Progresso ciêntifico no séc. xix

4,579 views
4,313 views

Published on

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
4,579
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
46
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Progresso ciêntifico no séc. xix

  1. 1. ESCOLA SECUNDÁRIA SEBASTIÃO DA GAMA “A confiança no progresso científico; avanço das ciências exatas e emergência das ciências sociais. A progressiva generalização do ensino público” CLC.7 - Albertina Maria Seroido Branco Lima – N.º 1 – TAV – 1º Ano 1 1 – Quais foram algumas das descobertas científicas do século IXI? As principais descobertas cientificas do século XIX foram as seguintes: A descoberta das vacinas em 1789, por Edward Jenner, naturalista e médico de nacionalidade britânica. A descoberta da anestesia com clorofórmio, em 1847, por Sir James YoungSimpson, médico de nacionalidade escocesa. A descoberta da fermentação láctea em 1857, e a descoberta da vacina anti-rábica experimentada no ser humano em 1885, por Louis Pasteur, cientista de nacionalidade francesa. A descoberta do tratamento anti-sético das feridas em 1867, por Joseph Lister, cirurgião de nacionalidade britânica.
  2. 2. ESCOLA SECUNDÁRIA SEBASTIÃO DA GAMA “A confiança no progresso científico; avanço das ciências exatas e emergência das ciências sociais. A progressiva generalização do ensino público” CLC.7 - Albertina Maria Seroido Branco Lima – N.º 1 – TAV – 1º Ano 2 A descoberta do termómetro em 1868, por Evangelista Torricelli, físico e matemático de nacionalidade italiana. A descoberta do bacilo de koch em 1882, por Heinrich Hermann Robert Koch, médico, patologista e bacteriologista de nacionalidade alemã. A descoberta do raio X em 1897, por WilhelmConrad Roentgen, físico de nacionalidade alemã.
  3. 3. ESCOLA SECUNDÁRIA SEBASTIÃO DA GAMA “A confiança no progresso científico; avanço das ciências exatas e emergência das ciências sociais. A progressiva generalização do ensino público” CLC.7 - Albertina Maria Seroido Branco Lima – N.º 1 – TAV – 1º Ano 3 2 – O que entende por positivismo? O Positivismo é um conjunto de doutrinas que impulsionaram o desenvolvimento de uma orientação científica do pensamento filosófico, com o objetivo de alcançar o progresso de qualquer ramo do conhecimento. O positivismo defende a ideia de que o conhecimento científico é a única forma de conhecimento verdadeiro. De acordo com os positivistas somente pode-se afirmar que uma teoria é correta se ela foi comprovada através de métodos científicos válidos. Para Augusto Comte (1789-1857), um dos principais representantes do pensamento positivista, filósofo de nacionalidade francesa, o Positivismo é uma doutrina filosófica, sociológica e política, tendo surgido como desenvolvimento sociológico das crises sociais e morais do fim da Idade Média e do nascimento da sociedade industrial, processos que tiveram como grande marco a Revolução Francesa (1789-1799). Comte propõe à existência humana,valores totalmente humanos, afastando radicalmente a teologia e a metafísica. 3 – Que importância teve a teoria psicanalítica de Freud? Psicanálise é um campo clínico e de investigação teórica da psique humana independente da Psicologia, desenvolvido por Sigmund Freud, médico neurologista de nacionalidade austríaca. Freud, propôs este método para a compreensão e análise do homem, compreendido enquanto sujeito do inconsciente, abrangendo três áreas: 1. Método de investigação da mente e seu funcionamento; 2. Sistema teórico sobre a vivência e o comportamento humano; 3. Método de tratamento psicoterapêutico. A psicanálise influenciou muitas outras correntes de pensamento e disciplinas das ciências humanas, concebendo uma base teórica para uma forma de compreensão da ética, da moralidade e da cultura humana. O termo "psicanálise" é muitas vezes usado como sinónimo de "psicoterapia" ou mesmo de "psicologia", contudo a psicologia refere-se à ciência que estuda o comportamento e os processos mentais, psicoterapia ao uso clínico do conhecimento obtido por ela, e psicanálise refere-se à forma de psicoterapia baseada nas teorias provenientes do trabalho de Freud, sendo a psicanálise um termo mais específico, sendo uma entre muitas outras formas de psicoterapia.
  4. 4. ESCOLA SECUNDÁRIA SEBASTIÃO DA GAMA “A confiança no progresso científico; avanço das ciências exatas e emergência das ciências sociais. A progressiva generalização do ensino público” CLC.7 - Albertina Maria Seroido Branco Lima – N.º 1 – TAV – 1º Ano 4 4 – A partir da análise dos documentos e do texto dos autores, enuncie as principais ciências que emergiram e/ou se desenvolveram no século XIX. A Primeira Revolução industrial provoca profundas mudanças na economia e na tecnologia, caracterizando-se o século XIX por um romper definitivoda fusão da História com a literatura, surgindo diversas correntes filosóficas tais como o liberalismo, o nacionalismo, o positivismo, etc. As principais ciências desenvolvidas no século XIX foram no âmbito da: Medicina Invenções Teorias Descobertas O desenvolvimento da medicina está relacionado diretamente com a migração, superlotação das cidades e as precárias condições de vida da classe trabalhadora, durante a Revolução Industrial., tendo como consequênciaapropagaçãode doenças infecciosas (sífilis e tuberculose) ourelacionadas com a má alimentação (pelagra, raquitismo e escorbuto). A mesma Revolução Industrial originaria um desenvolvimento científico generalizado com o estabelecimento de condições técnicas para o triunfo da assepsia, da anestesia e da cirurgia. No campo das invenções, destacam-se as seguintes:  Locomotiva: Richard Trevithick, 1804.  Fonógrafo: Thomas Alva Edison, 1878.  Lâmpada incandescente: Heinrich Göbel, 1854.  Fotófono: Alexander Graham Bell e Charles SumnerTainter, 1880, permitia a transmissão do som por meio de uma emissão de luz.  Cinematógrafo: Irmãos Lumière, 1894, projetor cinematográfico.  Vitascópio: Thomas Alva Edison ,1896.  Toca-discos: EmileBerliner, 1888.
  5. 5. ESCOLA SECUNDÁRIA SEBASTIÃO DA GAMA “A confiança no progresso científico; avanço das ciências exatas e emergência das ciências sociais. A progressiva generalização do ensino público” CLC.7 - Albertina Maria Seroido Branco Lima – N.º 1 – TAV – 1º Ano 5  Fotografia: NicéphoreNiepce, 1816.  Telefone: AntonioMeucci, 1854.  Anestesia: William Morton, 1846.  Dirigível: Solomon Andrews, 1863.  Avião: ClémentAder, 1890.  Termômetro Clínico: Thomas Clifford Allbutt, 1866, os termômetros anteriores demoravam uma ou mais horas para estabelecer a temperatura.  Sensor de temperatura de resistência de platina.  Lente de Fresnel: AugustinFresnel  Sabonete: William Hesketh Lever, 1884. Relativamente às teorias desenvolvidas no século XIX, podemos referir as seguintes:  Teoria dos números: Carl Friedrich Gauss, 1801  Teoria da Evolução: Charles Darwin, 1859.  Teoria microbiana: John Snow, Louis Pasteur, Robert Koch y Joseph Lister.  Teoria atômica : John Dalton  Teoria Psicoanalítica : Sigmund Freud, 1896
  6. 6. ESCOLA SECUNDÁRIA SEBASTIÃO DA GAMA “A confiança no progresso científico; avanço das ciências exatas e emergência das ciências sociais. A progressiva generalização do ensino público” CLC.7 - Albertina Maria Seroido Branco Lima – N.º 1 – TAV – 1º Ano 6 Sobre as descobertas do século XIX, podemos mencionar:  Efeito Edison: Thomas Alva Edison, 1883, passou a eletricidade desde um fio a uma placa metálica dentro de um globo de lâmpada incandescente.  Efeito Peltier (Thomas Seebeck, 1821 e Jean Peltier, 1834), Força eletromotriz de Thomson (William Thomson, 1851), Lei de Joule (James Prescott Joule, década de 1860), propriedades termoelétricas.  Carbeto de cálcio: Friedrich Wöhler  Acetileno: Friedrich Wöhler  Vanádio: Andrés Manuel delRío, México, 1801, o chamou de Eritônio.  Primeira Enzima (lipase pancreática): Claude Bernard, 1848  Síndrome de Rokitansky Sitegrafia consultada: http://pt.wikipedia.org

×