Sua Gestão é Ágil?

767
-1

Published on

Palestra conduzida para o Web Seminar do CESAR EDU, em julho de 2010.

1 Comment
2 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total Views
767
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
31
Comments
1
Likes
2
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Sua Gestão é Ágil?

  1. 1. tmmaciel@gmail.com
  2. 2. Rapidez e prontidão de movimento. Habilidade de reposicionar-se com controle e segurança face a algum tipo de estimulo, obstáculo ou movimento opositor. Combinação de habilidades como coordenação, velocidade, força e resistência.
  3. 3. development
  4. 4. http://agilemanifesto.org/iso/ptbr/
  5. 5. Princípios “Agile is an Umbrella. Scrum Methodologies FDD DSDM XP Crystal Lean SD are Standup Implementations.” Pair Meetings Programming Planning Jeff Sutherland TDD Poker
  6. 6. Agile Development princípios e valores metodologias técnicas e práticas
  7. 7. Gerência de Projetos “O processo através do qual se aplicam conhecimentos, capacidades, instrumentos e técnicas às atividades do projeto de forma a satisfazer as necessidades e expectativas dos diversos stakeholders envolvidos no mesmo.” PMI (Project Mangement Institute)
  8. 8. Gestão ágil de projetos Processo de gestão que aplica conhecimento, capacidades, instrumentos e técnicas fundamentados nos valores e princípios ágeis.
  9. 9. Agile Development: Who Decides? State of Agile Development, VersionOne, 2009 #
  10. 10. State of Agile Development, 2009, VersionOne #
  11. 11. Interação do time
  12. 12. Valorização individual
  13. 13. Entregas freqüentes de software funcionando
  14. 14. Colaboração constante com o cliente
  15. 15. #1 Nossa maior prioridade é satisfazer o cliente através da entrega contínua e antecipada de software com valor agregado.
  16. 16. O foco do desenvolvimento de software precisa ser o desenvolvimento do software. O software precisa agregar valor ao negócio. E quem sabe o que agrega valor ao negócio é o cliente!
  17. 17. O projeto é fundamentado em meios para interação constantes com cliente? O planejamento e execução do projeto mantém o foco em entregar software que funcione com qualidade, o mais breve possível?
  18. 18. #2 Mudanças nos requisitos são bem-vindas no desenvolvimento, mesmo tardiamente. Processos ágeis valorizam as mudanças visando vantagem competitiva para o cliente.
  19. 19. Mudanças vão ocorrer.
  20. 20. Então, não tente evitar as mudanças.
  21. 21. Agile Requirements Change Management Agile Modeling: Effective Practices for eXtreme Programming and the Unified Process, S.Ambler, 2002
  22. 22. O processo de desenvolvimento adotado pelo projeto prevê a incorporação de novos requisitos e mudanças como oportunidades de melhoria? As mudanças e novos requisitos são priorizados com foco no valor agregado ao produto?
  23. 23. #3 Entregamos freqüentemente software funcionando, em um período de poucas semanas e poucos meses, com preferência à menor escala de tempo.
  24. 24. Quão freqüente você planeja suas entregas ao cliente? O projeto entende como entrega, partes incrementais do software funcionando de acordo com a prioridade do cliente?
  25. 25. #4 Especialistas do negócio e desenvolvedores trabalham diariamente em conjunto por todo o projeto.
  26. 26. Torne-os parte do Time.
  27. 27. O projeto prevê mecanismos para promover a participação contínua do pessoal envolvido com o negócio? Quão freqüente e eficaz é a interação entre o time e os stakeholders?
  28. 28. #5 Projetos são construídos em torno de indivíduos motivados, através de confiança, sendo disponibilizado o ambiente e o suporte necessário.
  29. 29. Agile software development: the people factor, A.Cockburn, 2001
  30. 30. “Agilidade requer que o time tenha um foco comum, confiança e respeito mútuos; e um processo colaborativo, mas rápido, de tomada de de decisão.” Agile software development: the people factor, A.Cockburn, 2001
  31. 31. autonomia, liberdade, responsabilidade, liderança, comprometimento
  32. 32. Autonomia e confiança são aspectos valorizados e colocados em prática com todos do time ? Ações motivacionais, de valorização individual e conjunta são executadas ao longo do projeto?
  33. 33. Existe um ambiente estabelecido de gestão compartilhamento de conhecimento e aprendizagem contínua? Skills fundamentais para o agile development são formados, mantidos e melhorados?
  34. 34. #6 O método mais eficiente e eficaz de transmitir informações para e entre uma equipe de desenvolvimento é através de comunicação face a face.
  35. 35. Agile Software Development, A.Cockburn, 2002
  36. 36. Meios para viabilizar a interação do time são planejados e executados? Comunicação face a face entre o time, com o cliente e envolvidos, é viabilizada? No caso de desenvolvimento distribuído, mecanismos para superar distância são estabelecidos?
  37. 37. #7 Software funcionando é a medida primária de progresso.
  38. 38. Como é medido o progresso de seu projeto/organização? O progresso em termos de desenvolvimento e entrega de software funcionando é medido e é base para o acompanhamento do projeto por todos do time?
  39. 39. #8 Os processos ágeis promovem desenvolvimento sustentável. Os patrocinadores, desenvolvedores e usuários devem ser capazes de manter um ritmo constante indefinidamente.
  40. 40. Produção constante de funcionalidades durante um longo e permanente período.
  41. 41. Existe uma sistemática de ações pata garantir um desempenho estável e satisfatório ao longo do projeto, tratando impedimentos, fatores desmotivantes, capacitação e outros aspectos que possam impactar no ritmo do time?
  42. 42. #9 Contínua atenção à excelência técnica e bom design aumenta a agilidade.
  43. 43. “forma disciplinada de reestruturar o código.” Refactoring: Improving the Design of Existing Code, M.Fowler, 2000 Habilita o time a evoluir o código existente lentamente ao longo do tempo, adotando uma abordagem de programação iterativa e incremental.
  44. 44. Técnica de desenvolvimento que direciona o desenvolvimento do teste antes de desenvolver o código.
  45. 45. Como é explicitada a preocupação com a qualidade técnica do produto em desenvolvimento? Existem processos, técnicas e skills que promovem um alto grau de qualidade técnica?
  46. 46. #10 Simplicidade – a arte de maximizar a quantidade de trabalho não realizado – é essencial.
  47. 47. O projeto conta com análise de valor de negócio para cada funcionalidade? O desenvolvimento prioriza as funcionalidades de maior valor de negócio?
  48. 48. #11 As melhores arquiteturas, requisitos e designs emergem de equipes auto-organizáveis.
  49. 49. Diversidade de papéis Adaptação a mudanças Colaboração Eficácia na tomada de decisão
  50. 50. O time do projeto sabe trabalhar junto, tem autonomia para tomar decisões e está preparado para se auto-organizar rápida e constantemente?
  51. 51. #12 Em intervalos regulares, a equipe reflete sobre como se tornar mais eficaz, refinando e ajustando seu comportamento.
  52. 52. Nenhum processo é perfeito!
  53. 53. #
  54. 54. #
  55. 55. #
  56. 56. #
  57. 57. Se sua gestão é ágil, ela forma times com pessoas...
  58. 58. Auto-organizáveis mesmo baseado em papéis. Autônomas para tomada de decisões. Que acreditam que como um time podem resolver qualquer problema. Comprometidas com o sucesso do time a qualquer custo. Responsáveis por suas decisões e compromissos. Direcionadas a consenso. Que vivem em um mundo de constante desacordo construtivo.
  59. 59. Definir os objetivos de negócio que se pretende alcançar através do Agile Agile Manifesto #
  1. A particular slide catching your eye?

    Clipping is a handy way to collect important slides you want to go back to later.

×