SlideShare a Scribd company logo
1 of 20
 E,B 2,3/Sec. João Garcia Bacelar – TochaAno lectivo: 2010/2011 Educação sexual Ciclo menstrual Docente: Professora Conceição Aires Disciplina: Área de Projecto
Introdução 	Com este trabalho realizado no âmbito da disciplina de Área de Projecto com inter-ligação com as aulas de Ciências Naturais, pretendemos explorar o tema ciclo menstrual, realçar e esclarecer vários aspectos relacionados com perguntas que jovens como nós fazem. 		Pretendemos adquirir algumas informações, para mais tarde, compreender e utilizar esses conceitos e indicações. 		Queremos esclarecer algumas noções básicas que por vezes podem-nos confundir, como por exemplo, onde é que ocorre a derrame do sangue, porque é que ocorre, entre outras… 		Ambicionamos sobretudo compreender que ter o período menstrual é algo normal e bom também, porque é fruto do período menstrual que à descendência da espécie humana, é sinal que todo o nosso sistema reprodutor esta apto para unir o óvulo com o espermatozóide, e desenvolver o feto.
Identificação do problema O nosso tema é o ciclo menstrual, este trabalho tem alguns pós e contras, tais como: Algumas dúvidas/ preconceitos que as pessoas têm e que por vezes as proíbe de fazer certas actividades;   gravidez indesejada/ desejada;  é a partir do ciclo menstrual que há continuidade da espécie; Nunca deixar que o bebé sofra com a gravidez indesejada; Os pais porque interromperam o seu processo escolar ou a nível profissional (especialmente a mãe);  Pretendemos sobretudo passar a mensagem: dizer não ao aborto, sobretudo em ocasiões de descuido por parte dos pais, se fizeram o erro que o assumam!
Constituição do sistema reprodutor feminino Os órgãos sexuais sofrem transformações na puberdade, altura em que começam a funcionar completamente e a menopausa, em que o funcionamento dos órgãos sexuais femininos passa a ser parcial, excluindo a possibilidade de reprodução.
Funções dos órgãos sexuais:  Função sexual – exprime-se no desejo, fantasias, sonhos, num prazer especial a que chamamos excitação e que pode levar a um prazer maior chamada orgasmo. 	 Função reprodutora – permite a um homem e a uma mulher terem filhos. Em que só em alguns dias de cada mês a mulher pode engravidar e apenas até uma determinada idade.
Órgãos sexuais femininos: Ovários tem a função de produzir as células reprodutoras femininas, chamadas óvulos, além disso, produzem as hormonas sexuais femininas: o estrogénio e a progesterona.  Vias genitais: Trompa de Falópio  onde ocorre a fecundação, ou seja, a união do espermatozóide com o óvulo, dando-se a fecundação.   Útero é o lugar onde o embrião se instala em caso de gravidez. Vagina Canal muscular que estabelece a comunicação entre o útero e o exterior do corpo. Órgãos genitais externos  Vulva (lábios, clítoris e orifício genital)
Ciclo ovárico 		Como referido anteriormente, é no ciclo ovárico que ocorrem transformações nos ovários que depois levam à formação e libertação do ovócito II. Ciclo uterino 		Conjunto de mudanças que afectam mensalmente (28 dias) o endométrio (parede interna/esponjosa do útero que permite a fixação do embrião).
Fases do Ciclo Uterino 	1º- Fase Menstrual- Leva cerca de 5 dias e resulta da ruptura dos vasos sanguíneos e também da descamação do endométrio que ao total, constituem o fluxo menstrual.     		2º- Fase Proliferativa- Leva 9 dias, no qual ocorre a reconstituição do endométrio e dos vasos sanguíneos. 		3º- Fase Secretora- Dura cerca de 14 dias, nos quais as glândulas do endométrio produzem secreções, preparando o útero para a recepção do embrião.
Significado de menstruação 	Menstruação é a eliminação periódica, acompanhada de hemorragia, da mucosa uterina, quando não houve fecundação. (Na mulher, começa na puberdade e termina com a menopausa.) 		Tem aproximadamente, 0,85L.  Este pode apresentar cor vermelha, castanha ou quase preta, e dura em média, três a oito dias. 		O primeiro fluxo menstrual  ocorre entre os 9 e 19 anos, chamado de menarca. È o sinal mais limitado da passagem da infância para a fase adulta. 		As últimas menstruações correspondem à suspensão dos ciclos menstruais, chamando-se menopausa. Este ocorre, geralmente, a partir dos 45 anos, sendo apesar de tudo, muito variável e podendo acontecer a partir dos 35 e até aos 60 anos.
O que são hormonas? As hormonas são produzidas em grupos de células denominadas por glândulas endócrinas. As hormonas passam das glândulas para o sangue através de paredes, essas hormonas espalham-se por todo o corpo. As diferentes hormonas actuam em diferentes partes do corpo. 		Elas provocam os seios nas raparigas e a barba nos rapazes. As hormonas sexuais femininas principais são o estrogénio e a progesterona. A hormona sexual masculina mais importante é testosterona.
Mitos & Tabus A menstruação continua envolta em mitos e tabus, dos quais são exemplo:   O período é tóxico, exalando as mulheres, nesta altura, odores que apodrecer a carne, azedar o vinho, murchar o pão;  Uma mulher menstruada não deve lavar a cabeça nem pisar chão frio;  Durante a menstruação não se deve comer gelados, entre outros alimentos, nem fazer desporto ou nadar, e muito menos ter relações sexuais.
Soluções para os mitos & tabus Uma mulher menstruada pode fazer tudo o que lhe apetece tendo apenas algum cuidado e sentindo-se bem. Trata da tua higiene pessoal com cuidado, não há nada que te possa fazer mal Faz exercício físico, sobretudo natação, não te prives de fazer nada, usa tampão!
Efeitos secundários 	Os efeitos secundários depende de pessoa para pessoa, de responsabilidade e sobretudo de atitudes que as pessoas tomam.  		Alguns dos efeitos secundários são: Dores menstruais pontiagudas, que por vezes são muito fortes, levando-nos a tomar analgésicos ou ate a ir a um especialista;  Gravidez, por vezes pode ser indesejada, devido a não terem precauções;  SIDA e outras doenças, que pode contaminar o parceiro sem nos apercebermos.
Informações úteis 	Deves ter em conta algumas informações que te podem ser úteis agora, ou até mais tarde, tais como: O período menstrual no inicio nunca é certo, poderá variar não sendo sempre naquele dia do mês;  A duração média do período menstrual é entre 3 a 7 dias;  Deves de ter sempre um penso higiénico na nossa mala;  Se utilizares tampão, muda-o frequentemente;  Se tiveres dores toma um comprimido e tenta relaxar;  Evita vestir roupas muito claras;
Ciclo menstrual O ciclo menstrual é controlado pelas hormonas. O ciclo médio costuma ter a duração de 28 dias, mas isso depende de pessoa para pessoa.  O ciclo divide-se em 3 etapas: 5º Dia – O período menstrual terminou. Continuação do amadurecimento do óvulo e o folículo descola-se para a superfície do ovário. O folículo está a produzir a hormona estrogénio. Esta faz com que o revestimento do útero comece a engrossar novamente. 1º Dia – o período menstrual inicia-se simultaneamente com a hormona FSH que está a amadurecer um óvulo num pequeno folículo num dos ovários 14º Dia – O óvulo encontra-se maduro, sai do ovário, dando-se a ovulação. O folículo vazio, denominado “corpo amarelo”, começa a progesterona. Este amacia o revestimento espesso do útero e torna-o esponjoso, para que óvulo seja fertilizado e se possa fixar.
Período fértil 	Após a liberação do sangue, o óvulo só fica viável por cerca de 12-24 horas. Apesar do curto período de viabilidade do óvulo, o intervalo fértil é bem mais longo, pois, dependendo da qualidade do sémen masculino, os espermatozóides podem ficar viáveis dentro do sistema reprodutor da mulher por até 5-7 dias. Portanto, o período fértil vai do 5º dia antes da ovulação até um dia após a mesma.   		O período de maior oportunidade de ser fecundado ocorre quando há coito 1 ou 2 dias antes da ovulação.  
Gravidez e interrupção do período menstrual A chegada da primeira menstruação é o sinal de que uma rapariga adquiriu a capacidade biológica de ter filhos.  		Com a puberdade, o estrogénio (a principal hormona feminina) leva a que os óvulos, contidos nos dois ovários das raparigas desde o nascimento, comecem a amadurecer. A partir desse momento, todos os meses um dos ovários liberta um óvulo maduro. No prazo de 4 a 7 dias, este óvulo transfere-se para o útero através de uma das trompas de Falópio.  		Se a rapariga tiver uma relação sexual sem protecção anticoncepcional durante a viagem do óvulo desde o ovário até ao útero, aquele poderá ser alcançado por um espermatozóide: nesse caso verificar-se-á a sua fecundação. 		Quando uma mulher fica grávida, o ciclo menstrual interrompe-se até alguns depois do nascimento da criança. O hábito de usar o calendário para controlar a regularidade do ciclo menstrual torna-se muito útil para um especialista que pode calcular a duração da gravidez com maior precisão.
Soluções O período menstrual é algo de bom que acontece, embora dizemos contrário. È uma altura em que o nosso corpo passa por transformações que não ocorrem em mais nenhuma altura, tais como: Desenvolvimento dos caracteres secundários; Permite-nos ter filhos; Desenvolvimento psicológico.  Sempre que sentimos dores ou desconforto devemos adoptar  algumas medidas, tais como:   devemos ir ao médico;  Tomar um comprimido; Usar tampão; E sobretudo não nos devemos de esquecer de utilizar métodos contraceptivos para não engravidar, não há direito de matar os fetos!  
Conclusão   Ao realizarmos este trabalho no âmbito da disciplina de Área de Projecto sobre o Ciclo Menstrual, aprofundámos os nossos conhecimentos sobre um tema com diversos tabus e mitos, como por exemplo o que se pode e deve fazer durante a menstruação ou alguns dos tabus existentes, tais como, durante o período menstrual não se poder fazer algumas actividades, essenciais ao nosso dia-a-dia. 		O nosso grupo com este trabalho, aprofundou o conhecimento sobre as transformações que vão ocorrendo no interior dos órgãos sexuais femininos, tais como o aparecimento da menstruação, o que é, onde acontece, a partir de que idade é que a rapariga está apta para engravidar; o seu período fértil; métodos de protecção para absorver o fluxo sanguíneo e a identificação do problema, que na maioria das raparigas não entendem o que está a acontecer no seu corpo e surgem dúvidas, e nesse caso devem recorrer aos pais, aos professores e a pessoas adultas com experiência no assunto.
Trabalho realizado por:  Andreia Tabanez, nº4; Cristiana Fernandes, nº7

More Related Content

What's hot

Sistema Genital Feminino
Sistema Genital FemininoSistema Genital Feminino
Sistema Genital FemininoMarcia Regina
 
Sistema reprodutor
Sistema reprodutorSistema reprodutor
Sistema reprodutorrafa2507
 
Sistema reprodutor feminino slides
Sistema reprodutor feminino slidesSistema reprodutor feminino slides
Sistema reprodutor feminino slidesGrazi Grazi
 
III.2 Da concepção ao nascimento
III.2 Da concepção ao nascimentoIII.2 Da concepção ao nascimento
III.2 Da concepção ao nascimentoRebeca Vale
 
Metodos contraceptivos
Metodos contraceptivosMetodos contraceptivos
Metodos contraceptivosCésar Milani
 
8 ano sistema reprodutor masculino e feminino
8 ano sistema reprodutor masculino e feminino8 ano sistema reprodutor masculino e feminino
8 ano sistema reprodutor masculino e femininocrisbassanimedeiros
 
Sistema Reprodutor Feminino
Sistema Reprodutor FemininoSistema Reprodutor Feminino
Sistema Reprodutor FemininoGabriel Resende
 
Aula 8º ano - Métodos contraceptivos e DSTs
Aula 8º ano - Métodos contraceptivos e DSTsAula 8º ano - Métodos contraceptivos e DSTs
Aula 8º ano - Métodos contraceptivos e DSTsLeonardo Kaplan
 
MéTodos Contraceptivos
MéTodos  ContraceptivosMéTodos  Contraceptivos
MéTodos Contraceptivostiafer96
 
Síndrome dos Ovários Policísticos
Síndrome dos Ovários PolicísticosSíndrome dos Ovários Policísticos
Síndrome dos Ovários PolicísticosWelisson Porto
 
Reprodução Humana
Reprodução HumanaReprodução Humana
Reprodução HumanaSérgio Luiz
 
Aula sobre sistema reprodutor feminino e masculino
Aula sobre   sistema reprodutor feminino e masculinoAula sobre   sistema reprodutor feminino e masculino
Aula sobre sistema reprodutor feminino e masculinoMarcionedes De Souza
 
Sistemas Reprodutores Feminino e Masculino
Sistemas Reprodutores Feminino e MasculinoSistemas Reprodutores Feminino e Masculino
Sistemas Reprodutores Feminino e MasculinoPibid Biologia Cejad
 
Sistema circulatório
Sistema circulatórioSistema circulatório
Sistema circulatórioRosa Pereira
 

What's hot (20)

Ciclo menstrual
Ciclo menstrualCiclo menstrual
Ciclo menstrual
 
Metodos contraceptivos spe
Metodos contraceptivos speMetodos contraceptivos spe
Metodos contraceptivos spe
 
Sistema Genital Feminino
Sistema Genital FemininoSistema Genital Feminino
Sistema Genital Feminino
 
Sistema circulatorio powerpoint
Sistema circulatorio powerpointSistema circulatorio powerpoint
Sistema circulatorio powerpoint
 
Métodos contraceptivos
Métodos contraceptivosMétodos contraceptivos
Métodos contraceptivos
 
Sistema reprodutor
Sistema reprodutorSistema reprodutor
Sistema reprodutor
 
8 ano puberdade e adolescência
8 ano puberdade e adolescência8 ano puberdade e adolescência
8 ano puberdade e adolescência
 
Sistema reprodutor feminino slides
Sistema reprodutor feminino slidesSistema reprodutor feminino slides
Sistema reprodutor feminino slides
 
III.2 Da concepção ao nascimento
III.2 Da concepção ao nascimentoIII.2 Da concepção ao nascimento
III.2 Da concepção ao nascimento
 
Metodos contraceptivos
Metodos contraceptivosMetodos contraceptivos
Metodos contraceptivos
 
8 ano sistema reprodutor masculino e feminino
8 ano sistema reprodutor masculino e feminino8 ano sistema reprodutor masculino e feminino
8 ano sistema reprodutor masculino e feminino
 
Sistema Reprodutor Feminino
Sistema Reprodutor FemininoSistema Reprodutor Feminino
Sistema Reprodutor Feminino
 
Aula 8º ano - Métodos contraceptivos e DSTs
Aula 8º ano - Métodos contraceptivos e DSTsAula 8º ano - Métodos contraceptivos e DSTs
Aula 8º ano - Métodos contraceptivos e DSTs
 
MéTodos Contraceptivos
MéTodos  ContraceptivosMéTodos  Contraceptivos
MéTodos Contraceptivos
 
Síndrome dos Ovários Policísticos
Síndrome dos Ovários PolicísticosSíndrome dos Ovários Policísticos
Síndrome dos Ovários Policísticos
 
Reprodução Humana
Reprodução HumanaReprodução Humana
Reprodução Humana
 
Aula sobre sistema reprodutor feminino e masculino
Aula sobre   sistema reprodutor feminino e masculinoAula sobre   sistema reprodutor feminino e masculino
Aula sobre sistema reprodutor feminino e masculino
 
Sistemas Reprodutores Feminino e Masculino
Sistemas Reprodutores Feminino e MasculinoSistemas Reprodutores Feminino e Masculino
Sistemas Reprodutores Feminino e Masculino
 
Sistema Urinario
Sistema UrinarioSistema Urinario
Sistema Urinario
 
Sistema circulatório
Sistema circulatórioSistema circulatório
Sistema circulatório
 

Viewers also liked

Viewers also liked (20)

Ciclo menstrual
Ciclo menstrualCiclo menstrual
Ciclo menstrual
 
Ciclo menstrual
Ciclo menstrualCiclo menstrual
Ciclo menstrual
 
Ciclo menstrual
Ciclo menstrualCiclo menstrual
Ciclo menstrual
 
Ciclo menstrual e gravidez
Ciclo menstrual e gravidezCiclo menstrual e gravidez
Ciclo menstrual e gravidez
 
Fisiologia Ciclo Menstrual
Fisiologia Ciclo MenstrualFisiologia Ciclo Menstrual
Fisiologia Ciclo Menstrual
 
Ciclo menstrual ana c; andreia ...
Ciclo menstrual   ana c; andreia ...Ciclo menstrual   ana c; andreia ...
Ciclo menstrual ana c; andreia ...
 
Fisiologia da mestruação
Fisiologia da mestruaçãoFisiologia da mestruação
Fisiologia da mestruação
 
Ciclo menstrual
Ciclo menstrualCiclo menstrual
Ciclo menstrual
 
Ciclo sexual
Ciclo sexualCiclo sexual
Ciclo sexual
 
El ciclo menstrual femenino
El ciclo menstrual femeninoEl ciclo menstrual femenino
El ciclo menstrual femenino
 
105 ciclo menstrual ou catamênico
105  ciclo menstrual ou catamênico105  ciclo menstrual ou catamênico
105 ciclo menstrual ou catamênico
 
Reprodução e desenvolvimento
Reprodução e desenvolvimentoReprodução e desenvolvimento
Reprodução e desenvolvimento
 
Ps db fisiologia do ciclo menstrual 2
Ps db fisiologia do ciclo menstrual 2Ps db fisiologia do ciclo menstrual 2
Ps db fisiologia do ciclo menstrual 2
 
Ciclo Sexual Femenino
Ciclo Sexual FemeninoCiclo Sexual Femenino
Ciclo Sexual Femenino
 
Controle hormonal do ciclo menstrual
Controle hormonal do ciclo menstrualControle hormonal do ciclo menstrual
Controle hormonal do ciclo menstrual
 
Sistema genital masculino
Sistema genital masculinoSistema genital masculino
Sistema genital masculino
 
Módulo 4 – ovulacao, menstruacao, fecundacao.alpha.2015
Módulo 4 – ovulacao, menstruacao, fecundacao.alpha.2015Módulo 4 – ovulacao, menstruacao, fecundacao.alpha.2015
Módulo 4 – ovulacao, menstruacao, fecundacao.alpha.2015
 
Anticoncepcionais
AnticoncepcionaisAnticoncepcionais
Anticoncepcionais
 
1EM #26 Ciclo menstrual
1EM #26 Ciclo menstrual1EM #26 Ciclo menstrual
1EM #26 Ciclo menstrual
 
Módulo 4 – ovulação, menstruação, fecundaço
Módulo 4 – ovulação, menstruação, fecundaçoMódulo 4 – ovulação, menstruação, fecundaço
Módulo 4 – ovulação, menstruação, fecundaço
 

Similar to Ciclo Menstrual: Compreender este processo natural

Ciclo menstrual e Desenvolvimento Embrionário.pptx
Ciclo menstrual e Desenvolvimento Embrionário.pptxCiclo menstrual e Desenvolvimento Embrionário.pptx
Ciclo menstrual e Desenvolvimento Embrionário.pptxClícia S. Gonzaga
 
Sexualidade - puberdade - reprodução humana - métodos contraceptivos - dst
Sexualidade -  puberdade - reprodução humana - métodos contraceptivos - dstSexualidade -  puberdade - reprodução humana - métodos contraceptivos - dst
Sexualidade - puberdade - reprodução humana - métodos contraceptivos - dstAna Beatriz Cargnin
 
Menus cidadania educação sexual
Menus cidadania   educação sexualMenus cidadania   educação sexual
Menus cidadania educação sexualFátima Rocha
 
PLANEJAMENTO FAMILIAR AULA.ppt
PLANEJAMENTO FAMILIAR AULA.pptPLANEJAMENTO FAMILIAR AULA.ppt
PLANEJAMENTO FAMILIAR AULA.pptJosy Farias
 
Gravides de ciencias lara
Gravides de ciencias laraGravides de ciencias lara
Gravides de ciencias laraCarla Gomes
 
O Planeamento Familiar 20080216 V2
O Planeamento Familiar 20080216 V2O Planeamento Familiar 20080216 V2
O Planeamento Familiar 20080216 V2lourencoalmeida
 
Puberdade e Adolescência
Puberdade e AdolescênciaPuberdade e Adolescência
Puberdade e Adolescêncialucikd
 
Adolescência e sexualidade
Adolescência e sexualidadeAdolescência e sexualidade
Adolescência e sexualidadeBio Sem Limites
 
Sexualidade E TransmissãO Da Vida
Sexualidade E TransmissãO Da VidaSexualidade E TransmissãO Da Vida
Sexualidade E TransmissãO Da Vidafernando2112
 
Resumo sistema reprodutor
Resumo sistema reprodutor Resumo sistema reprodutor
Resumo sistema reprodutor ladyacp
 
Sexualidade
SexualidadeSexualidade
Sexualidaderimagz21
 
Revisão bloco 4 parte i [somente leitura] [modo de compatibilidade]
Revisão bloco 4   parte i [somente leitura] [modo de compatibilidade]Revisão bloco 4   parte i [somente leitura] [modo de compatibilidade]
Revisão bloco 4 parte i [somente leitura] [modo de compatibilidade]saudefieb
 
Sexualidade 1232490160916248-3
Sexualidade 1232490160916248-3Sexualidade 1232490160916248-3
Sexualidade 1232490160916248-3Pelo Siro
 

Similar to Ciclo Menstrual: Compreender este processo natural (20)

Sexualidade
SexualidadeSexualidade
Sexualidade
 
Reprodução humana 2
Reprodução humana 2Reprodução humana 2
Reprodução humana 2
 
Reprodução humana 2
Reprodução humana 2Reprodução humana 2
Reprodução humana 2
 
Ciclo menstrual e Desenvolvimento Embrionário.pptx
Ciclo menstrual e Desenvolvimento Embrionário.pptxCiclo menstrual e Desenvolvimento Embrionário.pptx
Ciclo menstrual e Desenvolvimento Embrionário.pptx
 
Sexualidade - puberdade - reprodução humana - métodos contraceptivos - dst
Sexualidade -  puberdade - reprodução humana - métodos contraceptivos - dstSexualidade -  puberdade - reprodução humana - métodos contraceptivos - dst
Sexualidade - puberdade - reprodução humana - métodos contraceptivos - dst
 
Menus cidadania educação sexual
Menus cidadania   educação sexualMenus cidadania   educação sexual
Menus cidadania educação sexual
 
PLANEJAMENTO FAMILIAR AULA.ppt
PLANEJAMENTO FAMILIAR AULA.pptPLANEJAMENTO FAMILIAR AULA.ppt
PLANEJAMENTO FAMILIAR AULA.ppt
 
Gravides de ciencias lara
Gravides de ciencias laraGravides de ciencias lara
Gravides de ciencias lara
 
O Planeamento Familiar 20080216 V2
O Planeamento Familiar 20080216 V2O Planeamento Familiar 20080216 V2
O Planeamento Familiar 20080216 V2
 
Puberdade e Adolescência
Puberdade e AdolescênciaPuberdade e Adolescência
Puberdade e Adolescência
 
Adolescência e sexualidade
Adolescência e sexualidadeAdolescência e sexualidade
Adolescência e sexualidade
 
Reprodução humana
Reprodução humanaReprodução humana
Reprodução humana
 
Susanita
SusanitaSusanita
Susanita
 
Biologia slidesshare
Biologia slidesshareBiologia slidesshare
Biologia slidesshare
 
A adolescência, fase de novas descobertas
A adolescência, fase de novas descobertas A adolescência, fase de novas descobertas
A adolescência, fase de novas descobertas
 
Sexualidade E TransmissãO Da Vida
Sexualidade E TransmissãO Da VidaSexualidade E TransmissãO Da Vida
Sexualidade E TransmissãO Da Vida
 
Resumo sistema reprodutor
Resumo sistema reprodutor Resumo sistema reprodutor
Resumo sistema reprodutor
 
Sexualidade
SexualidadeSexualidade
Sexualidade
 
Revisão bloco 4 parte i [somente leitura] [modo de compatibilidade]
Revisão bloco 4   parte i [somente leitura] [modo de compatibilidade]Revisão bloco 4   parte i [somente leitura] [modo de compatibilidade]
Revisão bloco 4 parte i [somente leitura] [modo de compatibilidade]
 
Sexualidade 1232490160916248-3
Sexualidade 1232490160916248-3Sexualidade 1232490160916248-3
Sexualidade 1232490160916248-3
 

More from tocha_turma9a

Desenvolvimento comportamentos (sexualidade)
Desenvolvimento comportamentos (sexualidade)Desenvolvimento comportamentos (sexualidade)
Desenvolvimento comportamentos (sexualidade)tocha_turma9a
 
Sexualidade saudável
Sexualidade saudávelSexualidade saudável
Sexualidade saudáveltocha_turma9a
 
Afectos e relações interpessoais
Afectos e relações interpessoaisAfectos e relações interpessoais
Afectos e relações interpessoaistocha_turma9a
 
Substâncias Psicoactivas 1
Substâncias Psicoactivas 1Substâncias Psicoactivas 1
Substâncias Psicoactivas 1tocha_turma9a
 
Substâncias Psicoactivas
Substâncias PsicoactivasSubstâncias Psicoactivas
Substâncias Psicoactivastocha_turma9a
 

More from tocha_turma9a (7)

Desenvolvimento comportamentos (sexualidade)
Desenvolvimento comportamentos (sexualidade)Desenvolvimento comportamentos (sexualidade)
Desenvolvimento comportamentos (sexualidade)
 
Sexualidade saudável
Sexualidade saudávelSexualidade saudável
Sexualidade saudável
 
Afectos e relações interpessoais
Afectos e relações interpessoaisAfectos e relações interpessoais
Afectos e relações interpessoais
 
Drogas
DrogasDrogas
Drogas
 
Alcoolismo
AlcoolismoAlcoolismo
Alcoolismo
 
Substâncias Psicoactivas 1
Substâncias Psicoactivas 1Substâncias Psicoactivas 1
Substâncias Psicoactivas 1
 
Substâncias Psicoactivas
Substâncias PsicoactivasSubstâncias Psicoactivas
Substâncias Psicoactivas
 

Recently uploaded

Educação São Paulo centro de mídias da SP
Educação São Paulo centro de mídias da SPEducação São Paulo centro de mídias da SP
Educação São Paulo centro de mídias da SPanandatss1
 
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chaveAula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chaveaulasgege
 
Prática de interpretação de imagens de satélite no QGIS
Prática de interpretação de imagens de satélite no QGISPrática de interpretação de imagens de satélite no QGIS
Prática de interpretação de imagens de satélite no QGISVitor Vieira Vasconcelos
 
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autoresSociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autoresaulasgege
 
HABILIDADES ESSENCIAIS - MATEMÁTICA 4º ANO.pdf
HABILIDADES ESSENCIAIS  - MATEMÁTICA 4º ANO.pdfHABILIDADES ESSENCIAIS  - MATEMÁTICA 4º ANO.pdf
HABILIDADES ESSENCIAIS - MATEMÁTICA 4º ANO.pdfdio7ff
 
Cartilha 1º Ano Alfabetização _ 1º Ano Ensino Fundamental
Cartilha 1º Ano Alfabetização _ 1º Ano Ensino FundamentalCartilha 1º Ano Alfabetização _ 1º Ano Ensino Fundamental
Cartilha 1º Ano Alfabetização _ 1º Ano Ensino Fundamentalgeone480617
 
DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...
DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...
DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...Martin M Flynn
 
Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...
Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...
Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...LuizHenriquedeAlmeid6
 
Baladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptx
Baladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptxBaladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptx
Baladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptxacaciocarmo1
 
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdfCultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdfaulasgege
 
Currículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdf
Currículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdfCurrículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdf
Currículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdfIedaGoethe
 
Mesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecas
Mesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecasMesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecas
Mesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecasRicardo Diniz campos
 
Aula 1, 2 Bacterias Características e Morfologia.pptx
Aula 1, 2  Bacterias Características e Morfologia.pptxAula 1, 2  Bacterias Características e Morfologia.pptx
Aula 1, 2 Bacterias Características e Morfologia.pptxpamelacastro71
 
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdfBRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdfHenrique Pontes
 
PPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdf
PPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdfPPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdf
PPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdfAnaGonalves804156
 
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdf
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdfDIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdf
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdfIedaGoethe
 
PLANEJAMENTO anual do 3ANO fundamental 1 MG.pdf
PLANEJAMENTO anual do  3ANO fundamental 1 MG.pdfPLANEJAMENTO anual do  3ANO fundamental 1 MG.pdf
PLANEJAMENTO anual do 3ANO fundamental 1 MG.pdfProfGleide
 
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024Sandra Pratas
 
ÁREA DE FIGURAS PLANAS - DESCRITOR DE MATEMATICA D12 ENSINO MEDIO.pptx
ÁREA DE FIGURAS PLANAS - DESCRITOR DE MATEMATICA D12 ENSINO MEDIO.pptxÁREA DE FIGURAS PLANAS - DESCRITOR DE MATEMATICA D12 ENSINO MEDIO.pptx
ÁREA DE FIGURAS PLANAS - DESCRITOR DE MATEMATICA D12 ENSINO MEDIO.pptxDeyvidBriel
 
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024Sandra Pratas
 

Recently uploaded (20)

Educação São Paulo centro de mídias da SP
Educação São Paulo centro de mídias da SPEducação São Paulo centro de mídias da SP
Educação São Paulo centro de mídias da SP
 
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chaveAula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
 
Prática de interpretação de imagens de satélite no QGIS
Prática de interpretação de imagens de satélite no QGISPrática de interpretação de imagens de satélite no QGIS
Prática de interpretação de imagens de satélite no QGIS
 
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autoresSociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
 
HABILIDADES ESSENCIAIS - MATEMÁTICA 4º ANO.pdf
HABILIDADES ESSENCIAIS  - MATEMÁTICA 4º ANO.pdfHABILIDADES ESSENCIAIS  - MATEMÁTICA 4º ANO.pdf
HABILIDADES ESSENCIAIS - MATEMÁTICA 4º ANO.pdf
 
Cartilha 1º Ano Alfabetização _ 1º Ano Ensino Fundamental
Cartilha 1º Ano Alfabetização _ 1º Ano Ensino FundamentalCartilha 1º Ano Alfabetização _ 1º Ano Ensino Fundamental
Cartilha 1º Ano Alfabetização _ 1º Ano Ensino Fundamental
 
DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...
DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...
DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...
 
Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...
Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...
Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...
 
Baladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptx
Baladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptxBaladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptx
Baladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptx
 
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdfCultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
 
Currículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdf
Currículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdfCurrículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdf
Currículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdf
 
Mesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecas
Mesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecasMesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecas
Mesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecas
 
Aula 1, 2 Bacterias Características e Morfologia.pptx
Aula 1, 2  Bacterias Características e Morfologia.pptxAula 1, 2  Bacterias Características e Morfologia.pptx
Aula 1, 2 Bacterias Características e Morfologia.pptx
 
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdfBRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
 
PPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdf
PPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdfPPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdf
PPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdf
 
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdf
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdfDIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdf
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdf
 
PLANEJAMENTO anual do 3ANO fundamental 1 MG.pdf
PLANEJAMENTO anual do  3ANO fundamental 1 MG.pdfPLANEJAMENTO anual do  3ANO fundamental 1 MG.pdf
PLANEJAMENTO anual do 3ANO fundamental 1 MG.pdf
 
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
 
ÁREA DE FIGURAS PLANAS - DESCRITOR DE MATEMATICA D12 ENSINO MEDIO.pptx
ÁREA DE FIGURAS PLANAS - DESCRITOR DE MATEMATICA D12 ENSINO MEDIO.pptxÁREA DE FIGURAS PLANAS - DESCRITOR DE MATEMATICA D12 ENSINO MEDIO.pptx
ÁREA DE FIGURAS PLANAS - DESCRITOR DE MATEMATICA D12 ENSINO MEDIO.pptx
 
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
 

Ciclo Menstrual: Compreender este processo natural

  • 1. E,B 2,3/Sec. João Garcia Bacelar – TochaAno lectivo: 2010/2011 Educação sexual Ciclo menstrual Docente: Professora Conceição Aires Disciplina: Área de Projecto
  • 2. Introdução Com este trabalho realizado no âmbito da disciplina de Área de Projecto com inter-ligação com as aulas de Ciências Naturais, pretendemos explorar o tema ciclo menstrual, realçar e esclarecer vários aspectos relacionados com perguntas que jovens como nós fazem. Pretendemos adquirir algumas informações, para mais tarde, compreender e utilizar esses conceitos e indicações. Queremos esclarecer algumas noções básicas que por vezes podem-nos confundir, como por exemplo, onde é que ocorre a derrame do sangue, porque é que ocorre, entre outras… Ambicionamos sobretudo compreender que ter o período menstrual é algo normal e bom também, porque é fruto do período menstrual que à descendência da espécie humana, é sinal que todo o nosso sistema reprodutor esta apto para unir o óvulo com o espermatozóide, e desenvolver o feto.
  • 3. Identificação do problema O nosso tema é o ciclo menstrual, este trabalho tem alguns pós e contras, tais como: Algumas dúvidas/ preconceitos que as pessoas têm e que por vezes as proíbe de fazer certas actividades; gravidez indesejada/ desejada; é a partir do ciclo menstrual que há continuidade da espécie; Nunca deixar que o bebé sofra com a gravidez indesejada; Os pais porque interromperam o seu processo escolar ou a nível profissional (especialmente a mãe); Pretendemos sobretudo passar a mensagem: dizer não ao aborto, sobretudo em ocasiões de descuido por parte dos pais, se fizeram o erro que o assumam!
  • 4. Constituição do sistema reprodutor feminino Os órgãos sexuais sofrem transformações na puberdade, altura em que começam a funcionar completamente e a menopausa, em que o funcionamento dos órgãos sexuais femininos passa a ser parcial, excluindo a possibilidade de reprodução.
  • 5. Funções dos órgãos sexuais:  Função sexual – exprime-se no desejo, fantasias, sonhos, num prazer especial a que chamamos excitação e que pode levar a um prazer maior chamada orgasmo.  Função reprodutora – permite a um homem e a uma mulher terem filhos. Em que só em alguns dias de cada mês a mulher pode engravidar e apenas até uma determinada idade.
  • 6. Órgãos sexuais femininos: Ovários tem a função de produzir as células reprodutoras femininas, chamadas óvulos, além disso, produzem as hormonas sexuais femininas: o estrogénio e a progesterona.  Vias genitais: Trompa de Falópio  onde ocorre a fecundação, ou seja, a união do espermatozóide com o óvulo, dando-se a fecundação.   Útero é o lugar onde o embrião se instala em caso de gravidez. Vagina Canal muscular que estabelece a comunicação entre o útero e o exterior do corpo. Órgãos genitais externos Vulva (lábios, clítoris e orifício genital)
  • 7. Ciclo ovárico Como referido anteriormente, é no ciclo ovárico que ocorrem transformações nos ovários que depois levam à formação e libertação do ovócito II. Ciclo uterino Conjunto de mudanças que afectam mensalmente (28 dias) o endométrio (parede interna/esponjosa do útero que permite a fixação do embrião).
  • 8. Fases do Ciclo Uterino 1º- Fase Menstrual- Leva cerca de 5 dias e resulta da ruptura dos vasos sanguíneos e também da descamação do endométrio que ao total, constituem o fluxo menstrual.    2º- Fase Proliferativa- Leva 9 dias, no qual ocorre a reconstituição do endométrio e dos vasos sanguíneos. 3º- Fase Secretora- Dura cerca de 14 dias, nos quais as glândulas do endométrio produzem secreções, preparando o útero para a recepção do embrião.
  • 9. Significado de menstruação Menstruação é a eliminação periódica, acompanhada de hemorragia, da mucosa uterina, quando não houve fecundação. (Na mulher, começa na puberdade e termina com a menopausa.) Tem aproximadamente, 0,85L. Este pode apresentar cor vermelha, castanha ou quase preta, e dura em média, três a oito dias. O primeiro fluxo menstrual ocorre entre os 9 e 19 anos, chamado de menarca. È o sinal mais limitado da passagem da infância para a fase adulta. As últimas menstruações correspondem à suspensão dos ciclos menstruais, chamando-se menopausa. Este ocorre, geralmente, a partir dos 45 anos, sendo apesar de tudo, muito variável e podendo acontecer a partir dos 35 e até aos 60 anos.
  • 10. O que são hormonas? As hormonas são produzidas em grupos de células denominadas por glândulas endócrinas. As hormonas passam das glândulas para o sangue através de paredes, essas hormonas espalham-se por todo o corpo. As diferentes hormonas actuam em diferentes partes do corpo. Elas provocam os seios nas raparigas e a barba nos rapazes. As hormonas sexuais femininas principais são o estrogénio e a progesterona. A hormona sexual masculina mais importante é testosterona.
  • 11. Mitos & Tabus A menstruação continua envolta em mitos e tabus, dos quais são exemplo:  O período é tóxico, exalando as mulheres, nesta altura, odores que apodrecer a carne, azedar o vinho, murchar o pão;  Uma mulher menstruada não deve lavar a cabeça nem pisar chão frio;  Durante a menstruação não se deve comer gelados, entre outros alimentos, nem fazer desporto ou nadar, e muito menos ter relações sexuais.
  • 12. Soluções para os mitos & tabus Uma mulher menstruada pode fazer tudo o que lhe apetece tendo apenas algum cuidado e sentindo-se bem. Trata da tua higiene pessoal com cuidado, não há nada que te possa fazer mal Faz exercício físico, sobretudo natação, não te prives de fazer nada, usa tampão!
  • 13. Efeitos secundários Os efeitos secundários depende de pessoa para pessoa, de responsabilidade e sobretudo de atitudes que as pessoas tomam. Alguns dos efeitos secundários são: Dores menstruais pontiagudas, que por vezes são muito fortes, levando-nos a tomar analgésicos ou ate a ir a um especialista; Gravidez, por vezes pode ser indesejada, devido a não terem precauções; SIDA e outras doenças, que pode contaminar o parceiro sem nos apercebermos.
  • 14. Informações úteis Deves ter em conta algumas informações que te podem ser úteis agora, ou até mais tarde, tais como: O período menstrual no inicio nunca é certo, poderá variar não sendo sempre naquele dia do mês; A duração média do período menstrual é entre 3 a 7 dias; Deves de ter sempre um penso higiénico na nossa mala; Se utilizares tampão, muda-o frequentemente; Se tiveres dores toma um comprimido e tenta relaxar; Evita vestir roupas muito claras;
  • 15. Ciclo menstrual O ciclo menstrual é controlado pelas hormonas. O ciclo médio costuma ter a duração de 28 dias, mas isso depende de pessoa para pessoa. O ciclo divide-se em 3 etapas: 5º Dia – O período menstrual terminou. Continuação do amadurecimento do óvulo e o folículo descola-se para a superfície do ovário. O folículo está a produzir a hormona estrogénio. Esta faz com que o revestimento do útero comece a engrossar novamente. 1º Dia – o período menstrual inicia-se simultaneamente com a hormona FSH que está a amadurecer um óvulo num pequeno folículo num dos ovários 14º Dia – O óvulo encontra-se maduro, sai do ovário, dando-se a ovulação. O folículo vazio, denominado “corpo amarelo”, começa a progesterona. Este amacia o revestimento espesso do útero e torna-o esponjoso, para que óvulo seja fertilizado e se possa fixar.
  • 16. Período fértil Após a liberação do sangue, o óvulo só fica viável por cerca de 12-24 horas. Apesar do curto período de viabilidade do óvulo, o intervalo fértil é bem mais longo, pois, dependendo da qualidade do sémen masculino, os espermatozóides podem ficar viáveis dentro do sistema reprodutor da mulher por até 5-7 dias. Portanto, o período fértil vai do 5º dia antes da ovulação até um dia após a mesma.   O período de maior oportunidade de ser fecundado ocorre quando há coito 1 ou 2 dias antes da ovulação.  
  • 17. Gravidez e interrupção do período menstrual A chegada da primeira menstruação é o sinal de que uma rapariga adquiriu a capacidade biológica de ter filhos. Com a puberdade, o estrogénio (a principal hormona feminina) leva a que os óvulos, contidos nos dois ovários das raparigas desde o nascimento, comecem a amadurecer. A partir desse momento, todos os meses um dos ovários liberta um óvulo maduro. No prazo de 4 a 7 dias, este óvulo transfere-se para o útero através de uma das trompas de Falópio. Se a rapariga tiver uma relação sexual sem protecção anticoncepcional durante a viagem do óvulo desde o ovário até ao útero, aquele poderá ser alcançado por um espermatozóide: nesse caso verificar-se-á a sua fecundação. Quando uma mulher fica grávida, o ciclo menstrual interrompe-se até alguns depois do nascimento da criança. O hábito de usar o calendário para controlar a regularidade do ciclo menstrual torna-se muito útil para um especialista que pode calcular a duração da gravidez com maior precisão.
  • 18. Soluções O período menstrual é algo de bom que acontece, embora dizemos contrário. È uma altura em que o nosso corpo passa por transformações que não ocorrem em mais nenhuma altura, tais como: Desenvolvimento dos caracteres secundários; Permite-nos ter filhos; Desenvolvimento psicológico. Sempre que sentimos dores ou desconforto devemos adoptar algumas medidas, tais como: devemos ir ao médico; Tomar um comprimido; Usar tampão; E sobretudo não nos devemos de esquecer de utilizar métodos contraceptivos para não engravidar, não há direito de matar os fetos!  
  • 19. Conclusão   Ao realizarmos este trabalho no âmbito da disciplina de Área de Projecto sobre o Ciclo Menstrual, aprofundámos os nossos conhecimentos sobre um tema com diversos tabus e mitos, como por exemplo o que se pode e deve fazer durante a menstruação ou alguns dos tabus existentes, tais como, durante o período menstrual não se poder fazer algumas actividades, essenciais ao nosso dia-a-dia. O nosso grupo com este trabalho, aprofundou o conhecimento sobre as transformações que vão ocorrendo no interior dos órgãos sexuais femininos, tais como o aparecimento da menstruação, o que é, onde acontece, a partir de que idade é que a rapariga está apta para engravidar; o seu período fértil; métodos de protecção para absorver o fluxo sanguíneo e a identificação do problema, que na maioria das raparigas não entendem o que está a acontecer no seu corpo e surgem dúvidas, e nesse caso devem recorrer aos pais, aos professores e a pessoas adultas com experiência no assunto.
  • 20. Trabalho realizado por: Andreia Tabanez, nº4; Cristiana Fernandes, nº7