Tabagismo
 Os temas que nós vamos tratar são:
 - O que é o Tabagismo? ;
 - Apresento-lhes o “Cigarro”;
 - Tabaco e os seus deriv...
Pretende-se estudar:
 o que é o tabaco,
 o tabaco e os seus derivados,
 as doenças causadas pelo tabaco,
 quais os ben...
 O tabagismo é o acto de consumir cigarros ou outros produtos
que contenham tabaco, cuja droga ou princípio activo é a
ni...
 A fumaça do cigarro é uma mistura de aproximadamente 4.720
substâncias tóxicas, destacando-se as seguintes:
- Nicotina -...
O fumo do tabaco contém mais de 4 000 compostos químicos.
Destes, 60 são potencialmente causadores de cancro, como por
exe...
O tabagismo causa cerca de 50 doenças diferentes,, tais como:
 a hipertensão,
 o enfarto,
 a angina,
 o derrame,
 can...
 É o indivíduo que convive com fumadores e inalam a fumaça de
derivados do tabaco em ambientes fechados. A poluição
decor...
Porque o tabaco:
 Causa doenças como cancro, doenças pulmonares e doenças
cardíacas ao fumador activo e ao passivo;
 É a...
Se deixar de fumar:
 vive mais tempo e com melhor qualidade de vida;
 reduz o risco de cancro, doença pulmonar crónica e...
 Criação de acções de formação;
 Criação de diapositivos e sua apresentação em diversas escolas e
Juntas de Freguesia pa...
Esperamos que tenha percebido:
 os malefícios do tabaco,
 que o tabaco é das piores coisas que se pode consumir, tal com...
 www.google.pt
 www.min-saude.pt
 Iglésias, Elisandro, Tabaco, Marina Editores, 2009
 Pinto, Augusto, Consumo de Subst...
 João Cebola, Nº 8, 9ºB
 Micael Loureiro, Nº14, 9ºB
no âmbito da disciplina de Área de Projecto
Ministrada pela professo...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Tabagismo

12,893 views

Published on

Trabalho realizado no âmbito do PES, em Área de Projecto, pelo 9ºB. Agrupamento de Escolas Gândara Mar, Tocha, 2010/2011.

Published in: Education
0 Comments
7 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
12,893
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
21
Actions
Shares
0
Downloads
228
Comments
0
Likes
7
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Tabagismo

  1. 1. Tabagismo
  2. 2.  Os temas que nós vamos tratar são:  - O que é o Tabagismo? ;  - Apresento-lhes o “Cigarro”;  - Tabaco e os seus derivados;  -Doenças causadas pelos derivados do tabaco;  -O que é ser um fumador passivo?;  - Porque deve deixar de fumar?;  - O que ganha em deixar de fumar?;  - As nossas soluções para reduzir este problema;
  3. 3. Pretende-se estudar:  o que é o tabaco,  o tabaco e os seus derivados,  as doenças causadas pelo tabaco,  quais os benefícios de deixar de fumar,  o que é um fumador passivo,  quais as nossas soluções para reduzir este problema.
  4. 4.  O tabagismo é o acto de consumir cigarros ou outros produtos que contenham tabaco, cuja droga ou princípio activo é a nicotina.  A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que o tabagismo deve ser considerado uma pandemia, ou seja, uma epidemia generalizada e, como tal, precisa ser combatido.
  5. 5.  A fumaça do cigarro é uma mistura de aproximadamente 4.720 substâncias tóxicas, destacando-se as seguintes: - Nicotina - é a causadora do vício e cancerígena; - Benzopireno - substância que facilita a combustão existente no papel que envolve o fumo; - Substâncias Radioativas - polônio 210 e carbono 14; - Agrotóxicos - DDT; - Solvente - benzeno; - Níquel e Arsênico - armazenam-se no fígado e rins, coração, pulmões, ossos e dentes resultando em gangrena dos pés, causando danos ao miocárdio etc..;
  6. 6. O fumo do tabaco contém mais de 4 000 compostos químicos. Destes, 60 são potencialmente causadores de cancro, como por exemplo:  acetona,  monóxido de carbono (gases dos automóveis),  metanol (combustível),  tolueno (solvente industrial),  naftaleno (presente nas “bolas de naftalina”),  cádmio (constituinte das baterias dos automóveis),  butano (combustível dos isqueiros), etc.
  7. 7. O tabagismo causa cerca de 50 doenças diferentes,, tais como:  a hipertensão,  o enfarto,  a angina,  o derrame,  cancro de pulmão, de boca, laringe, esófago, estômago, pâncreas, rim e bexiga,  doenças respiratórias obstrutivas como a bronquite crónica e o enfisema pulmonar,  aumenta a incidência de adquirir doenças como a gripe e a tuberculose,  causa impotência sexual.
  8. 8.  É o indivíduo que convive com fumadores e inalam a fumaça de derivados do tabaco em ambientes fechados. A poluição decorrente da fumaça dos derivados do tabaco em ambientes fechados e, segundo a Organização Mundial de Saúde, é a maior responsável pela poluição nestes ambientes.  Pesquisas mostram que o tabagismo passivo é estimado como a 3ª maior causa de morte no mundo, só perdendo para o tabagismo activo e o consumo excessivo de álcool.
  9. 9. Porque o tabaco:  Causa doenças como cancro, doenças pulmonares e doenças cardíacas ao fumador activo e ao passivo;  É a causa mais importante de morte e doença que se pode evitar;  O fumo do tabaco tem mais de 4 000 substâncias químicas, grande parte delas tóxicas;  A nicotina é a substância que o torna dependente e encontra-se nos cigarros, cigarrilhas e charutos;  De entre as substâncias tóxicas destacam-se o monóxido de carbono, o alcatrão e irritantes
  10. 10. Se deixar de fumar:  vive mais tempo e com melhor qualidade de vida;  reduz o risco de cancro, doença pulmonar crónica e cardíaca;  deixa de ter tosse e respira mais facilmente;  o hálito fica mais fresco;  desaparecem as manchas dos dedos e dos dentes;  melhora o aspecto da pele;  melhora o paladar e olfacto;  não gasta dinheiro inutilmente;  será um “bom exemplo” para os outros.
  11. 11.  Criação de acções de formação;  Criação de diapositivos e sua apresentação em diversas escolas e Juntas de Freguesia para alertar os perigos do tabaco e as drogas aos diversos alunos e restante população;  Incentivar as pessoas mais idosas, com mais experiência de vida, pois eles são mais velhos e têm de dar o exemplo aos mais novos para que o tabaco e as drogas não se difunda;  Nas máquinas de tabaco, a idade de aquisição de tabaco é a partir de 16 anos, a nossa solução era aumentar essa idade para 18 anos, para que só as pessoas maiores de idade (+18 anos) pudessem fumar;  Diminuição da produção de tabaco em 50% para que o número de fumadores em Portugal diminuísse;  Aumento do preço do tabaco para que as pessoas com menos possibilidades financeiras não pudessem comprar;
  12. 12. Esperamos que tenha percebido:  os malefícios do tabaco,  que o tabaco é das piores coisas que se pode consumir, tal como o álcool e as restantes drogas,  que deixar de fumar é o melhor que se pode fazer. Qualquer pessoa consegue deixar de fumar, só é preciso ter força de vontade.
  13. 13.  www.google.pt  www.min-saude.pt  Iglésias, Elisandro, Tabaco, Marina Editores, 2009  Pinto, Augusto, Consumo de Substâncias Psico-Activas e Prevenção em Meio Escolar, 1ª Edição, 2007.
  14. 14.  João Cebola, Nº 8, 9ºB  Micael Loureiro, Nº14, 9ºB no âmbito da disciplina de Área de Projecto Ministrada pela professora Conceição Aires

×