Your SlideShare is downloading. ×
Relatório da visita de estudo_BTL
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Relatório da visita de estudo_BTL

272

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
272
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
10
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. A n o l e c t i v o 2 0 1 2 / 2 0 1 3 2013 BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa RELATÓRIO VISITA DE ESTUDO DA TURMA TAV – 1º ANO
  • 2. BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa RELATÓRIO 2013 Albertina Lima - N.º 1 – Turma TAV – 1º Ano 1 RELATÓRIO DA VISITA DE ESTUDO No dia 1 de março de 2013, a Turma do Curso Técnico de Agência de Viagens – 1º Ano, da Escola Sebastião da Gama, no âmbito do programa da disciplina PPT – Promoção do Produto Turístico (lecionada pela Profª Elsa Lopes), realizou uma visita de estudo à BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa. Acompanhou-nos nesta visita, a turma do Curso Técnico Rececionista de Hotel, da mesma escola e uma turma do Curso Técnico de Turismo, duma escola externa à Escola Sebastião da Gama e dois professores não pertencentes à turma TAV. A Turma TAV fez-se representar por 11 alunos e 3 professores:  Albertina Lima  Andreia Condinho  Elígia Ribeiro  Guilherme Cesário  Joana Pronto  Joana Sineiro  José Guerra  Leila Abibe  Miguel Goçalves  Thaís Rodrigues  Tércia  Professora Elsa Lopes  Professor Joaquim Tapum  Professora Piedade Coelho – Mediadora da Turma A viagem realizou-se de autocarro (Transportes Luísa Todi), tendo sido organizada pelo Professor Tapum, com um custo de 8,00€ por pessoa, tendo-se partido rumo a Lisboa, pelas 18:30 horas.
  • 3. BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa RELATÓRIO 2013 Albertina Lima - N.º 1 – Turma TAV – 1º Ano 2 O Professor Tapum ocupou o lugar do Guia, tendo-se apresentado de frente para os passageiros, antes do início do percurso. Após o início da marcha do autocarro, o Guia continuou o seu discurso, mas desta vez sentado no respetivo lugar. Começou por falar um pouco sobre o que é o BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, a exemplo do que já nos tinha transmitido anteriormente, durante as aulas. A BTL - Feira Internacional de Turismo é o espaço de eleição para os profissionais ligados à área turística, onde são dados a conhecer variados destinos turísticos de todo o mundo e teve lugar na FIL – Feira Internacional de Lisboa, no Parque das Nações, de 27 de fevereiro a 3 de março. Esta feira, a maior feira de turismo realizada em Portugal, contou com a presença de:  Profissionais do setor do Turismo: o Agentes de Viagens o Diretores de Agências o Operadores Turísticos  Imprensa  Público em geral A Feira, além de contar com expositores e stands de inúmeros destinos de todo o mundo, inclui também:  Workshops temáticos  Apresentações de destinos  Provas gastronómicas  Apresentações culturais  Passatempos com oferta de viagens entre outras lembranças  Oferta de brochuras e brindes  Exposições diversas
  • 4. BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa RELATÓRIO 2013 Albertina Lima - N.º 1 – Turma TAV – 1º Ano 3 O objetivo principal da Feira é a venda de destinos turísticos a compradores internacionais, designados «hosted buyers», com interesse específico nos destinos expostos, existindo um horário específico para estes visitantes, onde o público em geral não pode participar. Este ano estiveram representados:  36 destinos turísticos internacionais  70% dos destinos concentrados em Portugal  8 regiões nacionais, entre as quais o destino nacional convidado – Turismo do Centro de Portugal  350 Hosted Buyers de mercados como a Alemanha, Bélgica, Suécia, Brasil, Croácia, Dinamarca, Eslovénia, Espanha, EUA, Canadá, França, Grécia, Itália, Luxemburgo, Moçambique, Polónia, República Checa, Roménia, Rússia, Suécia, Holanda, Reino Unido e Venezuela  La Formentera e São Paulo como estreias na BTL  Estados Unidos, Argentina e Estremadura como regresso Pelas 19:30 horas, chegámos então à 25ª Edição da BTL, tendo a Profª Elsa procedido ao levantamento dos bilhetes, cedidos gratuitamente, aos alunos da vista de estudo em referência.
  • 5. BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa RELATÓRIO 2013 Albertina Lima - N.º 1 – Turma TAV – 1º Ano 4 O grupo de alunos da Turma TAV, manteve-se junto, na maior parte do tempo que decorreu a visita. Entrámos no Pavilhão 1, tendo o grupo iniciado a sua visita, passando pelo Pavilhão 2, Pavilhão 3 e regresso ao autocarro às 22:30 horas. Pontos que me suscitaram interesse: O Turismo Centro de Portugal, como atrás referido, foi o destino nacional convidado da 25ª edição da BTL, estando representado com um stand com uma área superior a 500m2 , integrando a presença de diversos ‘players’, num modelo de participação assente no território, na cooperação intermunicipal, no negócio e na comunicação do destino. Esta região encontra-se em expansão, oferecendo um variado número de produtos turísticos, nomeadamente:  Saúde e Bem estar, através das suas termas  Enoturismo  Praias oceânicas  Praias fluviais  Desportos náuticos  Espaços de natureza  Parques temáticos  Campos de golfe  Entre outros… A Ria de Aveiro é um exemplo desta região, onde o turista poderá disfrutar de passeios de barco, em diversas embarcações, nomeadamente embarcações à vela.
  • 6. BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa RELATÓRIO 2013 Albertina Lima - N.º 1 – Turma TAV – 1º Ano 5 O Turismo do Porto e Norte de Portugal apresentou-se na BTL 2013 juntamente com a Missão Douro, “pela primeira vez”, no âmbito da reforma regional que está a ser levada a cabo e que inclui a extinção, por fusão desse Pólo de Desenvolvimento Turístico na região. A região do Douro tem como atrativo principal os cruzeiros no Rio Douro, que podem ser diários ou em estadias em barcos-hotel, oferecendo aos turistas paisagens naturais de rara beleza. A participação neste certame, teve como principal objetivo a implementação de uma estratégia de afirmação do Porto e Norte de Portugal como destino turístico, o qual tem registado uma tendência crescente de evolução dos diferentes segmentos da procura turística, nomeadamente o turismo de natureza, touring cultural e paisagístico e turismo religioso, entre outros. Estiveram patentes no stand Porto e Norte de Portugal:  Provas de Vinho do Porto e espumante  Degustação de azeite biológico  Apresentações de enólogos  Entre outros…
  • 7. BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa RELATÓRIO 2013 Albertina Lima - N.º 1 – Turma TAV – 1º Ano 6 A região do Alentejo apresentou-se com o slogan “Alentejo – Tempo de ser feliz”. Existe a consciência de que o Alentejo ainda possui pouca concorrência para o potencial que tem, sendo a BTL uma boa oportunidade para a realização de bons contactos de negócios, aumentando a visibilidade, assim como a possibilidade de atrair investidores e turistas. O turismo do Alentejo oferece ao turista:  Fantásticas praias de mar e fluviais  Parques temáticos, ecológicos e didáticos  Museus  Artes locais  Gastronomia muito rica e apreciada  Entre outros… Dentro da região do Alentejo, temos inserido o Grande Lago Alqueva que oferece ao turista um Turismo Fluvial muito interessante, repleto de variadas atividades.
  • 8. BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa RELATÓRIO 2013 Albertina Lima - N.º 1 – Turma TAV – 1º Ano 7 O Turismo da Madeira esteve igualmente presente, com um stand renovado de 504m2 , com inúmeras iniciativas, nomeadamente passatempos em suporte interativo, cujos prémios foram viagens e outros brindes. O Turismo dos Açores esteve representado nesta edição com um pavilhão de dimensões mais reduzidas do que em anos anteriores, apostando na promoção do turismo para a família e realização de eventos. A principal novidade do pavilhão dos Açores na BTL-2013, foi a existência de um espaço de venda de produtos alimentares e artesanato da região, promovendo no exterior o que os Açores têm de mais genuíno nas diversas ilhas, nomeadamente:  Vinhos  Queijos  Doçaria tradicional  Artesanato  Entre outros…
  • 9. BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa RELATÓRIO 2013 Albertina Lima - N.º 1 – Turma TAV – 1º Ano 8 O Turismo Religioso esteve em destaque como nova aposta de turismo, considerado pelo Governo como um dos produtos que podem contribuir para aumentar os fluxos turísticos, em períodos que não coincidem com a época alta, atraindo visitantes de mercados não tradicionais, combatendo-se assim a sazonalidade, contribuindo-se para o aumento de visitantes ao longo de todo o ano. Este produto reparte-se entre a religião:  Católica – Santuário de Fátima, considerado um dos mais importantes locais de culto do mundo  Judaica - O património da herança judaica em Portugal, sobretudo nas Beiras e Alentejo, documenta a história dos antepassados de muitos praticantes desta religião. As manifestações culturais de cariz religioso e as diversas festas e romarias movem milhares de pessoas de norte a sul do País. Outro pavilhão que chamou a minha atenção foi o de Óbidos que promovia, através do empreendimento Rio do Prado, o Turismo Criativo e Sustentável que assenta em largas dezenas de medidas ecológicas, nomeadamente a construção e decoração do empreendimento com materiais reutilizáveis, que os hóspedes podem observar e partilhar, transformando-se esta oferta num centro ecológico em permanente inovação, com uma forte dimensão educativa e cultural.
  • 10. BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa RELATÓRIO 2013 Albertina Lima - N.º 1 – Turma TAV – 1º Ano 9 A presença gastronómica – Turismo Gastronómico, de variadas regiões do país, foi mais uma área que me despertou interesse, mostrando cada região os seus dotes gastronómicos, que tanto atraem os turistas!
  • 11. BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa RELATÓRIO 2013 Albertina Lima - N.º 1 – Turma TAV – 1º Ano 10 Dentro dos 36 Destinos Internacionais, destaco os seguintes, os quais motivaram o meu interesse. O Espaço Japão por ter uma cultura que me fascina. Em 2013 celebram-se os 470 anos de Amizade Japão – Portugal. Esta informação foi-me transmitida por um representante deste espaço. A Tunísia por ser um país que eu gostaria de visitar… São Paulo, por ser uma estreia na BTL.
  • 12. BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa RELATÓRIO 2013 Albertina Lima - N.º 1 – Turma TAV – 1º Ano 11 BROCHURAS/FOLHETOS RECOLHIDOS NA BTL  Porto e Norte  Rota do Douro  Barca Douro  Ria de Aveiro  Alentejo  Madeira  Açores  Rio do Prado (Óbidos)  Pestana Tróia  Espaço Japão  Tunísia  Turquia CONCLUSÃO Foi uma visita de estudo que me agradou bastante, embora muito ficasse por visitar, assistir e participar. É um certame que desconhecia e que certamente voltarei a visitar! WEBGRAFIA CONSULTADA http://www.btl.fil.pt/?lang=pt&page=info_geral/info_geral.jsp http://www.turismodocentro.pt/pt/?op=ofertas&area=1 http://www.publituris.pt/2013/02/20/btl-tpnp-e-missao-douro-promovem-o-melhor- da-regiao/ http://www.facebook.com/CasaDosAcoresDoNorte http://www.rhturismo.net/index.php?option=com_content&view=article&id=19546:t urismo-religioso-em-destaque-na-btl&catid=14:mi&Itemid=554 http://riodoprado.pt/sustentabilidade/ Fotografias da visita (no total de 163), disponíveis em: http://www.facebook.com/media/set/?set=a.484887374894503.1073741825.100001 197350936&type=3

×