ESCOLA SECUNDÁRIA SEBASTIÃO DA GAMA
Trabalho de Grupo – Castelo de Marialva
CLC.7 - Albertina Lima, Elígia Ribeiro e Joana...
ESCOLA SECUNDÁRIA SEBASTIÃO DA GAMA
Trabalho de Grupo – Castelo de Marialva
CLC.7 - Albertina Lima, Elígia Ribeiro e Joana...
ESCOLA SECUNDÁRIA SEBASTIÃO DA GAMA
Trabalho de Grupo – Castelo de Marialva
CLC.7 - Albertina Lima, Elígia Ribeiro e Joana...
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Castelo de marialva cartolina

106

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
106
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
2
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Castelo de marialva cartolina

  1. 1. ESCOLA SECUNDÁRIA SEBASTIÃO DA GAMA Trabalho de Grupo – Castelo de Marialva CLC.7 - Albertina Lima, Elígia Ribeiro e Joana Pronto – TAV – 1º Ano 1 O castelo situa-se entre Celorico da Beira e Vila Nova de Foz Côa, num cabeço a 580 m de altitude. Albergou a tribo dos Aravos, que se opuseram aos romanos. Em 1063 foi conquistado aos mouros por Fernando Magno, o qual lhe atribuiu o nome que ainda hoje tem. O aparecimento deste castelo teve origem na reconquista cristã, tendo Marialva sido repovoada por D. Afonso Henriques, o qual lhe atribuiu foral com bastantes privilégios com o objetivo de atrair pessoas, por exemplo “O que raptasse uma rapariga fora da vila e ali se acoitasse pagaria apenas 300 soldos”  Igreja de Santiago  Câmara Municipal Pelourinho  Castelo de Trancoso  Castelo de Penedono  Igreja de Sernancelhe  Festas Populares: o Romaria do Senhor Bom Jesus dos Passos o Romaria de N.ª Srª da Fresta  Festividades Religiosas: o Procissão do Senhor dos Passos (Páscoa) o Procissão da Senhora de Fátima (maio) o Festa em Honra de Nossa Senhora dos Remédios (14, 15 e 16 de agosto)
  2. 2. ESCOLA SECUNDÁRIA SEBASTIÃO DA GAMA Trabalho de Grupo – Castelo de Marialva CLC.7 - Albertina Lima, Elígia Ribeiro e Joana Pronto – TAV – 1º Ano 2 A Lenda de Maria Alva – Conta- se uma lenda acerca do nome de Marialva. Aqui vivia uma linda rapariga, chamada Maria Alva, qua a todos encantava com a sua beleza, mas intrigava por usar sempre saias de arrastar. Tinha muitos pretendentes mas ela afirmava que só se casaria com aquele que lhe fizesse os sapatos à medida. Na aldeia havia um sapateiro de nome Baltazar, que combinou com uma criada pôr farinha no chão do quarto para assim ficar a marca dos pés de Maria Alva. Na manhã seguinte, Baltazar, ao ver as pegadas, veio para a rua apregoar: - Maria Alva tem corpo de gente e pés de cabra! A rapariga ao ouvir aquilo, subiu à torre do seu palácio e perguntou-lhe: - A quantos é que vais gabar? - A quantos vir e encontrar! – respondeu Baltazar. Maria Alva atirou-se então da torre, morrendo e a aldeia herdou o seu nome. Fenda mistério – Consiste num desafio em descobrir no interior do castelo, uma fenda vertical com alguns metros de largura e profundidade. O visitante poderá ficar intrigado com esta abertura, escavada pelo homem, mas o mistério acaba por ser desvendado quando se sabe que ela serviu como depósito de munições ou paiol do castelo.
  3. 3. ESCOLA SECUNDÁRIA SEBASTIÃO DA GAMA Trabalho de Grupo – Castelo de Marialva CLC.7 - Albertina Lima, Elígia Ribeiro e Joana Pronto – TAV – 1º Ano 3 O visitante é sempre um convidado especial à mesa desta afável freguesia. Apreciador de uma boa refeição, não deverá terminar a visita sem provar os deliciosos pratos confecionados pela cozinha tradicional de Marialva. Dos vários petiscos e doçaria regional destacam-se:  Fumeiros  Bacalhau assado na brasa  Cabrito guisado  Papas de milho  Filhós  Rabanadas e molho de rabanadas  Cavacas Marialva propõe o excelente Vinho Tinto Maduro, produzido na freguesia e muito apreciado à mesa, como acompanhamento de uma boa refeição.

×