Your SlideShare is downloading. ×
0
Exercicios de tubos sonoros
Exercicios de tubos sonoros
Exercicios de tubos sonoros
Exercicios de tubos sonoros
Exercicios de tubos sonoros
Exercicios de tubos sonoros
Exercicios de tubos sonoros
Exercicios de tubos sonoros
Exercicios de tubos sonoros
Exercicios de tubos sonoros
Exercicios de tubos sonoros
Exercicios de tubos sonoros
Exercicios de tubos sonoros
Exercicios de tubos sonoros
Exercicios de tubos sonoros
Exercicios de tubos sonoros
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Exercicios de tubos sonoros

933

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
933
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
4
Actions
Shares
0
Downloads
1
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide
  • {}
  • Transcript

    • 1. Tubos Sonoros
    • 2. Tubo fechado numa das extremidades A extremidade fechada que é sempre um nó. A extremidade aberta é sempre um ventre.A seguir temos os sucessivos comprimentos de onda e freqüências para um tubo fechado de comprimento L. V representa os ventres (pontos de vibração máxima) e N os nós (pontos de vibração nula).
    • 3. Harmônicos
    • 4. Devido às configurações (simetria) das ondas em seu interior, tubos abertos só fornecem harmônicos impares. Expressões genéricas para n harmônicos:
    • 5. Tubo aberto nas duas extremidades Como ambas as extremidades são abertas, em cada uma delas devemos ter ventres.Seus harmônicos, frequências e comprimentos de onda são os seguintes.
    • 6. Generalizando:
    • 7. Nos instrumentos mais simples como o berrante e a corneta, com ambas as extremidade abertas, o comprimento do tubo é fixo.
    • 8. Mas, para se obter uma quantidade maior de frequências, altera-se o comprimento dos tubos. Alguns possuem furos que podem ser tampados com os dedos (flauta simples) ou por meio de mecanismos de chaves ‘válvulas’, (saxofone, flauta transversal, etc.).
    • 9. A flauta andina (esquerda) e a flauta de Pan (direita) são tubos sonoros fechados
    • 10. 1- Um tubo sonoro fechado emite som fundamental de 100 Hz de freqüência .A velocidade do som no ar é de 340 m/s .Determine o comprimento do tubo? 2- Um tubo sonoro fechado ,cheio de ar , emite um som fundamental de 34Hz.Sabendo que a velocidade do som no ar é de 340m/s, de termine o comprimento do tubo?
    • 11. 01-(UFPE) A figura mostra uma onda estacionária em um tubo de comprimento L = 5 m, fechado em uma extremidade e aberto na outra. Considere que a velocidade do som no ar é 340 m/s e determine a frequência do som emitido pelo tubo, em hertz. f=85Hz
    • 12. 03-(UFSCAR-SP) No passado, quando os motoristas adentravam em um túnel, começavam a buzinar em tom de brincadeira, pelo simples prazer de ouvir ecoar o grande ruído produzido. Mais recentemente, engenheiros constataram que tais sons produzem ondas estacionárias que podem afetar a estrutura dessas construções. O carro esquematizado está com sua buzina localizada exatamente no centro do arco que delimita o túnel, cujo diâmetro é 10 m. Se a buzina emite o som da nota Lá (440 Hz), e se a velocidade de propagação do som no ar é 340 m/s, o número de comprimentos de onda que o som percorrerá até atingir o teto do túnel é, aproximadamente, a) 2,5. b) 3,5. c) 4,5. d) 5,5. e) 6,5 n=6,49 R- E
    • 13. 18-(UFES) Na ilha Escalvada, em frente a Guarapari, existe um farol de auxílio à navegação. Em um dia com muito vento, estando a porta da base e a janela do topo do farol abertas, observa-se a formação de uma ressonância sonora com freqüência de 30Hz no interior do farol. O farol pode ser considerado como um tubo ressonante de extremidades abertas. Sabendo-se que a velocidade do som no ar é 340m/s e considerando-se que a onda estacionária tem três nós de deslocamento, a altura do farol é: a) 12m b) 15m c) 17m d) 21m e) 34m L=17m
    • 14. 10- Considere um tubo de comprimento 35 cm, com uma das extremidades fechada e a outra aberta. Uma fonte sonora introduz nesse tubo uma onda acústica com velocidade de 340 m/s e freqüência 1,7 KHz. Quantos nós e quantos ventres a onda estacionária, gerada no interior do tubo, apresenta?

    ×