opção Contabilização/ Depreciação-Correção. A visualização dos lançamentos de depreciação/correção poderão ser visualizados a partir da tela Visualizar Contabilizações do menu Contabilização. Para desfazer a contabilização deve-se executar o processo Desfazer contabilização em Contabilização/ Desfazer Contabilização Depreciação /Correção 
    68. 68. <ul><li>Gestão Contábil </li></ul><ul><li>Integrações </li></ul>Desfazendo a Contabilização de Aquisições Para desfazer a contabilização deve-se executar o processo Desfazer contabilização em Contabilização/ Desfazer Contabilização de Aquisição
    69. 69. <ul><li>Gestão Contábil </li></ul><ul><li>Integrações </li></ul>Desfazendo a Contabilização de Depreciações/Correções Para desfazer a contabilização deve-se executar o processo Desfazer contabilização em Contabilização| Depreciação/Correção|Desfazer Contabilização.
    70. 70. <ul><li>Gestão Contábil </li></ul><ul><li>Integrações </li></ul>Desfazendo a Contabilização de Ocorrências Para desfazer a contabilização das ocorrências, deve-se executar o processo Desfazer contabilização na visão de ocorrências | Processos | Desfazer Contabilização Caso os lançamentos já estejam integrados ao lote oficial da contabilidade e o processo de Desfazer Contabilização seja executado, serão criados lançamentos de estorno no lote definido nos parâmetros do sistema.
    71. 71. <ul><li>Gestão Contábil </li></ul><ul><li>Integrações </li></ul>Integração com o Sistema Contábil Pode-se realizar a integrações de contabilizações separadamente ou em conjunto (Aquisição, Depreciação/Correção, Ocorrências e/ou Transferência Monetária). Após integrar a contabilização com o Sistema Contábil pode-se verificar os lançamentos diretamente no lote “n” no sistema contábil.
    72. 72. <ul><li>Gestão Contábil </li></ul><ul><li>Integrações </li></ul>Solicitar a Exclusão da Contabilização (Via Tarefa) para Contabilização das Aquisições Caso deseje excluir contabilizações de Aquisições já integrados ao lote oficial da contabilidade, será necessário utilizar o processo de Solicitação de Exclusão de Contabilização (Via Tarefa) na edição do Patrimônio | Contabilização. O sistema irá gerar uma Tarefa de Solicitação de Exclusão para a contabilização em questão no sistema de Gestão Contábil, que será analisada. Caso executada, as contabilizações serão excluídos do lote contábil e a aquisição do patrimônio poderá ser executada novamente.
    73. 73. <ul><li>Gestão Contábil </li></ul><ul><li>Integrações </li></ul>Solicitar a Exclusão da Contabilização (Via Tarefa) para Contabilização de Ocorrências Caso deseje excluir contabilizações de Ocorrências já integrados ao lote oficial da contabilidade, será necessário utilizar o processo de Solicitação de Exclusão de Contabilização (Via Tarefa) em Operações Patrimoniais | Consulta/Cancela | Processos. O sistema irá gerar uma Tarefa de Solicitação de Exclusão para a contabilização em questão no sistema de Gestão Contábil, que será analisada. Caso executada, as contabilizações serão excluídas do lote contábil e a ocorrênciapoderá ser executada novamente.
    74. 74. <ul><li>Gestão Contábil </li></ul><ul><li>Integrações </li></ul>Solicitar a Exclusão da Contabilização (Via Tarefa) para Contabilização de Contabilizações/Correções Caso deseje excluir contabilizações de Depreciações/Correções já integrados ao lote oficial da contabilidade, será necessário utilizar o processo de Solicitação de Exclusão de Contabilização (Via Tarefa) em Contabilizações | Desfazer Contabilização Depreciação/Correção. O sistema irá gerar uma Tarefa de Solicitação de Exclusão para a contabilização em questão no sistema de Gestão Contábil, que será analisada. Caso executada, as contabilizações serão excluídas do lote contábil e a contabilização da correção/depreciação poderá ser executada novamente.
    75. 75. <ul><li>Gestão Contábil </li></ul><ul><li>Integrações </li></ul>Acompanhamento de Tarefas É possível acompanhar o status das Solicitações de Exclusão de Contabilizações (Via Tarefas) geradas para o sistema de Gestão Contábil através de Contabilização | Acompanhamento Tarefas
    76. 76. <ul><li>Bonum.Net - Evolução da Gestão Patrimonial </li></ul>Índice <ul><li>Nova Interface do Aplicativo </li></ul><ul><li>Novo Modelo BackOffice </li></ul><ul><li>Cadastros (Evoluções / Novos Cadastros ) </li></ul><ul><li>Processos (Evoluções / Novos Processos) </li></ul><ul><li>Integrações </li></ul><ul><li>Configurações e Procedimentos </li></ul>VI) Configurações e Procedimentos • Configurações • Procedimentos TOTVS - Gestão de Patrimônio
    77. 77. <ul><li>Configurações e Procedimentos </li></ul>Configurações: <ul><li>Instalação da Biblioteca release 11.50 </li></ul><ul><li>Instalação do RM Reports release 11.50 </li></ul><ul><li>Instalação dos Produtos release 11.50: </li></ul><ul><ul><li>Gestão de Patrimônio </li></ul></ul><ul><ul><li>Gestão de Compras, Faturamento e Estoque </li></ul></ul><ul><ul><li>Gestão Contábil </li></ul></ul>
    78. 78. <ul><li>Configurações e Procedimentos </li></ul>Procedimentos Conversão da Base de Dados para Release 11.50 (SERÃO APRESENTADAS AS TELAS A SEGUIR NO PROCESSO DE CONVERSÃO) ANTES DE EXECUTAR A CONVERSÃO, f aça leitura do documento. O PROCESSO DE CONVERSÃO É IRREVERSÍVEL E NÃO MAIS POSSIBILITARÁ O ACESSO ÀS FUNCIONALIDADES NÃO MIGRADAS
    79. 79. <ul><li>Configurações e Procedimentos </li></ul>Procedimentos Atualizar Estatísticas da Base de Dados na conversão da Base de Dados
    80. 80. <ul><li>Configurações e Procedimentos </li></ul>Procedimentos Faça download do documento “TOTVS Gestão Patrimonial_Net.rar” para conhecer as novidades do módulo. RECOMENDÁ-SE a Liberação da Competência antes da realização da Conversão.

    ×