Your SlideShare is downloading. ×
A população mundial
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

A população mundial

919

Published on

2 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total Views
919
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
2
Likes
2
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. A POPULAÇÃO MUNDIAL www. geocontexto.blogspot.com
  • 2.  A população mundial vem aumentando nos ultimos tempos ao mesmo tempo que a globalização efetiva-se e a sociedade humana apropria-se dos elementos da natureza. Varias teorias surgem a respeito dos problemas que um crescimento populacional pode criar.
  • 3.  Teoria de Malthus : o crescimento da população acontece num ritmo geométrico, enquanto a produção de alimentos ocorria em ritmo aritmético. Para resolver esse problema seria necessário a adoção de políticas de controle de natalidade.(classes mais pobres )
  • 4.  O crescimento populacional poderia diminuir das seguintes formas: guerra, fome,epidemias, métodos contraceptivos...
  • 5.  Argumentos contrários as idéias de malthus: o crescimento está relacionado a aspectos políticos, sociais, culturais e econômicos.
  • 6.  Essa teoria foi formulada na revolução industrial, onde ter filhos era um investimento, a mão de obra infantil era utilizada nas industrias têxteis e nas minas de carvão. Modernização do trabalho no campo, aumentando a produtividade agrícola.
  • 7.  Teorias neomalthusianas: o subdesenvolvimento como decorrência do excessivo numero de habitantes, da agricultura manual de baixa produtividade. O problema da fome acabaria se houvesse controle da natalidade, o aumento da população requer mais investimentos sociais.
  • 8.  Karl Marx : a fome, a carência social e o crescimento populacional são causados pela má distribuição de renda e pelas diferenças de classes sociais. O estado é responsável pela melhoria das condições de vida da população.
  • 9.  A diminuição da população teve inicio a partir do século XX, nos países industrializados, em conseqüência da queda das taxas de natalidade. As causas são decorrentes da renda média da população, do acesso a métodos contraceptivos e da mudança do perfil da mulher no
  • 10.  O numero de habitantes no globo no século XX, chegou a mais de 6 bilhões, a estimativa para 2025 é de mais de
  • 11.  Na índia programas de controle de natalidade iniciado em 1975 fez vasectomia em série. Milhares de homens foram operados em troca de uma pequena quantia em dinheiro. Apesar disso os índices de nascimento na índia são elevados.
  • 12.  China: métodos não democráticos, durante certo período era proibido ter mais de um filho, fato que gerou a matança de recém-nascidos do sexo feminino, a mulher poderia ter mais um filho homem, mantendo assim as tradições chinesas.( o homem na tradição chinesa é responsável pelo nome e tradição da família)
  • 13.  A diminuição da taxa de natalidade está muito mais relacionada às conquistas sociais do que ao êxito dessas políticas de planejamento familiar. Aumento da renda permitiu o acesso a cultura, à saúde e a educação, levando as
  • 14. A população mundial e fome 80% de tudo que é produzido no mundo é consumido por apenas 20% da população mundial. Se os países subdesenvolvidos produzissem alimentos para o consumo interno não haveria desnutrição nem fome por falta de alimentos nesses países.
  • 15.  Produção destinada a exportação(o governo para saldar dívidas contraídas com bancos internacionais, incentivam a produção de gêneros alimentícios de exportação).

×