Your SlideShare is downloading. ×
  • Like
Castelo de marialva cartolina
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Now you can save presentations on your phone or tablet

Available for both IPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Castelo de marialva cartolina

  • 45 views
Published

 

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
45
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
0
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. ESCOLA SECUNDÁRIA SEBASTIÃO DA GAMA Trabalho de Grupo – Castelo de Marialva CLC.7 - Albertina Lima, Elígia Ribeiro e Joana Pronto – TAV – 1º Ano 1 O castelo situa-se entre Celorico da Beira e Vila Nova de Foz Côa, num cabeço a 580 m de altitude. Albergou a tribo dos Aravos, que se opuseram aos romanos. Em 1063 foi conquistado aos mouros por Fernando Magno, o qual lhe atribuiu o nome que ainda hoje tem. O aparecimento deste castelo teve origem na reconquista cristã, tendo Marialva sido repovoada por D. Afonso Henriques, o qual lhe atribuiu foral com bastantes privilégios com o objetivo de atrair pessoas, por exemplo “O que raptasse uma rapariga fora da vila e ali se acoitasse pagaria apenas 300 soldos”  Igreja de Santiago  Câmara Municipal Pelourinho  Castelo de Trancoso  Castelo de Penedono  Igreja de Sernancelhe  Festas Populares: o Romaria do Senhor Bom Jesus dos Passos o Romaria de N.ª Srª da Fresta  Festividades Religiosas: o Procissão do Senhor dos Passos (Páscoa) o Procissão da Senhora de Fátima (maio) o Festa em Honra de Nossa Senhora dos Remédios (14, 15 e 16 de agosto)
  • 2. ESCOLA SECUNDÁRIA SEBASTIÃO DA GAMA Trabalho de Grupo – Castelo de Marialva CLC.7 - Albertina Lima, Elígia Ribeiro e Joana Pronto – TAV – 1º Ano 2 A Lenda de Maria Alva – Conta- se uma lenda acerca do nome de Marialva. Aqui vivia uma linda rapariga, chamada Maria Alva, qua a todos encantava com a sua beleza, mas intrigava por usar sempre saias de arrastar. Tinha muitos pretendentes mas ela afirmava que só se casaria com aquele que lhe fizesse os sapatos à medida. Na aldeia havia um sapateiro de nome Baltazar, que combinou com uma criada pôr farinha no chão do quarto para assim ficar a marca dos pés de Maria Alva. Na manhã seguinte, Baltazar, ao ver as pegadas, veio para a rua apregoar: - Maria Alva tem corpo de gente e pés de cabra! A rapariga ao ouvir aquilo, subiu à torre do seu palácio e perguntou-lhe: - A quantos é que vais gabar? - A quantos vir e encontrar! – respondeu Baltazar. Maria Alva atirou-se então da torre, morrendo e a aldeia herdou o seu nome. Fenda mistério – Consiste num desafio em descobrir no interior do castelo, uma fenda vertical com alguns metros de largura e profundidade. O visitante poderá ficar intrigado com esta abertura, escavada pelo homem, mas o mistério acaba por ser desvendado quando se sabe que ela serviu como depósito de munições ou paiol do castelo.
  • 3. ESCOLA SECUNDÁRIA SEBASTIÃO DA GAMA Trabalho de Grupo – Castelo de Marialva CLC.7 - Albertina Lima, Elígia Ribeiro e Joana Pronto – TAV – 1º Ano 3 O visitante é sempre um convidado especial à mesa desta afável freguesia. Apreciador de uma boa refeição, não deverá terminar a visita sem provar os deliciosos pratos confecionados pela cozinha tradicional de Marialva. Dos vários petiscos e doçaria regional destacam-se:  Fumeiros  Bacalhau assado na brasa  Cabrito guisado  Papas de milho  Filhós  Rabanadas e molho de rabanadas  Cavacas Marialva propõe o excelente Vinho Tinto Maduro, produzido na freguesia e muito apreciado à mesa, como acompanhamento de uma boa refeição.