Plano inclinado exercícios
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Plano inclinado exercícios

on

  • 1,798 views

 

Statistics

Views

Total Views
1,798
Views on SlideShare
1,556
Embed Views
242

Actions

Likes
0
Downloads
25
Comments
0

3 Embeds 242

http://wandersonprofessor.blogspot.com.br 225
http://www.wandersonprofessor.blogspot.com.br 15
http://wandersonprofessor.blogspot.com 2

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft Word

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Plano inclinado exercícios Plano inclinado exercícios Document Transcript

    • 01. Um corpo de massa 12kg é abandonado sobre um plano inclinado formando 30° com a horizontal. O coeficiente de atrito dinâmico entre o bloco e o plano é 0,2. Qual é a aceleração do bloco? 02. (UFPE) No plano inclinado da figura abaixo, o bloco de massa M desce com aceleração dirigida para baixo e de módulo igual a 2,0m/s2, puxando o bloco de massa m. Sabendo que não há atrito de qualquer espécie, qual é o valor da razão M/m? Considere g = 10m/s2. 03. No esquema da figura os fios e a polia são ideais e não se consideram resistência e o empuxo do ar. O sistema é abandonado do repouso. Os blocos A e B têm massa de 2,0kg. O módulo de aceleração de gravidade vale 10m/s2 e a = 30°. Supondo a inexistência de atrito, determine: a) o módulo da aceleração do sistema; b) a intensidade da força que traciona a corda. 04.Vamos supor que temos um bloco de massa m = 5 kg sobre uma superfície plana. Suponhamos que o coeficiente de atrito entre o bloco e a superfície plana seja igual a 0,2, determine o valor da força de atrito para uma força que puxa o bloco com intensidade igual a 50 N.
    • 05.(UNIFOR CE) Um bloco de massa de 4,0 kg é abandonado num plano inclinado de 37º com a horizontal com o qual tem coeficiente de atrito 0,25. A aceleração do movimento do bloco é em m/s2. Dados: g = 10 m/s2; sen 37º = 0,60; cos 37º = 0,80. a) 2,0 b) 4,0 c) 6,0 d) 8,0 e) 10 06.(UFPel-RS) Uma empresa de transportes faz a entrega de produtos para um supermercado. Um desses produtos é de dimensões consideráveis e peso elevado, o que requer o uso de uma máquina simples (plano inclinado) para facilitar a descarga. Suponha que a inclinação do plano de apoio, em relação à horizontal, não seja suficiente para provocar o deslizamento da caixa rampa abaixo. Resolva, para a situação proposta, as questões que se seguem: a) Represente graficamente as forças que atuam sobre a caixa. b) Qual é a intensidade da força resultante na direção do plano de apoio? Justifique. c)Qual é o valor do coeficiente de atrito entre a caixa e o plano, considerando, para esse caso, que a inclinação do plano de apoio, igual a 30o, é máxima, sem que a caixa deslize? Dados: sen30o=0,5; cos30o=0,87).
    • 07.PUC-RJ-010) Um bloco escorrega a partir do repouso por um plano inclinado que faz um ângulo de 45º com a horizontal. Sabendo que durante a queda a aceleração do bloco é de 5,0 m/s2 e considerando g= 10m/s2, podemos dizer que o coeficiente de atrito cinético entre o bloco e o plano é a) 0,1 e) 0,5 b) 0,2 c) 0,3 d) 0,4 08.Um bloco, sob ação da gravidade, desce um plano inclinado com aceleração de 2 m/s2. Considere o módulo da aceleração da gravidade g=10 m/s2. Sabendo-se que o ângulo de inclinação do plano é 45o com a horizontal, o coeficiente de atrito cinético entre o bloco e o plano é, aproximadamente, A) 0,7. B) 0,3. C) 0,5. D) 0,9.
    • 09.(CESCEM) - Um homem de peso P = 600 N, apoiado em patins, é puxado para cima por meio de uma corda paralela ao plano inclinado. Os atritos são desprezíveis. (Admitir g = 10 m/s2) a) Se o movimento tem velocidade constante, calcule a intensidade da força F aplicada para fazer o homem subir. b) Calcule a intensidade da força de tração na corda, ainda no caso de velocidade constante. c) O movimento do homem se faz agora com 1 m/s2, ascendente. Calcule a intensidade da força F. 10 (FAAP-SP) - Um corpo de 4,0 kg sobe um plano inclinado de 30o, em movimento retilíneo e uniforme sob a ação de uma força de tração de 30 N. Sendo g = 10 m/s2, calcular: a) o coeficiente de atrito entre o corpo e o plano; b) se o corpo parte da base do plano inclinado e sobe 4,0 m em 2,0 s, e nesse instante o fio lhe transmite a força de tração é rompido, qual a distância que o corpo ainda percorre plano acima?
    • 11. (FUVEST) - Um bloco de 2 kg é solto do alto de um plano inclinado, atingindo o plano horizontal com uma velocidade de 5 m/s, conforme ilustra a figura. Calcule a intensidade da força de atrito, suposta constante, entre o bloco e o plano inclinado. 12.(UFSE) Os dois blocos mostrados na figura possuem peso de 10 N cada um. Despreze os atritos e considere g = 10 m/s2, sen 30o = 0,50 e cos 30o = 0,86. A intensidade da aceleração escalar dos corpos é, em m/s2, igual a: 13. . (Mackenzie-SP) A ilustração refere-se a uma certa tarefa na qual o bloco B, dez vezes mais pesado que o bloco A, deverá descer pelo plano inclinado com velocidade constante. Considerando que o fio e a polia são ideais, o coeficiente de atrito cinético entre o bloco B e o plano deverá ser: (Dados: sen a = 0,6 e cos a = 0,8)