• Like
Bauhaus
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Bauhaus

  • 1,635 views
Uploaded on

 

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
No Downloads

Views

Total Views
1,635
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1

Actions

Shares
Downloads
78
Comments
0
Likes
1

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. BAUHAUSFELLIPE LUCAS I JÉSSICA LUCAS
  • 2. BAUHAUSHISTÓRICO 1919 – 1933Alemanha Principais nomes: Walter Gropius, Hannes Meyer e Ludwig Mies van der Rohe.Após o estabelecimento do Reich alemão em 1871, uma onda de modernizaçãotransformou a Alemanha rural numa nação industrial. Este acontecimento foiacompanhado de um crescimento da população e do advento da cultura demassas. Entre os reformistas encontravam-se os artistas da Art Nouveau, quecontribuíram para a disseminação do movimento das artes e ofíciosbritânico na Alemanha.
  • 3. BAUHAUSHISTÓRICOResulta da fusão entre a Escola de Artes e Ofícios e a Escola Superior de BelasArtes.Marca o início do Modernismo, desencadeando associações com formas básicas(quadrados, triângulos e círculos) e cores primárias (vermelho, amarelo, azul)assim como mobiliário de aço tubular, arquitetura cúbica branca efuncionalismo.
  • 4. BAUHAUSOBJETIVOAcabar com as divisões entre as belas artes e a arte utilitária, de modo aestabelecer as ligações mais diretas entre a arte, a sociedade e a indústria.“O designer deve dar alma aos produtos mortos feitos por máquina.” W. Gropius
  • 5. BAUHAUSCARACTERÍSTICAS Interligação com as artes ditas menores, ou aplicadas:escultura, cerâmica, tecelagem, metalurgia, marcenaria; Relação íntima entre arquitetura e urbanismo; Corte radical com o passado: abolição da forma natural, eliminando tudoaquilo que se oponha à arte pura; Utilização e atenção às características especificas de novos materiais, pré-fabricados como madeira, aço, betão, vidro; Simplificação dos volumes, geometrização das formas: predomínio das linhasretas, sólidos geométricos;
  • 6. BAUHAUSCARACTERÍSTICAS Elevação do edifício sobre pilares (pilotis), dando a ideia de estar suspenso; Paredes lisas e, geralmente, brancas, abolindo-se a decoração e realçando-se a estrutura do edifício; Coberturas planas, geralmente transformadas em terraços; Amplas janelas, em fita, ou fachadas-cortina em vidro; Renovação do espaço – casa prática e funcional; abertura de espaçosinteriores – é a planta livre;
  • 7. BAUHAUSWALTER GROPIUSA BAUHAUS EM DESSAUEm 1925, a hostilidade da burguesia reacionária e do ambienteacadêmico de Weimar obriga a Bauhaus a transferir-se para umambiente menos retrógrado.Haviam-na construído para provar que arte e engenharia não devemser estranhas uma á outra; que, pelo contrário, podiam juntas colhermútuos benefícios.
  • 8. BAUHAUSWALTER GROPIUSA BAUHAUS EM DESSAUAs teorias defendidas pela Bauhaus são por vezes condensadas noslogan “funcionalismo” – a convicção de que, se algo é projetadorigorosamente para corresponder à sua finalidade e função, podemosdeixar que a beleza apareça por si mesma.
  • 9. BAUHAUSWALTER GROPIUSA BAUHAUS EM DESSAUIntegrava várias expressões artísticas: arquitetura, design, artesplásticas e decorativas, fotografia, cinema e ballet.Orientados pelos grandes mestres do Modernismo:Kandinsky, Klee, Van der Rohe, Itten, Meyer, Albers, entre outros.
  • 10. BAUHAUSDESENHO INDUSTRIALA Bauhaus abriu o campo para o desenho industrial como:móveis, luminárias, pesquisas de tecido, artes gráficas. Definiu um estilopara seus produtos despidos de qualquer ornamento, que levasse em conta olado prático e econômico, cujos protótipos saíam de suas oficinas para aexecução em série na indústria. Os objetos produzidos pela indústriadeveriam ser um misto de engenharia e arte, beleza efuncionalidade, dentro do compromisso arte / sociedade, de convocar aparticipação do trabalho do artista para construir uma alternativa racional afim de humanizar o novo ambiente comprometido com a máquina.
  • 11. BAUHAUSMARCEL BREUERWASSILYExemplo de simplificação da forma e ausência de decoração, cadeira Wassily(1925), criada por Marcel Breuer.
  • 12. BAUHAUSA TIPOGRAFIA NA BAUHAUSO ateliê de tipografia artística era dirigido por lyonel Feininger, como mestreartístico, e por Carl Zaubitzer, como mestre artesão. Era de inicio, oaprendizado de técnicas de gravação em cobre e esculpimento em madeira.Em 1921, havia uma necessidade de encomendas para garantir a sobrevivênciada escola.
  • 13. BAUHAUSO FIM DA BAUHAUSQuando os soldados de Hitler fecharam as suas portas, grande parte deprofessores e alunos já haviam partido para outros países divulgando suasidéias até chegarem à América como os arquitetos Walter Gropius quelecionou em Harvard e Mies Van der Rohe um dos principais arquitetos daremodelação de Chicago. O ensino inovador da escola já havia se difundido nosprincipais centros de arte. A Bauhaus exerceu uma influência extraordináriasobre a arquitetura do século XX no mundo ocidental, um estilo marcantepelas linhas retas dos prédios, ambientes claros, espaços bemaproveitados e pela ausência de adornos. Estilo que chegou também ao Brasilatravés de ex-alunos da antiga escola, hoje esquecidos, como o alemãoAlexandre Altberg e o belga Alexandre Buddeus.
  • 14. BAUHAUSREFERÊNCIASARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. São Paulo: Companhia dasLetras, 1992.GOMBRICH, Ernest H. A história da arte. Rio de Janeiro: Livros Técnicose Científicos, 1999.