Treinamento do censo escolar 2014

5,659 views
5,406 views

Published on

Treinamento do Censo Escolar 2014

Published in: Education
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
5,659
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
869
Actions
Shares
0
Downloads
95
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Treinamento do censo escolar 2014

  1. 1. TREINAMENTO REGIONAL DO CENSO ESCOLAR
  2. 2. INTRODUÇÃO  O Educacenso é um sistema eletrônico de coleta de informações educacionais composto por um aplicativo web, que permite a coleta, a migração e alteração de dados educacionais das escolas em todo o território nacional.  O endereço do sistema Educacenso é http:// educacenso.inep.gov.br.  Para as escolas que não possuem acesso à Internet, estão disponíveis formulários impressos do Censo Escolar. Essas escolas devem solicitar os formulários às respectivas secretarias de educação, preenchê-los e se dirigir a um local “pólo”, com acesso à Internet, para o envio dos dados acessando o Educacenso.  Apenas as pessoas designadas pela escola para o fornecimento das informações censitárias podem fazê-lo, por meio da informação do CPF e senha, e de acordo com seu nível de acesso.
  3. 3. ACESSANDO O SISTEMA Requisitos Mínimos para acesso ao sistema Educacenso Navegador da internet: Internet Explorer versão 7.0 ou superior. Mozilla Firefox versão 17.0 ou superior (todos com habilitação Javascript). Google Chrome versão 26.0 ou superior
  4. 4. ACESSANDO O SISTEMA Autenticação Informe o CPF do usuário cadastrado. Os usuários que já possuem senha de anos anteriores devem utilizá-la em 2014. Caso tenha esquecido sua senha, é necessário solicitar nova senha .
  5. 5. ACESSANDO O SISTEMA Solicitar Nova Senha Preencha o CPF e o e-mail registrado no cadastro de usuário.
  6. 6. Solicitar Nova Senha ACESSANDO O SISTEMA O sistema encaminha uma senha temporária e confirma a solicitação. Informe o CPF e a senha temporária enviada ao seu e-mail.
  7. 7. Solicitar Nova Senha ACESSANDO O SISTEMA O sistema habilita os campos para alteração de senha. Crie uma nova senha utilizando os critérios do sistema e lembre-se de memorizá-la Atenção! Os usuários com acesso a outros sistemas do Inep que estejam integrados com a política de segurança desse Instituto, terão senha única para todos os sistemas.
  8. 8. ACESSANDO O SISTEMA Cadastro de usuário Para o acesso ao sistema Educacenso é necessário que os usuários das escolas, as secretarias estaduais e municipais de educação e os gestores educacionais sejam previamente cadastrados no sistema. Os perfis de acesso ao sistema Educacenso são: Inep;  Secretaria Estadual;  Setec;  Órgão regional;  Secretaria Municipal;  Escola.
  9. 9. ACESSANDO O SISTEMA Cadastro de usuário Para cada perfil, os usuários poderão ser cadastrados com níveis de acesso diferenciados, a saber: Leitor: Apenas visualiza os dados informados; Executor: Visualiza e altera os dados informados; Superusuário: Visualiza e altera os dados informados e ainda cadastra novos usuários no sistema. É necessário que cada entidade tenha um superusuário responsável por cadastrar os novos usuários do sistema e por gerenciar seus níveis de acesso.
  10. 10. ACESSANDO O SISTEMA Cadastrar usuário Preencha as informações do cadastro e clique em enviar. Lembre-se! As informações cadastrais do Usuário devem estar de acordo com os dados constantes na Receita Federal para o CPF informado e o e-mail deverá ser pessoal, pois não é permitido mais de um usuário com o mesmo e-mail.
  11. 11. Vincular usuário ACESSANDO O SISTEMA Pesquise a entidade que deseja vincular o usuário, utilizando os campos de pesquisa.
  12. 12. Vincular usuário ACESSANDO O SISTEMA No resultado da pesquisa, clique em vincular. Selecione o nível de acesso e preencha o cargo do usuário .
  13. 13. ACESSANDO O SISTEMA Pesquisar usuário Preencha o formulário com os dados do usuário que deseja pesquisar. É possível pesquisar todos os usuários de um perfil de acesso,
  14. 14. ACESSANDO O SISTEMA Pesquisar usuário - Resultado Os usuários que estão cadastrados no Sistema de Segurança Inep (SSI), ou seja, que tem acesso a outros sistemas do Inep, estarão com a opção de Editar Usuário bloqueado. As alterações cadastrais desse usuário devem ser encaminhadas para a pessoa responsável pelo acompanhamento do seu estado.
  15. 15. ACESSANDO O SISTEMA EDUCACENSO Vamos praticar! Realizem os exercícios 1.1 e 1.2 da lista de exercícios.
  16. 16. REGRAS DO SISTEMA  Para facilitar o preenchimento das informações no sistema Educacenso sugere-se que realize o preenchimento dos cadastros na seguinte ordem: Escola, Turma, Aluno e Profissional Escolar. Depois de preencher uma turma, preencha as informações de alunos e profissionais escolares dessa turma.  Regras de campos Determinam condicionalidades entre as variáveis de coleta, ou seja, existem variáveis (campos) interdependentes. Uma demonstração dessa característica no sistema é, por exemplo, não ser possível informar o campo de categoria de escola privada se antes não for informado no campo dependência administrativa que a escola é privada.
  17. 17.  Erro impeditivo X Erro X Aviso – Crítica de consistência  Erro impeditivo: não permite a gravação no banco de dados enquanto a informação não for inserida ou corrigida. Exemplo: Nome da escola não informado;  Erro: permite a gravação no banco de dados mesmo se a informação não for inserida, porém essa informação deverá ser informada antes da conclusão da coleta, se não a escola não emitirá recibo de conclusão. Exemplo: Aluno com idade acima de 14 anos na Creche;  Aviso: mensagens de alerta que apenas indicam possíveis inconsistências. Não impede a gravação das informações e nem a conclusão da coleta. Exemplo: E- mail do docente não informado. REGRAS DO SISTEMA Abaixo de cada tela de cadastro existe um resumo dos erros e avisos apresentados na tela.
  18. 18.  Botões disponibilizados nos cadastros: Disponibilizado ao final de todos os cadastros. Envia e salva as informações alteradas/ cadastradas. No cadastro de informações no sistema Educacenso é disponibilizada a opção para limpar os dados declarados e voltar para o cadastro em branco. Nos cadastros já existentes no sistema Educacenso, é possível cancelar as alterações realizadas. REGRAS DO SISTEMA
  19. 19. CADASTRO DE ESCOLA Cadastro de Escola Nova O cadastro de Escola Nova está habilitado para cadastro durante todo o ano, em 2014, excepcionalmente, eles serão realizados apenas pela equipe do Inep no período que antecede a coleta. Desta forma, as coordenações estaduais deverão encaminhar ao responsável pelo acompanhamento do seu estado o formulário/ planilha de cadastro de escola nova preenchido. A partir do início da coleta a coordenação estadual terá autonomia para cadastrar as escolas no Sistema Educacenso.
  20. 20. Cadastro de Escola Nova CADASTRO DE ESCOLA Para o cadastro de Escola Nova é necessário realizar a pesquisa da Escola. Se a escola não for encontrada o sistema habilita o campo de Cadastrar escola.
  21. 21. Cadastro de Escola Nova CADASTRO DE ESCOLA Preencha corretamente os dados de Identificação da escola. Apenas no cadastro de escola nova é habilitado o campo “Entidade Superior”. Esse campo define as regras sobre quais perfis terão acesso àquela escola. Se a escola tem mais de uma Entidade Superior entre em contato com o Inep e solicite que acrescente ao cadastro. Após o cadastro da Identificação da escola o sistema habilita o termo de compromisso e a Autenticação do Gestor Escolar e gera o código Inep da escola.
  22. 22. Selecionar Escola CADASTRO DE ESCOLA Para selecionar uma escola, é necessário pesquisá-la e selecionar a opção “Selecionar esta escola”.
  23. 23. Termo de Compromisso CADASTRO DE ESCOLA O termo de compromisso será apresentado ao entrar na escola para preencher os dados do gestor escolar e ao solicitar o fechamento do Censo. É necessário realizar a leitura do termo e clicar no “De acordo” para continuar.
  24. 24. Autenticação do Gestor Escolar CADASTRO DE ESCOLA Os campos de autenticação do gestor escolar devem ser informados com o dado do responsável legal da escola e não pelo informante do Censo. Essa informação é obrigatória antes de realizar qualquer outra ação no sistema. Todo gestor escolar torna-se automaticamente um usuário do sistema com perfil leitor de sua escola. Ao cadastrar seus dados no sistema ele receberá uma senha de acesso em seu e-mail. O CPF e nome do gestor escolar deverão estar de acordo com os dados da Receita Federal.
  25. 25. Autenticação do Gestor Escolar CADASTRO DE ESCOLA Os dados de gestor podem ser consultados/atualizados na opção de menu Escola – Autenticação – Gestor Escolar.
  26. 26. CADASTRO DE ESCOLA Identificação
  27. 27. Identificação CADASTRO DE ESCOLA - Início: 2013 ou 2014 - Término: 2014 ou 2015 e após a data de referência - O término não poderá ser anterior ou igual ao início. Ao preencher o CEP os campos de endereço serão preenchidos automaticamente conforme os dados dos Correios, podendo ser editados. Esses campos devem ser atualizados sempre que necessário. Apenas a coordenação estadual do Censo Escolar e o Inep tem autonomia para realizar alteração dos campos: Município, Órgão Regional, Localização/ Zona da escola e Dependência Administrativa. As alterações dessas informações devem ser realizadas com base em documentação comprobatória.
  28. 28. CADASTRO DE ESCOLA
  29. 29. CADASTRO DE ESCOLA
  30. 30.  Cada formato irá proporcionar uma visão diferente do mapa: CADASTRO DE ESCOLA
  31. 31. CADASTRO DE ESCOLA
  32. 32. CADASTRO DE ESCOLA Os telefones de contato da escola devem ser atualizados. Destaca-se que o número de Telefone e Outro telefone de contato poderão ter 9 dígitos, sendo o primeiro sempre o número 9. Para as escolas privadas serão habilitados campos específicos, sendo os campos: Conveniada com o poder público, CNPJ da mantenedora principal e CNPJ da escola privada de preenchimento opcional. O campo 26 deve ser atualizado sempre que necessário. Essa informação é fundamental para o repasse de recursos do Fundeb. Identificação
  33. 33. CADASTRO DE ESCOLA Caracterização
  34. 34. CADASTRO DE ESCOLA Caracterização Para as escolas que já estavam cadastradas no ano anterior, os campos virão preenchidos, confira todas as informações. Se algum campo estiver incorreto, corrija-o. Os campos Forma de ocupação do prédio e Prédio Compartilhado serão habilitados se informado Prédio Escolar e serão campos obrigatórios. Obs: O campo Forma de ocupação do prédio também é habilitado como informação opcional para Galpão/ Rancho/ Paiol/ Barracão. Fique atento ao aviso de prédio Cedido e compartilha com outra escola para verificar se não houve erro de informação. Lembre-se apenas a escola que cede espaço deve informar prédio compartilhado. Informe se a água oferecida pela escola para consumo do aluno é filtrada ou não. Nesse campo utiliza-se o critério do uso de filtros na escola. Fique atento ao preenchimento do campo Local de funcionamento da escola. Pode ser assinalado mais de uma opção, sendo assim declare todos os locais que funcionem salas da escola. Alteração da nomenclatura de Unidade de Internação para Unidade de Atendimento Socioeducativo.
  35. 35. CADASTRO DE ESCOLA Caracterização O Inep está em contato com o MEC para verificar a orientação dos ambientes compartilhados. A orientação para o preenchimento desse campo será enviada, o mais breve possível, por e-mail, pelo responsável por acompanhar o estado. Aviso: Escola sem abastecimento de água com lavanderia e banheiro com chuveiro. Se informado o campo Nenhuma das Dependências relacionadas, as opções anteriores serão desmarcadas. Campo de preenchimento obrigatório apenas para as escolas que informaram Local de funcionamento Prédio Escolar.
  36. 36. CADASTRO DE ESCOLA Caracterização Se informado computadores os campos 37a, 37b, 37c e 37d serão habilitados . Aviso: Abastecimento de Energia Elétrica inexistente com equipamentos elétricos. Aviso: Escola com laboratório de informática sem computadores de uso dos alunos. O campo Alimentação Escolar só é habilitado para escolas privadas.
  37. 37. CADASTRO DE ESCOLA Dados Educacionais
  38. 38. CADASTRO DE ESCOLA Dados Educacionais As informações dos dados educacionais da escola não estarão carregadas. O preenchimento dessas informações é importante para a disponibilização de informações no cadastro de turma. Se informada a opção exclusivamente no campo Atividade Complementar ou AEE, não serão habilitados os outros campos de tipo de atendimento e modalidade/etapa. Se informada modalidade e etapa e a opção do AEE ou atividade complementar for alterada para “Exclusivamente”, todas as informações de modalidade e etapa serão apagadas. Se existirem turmas cadastradas, as opções referentes ao tipo de atendimento, modalidade e etapa não poderão ser alteradas. Campo habilitado apenas se informado Ensino Fundamental Regular ou Especial – modalidade substitutiva.
  39. 39. CADASTRO DE ESCOLA Dados Educacionais Os campos Localização Diferenciada, Educação Indigena e Língua em que o Ensino é ministrado serão carregados, conforme informação do ano anterior e deverão ser atualizados quando necessário.
  40. 40. CADASTRO DE ESCOLA Bloquear Acesso O bloqueio de acesso é disponibilizado apenas para o perfil estadual e permite bloquear o acesso das escolas às informações do Censo Escolar. Pesquise as escolas que terão o cadastro bloqueado. Informe a mensagem que deverá ser apresentada para os usuários das escolas ao acessar o Sistema Educacenso. Solicitamos que as mensagens tenham informações importantes, como: Período em que as escolas ficaram bloqueadas, motivo do bloqueio, e telefone de contato, caso o usuário tenha alguma dúvida.
  41. 41. CADASTRO DE ESCOLA Desbloquear Acesso Pesquise as escolas que deverão ser desbloqueadas.
  42. 42. CADASTRO DE ESCOLA Vamos praticar! Realizem os exercícios 2.1 e 2.2 da lista de exercícios.
  43. 43. CADASTRO DE TURMA Remanejar Turma
  44. 44. CADASTRO DE TURMA Remanejar Turma O remanejamento é uma ferramenta opcional que tem o objetivo de facilitar o preenchimento dos dados do Censo Escolar transferindo informações do ano anterior para o Censo corrente. Obs: Não serão apresentadas as turmas do Segmento Profissional da EJA integrada. Selecionar as turmas que deverão ser remanejadas. Selecionar todas as turmas para serem remanejadas. Só poderão remanejar as turmas caso tenha declarado, nos Dados Educacionais, as informações de tipo de atendimento, modalidade e etapa.
  45. 45. CADASTRO DE TURMA Remanejar Turma Em 2014, houve alteração da tabela de Tipos de atividades complementares, sendo assim o remanejamento de turmas de atividade complementar seguirá a tabela De: para, conforme abaixo:
  46. 46. CADASTRO DE TURMA Cadastrar Turma
  47. 47. CADASTRO DE TURMA Cadastrar Turma O nome da turma é para controle da escola. Orientação: identifique ciclo/série/ano e turno. Exemplo: 7º AM . Informe o tipo de atendimento da Turma. Se informado Atividade Complementar será habilitado o campo de Tipo de Atividade Complementar. Se informado AEE será habilitado o campo de atividades do AEE. Para os outros tipos de turmas são habilitados os campos das turmas de escolarização (modalidade , etapa e disciplina).
  48. 48. CADASTRO DE TURMA Cadastrar Turma – Escolarização Só serão habilitadas as modalidade e etapas informadas nos dados educacionais da escola. O campo turma participante do Programa Mais Educação/ Ensino Médio Inovador é habilitado apenas para as etapas do Ensino Fundamental e Médio do Ensino Regular e Educação Especial de escolas estaduais e municipais. As disciplinas são habilitadas de acordo com a etapa de ensino.
  49. 49. CADASTRO DE TURMA Cadastrar Turma – Atividade Complementar v O campo turma Participante do Programa Mais Educação é habilitado ao selecionar o tipo de atendimento Atividade Complementar, apenas para escolas estaduais e municipais. É necessário Informar as atividades realizadas na turma de atividade complementar. Podem ser informados até 6 tipos de atividade complementar na mesma turma.
  50. 50. CADASTRO DE TURMA Cadastrar Turma – Atendimento Educacional Especializado Informe as atividades de Atendimento Educacional Especializado oferecido na turma de AEE.
  51. 51. Maneiras de informar o aluno em tempo integral 1ª Turmas de escolarização em tempo integral Quando todos os alunos da turma ficam no período integral Não é necessário cadastrar turmas de atividade complementar, apenas deve ser informado, na turma de escolarização, o horário que os alunos permanecem em atividades escolares. Se as atividades complementares forem oferecidas pelo PME, é necessário informar que a turma participa do programa no cadastro da turma. Não são informados os tipos de atividades complementares oferecidos e nem mesmo os profissionais/monitores pela execução. CADASTRO DE TURMA
  52. 52. No Educacenso... CADASTRO DE TURMA
  53. 53. 2ª Criação de turmas de atividade complementar Quando os alunos da mesma turma fazem atividades complementares em horários distintos. Além da turma de escolarização, deve ser cadastrada a turma de atividade complementar. Os alunos deverão ser informados nas turmas de escolarização e nas turmas de atividade complementar nas quais participam. As turmas de atividade complementar devem ter a informação do horário, dias da semana e tipo de atividade oferecida. Podem ser cadastradas até 6 tipos de atividade complementar em cada turma. É necessário informar que a turma Participa do Programa Mais Educação, apenas nas turmas de atividade complementar CADASTRO DE TURMA O aluno só pode ser vinculado a até 4 turmas de atividade complementar.
  54. 54. 2ª Criação de turmas de atividade complementar Quando parte dos alunos fazem atividades complementares. Além da turma de escolarização, deve ser cadastrada a turma de atividade complementar. Os alunos deverão ser informados nas turmas de escolarização e nas turmas de atividade complementar nas quais participam. As turmas de atividade complementar devem ter a informação do horário, dias da semana e tipo de atividade oferecida. Podem ser cadastradas até 6 tipos de atividade complementar em cada turma. É necessário informar que a turma Participa do Programa Mais Educação, apenas nas turmas de atividade complementar CADASTRO DE TURMA O aluno só pode ser vinculado a até 4 turmas de atividade complementar.
  55. 55. No Educacenso – Escolarização ... CADASTRO DE TURMA
  56. 56. No Educacenso – Atividade Complementar ... CADASTRO DE TURMA
  57. 57. Diferenciando as maneiras de informar Maneiras Como é realizado o cálculo para o tempo integral? Informa-se o tipo das atividades complementares ? Informa-se o profissional/monit or de atividade complementar? 1ª Turmas de escolarização Considera apenas o tempo da escolarização ( Se for igual ou superior a 7 horas diárias) Não Não 2ª Turmas de atividade complementar Considera o tempo da escolarização (se for menor que 7 horas diárias) e o tempo e dias da semana das atividades complementares. Sim Sim CADASTRO DE TURMA
  58. 58. Diferenciando as maneiras do tempo integral. Maneiras Há como indicar que a turma faz parte do Programa Mais Educação? Precisa de diário de frequência? É preciso informar de acordo com a data de referência do Censo? 1ª Turmas de escolarização Sim Sim Sim 2ª Turmas de atividade complementar Sim Sim. É importante que a frequência às atividades sejam controladas para facilitar a organização da escola e o preenchimento do Censo Escolar. Sim CADASTRO DE TURMA
  59. 59. CADASTRO DE TURMA Pesquisar Turma
  60. 60. CADASTRO DE TURMA Pesquisar Turma É possível pesquisar turma pelo Nome da turma, Código da Turma e se a turma está sem docente ou com disciplina sem docente.
  61. 61. CADASTRO DE TURMA Pesquisar Turma - Resultado No resultado da Pesquisa são apresentadas as opções: Editar Turma, Excluir a turma, Copiar a Turma ou Confirmar que a turma está sem docente.
  62. 62. CADASTRO DE TURMA Pesquisar Turma - Resultado Ao detalhar turma/disciplina serão apresentadas as disciplinas da turma que estão sem docente, para que seja confirmada essa informação. A escola poderá ter turmas sem docente, porém para cada etapa informada nos dados educacionais da escola, será necessário ter pelo menos um docente vinculado naquela etapa. Apenas turmas de escolarização poderão confirmar turma sem docente.
  63. 63. CADASTRO DE TURMA Vamos praticar! Realizem os exercícios 3.1 a 3.6 da lista de exercícios.
  64. 64. CADASTRO DE ALUNO Remanejar Aluno/ Admitido Após o Censo
  65. 65. CADASTRO DE ALUNO Remanejar Aluno Selecione a opção de visualizar os alunos das turmas cadastradas em 2013. Na opção Remanejar alunos Admitido Após será apresentada a modalidade e etapa da admissão.
  66. 66. CADASTRO DE ALUNO Remanejar Aluno Selecione os alunos que deseja Remanejar. Existe a opção para marcar todos os alunos da turma. Os alunos com informação de Transferido, Deixou de frequentar e Falecido na Situação do Aluno 2013 não serão disponibilizados para remanejamento Selecione a turma para qual os alunos serão remanejados. É necessário ter turmas cadastradas em 2014 para realizar o remanejamento; Se for selecionada turmas unificada, multietapa, multi, correção de fluxo, EJA anos iniciais e finais e Educação Profissional Mista será habilitado a opção para selecionar a etapa da matrícula. Turmas unificada, multietapa, multi, correção de fluxo, EJA anos iniciais e finais e Educação Profissional Mista só poderá remanejar aluno por aluno. As regras de remanejamento seguem as regras de vínculo do aluno. Dessa forma, algumas regras devem ser lembradas: Apenas alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e / ou altas habilitadades/ superdotação podem ser informados em turmas da Educação Especial e AEE; Regra de idade por etapa de Ensino; Regra do mesmo horário, número de vínculos, etc. Com o remanejamento, todos os dados de vínculo do aluno são carregados conforme o ano anterior, por isso é importante conferi-los.
  67. 67. CADASTRO DE ALUNO Pesquisar Aluno
  68. 68. CADASTRO DE ALUNO Pesquisar Aluno Preencha os campos de Pesquisa do Aluno. Podem ser informados os campos de documento único (CPF, NIS e ID) ou nome do aluno e data de nascimento ou nome do aluno e filiação. Preencha o nome completo do aluno para poder realizar a pesquisa fonética.
  69. 69. CADASTRO DE ALUNO Pesquisar Aluno Caso deseje realizar uma pesquisa mais apurada é necessário selecionar a opção “Mostrar” da busca avançada que habilitará outros campos de pesquisa. Destaca-se que as informações da busca avançada são suplementares a pesquisa, sendo necessário preencher os campos obrigatórios para pesquisar aluno.
  70. 70. CADASTRO DE ALUNO Pesquisar Aluno - Resultado Se existir no banco de dados aluno com os mesmos dados informados será apresentado o dado do aluno certo . Se existir no banco de dados aluno com a mesma fonética do nome será apresentado o resultado dos prováveis. na pesquisa Se informado parte do nome do aluno na pesquisa, o sistema apresentará os resultados da Pesquisa “Like” Para os alunos que informaram falecidos no Situação do Aluno 2013 será apresentada uma mensagem de aviso e o aluno não será disponibilizado para ser vinculado em 2014. Para os alunos que passarem pelo procedimento de duplos, será apresentada a mensagem e a indicação do ID que permaneceu no banco de dados do Censo Escolar.
  71. 71. CADASTRO DE ALUNO Pesquisar Aluno - Resultado É disponibilizado as opções: Editar Identificação, Editar Dados pessoais, Vincular, Visualizar vínculos do ano anterior. Para editar a Identificação e os Dados pessoais é necessário que o aluno esteja vinculado a sua escola. Caso o aluno esteja vinculado a sua escola é possível editar o vínculo ou desvincular o aluno.
  72. 72. CADASTRO DE ALUNO Cadastrar Aluno Se nenhum resultado para a pesquisa for encontrado, o sistema disponibiliza a opção de Cadastrar Aluno.
  73. 73. CADASTRO DE ALUNO Cadastrar/ Editar Aluno - Identificação
  74. 74. CADASTRO DE ALUNO Cadastrar/ Editar Aluno - Identificação O preenchimento correto dos dados de Identificação do Aluno pode evitar a duplicidade de cadastros. O Inep irá realizar a carga do NIS dos alunos identificados na base do MDS. Aqueles que não forem carregados pelo Inep terão o campo habilitado para o preenchimento. Ao lado do campo NIS será disponibilizado o link para uma página de pesquisa do NIS. O sistema não permite o cadastro com as mesmas informações de um aluno já cadastrado.
  75. 75. CADASTRO DE ALUNO Cadastrar/ Editar Aluno - Identificação Atenção! Ao preencher SIM na opção aluno com deficiência, transtorno global do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação será aberto os campos “Tipo de deficiência do aluno” e “Recursos necessários para a participação do aluno em avaliações do Inep (Prova Brasil, Saeb, outros)”. As opções de recursos necessários para a participação do aluno em avaliações do Inep (Prova Brasil, Saeb, outros) estarão habilitadas de acordo com a deficiência e/ou transtorno global do desenvolvimento do aluno, sendo de preenchimento opcional. Apenas os alunos vinculados no Ensino Fundamental em 8 anos – 4ª e 8ª séries; Ensino Fundamental em 9 anos – 3º, 5º e 9º anos; Ensino Médio – 3ª e 4ª séries; Ensino Médio Integrado – 3ª e 4ª séries e Ensino Médio Normal/Magistério – 3ª e 4ª séries; a informação será obrigatória, apresentando erro no fechamento do Censo Escolar.
  76. 76. CADASTRO DE ALUNO Cadastrar/ Editar Aluno – Dados Pessoais
  77. 77. CADASTRO DE ALUNO Cadastrar/ Editar Aluno – Dados Pessoais Os campos de preenchimento obrigatório das informações dos dados pessoais do alunos são: a justificativa pela falta de informação de documento do aluno e a Localização/ Zona de residência do Aluno Recomenda-se que seja preenchido o CPF dos alunos da Educação Profissional vinculados a programas como o Pronatec. Ao preencher o CEP os campos de endereços serão preenchidos conforme os dados dos Correios, podendo ser editados.
  78. 78. CADASTRO DE ALUNO Vincular Aluno
  79. 79. CADASTRO DE ALUNO Vincular Aluno Cuidado para não confundir o transporte aquaviário. Regras de vínculo: - Aluno já vinculado nesta escola e horário. - Aluno vinculado em outra escola mesmo horário - Aluno vinculado em duas turmas de escolarização. -Aluno vinculado em x turmas de escolarização e x turmas de educação profissional - Idade incompatível com a etapa de ensino - Aluno sem deficiência vinculado a turmas de Educação Especial e AEE.
  80. 80. CADASTRO DE ALUNO Vamos praticar! Realizem os exercícios 4.1 a 4.4 da lista de exercícios.
  81. 81. CADASTRO DE PROFISSIONAL ESCOLAR Remanejar Profissional Escolar
  82. 82. CADASTRO DE PROFISSIONAL ESCOLAR Remanejar Profissional Escolar Clique na opção para visualizar os profissionais escolares da turma.
  83. 83. CADASTRO DE PROFISSIONAL ESCOLAR Remanejar Profissional Escolar Remanejamento profissional por profissional pelo fato de ter que informar o tipo de contratação em escolas públicas e a disciplina do docente. Ao remanejar o profissional escolar em sala de aula a sua função docente é carregada na turma para qual foi remanejado. Regras de remanejamento por função docente: - Auxiliar: apenas para turmas de escolarização -Profissional/monitor de atividade complementar: apenas para turmas de atividade complementar. -Docente : para todas as turmas -Intérprete de Libras: para todas as turmas
  84. 84. CADASTRO DE PROFISSIONAL ESCOLAR Pesquisar Profissional Escolar
  85. 85. CADASTRO DE PROFISSIONAL ESCOLAR Pesquisar Profissional Escolar Preencha os campos de Pesquisa do Profissional Escolar. Podem ser informados os campos de documento único (CPF, NIS e ID) ou o nome do profissional escolar e data de nascimento ou nome do profissional escolar e filiação.
  86. 86. CADASTRO DE PROFISSIONAL ESCOLAR Pesquisar Profissional Escolar – Resultado Para editar a Identificação e Dados pessoais é necessário que o profissional escolar esteja vinculado a sua escola. É disponibilizado as opções: Editar Identificação, Editar Dados pessoais e Vincular. Caso o profissional escolar esteja vinculado a sua escola é possível editar o vínculo ou desvincular o profissional escolar.
  87. 87. CADASTRO DE PROFISSIONAL ESCOLAR Cadastrar Profissional Escolar Se nenhum resultado para a pesquisa for encontrado, o sistema disponibiliza a opção de Cadastrar Profissional Escolar
  88. 88. CADASTRO DE PROFISSIONAL ESCOLAR Cadastrar/ Editar Profissional Escolar - Identificação
  89. 89. CADASTRO DE PROFISSIONAL ESCOLAR Cadastrar/ Editar Profissional Escolar - Identificação O nome do profissional escolar tem que estar de acordo com os dados da Receita Federal para o CPF. Campo Obrigatório para brasileiros e brasileiros nascidos no exterior ou naturalizado.
  90. 90. CADASTRO DE PROFISSIONAL ESCOLAR Cadastrar/ Editar Profissional Escolar – Dados Pessoais
  91. 91. CADASTRO DE PROFISSIONAL ESCOLAR Cadastrar/ Editar Profissional Escolar – Dados Pessoais Ao preencher o CEP, os campos de endereços serão preenchidos conforme os dados dos Correios, podendo ser editados. Se informado a escolaridade superior, o sistema habilita os campos do curso superior.
  92. 92. CADASTRO DE PROFISSIONAL ESCOLAR Vincular Profissional Escolar
  93. 93. CADASTRO DE PROFISSIONAL ESCOLAR Vincular Profissional Escolar Docente: Habilita todas as turmas; Auxiliar/Assistente Educacional: Habilita as turma de escolarização; Intérprete de Libras: Habilita todas as turmas; Profissional Monitor de Atividade Complementar: Habilita turmas de Atividade Complementar Situação funcional/ Regime de contratação habilitado apenas em escolas públicas. Pode ter apenas uma informação por escola.
  94. 94. CADASTRO DE PROFISSIONAL ESCOLAR Vamos praticar! Realizem os exercícios 5.1 a 5.2 da lista de exercícios.
  95. 95. FECHAMENTO DO CENSO
  96. 96. FECHAMENTO DO CENSO Para realizar o Fechamento do Censo Escolar é necessário verificar se ainda existe algum erro ou aviso em cada um dos cadastros do Sistema Educacenso.
  97. 97. FECHAMENTO DO CENSO Após verificar todos os cadastros o sistema habilita a solicitação do fechamento do Censo. O sistema irá apresentar as críticas cruzadas, ou seja, são realizados cruzamentos entre as informações dos cadastros para identificar algumas inconsistências, por exemplo, a criação de turmas sem alunos ou docentes vinculados. Após a correção dos erros o sistema permiti o Fechamento do Censo da Escola.
  98. 98. FECHAMENTO DO CENSO Termo de Compromisso - Fechamento
  99. 99. FECHAMENTO DO CENSO Recibo de Fechamento Após a emissão do Recibo de Fechamento é possível retificar a escola, por meio do botão Retificar.
  100. 100. FECHAMENTO DO CENSO Vamos praticar! Realize os exercícios 6.1 da lista de exercícios.
  101. 101. RELATÓRIOS
  102. 102. RELATÓRIOS Relatório de Perfil - Escola
  103. 103. RELATÓRIOS Relatório de Perfil - Municipal
  104. 104. RELATÓRIOS Relatório de Perfil - Estadual
  105. 105. RELATÓRIOS Relatórios Gestores
  106. 106. RELATÓRIOS Relatórios de Notificação
  107. 107. Vamos praticar! Realize os exercícios 7.1 da lista de exercícios. RELATÓRIOS
  108. 108. MÓDULO DE CONFIRMAÇÃO
  109. 109. MÓDULO DE CONFIRMAÇÃO Selecione o relatório que deseja consultar.
  110. 110. MÓDULO DE CONFIRMAÇÃO Gera os dados de alunos com dupla matrícula. Nesse relatório são apresentados os dois vínculos do aluno no mesmo estado ou não. Acessa o módulo de confirmação de matrícula. São apresentadas as matrículas relacionadas ao perfil de acesso para que seja realizada a confirmação de matrícula.
  111. 111. MÓDULO DE CONFIRMAÇÃO O sistema vai apresentar a lista de alunos que estão com dupla matrícula de escolarização.
  112. 112. MÓDULO DE CONFIRMAÇÃO Confirmar Matrícula Clique no ícone para confirmar matrícula.
  113. 113. MÓDULO DE CONFIRMAÇÃO Desconsiderar Matrícula Clique no ícone para desconsiderar matrícula. Ao realizar esse procedimento os alunos serão desvinculados automaticamente. Caso a escola esteja fechada, esta será reaberta, sendo necessário solicitar um novo fechamento do Censo Escolar.
  114. 114. Vamos praticar! Realize os exercícios 8.1 da lista de exercícios. MÓDULO DE CONFIRMAÇÃO
  115. 115. ANÁLISE COMPARATIVA
  116. 116. ANÁLISE COMPARATIVA A análise comparativa é uma importante ferramenta para o acompanhamento da coleta. Confira o percentual de matrículas informadas da sua escola, do seu município ou do seu estado em relação ao ano anterior.
  117. 117. Vamos praticar! Realize os exercícios 9.1 da lista de exercícios. ANÁLISE COMPARATIVA
  118. 118. OUTRAS FUNCIONALIDADES Acesse o Caderno de Instruções para tirar dúvidas de conceitos e orientações. Clique em ajuda para acessar o hotsite do Educacenso. Clique em sair para ir para tela de Autenticação do sistema.
  119. 119. FimFim sitio.educacenso.inep.gov.br

×