Apresentacao mitologia

988 views
665 views

Published on

Introdução à mitologia grega

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
988
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
110
Actions
Shares
0
Downloads
16
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide
  • O espectáculo a que vocês assistiram foi inspirado na Odisseia de Homero. A Odisseia conta a história de um herói chamado Ulisses. Esta história faz parte da mitologia grega e para que vocês aproveitem ao máximo o espectáculo, elaborámos esta breve apresentação explicando quem é quem no Olimpo.
  • De todos os deuses do Olimpo, apenas alguns vão ser vistos neste espectáculo. A partir de agora vamos conhecer os personagens da história de Homero.
  • Zeus além de ser senhor do Olimpo era o chefe de todos os deuses.
  • Zeus é o mais importante e o mais poderoso de todos os deuses. É o deus da justiça e dos fenómenos atmosféricos. É representado como um homem maduro, sentado no seu trono. Pode estar a segurar raios e/ou o seu ceptro e por vezes surge acompanhado por uma águia.
  • O mundo foi dividido entre Zeus e seus irmãos. Zeus ficou com o céu, Poséidon com o mar e Hades com o mundo subterrâneo.
  • Zeus envolveu-se com várias personagens da mitologia. A sua mulher oficial é Hera que é também sua irmã. Hera é a protectora do casamento e das mulheres casadas.
  • Atena é a filha favorita de Zeus. É a deusa da guerra, da inteligência, da sabedoria e das artes. É uma estratega inigualável e mestre nas metamorfoses. Nas suas representações normalmente aparece com um elmo, um escudo e uma lança e acompanhada por uma coruja.
  • Atena é a única autorizada a utilizar as armas de Zeus, incluindo os trovões. Entre outras invenções Atena é responsável pela criação dos barcos.
  • Poséidon é irmão de Zeus e de Hades e pai de Polifemo. Poseídon é o Deus do mar e dos tremores de terra. Poseídon é quem decide a vitória nos combates navais. Poderoso, violento e vingativo, carrega sempre um tridente, que utiliza para causar terramotos. Pode aparecer acompanhado por golfinhos.
  • Atena venceu Poséidon na disputa pela posse da cidade de Atenas. É a única autorizada a utilizar as armas de Zeus, incluindo os trovões.
  • Hades é irmão de Zeus e de Poséidon. Hades é o deus do além e dos mortos. Hades é conhecido por ser rico. Possui as riquezas do mundo terreno, pois é de debaixo da terra que vêm as plantações e os metais. É o menos apreciado dos deuses, inclusive pelas outras divindades. O seu nome raramente é pronunciado para não despertar a sua atenção e não trazer má sorte. Apesar do seu aspecto sinistro e impiedoso não é demoníaco nem maléfico.
  • Afrodite é a deusa do amor e da beleza. Tem o poder de fazer com que qualquer pessoa se apaixone por ela. Os seus animais são a pomba e o cisne.
  • Apolo é filho de Zeus e da deusa Leto. É o deus da música, da cura, da luz e da verdade. É um dos deuses mais queridos dos gregos. Os seus animais são o corvo e o golfinho.
  • Hefestos é filho de Zeus e Hera. É o único deus feio e coxo, mas é gentil e pacífico. É o deus do fogo e da forja. Forja armaduras para os deuses utilizando um vulcão.
  • Hermes é o mais esperto dos deuses do Olimpo. É o Deus Mensageiro, protector dos pastores, dos caminhos, dos viajantes, das casas e das ruas. É responsável pelo envio dos sonhos aos mortais.
  • Hermes é representado utilizando chapéu e sandálias aladas, um caduceu, uma capa, e com um porte atlético.
  • Artemis é a irmã gémea de Apolo. É a deusa da castidade, da caça e da floresta. Protege os jovens e as mulheres durante o parto. O seu animal é o veado.
  • Ares é o Deus da Guerra. O seu animal é o cão.
  • O grande herói da Odisseia é Ulisses, o rei de Ítaca, que abandonou a sua ilha para ir para a Guerra de Tróia, deixando a sua família.
  • Com a astúcia de Ulisses e com a ajuda de Atena os Gregos venceram os troianos. Foi Ulisses quem teve a ideia do cavalo de Tróia, é por isso que até hoje se usa a expressão “presente de grego”.
  • Polifemo é um Ciclope. Os ciclopes são gigantes só com um olho.
  • Clique aqui se pretender acrescentar notas.
  • Éolo é o rei dos ventos. Controla desde as mais suaves brisas até às mais violentas ventanias. Mas tem um bom carácter e é muito afável. Nesta cena dança com as nuvens que estão personificadas como belas jovens.
  • Circe é uma encantadora feiticeira filha do Sol que gosta de transformar os homens em animais.
  • Circe vive numa ilha rodeada por animais. É uma mulher bonita e sedutora.
  • Tirésias é um velho cego e vidente que vive no mundo dos mortos. Atena tirou-lhe a visão depois de ele a ter visto tomar banho, e depois deu-lhe a vidência para compensar o terrível castigo.
  • Nalgumas versões da Odisseia Ulisses encontra-se com sereias. As sereias são seres aquáticos, metade mulher, metade peixe que têm um canto fatal.
  • As sereias com o seu canto enfeitiçam os homens.
  • Calipso é uma ninfa encantadora.
  • Penélope aguarda o regresso de Ulisses
  • O filho de Ulisses,Telémaco, era bebé quando o pai partiu e já é um jovem homem quando Ulisses regressa finalmente a casa.
  • Vários pretendentes atormentam a vida de Penélope querendo casar com ela e substituir Ulisses.
  • Com a ajuda do seu filho Telémaco, Penélope resiste pacientemente ao passar dos anos e às tentativas de sedução dos pretendentes. O fiel cão de Ulisses, Argos também continua à sua espera.
  • Apresentacao mitologia

    1. 1. A CULTURAL KIDS apresenta:
    2. 2. Deuses, ninfas, sereias, gigantes e tudo o mais que precisas de saber para ficar por dentro da história de
    3. 3. HOMERO contou a história de Ulisses, um herói que enfrentou os desafios dos deuses do Olimpo.
    4. 4. Monte Olimpo Os gregos acreditavam que a morada dos deuses era no cimo do Monte Olimpo, que fica no norte da
    5. 5. Mas afinal quem é quem neste tal de Olimpo? O Olimpo de Giulio Pippi (1525-1535)
    6. 6. Zeus - o senhor do Olimpo
    7. 7. ZEUS o tonitruante O mais importante e o mais poderoso de todos os deuses. Era o deus da justiça e dos fenómenos
    8. 8. HERA e ZEUS Hera é a deusa protectora do casamento e mulher de Zeus.
    9. 9. ATENA a filha favorita de Zeus, é a deusa da inteligência, da sabedoria e das artes.
    10. 10. Atena nasceu de dentro da cabeça de Zeus
    11. 11. ATENA é deusa da guerra, estratega inigualável e mestre nas metamorfo ses.
    12. 12. POSÉIDON é o deus dos mares e
    13. 13. POSÉIDON Poderoso, violento e vingativo, carrega sempre um tridente, que utiliza para causar terramotos.
    14. 14. ATENA venceu POSÉIDON na disputa para ver quem seria o patrono da cidade de Atenas.
    15. 15. HADES é o deus do além e dos mortos. O seu reino é o mundo subterrâneo. Tem o poder de se tornar invisível.
    16. 16. É o menos apreciado dos deuses. O seu nome raramente era pronunciado para não despertar a sua atenção e não trazer má HADES
    17. 17. AFRODITE é a deusa do amor e da beleza. O seu poder de sedução é infalível. Aparece sempre como uma mulher muito bela.
    18. 18. APÓLO é o deus da cura, da música, da luz e da verdade. O mais amado de todos os deuses. Éa personificação do ideal grego de
    19. 19. HEFESTOS é o deus do fogo e da forja. É feio, mas também é gentil e pacífico. Forja armaduras para os deuses e heróis.
    20. 20. HERMES é o deus mensageiro. Protector dos pastores, dos caminhos, dos viajantes, das casas e das
    21. 21. HERMES é o mais esperto dos deuses do Olimpo. É o responsável pelo envio de sonhos aos mortais. Tem asas no chapéu e nas sandálias.
    22. 22. ARTÉMIS é a deusa da castidade, da caça e da floresta. É a irmã gémea de Apólo. É a protectora da juventude e das mulheres
    23. 23. ARES éo impiedoso e sanguinário deus da guerra. As batalhas são a sua
    24. 24. U L I S S E S
    25. 25. Ulisses não é um deus. É um herói e rei de Ítaca, uma bela e próspera ilha.
    26. 26. Cavalo de Tróia
    27. 27. Foi graças à astúcia de Ulisses e com a ajuda de Atena, que os Gregos venceram os troianos. Foi Ulisses quem teve a ideia do cavalo de Tróia.
    28. 28. Polifemo é o ciclope filho de Poséidon. Os ciclopes são gigantes com um só olho. Têm um temperamento horrível, mas o de Polifemo é ainda pior pois vive
    29. 29. Polifemo vive na sua caverna com o seu rebanho de ovelhas.
    30. 30. ÉOLO é o rei dos ventos. Controla desde as mais suaves brisas até as mais violentas ventanias. Tem um bom carácter e é
    31. 31. CIRCE é filha do Sol. É uma feiticeira.
    32. 32. Circe é uma mulher sedutora que gosta de transformar os homens em animais. Vive numa ilha rodeada pelas suas pobres
    33. 33. TIRÉSIAS é um velho cego e vidente que vive no mundo dos mortos. Atena tirou-lhe a visão depois de ele a ter visto a tomar banho. Arrependida deu-lhe a vidência para compensar o
    34. 34. S E R E I A S
    35. 35. As sereias são criaturas metade mulher, metade peixe. Através do seu canto atraem os navegadores para o fundo
    36. 36. O rei Sol tinha dois palácios, um no leste e outro no oeste. Durante o dia viajava de um palácio para o outro atravessando o céu na sua carruagem
    37. 37. As ninfas são divindades associadas à natureza. CALIPSO é a filha de Atlas. É uma ninfa do
    38. 38. Calipso vive numa ilha paradisíaca e é...
    39. 39. ...uma excelente anfitriã.
    40. 40. P E N É L O P E
    41. 41. Penélope é a mulher de Ulisses. Aguarda o seu regresso desde que Ulisses partiu para a guerra de Tróia,
    42. 42. Vários pretendentes atormentam a vida de Penélope querendo casar com ela e tomar o lugar
    43. 43. TELÉMACO é o filho de Ulisses. Era um bebé quando o pai partiu e tornou-se num jovem homem. Argos é o fiel cão de Ulisses, que também o
    44. 44. Será que Ulisses irá conseguir chegar a Ítaca e reencontrar a sua família?
    45. 45. FIM Bom Espectáculo

    ×