Retrospectiva2010 far

2,072 views

Published on

Retrospectiva do ano de 2010 de Farmanguinhos/Fiocruz

Published in: Health & Medicine
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
2,072
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
157
Actions
Shares
0
Downloads
7
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Retrospectiva2010 far

  1. 2. Fiocruz pede ajuda para vítimas de enchentes em São Luiz do Paraitinga 06 de janeiro de 2010   São Luiz do Paraitinga (SP), cidade onde nasceu e viveu o patrono da Fundação, Oswaldo Cruz, está em situação calamitosa devido às fortes chuvas que caíram no município em 1º de janeiro.   A partir desta quarta-feira (6/1) serão instaladas caixas nas unidades da Fiocruz para recolher alimentos não-perecíveis, produtos de higiene e roupas que serão enviados à população de São Luiz do Paraitinga, por meio da prefeitura do município. Neste momento de numerosas perdas, a Coordenadoria de Cooperação Social pede a colaboração de toda a comunidade da Fiocruz para reduzir a gravidade desse desastre ambiental. Coep pede ajuda para população de Angra dos Reis 05 de janeiro de 2010 O Coep-RJ, do qual a Fiocruz é associada e atualmente sedia a Secretaria Executiva no estado, convida a comunidade da Fundação a aderir ao Coep pede ajuda para população de Angra dos Reisà população de Angra dos Reis, contribuindo com a doação de roupas, material de higiene pessoal e alimentos não-perecíveis. As doações das empresas e instituições ligadas ao Coep serão distribuidas pela Eletronuclear, com sede em Angra, que já iniciou um movimento de solidariedade com esse fim.
  2. 3. Farmanguinhos/Fiocruz doa medicamentos às vítimas do terremoto no Haiti 15 de janeiro de 2010 A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), através do Instituto de Tecnologia em Fármacos Farmanguinhos), doa 40 toneladas de medicamentos às vítimas do terremoto no Haiti. O carregamento contém kits com 24 medicamentos , dntre eles, estão antibióticos, anti-inflamatórios, anti-hipertensivos e escabicidas (utilizados no combate à sarna). O diretor de Farmanguinhos, Hayne Felipe, lembrou que, como instituição pública de saúde, a Fiocruz tem por obrigação mostrar-se solidária em momentos de dificuldade sempre que possível. “A tragédia no Haiti teve proporções inimagináveis. Se podemos ajudar nossos irmãos haitianos, temos que fazer isso”.
  3. 4. Diretor de Farmanguinhos recebe homenagem da ABF 20 de janeiro de 2010 O diretor de Farmanguinhos, Hayne Felipe, foi um dos homenageados de 2010 pela Associação Brasileira de Farmacêuticos, que completou 94 anos no último dia 20. A confraternização, realizada no Rio de Janeiro, marcou também a comemoração pelo Dia do Farmacêutico. Hayne foi lembrado por seu histórico profissional e pelo destaque obtido no último ano, quando assumiu a direção do Instituto de Tecnologia em Fármacos. - Receber essa homenagem da ABF é algo que me deixa lisonjeado, tendo em vista a importância da instituição na defesa dos interesses dos farmacêuticos, da profissão e em seus aspectos técnico-científicos – afirmou.
  4. 5. Posse da CIPA Gestão 2010/2011 25 de janeiro de 2010 No último dia 25/01 tomaram posse os novos membros da CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. A comissão é composta por representantes do empregador e dos empregados, e tem como missão a preservação da saúde e da integridade física dos trabalhadores e de todos aqueles que interagem com a empresa. Os membros da CIPA  que tomarão posse para a gestão 2010/2011 são: Indicados Titulares Damázio Daniel de Lima Santos – Presidente da CIPA Luiz Cláudio de Araujo Benilton da Silva Simião Thiago Pereira Lopes Amilcar Raposo Borges Indicados Suplentes Ecyr Antonio da Cunha Márcio de Oliveira Pessanha Eliana Nunes Melgaço Adriano Clemente Eleitos Titulares Elber Calheiros Gomes – Vice-presidente da CIPA Roseni Alves dos Santos Isaias Paula da Silva Eny Isidoro Leal da Cunha Edson Justino da Silva Eleitos Suplentes Suely Novais Procaci – Secretária da CIPA Fagner Bernardo do Carmo Diego França Feitosa Osmar Belmonte Marins
  5. 6. Gestão por Processos 05 de fevereiro de 2010 Na última sexta-feira (5/2), a Gestão da Qualidade apresentou o projeto de implantação da prática da “Gestão por Processos”, que visa aperfeiçoar os processos de trabalho através da colaboração entre as áreas da unidade. A implantação dessa prática faz parte de uma abordagem moderna de gestão do trabalho e fará parte das linhas que serão abordadas, tais como Gestão de TI, Gestão de Produção e Gestão da Qualidade. O objetivo é quebrar o paradigma da “visão por função” e substituí-lo pela “visão do todo”.
  6. 7. Inovação no combate à Aids: Farmanguinhos faz parte de Rede de Cooperação Tecnológica 08 de fevereiro de 2010 Um encontro realizado nesta segunda-feira (08/02) no Complexo Tecnológico de Medicamentos marcou a entrada oficial de Farmanguinhos na Rede de Cooperação Tecnológica em HIV/Aids. O Instituto deverá ser peça fundamental no desenvolvimento de uma formulação inovadora para o antirretroviral ritonavir, além de um medicamento que combine o fármaco e o lopinavir, também utilizado no combate à aids.
  7. 8. Distribuição de camisinhas no CTM 12 de fevereiro de 2010 O Serviço Médico de Farmanguinhos montou um posto de distribuição de preservativos masculinos (camisinhas) no CTM, que atenderá durante todo o dia de hoje, 12/02. Até as 14h, a distribuição será feita na área de lazer do CTM, em frente à lanchonete. Após este horário, o atendimento passará para o ambulatório médico e vai até as 6h de amanhã, 13/02.  Colabore com a campanha “Carnaval mais legal”. Pegue os preservativos e curta o carnaval sem esquecer a saúde!
  8. 9. Consórcio internacional luta por melhor acesso a medicamentos essenciais 22 de fevereiro de 2010 Promover o Licenciamento Socialmente Responsável de medicamentos e incentivar o desenvolvimento de fármacos essenciais para a população mundial. Estes são os principais objetivos do consórcio Access do Pharmaceuticals (ATP), uma iniciativa internacional financiada pela Comunidade Europeia que tem a Fiocruz como um de seus principais parceiros. Nesta segunda-feira, teve início o primeiro encontro entre os integrantes da empreitada. O diretor de Farmanguinhos, Hayne Felipe da Silva, esteve entre os presentes.
  9. 10. Representantes do consórcio ATP visitam Farmanguinhos 24 de fevereiro de 2010 Representantes do consórcio Access do Pharmaceuticals, que estão no Rio de Janeiro para discutir os primeiros passos da parceria entre diversas instituições internacionais, fizeram uma visita às instalações do CTM nesta quarta-feira (24/02).Mais cedo, os participantes estiveram presentes na sede da Fiocruz, em Manguinhos, para conhecer de perto a instituição que é a principal representante do consórcio no Brasil.O projeto ATP possibilitará o intercâmbio entre as organizações participantes, cuja expectativa é gerar uma análise globalizada sobre a propriedade industrial e o desenvolvimento de medicamentos.
  10. 11. Farmanguinhos firma parceria com multinacionais para o desenvolvimento de antirretrovirais 25 de fevereiro de 2010 Representantes da unidade da Fiocruz e das empresas se reuniram nesta quinta-feira (25/02) para buscar formas de colaboração mútua em torno da produção de antirretrovirais. Entre as possibilidades de parceria estão o desenvolvimento de medicamentos com fármacos combinados em doses fixas e produtos para populações especiais, como gestantes e crianças. “Estamos conhecendo o portfólio das empresas para avaliar como podemos trabalhar em conjunto. São parcerias importantes que vão gerar tecnologias para a geração de novos medicamentos”, explicou Tereza Santos, vice-diretora de Serviços Tecnológicos de Farmanguinhos.
  11. 12. Ciclo de Palestras NIT – Farmanguinhos 04 de março de 2010 Com o objetivo de mudar a cultura sobre Propriedade Intelectual, Wanise Barroso, assessora de Propriedade Industrial, responsável pelo NIT- Farmanguinhos, falou aos pesquisadores sobre as principais funções dos Núcleos de Inovação Tecnológica. A pesquisadora mostrou a importância da propriedade industrial em instituições científicas e tecnológicas e a necessidade do conhecimento da legislação brasileira e de outros países para entender como funciona a concessão de patentes no Brasil. Curso de capacitação reúne gestores de Farmanguinhos 27 de fevereiro de 2010 A vice-diretoria de Gestão do Trabalho promoveu, no período de 24 a 26 de fevereiro, o curso “ Desenvolvimento Gerencial na Gestão Pública – Um Diferencial de Sucesso”. No treinamento, que a conteceu em Angra dos Reis, estiveram reunidos 28 gestores de diferentes áreas de Farmanguinhos e profissionais que atuam em funções estratégicas, exercendo liderança na unidade.
  12. 13. Aula inaugural do Mestrado 04 de Março de 2010 Farmanguinhos realizou na quinta-feira (04/03) aula inaugural do seu 1º curso de Pós Graduação Stricto Sensu. O mestrado profissional em Gestão, Pesquisa e Desenvolvimento na Indústria Farmacêutica foi iniciado com palestra ministrada pelo professor Roberto Rech, diretor-adjunto da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O diretor do Instituto de Tecnologia em Fármacos, Hayne Felipe, iniciou a solenidade de abertura destacando a importância da pesquisa e desenvolvimento na área da indústria farmacêutica. "Inovação não é só um jargão, mas uma meta a ser seguida. A capacitação e o aprimoramento são fundamentais para que Farmanguinhos alcance e fortaleça a idéia de geração de conhecimento e formação de pessoas", afirmou Hayne Felipe.
  13. 14. Farmanguinhos Comemora o Dia Internacional da Mulher 09 de março de 2010 Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, Farmanguinhos, através da Vice-Diretoria de Gestão do Trabalho, em parceria com a SMS, homenageou as trabalhadoras da unidade com a palestra “A saúde da mulher” e um lanche descontraído, seguido por sorteio de brindes. O diretor da unidade, Hayne Felipe, parabenizou as mulheres de Far e destacou a importância das conquistas femininas na sociedade, com menção à ganhadora do Oscar Kathryn Bigelow, diretora do filme “Guerra ao Terror”, por ter sido a primeira mulher a conquistar o prêmio de melhor direção.
  14. 15. Farmanguinhos recebe Comissão do Consórcio Municipal da Baixada Fluminense 10 de março de 2010 Nesta quarta- feira (10/03) a equipe do Departamento de Vendas de Medicamentos de Farmanguinhos recebeu a visita dos representantes do Consórcio Municipal da Baixada Fluminense. O objetivo da visita foi apresentar Farmanguinhos e falar sobre a importância da instituição para o desenvolvimento tecnológico e assistência farmacêutica, ação evidenciada por Hayne Felipe, diretor da unidade, em reunião com o grupo.
  15. 16. Posse do CD-FAR 11 de março de 2010 Marco de mais uma etapa do processo de democratização do Instituto de Tecnologia em Fármacos, o Conselho Deliberativo de Farmanguinhos, eleito em dezembro de 2009, tomou posse no último dia 11/03. A cerimônia foi realizada na Sala Conferências do prédio 10 no CTM. Cabe ao Conselho Deliberativo decidir ou resolver sobre a política geral de administração do Instituto. O CD/FAR é formado pelo diretor e vice-diretores da unidade, 11 representantes servidores e 4 representantes terceirizados que terão sob sua responsabilidade a construção do futuro democrático desta unidade.
  16. 17. Gestão Social de Farmanguinhos promove o Primeiro Seminário de Economia Solidária 15 de março de 2010 Farmanguinhos abriu suas portas, no dia 15/03, para sediar o Primeiro Seminário de Economia Solidária. No evento  a Gestão Social apresentou o projeto Feira do Talento como um modelo de desenvolvimento econômico para os moradores da Cidade de Deus, em Jacarepaguá. O projeto tem como objetivos impulsionar a economia local, possibilitar um futuro melhor através do trabalho,com geração e aumento da renda ,conseqüentemente, contribuir para a saúde da população local.
  17. 18. Diretor de Far participa de debate em TV 19 de março de 2010 Na última sexta-feira (19/03), o diretor de Farmanguinhos, Hayne Felipe, participou do debate sobre políticas de cooperação internacional, promovido pelo Tome Ciência, um programa interativo da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) que aborda temas atuais de caráter político. O diretor do Instituto foi convidado para discutir pesquisa, inovação e desenvolvimento tecnológico na indústria farmacêutica.
  18. 19. Farmanguinhos na campanha nacional contra a Influenza H1N1 23 de março de 2010 A Vice-Diretoria de Gestão do Trabalho (VDGT) de Farmanguinhos levou nesta terça-feira (23/03) um grupo de funcionárias grávidas para vacinação contra a Influenza H1N1, mais conhecida como Gripe Suína. A vacina foi aplicada pelo Centro de Saúde Jorge Saldanha Bandeira Mello, no Largo do Tanque. A iniciativa de levar as funcionárias para participarem da campanha de vacinação fortalece os novos passos dados pelo RH, quanto à valorização dos profissionais da instituição e a preocupação com a saúde pública.
  19. 20. Farmanguinhos participa de feira científica 24 de março de 2010 Na última semana, o setor de Síntese Orgânica de Farmanguinhos participou da Feira FAPERJ 30 anos. O evento aconteceu no Museu de Arte Moderna do Rio (MAM), nos dias 24 e 25, e comemorou os 30 anos da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ, com apresentação dos resultados de cem trabalhos de pesquisa nas áreas de Ciência, Pesquisa e Inovação. A equipe, liderada pela pesquisadora Núbia Boechat, exibiu dois estudos considerados essenciais para a saúde pública - um contra doenças negligenciadas e outro contra AIDS. O primeiro visa ao combate da leishmaniose, já o segundo estuda a redução de efeitos colaterais causados por alguns medicamentos.
  20. 21. Diretor de Farmanguinhos é eleito Conselheiro Geral da Abifina 31 de março de 2010 No último 31 de março, o diretor de Farmanguinhos, Hayne Felipe, foi eleito a conselheiro geral da Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina, Biotecnologia e suas E specialidades – Abifina. A nomeação e a posse foram realizadas na sede da própria entidade, no Centro do Rio. A chapa defendida pelo vice-presidente da instituição, Nelson Brasil, foi aprovada por unanimidade em assembléia ordinária, que teve a expressiva participação de dezoito empresas e laboratórios oficiais associados à entidade. O mandato de Hayne, e dos outros membros eleitos, iniciou em 1º de abril e terá a duração de dois anos. Entre outras atribuições, o novo conselheiro terá a responsabilidade de orientar os dirigentes em áreas estratégicas do setor farmoquímico.
  21. 22. Farmanguinhos contribui para páscoa de crianças da Cidade de Deus 31 de março de 2010 Na tarde de ontem, 31/03, a equipe de Farmanguinhos animou as crianças de duas creches da Cidade de Deus. Na Luzes do Amanhã, o grupo entregou ovinhos de chocolate. Já a Jardim do Amanhã recebeu um bolo de páscoa também doado pelos colaboradores da unidade. Mas a missão de páscoa continuou. A equipe seguiu para a segunda creche, onde foi recebida com o mesmo entusiasmo. Nela, os colaboradores entregaram um bolo de páscoa, doado pelos funcionários da Produção.
  22. 23. Ajuda às vítimas da chuva 10 de abril de 2010 A Diretoria de Far volta a agradecer pela colaboração de todos na campanha de ajuda às vítimas da chuva, que atingiu o Estado do Rio em abril. A entrega de parte dos donativos ocorreu em 10/4, no Figueira Futebol Club, no bairro do Caramujo, em Niterói. Na ocasião a cozinha do club foi transformada em local de preparo dos alimentos que eram distribuídos para as escolas municipais e igrejas onde estavam os desabrigados.A mobilização da comunidade Farmanguinhos possibilitou a entrega de água, colchonetes, cobertores e peças de vestuário. O club continua recebendo doações, pois muitas famílias ainda estão desabrigadas.  Farmácia Popular oferece remédio contra gripe H1N1 15 de abril de 2010 A partir de hoje, as 530 unidades próprias do programa passaram a disponibilizar o fosfato de oseltamivir. Medicamento será gratuito para pacientes com receita médica. O fosfato de oseltamivir, remédio usado no tratamento da gripe H1N1, começou a ser oferecido gratuitamente pelo Programa Farmácia Popular, do Ministério da Saúde. Todas as 530 unidades próprias espalhadas pelo Brasil estão abastecidas com o oseltamivir e prontas para atender à procura de pacientes com sintomas de gripe. No total, serão dois milhões de tratamentos disponíveis à população.
  23. 24. Café da manhã especial em Farmanguinhos 30 de abril de 2010 A direção e todos os funcionários de Farmanguinhos se confraternizaram em um café da manhã no restaurante do CTM, nesta sexta-feira (30/4), em comemoração ao Dia do Trabalhador. Em um ambiente acolhedor e ao som de MPB cantada por André Fonseca, os funcionários comemoraram, antecipadamente, o feriado de 1º de maio. O diretor Hayne Felipe, além de conversar com os funcionários, parabenizou a todos pela data comemorativa, marca das conquistas dos trabalhadores ao longo da história.
  24. 25. André Trigueiro apresenta palestra em Farmanguinhos 30 de abril de 2010 Farmanguinhos convida para palestra com o tema Construindo um mundo sustentável: o que eu posso fazer? ministrada pelo jornalista André Trigueiro, que também é apresentador do Jornal das Dez, da Globo News. O evento foi realizado no prédio 20 do Complexo Tecnológico de Medicamentos (CTM), em Jacarepaguá. Além de jornalista e apresentador, André Trigueiro é pós-graduado em Gestão Ambiental e professor de Jornalismo Ambiental. Na TV, Trigueiro produz e roteiriza programas especiais ligados à temática socioambiental.
  25. 26. Farmanguinhos comemora o Dia das Mães 05 de maio de 2010 Na última quarta-feira (5/5), Farmanguinhos festejou o Dia das Mães, com palestra sobre autoestima, meditação e oficinas de cuidados com a pele.
  26. 27. Farmanguinhos apresenta à comunidade os Projetos Cultura Portátil e Circuito de Cultura 06 de maio de 2010 A Gestão Social de Farmanguinhos realizou no dia 06/5, aula inaugural dos projetos Cultura Portátil Cidade de Deus e Circuito de Cultura - Ponto de Cultura, no auditório do prédio 20, no CTM. Participaram do evento, representantes da Fiocruz, do Ministério da Cultura e do SESC Nacional, além de representantes de diversos movimentos culturais da Cidade de Deus.
  27. 28. Almoço especial no CTM 07 de maio de 2010 Em comemoração ao Dia das Mães, Farmanguinhos ofereceu no dia 7/5,  almoço com cardápio especial, incluindo a sobremesa. O almoço aconteceu em clima de comemoração com muita descontração e música ambiente. As mulheres que participaram do evento foram homenageadas com uma rosa.
  28. 29. Trabalhadores de Manguinhos participam de café da manhã especial 07 de maio de 2010 Na última sexta-feira (7/5), os trabalhadores de Far, lotados em Manguinhos, participaram de um café da manhã especial. O Café do Trabalhador encerrou as comemorações do Dia do Trabalhador, que começaram uma semana antes (30/4) no CTM.
  29. 30. Farmanguinhos lança cartilha sobre armazenagem de medicamentos 11 de maio de 2010 O Instituto de Tecnologia em Fármacos lança cartilha elaborada por profissionais de diversas áreas da unidade sobre o tema “A Importância da Armazenagem de Medicamentos”. A organização da cartilha ficou sob a responsabilidade da Coordenação de Assistência Farmacêutica. A cartilha traz informações e ações básicas para assegurar a qualidade e a segurança dos medicamentos armazenados e pretende atender ao publico que trabalha diretamente na área.
  30. 31. Diretor de Farmanguinhos recebe condecoração 12 de maio de 2010 O diretor de Farmanguinhos, Hayne Felipe, recebeu a Medalha da Vitória, em reconhecimento ao auxílio prestado às vítimas do terremoto no Haiti (40 toneladas de medicamentos), no início deste ano. A Medalha da Vitória é um símbolo dos feitos da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Segunda Guerra Mundial concedida àqueles que integram missões de paz, prestam serviços humanitários e que apóiam o Ministério da Defesa no cumprimento de suas missões constitucionais, como é o caso de Farmanguinhos.
  31. 32. Farmanguinhos recebe visita de estudantes 17 de maio de 2010 Nesta segunda-feira (17/5), 38 alunos do curso de Farmácia das universidades de Cuiabá (UNIC), Federal de Mato Grosso (UFMT) e de Várzea Grande (Univag), ambas em Mato Grosso, fizeram uma visita técnica a Farmanguinhos. Além de conhecer a unidade, os estudantes aprenderam um pouco mais sobre as atividades de um farmacêutico no setor público de produção. A visita foi organizada pelos próprios alunos e constará como atividade complementar em seus currículos.Como bom anfitrião, o diretor Hayne Felipe recebeu os acadêmicos na Sala de Conferência do CTM e apresentou-os a casa. Hayne falou sobre a missão de Far no cenário nacional e as competências dos profissionais do Instituto.
  32. 33. Farmanguinhos recebe premiação 19 de maio de 2010 Na última quarta-feira (19/5), Farmanguinhos recebeu do Lions Clube RJ-Sernambetiba os prêmios "Lions Empresa Cidadã" e "Lions Humanitário" em reconhecimento aos serviços sociais prestados a comunidades e instituições sem fins lucrativos. Indicado pela segunda vez, Farmanguinhos foi a única instituição pública a receber esta premiação. O Instituto foi representado pela Chefe de Gabinete Lícia de Oliveira, que recebeu medalha e Certificado de Mérito pelos eventos sociais realizados por Far. Segundo Licia, Este reconhecimento reforça nossa missão social. "Farmanguinhos mantem um enganjamento Constante nos projetos sociais. No Fiocruz Prá Você temos no Lions Clube um grande parceiro" disse Licia. Além do Instituto, na categoria Personalidades, a Supervisora da Gestão Social Magali Chuquer, recebeu medalha e Certificado de Mérito pela qualidade dos serviços prestados na área humanitária. Para Magali todo apoio social, toda parceria é importante para a realização de ações sociais.
  33. 34. Farmanguinhos confirma sua excelência em qualidade 21 de maio de 2010 Reconhecido pela excelência em pesquisa, desenvolvimento, produção e inovação tecnológica, Farmanguinhos é também sinônimo de qualidade em manutenção e calibração de equipamentos de laboratórios. Isto porque no início de maio o Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro) e a Rede Brasileira de Calibração (RBC) aprovaram a área da Qualidade do Instituto para calibrar instrumentos de pressão, volume e temperatura. Para a coordenadora da Qualidade, Shirley Trajano, vários são os motivos para comemorar. “ Essa medida reduz o custo e o tempo de espera. Outra boa notícia é a comodidade e a segurança de uma calibração no próprio local de uso do equipamento”, comenta.  Segundo a coordenadora, a execução do trabalho dentro do Instituto dinamiza os processos de análise da unidade. Além disso, os funcionários de Far poderão, a qualquer tempo, acompanhar a calibração.
  34. 35. Farmanguinhos participa do XXVI Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS ) 07 de junho de 2010 O Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) participou do XXVI Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. O evento aconteceu na Serra Gaúcha no período de 25 a 28 de maio e reuniu secretários municipais de saúde de todo país para discutir o Sistema Único de Saúde (SUS), no Centro de Convenções Expo-Gramado (RS). Representado no CONASEMS pelas equipes de Assistência Farmacêutica e Vendas, Farmanguinhos apresentou seus produtos durante o Congresso em seu stand da feira Aqui tem SUS. Após a cerimônia, o ministro da saúde José Gomes Temporão, visitou o stand de FAR.
  35. 36. É criada a Comissão do Restaurante do CTM 08 de junho de 2010 No último 8 de junho foi criada a Comissão do Restaurante,  através da portaria 14/2010 assinada pelo  diretor Hayne Felipe. Farmanguinhos passa a ter um grupo específico para auxiliar o setor do restaurante no aperfeiçoamento do serviço oferecido. A Comissão terá duração de dois anos e se reunirá sistematicamente com o objetivo de identificar as demandas internas e solicitar melhorias de acordo com as sugestões recebidas dos funcionários.Fazem parte da comissão os funcionários Diego França Feitosa (Embalagem), Paulo Cirrota (Manutenção e Projetos) e Vitória Iva dos Santos (Assessoria Internacional). Portanto, a partir de agora quem quiser fazer qualquer sugestão, observação ou tiver alguma demanda é só se dirigir pessoalmente a um dos representantes ou, se preferir, pode entrar em entrar em contato através do email ‘
  36. 37. Fiocruz Prá Você 1ª dose – 2010 12 de junho de 2010 No último sábado (12/6) Farmanguinhos realizou mais uma edição do Fiocruz Pra Você no Complexo Tecnológico de Medicamentos (CTM), em Jacarepaguá. O evento, organizado pela Gestão Social da unidade, teve início às 8 horas, junto com a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e imunizou 1.634 crianças da Cidade de Deus e comunidades vizinhas. Quem compareceu ao CTM  encontrou além da vacinação  serviços de saúde, diversão e apresentações culturais.
  37. 38. Projeto Profito 12 de julho de 2010 Na segunda-feira (12/7) os agricultores do projeto Profito visitaram a Coleção de Plantas Medicinais e o Herbário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Durante a visita foram disponibilizadas fontes de pesquisa  aos agricultores e contato direto com profissionais especializados. O objetivo da visita é criar uma rede de colaboração entre as instituições e os agricultores. Na visita ao Jardim Botânico, os integrantes do projeto participaram de uma oficina de exsicatas e em seguida fizeram uma visita ao Herbário, onde estão catalogadas cerca de 500 mil espécies da flora. Durante a oficina, supervisionada pela bióloga do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico, Yara Britto, os agricultores conheceram profissionais que trabalham no setor e tiveram a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos. O Profito fomenta e monitora a produção de plantas medicinais utilizadas na fabricação de fitoterápicos. O projeto atua nas comunidades do Maciço da Pedra Branca, localizado na região Oeste do Rio de Janeiro, oferecendo aos agricultores capacitação agroecológica, voltada para o beneficiamento e comercialização de seus produtos.
  38. 39. Farmanguinhos inicia a 9ª Sipat 12 de julho de 2010 Na manhã desta segunda-feira (12/7) Farmanguinhos abriu sua 9ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat). O evento é voltado à promoção da saúde e segurança do trabalhador e ocorre simultaneamente com a 2ª Semana do Meio Ambiente.O diretor do Instituto, Hayne Felipe, iniciou a solenidade informando que este é um período de reflexão. “É uma semana de intensa discussão e aprendizagem”, disse. O diretor lembrou ainda a luta da Asfoc para incluir prevenção de acidentes na cláusula do sindicato. Além de Hayne Felipe e Lucimar Jr, a mesa foi composta pelo chefe do departamento de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS), Luiz Alexandre Mosca, e representantes de outras unidades da Fiocruz.
  39. 40. TI – Melhoria de Processos 15 de julho de 2010 A COPPE está iniciando, em parceria com Farmanguinhos, uma iniciativa de melhoria de processos, atuando em diferentes frentes junto à organização. Teremos uma participação na área da Tecnologia da Informação, com iniciativas na estruturação dos processos internos de TI e na área de desenvolvimento de sistemas, principalmente nos voltados para os requisitos exigidos pela ANVISA.
  40. 41. Farmanguinhos inaugura Centro de Tecnologia Ambiental 16 de julho de 2010 Farmanguinhos inaugura o Centro de Tecnologia Ambiental (CTA), um laboratório dividido em módulos para tratamento de efluentes. Além do Instituto e de órgãos fiscalizadores, poucas indústrias possuem este recurso. O laboratório modular será responsável pelo monitoramento dos efluentes industriais gerados pela fábrica. Nele serão feitos estudos para reutilização da água tratada da unidade. O projeto pretende, ainda, estender as análises a outras vertentes da área ambiental.O centro de análise do CTA está dividido em quatro módulos: físico-químico, microbiológico, ensaio de ecotoxicidade e sala de aclimatação. Além disso, este laboratório compacto possui depósito de reagentes, uma sala de administração e banheiro.
  41. 42. Preserve seu Meio Ambiente de Trabalho 16 de julho de 2010 O último dia da 9ª Semana Interna de Prevenção de Acidente do Trabalho (SIPAT) e 2ª Semana do Meio Ambiente foi marcado pela apresentação da peça Preserve seu Meio Ambiente de Trabalho . Pela primeira vez na unidade foi apresentada uma peça teatral escrita, dirigida, montada e encenada por funcionários de Farmanguinhos.Com bom humor e irreverência a peça mostrou a importância das diferenças entre as pessoas no ambiente de trabalho e a necessidade de aprendermos a lidar com elas para alcançarmos objetivos comuns, além de levantar a questão da preservação de nosso planeta.  Foi um sucesso de público e rendeu a possibilidade de uma nova apresentação para os trabalhadores que não conseguiram assistir.
  42. 43. 1º Concurso de Redação de Farmanguinhos 22 de julho de 2010 O aluno Tomas Rufino, da Escola Municipal Pedro Aleixo, foi o vencedor do 1º concurso de Redação de Farmanguinhos que teve como tema Preservação do meio ambiente: uma questão de saúde e trabalho .A premiação ocorreu na 9ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT) e 2ª Semana do Meio Ambiente.
  43. 44. Gilberto Braga recebe homenagem do Lions Clubes do Brasil 26 de julho de 2010 O servidor Gilberto da Silva Braga, do Setor de Eventos Corporativos de Farmanguinhos, recebeu da Associação Internacional Lions Clubes do Brasil o certificado de reconhecimento pelos serviços de saúde prestados à população brasileira entre 2009 e 2010.Há 29 anos na Fiocruz, Gilberto atua hoje na chefia de Eventos Corporativos da unidade. Além disso, sempre trabalhou com doações de medicamentos para estados, municípios, instituições filantrópicas de todas as partes do Brasil e ajuda humanitária a outros países. O reconhecimento se deve também aos trabalhos sociais desenvolvidos nas comunidades do entorno de Farmanguinhos, em Jacarepaguá, em conjunto com a Gestão Social da unidade.O homenageado informa que a maior motivação é fazer parte de uma instituição comprometida também com organizações civis. “Sempre trabalhei pensando em ajudar a população mais carente”, disse. Emocionado, Gilberto informa que a homenagem é para todos de Farmanguinhos, que colaboram diariamente para servir a população brasileira.Segundo o servidor, a expectativa é que o Instituto cumpra o objetivo que influenciou o governo a adquirir a planta do Complexo Tecnológico de Medicamentos (CTM). “Farmanguinhos trabalha para tornar o Brasil auto-suficiente na produção de genéricos e, assim, atender as demandas do Sistema Único de Saúde (SUS)”, ressalta.
  44. 45. Encontro de Farmacovigilância com Laboratórios Farmacêuticos Oficiais 05 de agosto de 2010 Nos dias 5 e 6 de Agosto o Instituto de Tecnologia em Fármacos participou do Encontro de Farmacovigilância com Laboratórios Farmacêuticos Oficiais em Bio-Manguinhos. Organizado pela Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Oficiais do Brasil (Alfob), Farmanguinhos e Bio-Manguinhos o encontro focou o conhecimento da situação atual e a troca de experiência sobre a Farmacovigilância nos Laboratórios Farmacêuticos Oficiais do Brasil visando ao atendimento a Legislação Sanitária Brasileira.Participaram da abertura do evento o diretor de Bio-Manguinhos Artur Couto, o diretor de Farmanguinhos Hayne Felipe da Silva, o chefe da Unidade de Farmacovigilância da Anvisa Murilo Freitas Dias e o presidente do Conselho Diretor da Alfob Luciano Vasquez Mendez.
  45. 46. CIC inaugura nova ferramenta de comunicação 06 de agosto de 2010 A Coordenação de Informação e Comunicação (CIC) inaugura hoje 6/8, durante a Festa Agostina, uma nova ferramenta de interação para os funcionários de Farmanguinhos: O Canal Mural de Comunicação Interna. O espaço que conta com três murais, localizados em frente à entrada do restaurante, é uma alternativa para informar, formar e interagir no CTM. Os murais estão divididos em seções da seguinte forma: Notícias, Eventos Avisos e Nosso Espaço.
  46. 47. Três é bom demais 06 de agosto de 2010 Todos os anos acontece a festa agostina de Farmanguinhos. Só que nesta edição a comemoração foi tripla. Foram festejados os 54 anos de Far , o primeiro ano da atual gestão e o Dia dos Pais . O dia começou com um café da manhã muito especial com homenagens da direção aos pais. Eles receberam de presente sacochila e uma nécessaire.   Já a festa agostina aconteceu com muita música, churrasco, comidas típicas e uma animada quadrilha improvisada pelos funcionários de Far. Durante a festa o diretor da unidade, Hayne Felipe, agradeceu o empenho dos trabalhadores neste primeiro ano de gestão. Hayne ressaltou que o trabalho de todos contribuiu para os resultados neste período em que esteve na direção do Instituto.
  47. 48. Farmanguinhos sedia o 7º Conexão RH de 2010 10 de agosto de 2010 Na manhã desta terça-feira (10/8) Farmanguinhos recebeu profissionais de Recursos Humanos de empresas da região de Jacarepaguá. A reunião faz parte do Conexão RH, que acontece todos os meses em empresas diferentes.O vice-diretor de Gestão do Trabalho (VDGT), Lucimar Pereira Jr, abriu o evento dando as boas vindas ao grupo, que se reúne pela segunda vez em Farmanguinhos. A cada encontro um assunto é discutido. Nesta reunião a pauta foi Comunicação Interna das empresas. A coordenadora de Informação e Comunicação do Instituto, Maria das Graças, foi convidada para falar sobre o tema.
  48. 49. VI Congresso Interno da Fiocruz 11 de agosto de 2010 No dia 11/8 Farmanguinhos recebeu a visita do presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha. O foco da visita foi esclarecer aos funcionários sobre a aprovação do Plano Quadrienal e sobre o documento- base, elaborado para a plenária do VI Congresso Interno da Fiocruz. Paulo Gadelha, respondeu perguntas dos trabalhadores da unidade a respeito da estrutura atual da Fiocruz, e esclareceu alguns pontos das propostas formuladas no documento-base para o VI Congresso Interno, discutido no Coletivo de Gestores, realizado em 30/5 e 1/6 deste ano. A iniciativa da visita serviu para ampliar e enriquecer a discussão e propostas da unidade para o documento final que será elaborado e discutido no VI Congresso Interno.
  49. 50. Projeto de ciência móvel faz sucesso em Farmanguinhos 13 de agosto de 2010 No dia 13/08 Farmanguinhos recebeu aproximadamente 2 mil alunos das 16 escolas municipais da Cidade de Deus, que, com muita curiosidade, visitaram o caminhão Museu de Ciência Móvel . O projeto associa cultura e ciência além de promover a inclusão s ociocultural nas comunidades por onde passa. O museu esteve por três dias no CTM em Jacarepaguá e fez sucesso entre a garotada.
  50. 51. Farmanguinhos aplica a segunda dose da vacina contra a poliomielite 14 de agosto de 2010 No último sábado (14/8), o Instituto de Tecnologia em Fármacos da Fiocruz (Farmanguinhos) realizou mais um Fiocruz Pra Você, quando foi aplicada a segunda dose da vacina contra a poliomielite (paralisia infantil) em 1.617 crianças de até cinco anos de idade. O evento acontece há 17 anos em Manguinhos e há seis a 2ª dose da vacina é aplicada somente em Farmanguinhos (CTM). Além da vacinação, o Instituto ofereceu serviços de saúde, cultura e recreativos aos cidadãos.
  51. 52. Far pra Você é sucesso em Farmanguinhos 15 de agosto de 2010 No último domingo (15/8) Farmanguinhos promoveu o 1º Far pra Você no CTM. Foram cinco horas de confraternização entre as famílias dos trabalhadores da unidade. Pelo menos 500 pessoas compareceram ao evento e se divertiram com as atrações oferecidas. Um domingo de dedicação à Família Farmanguinhos.A equipe de animadores deu o tom da festa, com muitas atividades para espantar o frio. A alegria contagiou e ninguém ficou parado. Como formas de conhecer melhor o Instituto, adultos e crianças maiores de 13 anos foram convidados a visitar a Produção, a Estação de Tratamento de Efluentes Industriais (ETEI) e o Centro de Tecnologia Ambiental. Além disso, a garotada pôde dar um mergulho no mundo da Ciência, com visitas guiadas ao Museu de Ciência Móvel, instalado no CTM desde a última sexta (13/8).
  52. 53. Farmanguinhos faz doação de alimentos 16 de agosto de 2010 Nesta segunda-feira (16/7), a equipe da Vice-diretoria de Gestão do Trabalho (VDGT), em parceria com a Assessoria Executiva e com o Setor de Eventos, doou o excedente de lanches encomendados para os eventos do último fim de semana. Os alimentos foram entregues a quatro instituições.Ao todo, foram doados 575 kits contendo suco, maçã, refrigerante e bolo, além de pães e salsichas. O maior agradecimento ficou por conta dos gestos e sorrisos das crianças. Farmanguinhos mostra sua vocação social e dá uma lição de cidadania e humanidade. Concurso Fiocruz 17 de agosto de 2010 A Fiocruz iniciou no dia 17/8 inscrição para seu concurso, que oferece 850 vagas em diversas funções de níveis médio, técnico e superior. Os editais contemplam 250 tipos de formações e os salários podem chegar a R$ 12.535,22, com gratificações.
  53. 54. Farmanguinhos premia colaboradora com bolsa para pós-graduação 19 de agosto de 2010 Na tarde desta quinta-feira (19/8), a Gestão do Trabalho de Farmanguinhos sorteou uma bolsa integral para pós-graduação da Universidade Estácio de Sá. A sortuda foi Roberta de Cássia Lamego Pereira da Silva, da Zeladoria. Segundo a ganhadora, a iniciativa de Farmanguinhos foi fundamental na vida dela. “Sempre tive vontade de estudar Serviço Social, mas esta é a primeira oportunidade real na minha vida”, comemora.  Concorreram à bolsa todos os inscritos no vestibular realizado nos dias 10, 16 e 19/8.  Educa Mais é um projeto do SESI que Farmanguinhos aderiu para oferecer melhor formação profissional a seus trabalhadores. O objetivo é o aprimoramento escolar dos funcionários para futuras oportunidades no plano de carreira. Para isso, o Instituto firmou uma parceria com a Universidade Estácio de Sá com a finalidade de facilitar o acesso dos trabalhadores à faculdade, através do ensino à distância. 
  54. 55. Farmanguinhos recebe visita internacional 01 de setembro de 2010 Em visita extra-oficial a Farmanguinhos nesta quarta-feira (1/9), o presidente do Banco Del Sur do Equador , Pedro Paes, mostrou interesse em promover uma cooperação entre o banco equatoriano e a unidade. A instituição tem como papel fortalecer o sistema de saúde da América Latina e evitar que os países fiquem vulneráveis às crises econômicas. O objetivo do encontro foi trocar experiências para estabelecer possíveis parcerias internacionais no futuro. Paes conheceu o Instituto e aprendeu mais sobre a contribuição de Far para a saúde da população brasileira. O vice-diretor de Gestão Institucional, Roberto Pierre Chagnon, recepcionou o equatoriano e a coordenadora de Assistência Farmacêutica do Rio Grande do Sul, Silvia Czermainski. Paes ressaltou que a visita foi fundamental para romper mitos sobre a relação entre estado e mercado. “Farmanguinhos é um exemplo para a América Latina. A partir de agora, vejo um horizonte com potencial de sucesso para os outros países”, destaca
  55. 56. Equipe de Farmanguinhos faz palestra sobre Nota Fiscal Eletrônica na Fiocruz 03 de setembro de 2010 Na última sexta-feira (3/9), um grupo da unidade foi convidado pela Diretoria de Administração da Fiocruz (Dirad) a dar palestra sobre Nota Fiscal Eletrônica (NFE). Farmanguinhos foi o primeiro órgão público a implantar este documento digital. Uma ação que atende às exigências das Secretarias de Fazenda, reduz custos, dinamiza a logística de distribuição de medicamentos e torna o Instituto uma referência no assunto.A NFE é resultado de uma parceria interna entre a Vice-Diretoria de Gestão nstitucional (VDGI), coordenada por Roberto Pierre Chagnon, e a Assessoria Executiva, liderada por Jorge de Souza Mendonça.
  56. 57. Feira do Talento é notícia 09 de setembro de 2010 Na última quinta-feira (9/9), Farmanguinhos foi cenário de mais um evento social. A Feira do Talento reuniu 45 artesãos da Cidade de Deus e Baixada Fluminense. O programa social cresceu e é reconhecido pela mídia. O projeto, criado há quatro anos, é uma iniciativa da Gestão Social de Farmanguinhos, setor ligado à Assessoria Executiva. O evento funciona como uma vitrine para exposição e venda de trabalhos artesanais de moradores da comunidade. A feirinha, que acontecia no pátio do Complexo Tecnológico de Medicamentos de Farmanguinhos, cresceu e passa a percorrer várias regiões da cidade.
  57. 58. Representantes de FAR são premiados novamente em festival e música do COEP 13 de setembro de 2010 No dia 13 de setembro, o Teatro do Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) foi palco da 10ª edição do festival de música Os Jovens e os Objetivos do Milênio , promovido pelo Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida – COEP. Fruto da parceria entre o COEP e escolas públicas do município do Rio de Janeiro, o festival aborda temas e objetivos do milênio com a finalidade de mobilizar jovens para o exercício da cidadania. A Escola Municipal Pedro Aleixo e o  Núcleo de Arte da Escola Municipal Albert Einstein convidados pela Gestão Social de Farmanguinhos para representar o Instituto no festival, obtiveram respectivamente o primeiro e segundo lugares no concurso.
  58. 59. Assessoria Executiva divulga o Balanço Social de Farmanguinhos em 2009 16 de setembro de 2010 Publicar o Balanço Social de Farmanguinhos é um importante passo rumo à construção de uma política de responsabilidade social de nossa unidade. Pela primeira vez as ações sociais empreendidas pelo Instituto para os públicos interno e externo (comunidades do entorno) estão consolidadas num documento que apresenta os resultados obtidos em 2009. A construção e consolidação de uma prática cotidiana de ações socialmente responsáveis é um longo caminho a ser trilhado e o balanço social é um importante instrumento de auxílio no processo de aprofundamento do compromisso. O documento serve como guia para o delineamento e monitoramento de uma política permanente e o compromisso com a continuidade, aperfeiçoamento das ações e incorporação de outras práticas socialmente responsáveis.
  59. 60. Farmanguinhos sedia o evento A Sociabilidade da Pessoa Idosa 21 de setembro de 2010 No dia 21/9  (terça-feira), Farmanguinhos sediou o evento A Sociabilidade da Pessoa Idosa na AP. 04 - Área de Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde em Jacarepaguá. O projeto, que teve a parceria da Gestão Social de Far e da Secretaria Municipal  de Saúde (SMS), foi um sucesso.O objetivo do encontro foi integrar as ações voltadas para a terceira idade existentes na área AP. 04, que compreendem os bairros Cidade de Deus, Vargem Grande até a Barra da Tijuca.
  60. 61. Farmanguinhos recebe visita da farmacopéia americana (USP ) 23 de setembro de 2010 Nos dias 23 e 24/9, Farmanguinhos recebeu visita da United States Pharmacopeia Drug Quality and Information (Farmacopéia Americana, USP DQI). Os especialistas em qualidade se reuniram com representantes da unidade para iniciar as atividades de assistência técnica para pré-qualificação de medicamentos tuberculostáticos.A assistência técnica, oferecida gratuitamente pela USP DQI a Farmanguinhos, consiste em informar os requisitos necessários e os procedimentos exigidos pela OMS para elaborar o dossiê para pré-qualificação. Depois de pronto, este documento será apresentado à Organização, que avaliará as condições para iniciar a pré-qualificação - uma chancela da OMS que atesta qualidade, segurança e eficácia dos medicamentos, dando condições para exportação.
  61. 62. Farmanguinhos celebra o Dia Municipal de Combate ao Estresse 23 de setembro de 2010 O evento que celebrou O Dia Municipal de Combate ao Estresse (23/09) em Farmanguinhos foi um sucesso.  Segundo a psicóloga da unidade Liamara Carvalho, do Serviço de Saúde do Trabalho/VDGT, a iniciativa superou as expectativas do setor. Cerca de 150 pessoas visitaram o Espaço Zen, um ambiente reservado específico para o relaxamento físico e mental, e 120 realizaram o teste de nível de estresse, que foram aplicados por uma equipe de psicólogos do Centro Psicológico de Controle do Stress (CPCS). O evento teve como objetivo desenvolver ações para conscientizar os trabalhadores sobre os danos que o estresse provoca na saúde. Segundo pesquisas, o  trabalho é  uma das principais causas da doença.
  62. 63. 1º Ciclo de Palestras do Sistema Gestec-NIT: Propriedade Intelectual 04 de outubro de 2010 A Coordenação de Gestão Tecnológica da Fiocruz – GESTEC/VPPIS, através do Sistema Gestec-NIT, em parceria com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI, realiza o primeiro Ciclo de Palestras do Sistema Gestec-NIT de 4 de outubro a 3 de dezembro de 2010, sempre as segundas e sextas-feiras. Este primeiro ciclo tem o objetivo de ampliar o debate acerca de temas relacionados à Propriedade Intelectual, Transferência e Comercialização de Tecnologia no Setor Saúde. O foco das palestras é o uso da Propriedade Intelectual na proteção do conhecimento gerado na Fiocruz e como aliado na Gestão da Inovação. Para tanto, compareceram os pesquisadores, gestores e demais interessados em fazer parte das discussões de temas relevantes e relacionados à pesquisa e desenvolvimento nas instituições públicas de C&T. Farmanguinhos doa medicamentos à Bolívia 27 de setembro de 2010 Farmanguinhos acaba de doar mil kits do antimalárico Artesunato+Mefloquina (ASMQ) à Bolívia.  O medicamento é atualmente o mais indicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para o tratamento da doença que mais mata no mundo – um milhão de pessoas morrem anualmente de malária.  A doação faz parte de uma ação conjunta entre Farmanguinhos, o Programa Nacional de Malária do Ministério da Saúde daquele país, que passa por uma epidemia, e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS Bolívia).
  63. 64. Eleição dos delegados e observadores de Farmanguinhos 04 de outubro de 2010 Na segunda-feira - 4/10, Farmanguinhos elegeu seus representantes que atuarão durante as plenárias do VI Congresso Interno. Veja abaixo a lista com os nomes dos delegados, observadores e respectivos suplentes eleitos:  Observadores: 1º Carmem Gonzalez 2º Abdon Barbosa da Silva 3º Alex Mansour 4º Vitória Iva 5º Magali Chuquer - Suplente 6º Robson Cebriam - Suplente Delegados: 1º Lucimar Junior 2º Cristiane Magalhães 3º Luciana Milagres 4º Rawlinson Rodrigues 5º Denise Monteiro 6º Marcos Salvino 7º Valeria Esteves 8º Roberto Carlos 9º Gilberto Braga 10º Luciane Alves 11º Jorge Mendonça 12º Marcelo Albuquerque 13º Alexandre Xavier – Suplente 14º Andre Sampaio – Suplente 15º Leonardo Coutada – Suplente 16º Yolanda Arruda – Suplente 17º Furio Devescovi – Suplente 18º Tereza Santos – Suplente Chamada Pública – 2010 04 de outubro de 2010 Especialização em Gestão da Inovação em Fitomedicamentos O curso de pós-graduação lato sensu Especialização em Gestão da Inovação em Fitomedicamentos tem por objetivo promover formação técnico - científica e capacitação no setor de plantas medicinais e fitoterápicos e qualificar profissionais para o pleno exercício de suas atividades nos setores público ou privado, a fim de atender ao Complexo Industrial da Saúde e ao uso racional e sustentável da biodiversidade no Brasil. Público-Alvo: Profissionais com curso superior completo e que atuam ou tenham interesse em atuar na área de fitomedicamentos. Especialização em Tecnologias Industriais Farmacêuticas O curso de pós-graduação em nível de Especialização em Tecnologias Industriais Farmacêsuticas, tem por objetivo qualificar profissionais de nível superior das áreas de Farmácia, Química, Engenharia Química e Biologia , que atuam ou têm interesse em atuar na Indústria Farmacêutica, seja na rede de laboratórios oficiais produtores de medicamentos, seja no setor privado nacional, a fim de que possa atingir, com qualidade, as metas de pesquisa e produção na área de saúde. Público-Alvo: Profissionais com graduação nas áreas de Farmácia, Química, Engenharia Química e Biologia que atuam ou tenham interesse em atuar na Indústria Farmacêutica.
  64. 65. Farmanguinhos implementa Gestão por Competências 07 de outubro de 2010 A Vice Diretoria de Gestão do Trabalho - VDGT / Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos - DDRH inicia processo de Mapeamento de Competências de Farmanguinhos. Farmanguinhos terá Plano de Estrutura de Cargos 06 de outubro de 2010 Farmanguinhos, através da Vice Diretoria de Gestão do Trabalho, estará desenvolvendo um Plano de Estrutura de Cargos. O projeto possibilitará um diagnóstico da estrutura atual que, por sua vez, servirá como base para a realização de diversas ações pertinentes a área de Recursos Humanos.
  65. 66. Betinho, uma Vida de Luta e Afeto 01 de novembro de 2010 Herbert de Souza, o Betinho, patrono de da produção de antirretrovirais de Farmanguinhos, completaria 75 anos no dia 3 de outubro. Para marcar a data, foi realizada no CTM a exposição "Uma vida de luta e afeto", mostrando um pouco da trajetória do sociólogo que marcou a história do país, seja na luta pelo maior controle dos bancos de sangue, pelos direitos das pessoas com Aids/HIV ou pelas campanhas contra a fome. O evento contou ainda com uma palestra com Dulce Pandolfi, amiga de Betinho e autora do livro “Um abraço, Betinho”.
  66. 67. Farmanguinhos promove workshop sobre Biodiversidade e Inovação em Fitomedicamentos 03,04 e 05 de novembro de 2010 O Núcleo de Gestão da Biodiversidade e Saúde (NGBS) de Farmanguinhos/Fiocruz promoveu o “Workshop de Biodiversidade e Inovação em Fitomedicamentos no Estado do Rio de Janeiro. O evento teve como objetivo apresentar um projeto de desenvolvimento econômico na área de fitoterapia, a partir da utilização de espécies da Mata Atlântica. Entre os temas que foram abordados estão “Produção agrícola”, “A farmácia modelo”, “Pesquisa e desenvolvimento de fitomedicamentos no Rio de Janeiro”, “Gestão do conhecimento” e “Banco de dados para a identificação de espécies. Ao final do encontro, foi assinado uma minuta dos acordos de cooperação internacional entre Farmanguinhos e a Universidade de Paris VIII.
  67. 68. O Presidente Lula visita à Fábrica em Moçambique 10 de novembro de 2010 Farmanguinhos é responsável pela capacitação técnico-gerencial de profissionais moçambicanos e transferência de tecnologia de 21 medicamentos   A quarta-feira (10/11) se tornou um dia histórico para Moçambique. A data foi marcada pela visita do presidente Lula à Fábrica de Antirretrovirais e Outros Medicamentos daquele país. O parque fabril faz parte de uma estratégia de cooperação internacional entre Brasil e o país africano.
  68. 69. Um Grito de Esperança 01 de dezembro de 2010 No Dia Mundial de Luta contra a Aids, Farmanguinhos promoveu palestras, debates, lançamento de livro e reuniu grandes nomes da pesquisa nacional. Painel HTLV – Panorama, Propostas e Desafios foi um fórum de discussões sobre o HTLV, doença que atinge mais dois milhões de brasileiros, mas que é negligenciada pelos governos e indústrias farmacêuticas. O vírus é transmitido pelas mesmas vias que o HIV (sexual, sangue e aleitamento). O painel foi mais uma oportunidade de mostrar a preocupação do Instituto com a saúde pública, procurando disseminar informações, primeiro entre os trabalhadores da unidade e, com o apoio da imprensa presente, elucidar a população sobre os riscos e perigos da doença.   Após as discussões foi lançado o livro Aids e Saúde Pública: contribuições à reflexão sobre uma nova economia política do medicamento no Brasil , de autoria de Wanise Barroso, Marilena Corrêa, Maria Andrea Loyola e Pedro Vilela. Os autores autografaram e distribuíram alguns exemplares para o público. O evento foi encerrado com coquetel e música na área de lazer do CTM.
  69. 70.       Festa de Fim de Ano 03 de dezembro de 2010 Esta confraternização vai ficar na memória! A festa de fim de ano de Farmanguinhos foi memorável! O evento aconteceu no Sítio de Fátima, em Vargem Pequena. Funcionários e colaboradores de todas as empresas que prestam serviços para Farmanguinhos lotaram o local e foram presenteados com uma festa na qual a alegria e a união deram o tom até os últimos momentos.   A animação começou logo após a chegada dos ônibus ao sítio. Os participantes puderam se divertir no campo de futebol, no salão de jogos, na piscina e com a equipe de animadores que provocou risadas em todos que estavam no local. Um dos pontos altos da festa foi à hora do sorteio, mas as surpresas não pararam por aí. Com as churrasqueiras a todo o vapor, o grupo de pagode da casa colocou todo mundo para sambar e, nos intervalos, o balanço das cinturas ficava por conta do DJ de plantão. Após um almoço farto e delicioso, o show da banda de pop-rock Música Urbana deixou o ambiente ainda mais festivo.   Este ano contamos com a presença do Diretor de Farmanguinhos, Hayne Felipe. Os demais membros da Diretoria compareceram em peso à confraternização.   O espírito de união e satisfação que marcou os participantes era indisfarçável e foi difícil aceitar o fim da festa .
  70. 71. Farmanguinhos promove a Feira do Talento 09 de dezembro de 2010 Farmanguinhos/Fiocruz que já era reconhecido por sua excelência em saúde e inovação tecnológica, agora atua também no desenvolvimento socioeconômico e ambiental de comunidades carentes do Rio de Janeiro. O Instituto criou o projeto Feira do Talento, um programa social com o objetivo de estimular a economia e distribuição de renda na Cidade de Deus e contribuir para o desenvolvimento sustentável da região.   A Feira do Talento foi criada há quatro anos. O evento funciona como uma vitrine para exposição e venda de trabalhos artesanais de moradores da comunidade. A feirinha, que acontecia no pátio do Complexo Tecnológico de Medicamentos de Farmanguinhos, cresceu e passa a percorrer várias regiões da cidade.  
  71. 72. 1ª Mostra de projetos Cultura Portátil 09 de dezembro de 2010 A Gestão Social convida para o encerramento do curso Cultura Portátil. O projeto ofereceu capacitação em elaboração e formatação de projetos culturais para instituições de artes e artistas da comunidade local. Aprovado no edital da Cooperação Social da Presidência da Fiocruz, o projeto foi desenvolvido ao longo de 2010 . O evento será no estacionamento do lado direito do CTM. A abertura será às 9 horas com café da manhã para convidados e colaboradores. A partir das 11 horas haverá diversas atrações artísticas apresentadas pelos próprios alunos. Não deixe de comparecer.  
  72. 73. Media Trainning 10 de dezembro de 2010 Com o objetivo de preparar os porta-vozes de Farmanguinhos a lidar com a imprensa, a Coordenação de Comunicação e Informação promoveu no dia 10 de dezembro o Curso de Mídia Training. Ministrado por uma equipe da CCS, o programa incluiu treinamento prático e teórico.   Após um relato sobre os vários aspectos e a importância do trabalho de assessoria de comunicação para o fortalecimento da imagem de uma instituição - “A Fiocruz e a mídia”, “A mídia hoje” e “Ciência e saúde no noticiário” -, os participantes receberam informações gerais sobre o cotidiano e as expectativas de quem está na outra ponta: o repórter.   Além disso, os porta-vozes de Farmanguinhos presentes ao encontro ouviram dicas de como se comportar numa entrevista e tirar maior proveito dessa oportunidade. Todo o treinamento foi ilustrado com cases e vídeos que mostravam alguns dos “pecados” que não se pode cometer, assim como os erros mais freqüentes. Foram abordadas ainda questões como “off”, linguagem e postura. O Curso de Mídia Training foi o primeiro de uma série que será ministrado em Farmanguinhos. A idéia é preparar todos os porta-vozes da instituição a lidar com a imprensa, a fim de capacitá-los para ter uma postura pró-ativa no trato com os meios de comunicação de massa. Por outro lado, o treinamento visa fomentar uma discussão sobre o papel dos participantes como representantes institucionais e fornecer subsídios para que compreendam suas responsabilidades na construção da imagem da instituição.
  73. 74. Campanha de Natal de Farmanguinhos 17 de dezembro de 2010    A festa de entrega dos presentes da Campanha de Natal de Farmanguinhos aconteceu no Auditório do Prédio 20/CTM. Muitos padrinhos foram fazer a entrega pessoalmente e conferir a alegria da garotada. Mais uma vez a Gestão Social de Far mostrou um trabalho consistente e com bons resultados. A campanha começou há um mês e mobilizou os colaboradores da unidade. Cada funcionário escolheu uma criança para apadrinhar e a presenteou com roupas, brinquedos e kits de higiene. Ao todo, 50 crianças terão um Natal mais feliz este ano. A garotada do Projeto Rei assistiu a apresentação de dança do Grupo Bonecos de Pano e, antes de receber seus presentes, viu com olhinhos cheios de encanto e ansiedade a chegada de Papai Noel. Após a entrega dos presentes, além de brincar na cama elástica e na piscina de bolas, a criançada participou de um saboroso lanche. A coordenadora do Projeto Restituição Educacional Interativa (REI) , a psicóloga Maria do Socorro revelou que, graças à iniciativa de Farmanguinhos, a ansiedade pela proximidade do Natal dura o ano inteiro. “Isso é tão importante que, durante as atividades ao longo do ano, as crianças sempre falam disso”. A Gestão Social agradece a colaboração dos voluntários, que fizeram mais feliz o Natal dos pequenos.  

×