Questão 1
A sirene de uma fábrica produz sons com frequência igual a 2 640 Hz.
Determine o comprimento de onda do som prod...
Sabendo que a frequência do som da sirene é de Hz, e que a velocidade de
propagação do som no ar é aproximadamente de 335 ...
Questão 6
Conta-se que um famoso tenor italiano, ao soltar a voz num agudo, conseguia
romper um copo de cristal. Como é po...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Atividade ondas 04 10-13

745
-1

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
745
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
3
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Atividade ondas 04 10-13

  1. 1. Questão 1 A sirene de uma fábrica produz sons com frequência igual a 2 640 Hz. Determine o comprimento de onda do som produzido pela sirene em um dia cuja velocidade de propagação das ondas sonoras no ar seja igual a 1 188 km/h. Questão 2 Numa antena de rádio, cargas elétricas oscilam sob a ação de ondas eletromagnéticas em uma dada frequência. Imagine que essas oscilações tivessem sua origem em forças mecânicas e não elétricas: cargas elétricas fixas em uma massa presa a uma mola. A amplitude do deslocamento dessa “antena-mola” seria de 1 mm e a massa de 1 g para um rádio portátil. Considere um sinal de rádio AM de 1 000 kHz. a) Qual seria a constante de mola dessa “antena-mola”? A frequência de oscilação é dada por: onde k é a constante da mola e m a massa presa à mola. b) Qual seria a força mecânica necessária para deslocar essa mola de 1 mm? Questão 3 As questões apresentadas nesta prova relacionam-se ao ambiente e às situações encontradas em um circo. Sempre que necessário, utilize, em seus cálculos, m/s2 . O dono do circo anuncia o início do espetáculo usando uma sirene.
  2. 2. Sabendo que a frequência do som da sirene é de Hz, e que a velocidade de propagação do som no ar é aproximadamente de 335 m/s, calcule o comprimento de onda do som. Questão 4 Uma onda harmônica propaga-se em uma corda longa de densidade constante com velocidade igual a 400 m/s. A figura abaixo mostra, em um dado instante, o perfil da corda ao longo da direção . Calcule a frequência dessa onda. Questão 5 Um copo contendo 200 g de água é colocado no interior de um forno de micro-ondas. Quando o aparelho é ligado, a energia é absorvida pela água a uma taxa de 120 cal/s. Sabendo que o calor específico da água é igual a 1 cal g−1 °C−1 , calcule a variação de temperatura da água após 1 minuto de funcionamento do forno. a: °C 1. 2.
  3. 3. Questão 6 Conta-se que um famoso tenor italiano, ao soltar a voz num agudo, conseguia romper um copo de cristal. Como é possível explicar fisicamente essa ocorrência? Questão 7 As ondas luminosas também podem sofrer difração, como as ondas sonoras. Explique por que é mais fácil perceber a difração sonora do que a difração luminosa. Questão 8 Conta-se que na Primeira Guerra Mundial uma ponte de concreto desabou quando soldados, em marcha cadenciada, passaram sobre ela. Como é possível explicar essa ocorrência?

×