Pnaic unidade 6 projeto e sequencia didatica final

27,735 views

Published on

0 Comments
8 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
27,735
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
195
Actions
Shares
0
Downloads
435
Comments
0
Likes
8
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Pnaic unidade 6 projeto e sequencia didatica final

  1. 1. Projetos e Sequências Didáticas Unidade 6 – Aula 1 – aspectos teóricos Aulas 2 e 3- organização do projeto e da sequencia didática
  2. 2. Objetivos da unidade 6 Compreender a concepção de alfabetização na perspectiva do letramento a partir do aprofundamento de estudos baseados nas obras pedagógicas do PNBE do professor e outros textos publicados pelo MEC;  Aprofundar a compreensão sobre currículo nos anos iniciais do Ensino Fundamental e sobre os direitos de aprendizagem e desenvolvimento nas diferentes áreas de conhecimento;  Compreender a importância da avaliação no ciclo de alfabetização;  Analisar e planejar projetos didáticos e sequências didáticas para turmas de alfabetização, assim promover atividades permanentes integrando diferentes componentes curriculares e atividades voltadas para o desenvolvimento da oralidade, leitura e escrita;  Conhecer os recursos didáticos distribuídos pelo MEC e planejar projetos e sequencias didáticas em que tais materiais sejam usados. (Daremos destaque para os objetivos em vermelho, pois já discutimos bastante os demais). 
  3. 3. Desafio docente nos dias atuais: Ao selecionar conteúdos a serem ensinados é imprescindível uma vigilância para que seja evitado um distanciamento entre o objeto de ensino e o objeto social de referência, bem como pensar-se numa hierarquização, o que deve ser considerado prioritário ou enfatizado no âmbito do objeto de ensino (unidade 6, caderno 1, p. 8). Faz-se necessário propiciar condições para que as crianças tornem-se leitoras e capazes de produzir textos (unidade 6, caderno 1, p. 9).
  4. 4. Nesse sentido... É fundamental trabalhar : - de maneira interdisciplinar; - a partir dos gêneros textuais; - de acordo com a realidade dos alunos. A organização do trabalho pedagógico por meio de projetos e sequências didáticas favorece esse trabalho.
  5. 5. Atividade em pequenos grupos: destacar as principais ideias sobre: PROJETO DIDÁTICO Leitura do caderno 6: Ano 1: p.12 a 26 Ano 2: p. 14 a 20 Ano 3: p. 11 a 19 SEQUÊNCIA DIDÁTICA Leitura do caderno 6: Ano 1: p.27 a 37 Ano 2: p. 21 a 30 Ano 3: p. 20 a 27
  6. 6. Apresentação das ideias principais
  7. 7. PROJETOS DIDÁTICOS
  8. 8. ALGUMAS DEFINIÇÕES  “(...) conjuntos de atividades que trabalham com conhecimentos específicos, construídos a partir de um dos eixos de trabalho que se organizam ao redor de um problema para resolver um produto final que se quer obter” (RCNEI, p.57, v.1) (BRANDÃO, SELVA e COUTINHO, 2006, p. 112).  Um projeto visa levar a criança a ser protagonista, investigadora, capaz de descobrir significados de novas relações e de perceber os poderes dos seus pensamentos por meio da síntese de diversas linguagens, expressivas, comunicativas e cognitivas” (EDWARDS et all, 1999).
  9. 9.  “Essa modalidade de organização do trabalho pedagógico prevê um produto final cujo planejamento tem objetivos claros, dimensionamento do tempo, divisão de tarefas e, por fim, a avaliação final em função do que se pretendia. Tudo isso feito de forma compartilhada e com cada estudante tendo autonomia pessoal e responsabilidade coletiva para o bom desenvolvimento do projeto” (NERY, 2007, p.119). “(...) elaborar plano; planejar; organizar; descrição escrita de tarefa a ser feita; esquema; esboço ou desenho de trabalho” (HOUAISS, 2001).  “(...) projeto se constitui em um “processo de planejamento, execução e controle” constantes que assegurem uma contínua vigilância das atividades, culminando com a execução do plano traçado” (MANEGOLLA e SANTANA, 2001, p.111).
  10. 10. Quadro da página 15 do caderno 6 ano 2
  11. 11. TRABALHO COM PROJETOS DIDÁTICOS • É uma das metodologias para a organização do trabalho pedagógico; • Objetiva organizar a construção dos conhecimentos em torno de metas previamente definidas, de forma coletiva, entre alunos e professores; • O que pode ser ressaltado no trabalho com projetos não é a origem do tema, mas o tratamento dispensado a ele, pois é preciso saber estimular o trabalho a fim de que se torne interesse do grupo e não de alguns alunos ou do professor, só assim o estudo envolverá a todos de maneira ativa e participativa nas diferentes etapas.
  12. 12. TRABALHO COM PROJETOS DIDÁTICOS Neste processo é importante perceber a criança como um ser em desenvolvimento que tem vontades e decisões próprias, cujos conhecimentos, habilidades e atitudes são adquiridas em função de suas experiências culturais, em contato com seus pares – familiares, professores e colegas; Os projetos didáticos objetivam um produto final, uma meta a ser alcançada. Em torno desta meta, planejam-se as ações e a divisão das tarefas entre os alunos. Ressalta-se: durante a execução do projeto, outras atividades e conteúdos desvinculados do tema também devem ser trabalhados.
  13. 13. Características:        Busca favorecer a construção da autonomia dos aprendizes; Interdisciplinaridade; Aproximação da escola com a identidade do aluno; Rompimento com uma organização curricular rígida e fragmentada; Integração dos eixos de ensino da língua; Possibilita o diálogo com os saberes sociais; Gera interação.
  14. 14. Sugestão de formatação de um projeto           Título do projeto Área do conhecimento Trabalho interdisciplinar Temas transversais Tempo estimado Produto Conhecimentos/habilidade Etapas Materiais Avaliação
  15. 15. Fases do projeto       Tema Duração Planejamento Execução (desenvolvimento) Produto final Avaliação
  16. 16. PROBLEMATIZAÇÃO   Definição da proposta de trabalho e objetivos, podem surgir de duas formas: Grade curricular ou do interesse dos alunos
  17. 17. Assistir ao vídeo: Ler para estudar: aves em extinção 3MIN http://www.youtube.com/watch?v=uy06r_wEA9o
  18. 18. SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS
  19. 19. As sequências didáticas pressupõem um trabalho pedagógico organizado em uma determinada sequencia, durante um determinado período estruturado pelo professor, criando-se assim, uma modalidade de aprendizagem mais orgânica. (Livro: Ensino Fundamental de 9 anos. p. 114)
  20. 20. Um trabalho sistemático que permita pensar de modo mais profundo sobre o Sistema de Escrita Alfabética e sobre a diversidade textual torna-se fundamental porque constitui um diferencial pedagógico que colabora na consecução dos objetivos expressos nos quadros dos direitos de aprendizagem.
  21. 21. ALGUMAS DEFINIÇÕES “Conjunto de atividades escolares organizadas ,de maneiras sistemática, em torno de um gênero textual oral ou escrito” Dolz, Noverraz e Schneuwly, 2004. Conjunto de atividades ordenadas, estruturadas e articuladas para a realização de certos objetivos educacionais Zabala 1998.
  22. 22. DESENVOLVIMENTO 1- PROBLEMATIZAÇÃO DO TRABALHO EM DIFERENTES NÍVEIS: Que objetivos pretendemos alcançar diante das necessidades dos alunos? 2 – ELABORAÇÃO DOS CONTEÚDOS: definir o eixo da sequencia: é um tema? Um conteúdo específico? Um gênero textual? 3 – ORGANIZAÇÃO DAS ATIVIDADES: etapas, tipos de atividades, formas de organização dos alunos, recursos didáticos. 4 – AVALIAÇÃO: monitoramento das etapas/ verificação da aprendizagem no final.
  23. 23. CARACTERÍSTICAS ESTRUTURAIS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PROJETOS - Objetivo a ser alcançado - Escolha do tema; (necessidade dos alunos); - Justificativa; - Definir eixo de articulação; - Objetivos Claros – Gerais e Específicos; - Etapas de desenvolvimento (recursos - Dimensão de tempo; didáticos): 1. Apresentação da situação; 2. Produção inicial; 3. Módulo 1, módulo 2, módulo “n”; 4. Produção final; - Avaliação somativa. - Recursos: materiais e de fontes de informação; - Divisão de tarefas; - Prevê um produto final; - Avaliação final. Registro durante todo o processo.
  24. 24. TRABALHO PEDAGÓGICO SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PROJETOS - Interações entre alunos e professor; - Dar conta da interdisciplinaridade; - Mediação do professor; - Levar a criança a ser protagonista, investigadora e capaz de descobrir significados; - Sistematização de saberes; - Problematização dos conhecimentos prévios; - Englobam as práticas de escrita, leitura e orais; - Permite o estudo nas várias áreas de conhecimento do ensino, de forma interdisciplinar; - Trabalho com conteúdos relacionados a um mesmo tema , a um gênero específico; - Interações entre alunos e professor; - Leitura de textos para obter informações sobre um tema; - Utilizar gêneros de diferentes esferas sociais; - Os alunos devem produzir durante a realização de projetos; - Trabalha com conhecimentos específicos, construídos a partir de um dos eixos de trabalho que se organizam ao redor de - Conteúdo focalizado em passos ou etapas um problema para resolver ou produto encadeadas, tornando mais eficiente o final que se quer obter. processo de aprendizagem.
  25. 25. SEQUÊNCIA DIDÁTICA E PROJETOS DIDÁTICOS: DIFERENÇAS SEQUÊNCIA DIDÁTICA PROJETOS - Planejamento didático das atividades - Planejamento, monitoramento e e a ordem do plano geral centrado no avaliação ocorre de forma professor; compartilhada; - Aprofundamento/ Sistematização de - Está em jogo mais a extensão do um gênero, tema ou conteúdo conteúdo e as relações entre várias específico. áreas do conhecimento.
  26. 26. Papel do professor     Clareza quanto à justificativa e objetivos do trabalho; Sensibilidade para perceber o tempo para o desenvolvimento do trabalho; Planejar e registrar o trabalho; Avaliar e replanejar o trabalho.
  27. 27. PROPOSTA DE TRABALHO Elaborar em pequenos grupos, um projeto didático interdisciplinar, tendo como base os objetivos de história, geografia e ou ciências. prever uma sequência didática focando a apropriação do sea ou questões ortográficas.
  28. 28. • Título do projeto • Área do conhecimento • Trabalho interdisciplinar • Temas transversais • Tempo estimado • Produto • Conhecimentos/habilidade • Etapas • Materiais • Avaliação
  29. 29. SUGESTÃO PARA ORGANIZAÇÃO DA SEQUÊNCIA 1- PROBLEMATIZAÇÃO DO TRABALHO EM DIFERENTES NÍVEIS: Que objetivos pretendemos alcançar diante das necessidades dos alunos? 2 – ELABORAÇÃO DOS CONTEÚDOS: definir o eixo da sequencia: é um tema? Um conteúdo específico? Um gênero textual? 3 – ORGANIZAÇÃO DAS ATIVIDADES: etapas, tipos de atividades, formas de organização dos alunos, recursos didáticos 4 – AVALIAÇÃO: monitoras as etapas/ verificação da aprendizagem no final

×