Os meios de orientação e os fusos horários

  • 1,936 views
Uploaded on

orientação, fusos horários, paralelos, meridianos, coordenadas, latitude, longitude

orientação, fusos horários, paralelos, meridianos, coordenadas, latitude, longitude

More in: Education
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
No Downloads

Views

Total Views
1,936
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
9

Actions

Shares
Downloads
0
Comments
0
Likes
3

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Osmeiosdeorientaçãoeos fusoshorários geocontexto.blogspot.com
  • 2. Setentrional ou boreal Meridional ou austral orientalocidental
  • 3. Setentrional ou boreal ocidental oriental Meridional ou austral
  • 4. RotaçãoOESTE – LESTE 24h - 1 volta 360° / 24h = 15°h 15° = 1 hora Cada fuso horárioé delimitado pordois meridianose todos os lugaressituados no seu interiortêm a mesma hora
  • 5. A medida gerou uma economia de R$ 405 milhões
  • 6. Na cidade X, situada a 60º de longitude oeste são 08:00 horas. Que horas serão na cidade Y situada a 90º de longitude leste? 1º Passo. Quando as longitudes estão em hemisfério opostos, devem ser somadas. Se forem longitudes em mesmo hemisfério, devem ser subtraídas. 2º Passo. O resultado obtido deve ser dividido por 15º, o que permitirá descobrir a diferença horária entre os dois locais. 3º Passo. A diferença horária deverá ser somada à hora conhecida, caso o local que deseja saber a hora, estiver situado a leste daquele horário, se o local que deseja saber a hora estiver a oeste daquele já conhecido, a diferença deverá ser subtraída da hora conhecida.
  • 7. O jardim de caminhos que se bifurcam (....) Uma lâmpada aclarava a plataforma, mas os rostos dos meninos ficavam na sombra. Um me perguntou: O senhor vai à casa do Dr. Stephen Albert? Sem aguardar resposta, outro disse: A casa fica longe daqui, mas o senhor não se perderá se tomar esse caminho à esquerda e se em cada encruzilhada do caminho dobrar à esquerda. Quanto à cena descrita acima, considere que I - o sol nasce à direita dos meninos; II - o senhor seguiu o conselho dos meninos, tendo encontrado duas encruzilhadas até a casa. Concluiu-se que o senhor caminhou, respectivamente, nos sentidos: A) oeste, sul e leste. B) leste, sul e oeste. C) oeste, norte e leste. D) leste, norte e oeste. E) leste, norte e sul.
  • 8. Um leitor encontra o seguinte anúncio entre os classificados de um jornal: VILADAS FLORES Vende-se terreno plano medindo 200 m².Frente voltada para osol no período da manhã. Fácil acesso. (443)0677-0032 Interessado no terreno, o leitor vai ao endereço indicado e, lá chegando, observa um painel com a planta a seguir, onde estavam destacados os terrenos ainda não vendidos, numerados de I a V Considerando as informações do jornal, é possível afirmar que o terreno anunciado é o (A) I. (B) II. (C) III. (D) IV. (E) V.
  • 9. 21junho–Verãonohemisfério norteeinvernonohemisfériosul
  • 10. 22desetembro–outonono hemisférionorteeprimaverano hemisfériosul
  • 11. 21dezembro–verãono hemisfériosuleinvernono hemisférionorte
  • 12. 20demarço–outonono hemisfériosuleprimaverano hemisférionorte
  • 13. O governador de São Paulo, José Serra, culpou a natureza pelo caos ocorrido em São Paulo, no dia 8 de setembro de 2009, em decorrência das chuvas. “Foi uma chuva inusitada. Mesmo que estivesse tudo impecável, seria inevitável haver problemas graves, temos que rezar para que isso não se repita”, disse o governadorementrevista. O trecho de uma publicação do jornal traz à tona uma teoria da Ciência Geográfica que muito foi utilizada durante o século XIX. Que escola foi essa?
  • 14. Restos de um navio foram localizados nas seguintes coordenadas geográficas: 20° de latitude sul e 10° de longitude leste. Leia os itens a seguir, que contêm possíveis indicações do local do naufrágio do navio. I - Proximidades da costa oriental da África II - Setor ocidental do Oceano Índico III - Proximidades da costa ocidental da África IV - Setor oriental do Oceano Atlântico Quais estão corretos? a) Apenas I e II b) Apenas I e IV c) Apenas II e III d) Apenas II e IV e) Apenas III e IV resposta: [E]
  • 15. Suponha a realização de uma viagem de automóvel de Belo Horizonte a Luz, com a partida marcada para as 15:00h de um dia ensolarado na véspera do Natal. Nessa viagem, com duração aproximada de duas horas e trinta minutos, o motorista irá receber mais intensamente os raios solares a) de frente e à sua esquerda. b) de frente e à sua direita. c) pelas costas e à sua esquerda. d) pelas costas e à sua direita.
  • 16. Na figura abaixo, observa-se a ilustração de um avião na rota São Paulo (SP) – Maringá (PR) voando, em linha reta sobre o Trópico de Capricórnio. Considerando que o avião está no meio do trajeto às 12h (horário de Brasília) e que a viagem está sendo efetuada em um dia ensolarado, sem nuvens, em pleno solstício de verão no hemisfério norte, é correto afirmar que os raios solares incidirão com ângulo a) oblíquo no lado esquerdo do avião. b) oblíquo no lado direito do avião. c) reto na parte de cima do avião. d) oblíquo na parte dianteira do avião. e) oblíquo na parte traseira do avião.
  • 17. Três viajantes (A, B e C) saíram de Londres às 20 horas (hora local de Londres) do dia 12 de janeiro, com destino a São Paulo (A), Salvador (B) e Cuiabá (C). Considerando que no Brasil estava ocorrendo o horário de verão, e que a viagem demorou 12 (A), 14 (B) e 16 (C) horas, é correto concluir que o horário e o dia de chegada foram, respectivamente?