Geo h e_7o_cap12_centro sul

756 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
756
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
63
Actions
Shares
0
Downloads
20
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Geo h e_7o_cap12_centro sul

  1. 1. Geografia Homem & EspaçoGeografia Homem & Espaço 7º ano – Unidade V7º ano – Unidade V Capítulo 12 – A organizaçãoCapítulo 12 – A organização do espaço no Centro-Suldo espaço no Centro-Sul ELIAN ALABI LUCCI eELIAN ALABI LUCCI e ANSELMO LAZARO BRANCOANSELMO LAZARO BRANCO ParteintegrantedaobraGeografiaHomemeEspaço,EditoraSaraiva
  2. 2. ParteintegrantedaobraGeografiaHomemeEspaço,EditoraSaraiva Observe oObserve o mapamapa.. Centro-Sul Fonte: Leda Ísola e Vera Caldini. Atlas geográfico Saraiva. São Paulo: Saraiva, 2005 p. 33 (adaptado). CarlosTadeudeCarvalhoGamba
  3. 3. ParteintegrantedaobraGeografiaHomemeEspaço,EditoraSaraiva ConversaConversa  Escreva em seu caderno o nome deEscreva em seu caderno o nome de todos os estados situados na regiãotodos os estados situados na região Centro-Sul, de acordo com aCentro-Sul, de acordo com a numeração do mapa.numeração do mapa.  Que área está destacada no mapa?Que área está destacada no mapa? Quais são as principaisQuais são as principais características espaciais ecaracterísticas espaciais e econômicas?econômicas?
  4. 4. ParteintegrantedaobraGeografiaHomemeEspaço,EditoraSaraiva O centro da economia brasileiraO centro da economia brasileira Abrange pouco mais de 2 milhões de km². Corresponde a cerca de 120 milhões de habitantes. Centro-Sul Região mais dinâmica em termos: • econômicos; • culturais; • educacionais. Áreas que foram gradativamente se efetivando como mais expressivas do país dos pontos de vista econômico, financeiro e educacional.
  5. 5. ParteintegrantedaobraGeografiaHomemeEspaço,EditoraSaraiva MárioYoshida Complexo regional do Centro-Sul Fonte: Pedro Pinchas Geiger. Organização regional do Brasil. Revista Geográfica. Rio de Janeiro, v.57, n. 4, out./dez. 1995. p. 77./Atlas nacional do Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 2000. p. 33 (adaptado).
  6. 6. ParteintegrantedaobraGeografiaHomemeEspaço,EditoraSaraiva Espaço também caracterizado pela presença de empresas com: • forte capacidade de investimentos; • grandes propriedades rurais; • utilização de mão-de-obra temporária de outras regiões do país. Concentra O mais diversificado e amplo parque industrial da América Latina. Ocorrência de uma agricultura moderna. Em amplos e diversos trechos do Centro-Sul.
  7. 7. ParteintegrantedaobraGeografiaHomemeEspaço,EditoraSaraiva Agricultura moderna em Tibagi, PR (2005). DelfimMartins/PulsarImagens
  8. 8. ParteintegrantedaobraGeografiaHomemeEspaço,EditoraSaraiva Ciência e tecnologiaCiência e tecnologia De mão-de-obra altamente qualificada. A região abriga boa parte das melhores universidades e dos centros de pesquisa. A existência desses centros de pesquisa E, portanto Permitiram a instalação de indústrias de telecomunicações e de aeronáutica, como a Embraer.
  9. 9. ParteintegrantedaobraGeografiaHomemeEspaço,EditoraSaraiva Laboratório do Inpe em São José dos Campos, SP (2003). INPE Além de indústrias de base, como siderúrgicas, refinarias de petróleo e petroquímicas. • na formação de uma infraestrutura nos setores das telecomunicações; • no fornecimento de energia e de transportes, principalmente rodoviário, aeroviário e portuário. O desenvolvimento econômico apoiou-se :
  10. 10. ParteintegrantedaobraGeografiaHomemeEspaço,EditoraSaraiva Contribuem para que a população do Centro-Sul apresente indicadores sociais mais elevados do que os do restante do Brasil. No Centro-Sul estão as sedes: • de grandes empresas comerciais; • redes de TV; • grandes editoras; • jornais de maior circulação do país. Porém, também apresenta contrastes sociais significativos. O maior nível educacional e a maior concentração das atividades econômicas
  11. 11. ParteintegrantedaobraGeografiaHomemeEspaço,EditoraSaraiva Barra da Tijuca, bairro luxuoso do Rio de Janeiro, RJ (2006). IsmarIngber/Tyba
  12. 12. ParteintegrantedaobraGeografiaHomemeEspaço,EditoraSaraiva Favela da Maré no Rio de Janeiro, RJ (2007). J.R.Couto/Tyba
  13. 13. ParteintegrantedaobraGeografiaHomemeEspaço,EditoraSaraiva Qual é o plano, piloto?
  14. 14. ParteintegrantedaobraGeografiaHomemeEspaço,EditoraSaraiva A charge refere-se aoA charge refere-se ao formato do território deformato do território de Brasília.Brasília. Explique a ironia doExplique a ironia do chargista e a crítica feitachargista e a crítica feita por ele.por ele.
  15. 15. ParteintegrantedaobraGeografiaHomemeEspaço,EditoraSaraiva Centros de economia nacional:Centros de economia nacional: intenso contato com o exteriorintenso contato com o exterior Rio de Janeiro São Paulo Principais centros da economia nacional. Onde são tomadas importantes decisões nos planos econômico e financeiro.
  16. 16. ParteintegrantedaobraGeografiaHomemeEspaço,EditoraSaraiva Corrida final do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 no autódromo de Interlagos, São Paulo, SP (2007). PauloWhitaker/Reuters/LatinStock
  17. 17. ParteintegrantedaobraGeografiaHomemeEspaço,EditoraSaraiva Salão do automóvel de 2006, em São Paulo, SP.
  18. 18. ParteintegrantedaobraGeografiaHomemeEspaço,EditoraSaraiva Em virtude do grande volume de pessoas que recebem, tanto por motivos turísticos como profissionais. É ponto de contato intenso com diversas outras cidades mundiais localizadas em outros países, principalmente os desenvolvidos. Os municípios do Rio de Janeiro e principalmente de São Paulo possuem uma ampla e sofisticada rede hoteleira. São Paulo Considerada uma cidade mundial.
  19. 19. ParteintegrantedaobraGeografiaHomemeEspaço,EditoraSaraiva Brasil – centros de alta tecnologia Fonte: Atlas Nacional do Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 2000. p. 117 (adaptado).
  20. 20. ParteintegrantedaobraGeografiaHomemeEspaço,EditoraSaraiva ConversaConversa  Como se apresenta a distribuição dosComo se apresenta a distribuição dos centros de alta tecnologia no Brasil?centros de alta tecnologia no Brasil?  Cite exemplos de setores de altaCite exemplos de setores de alta tecnologia.tecnologia.
  21. 21. ParteintegrantedaobraGeografiaHomemeEspaço,EditoraSaraiva É fundamental relativizar a influência dos centros tecnológicos do Centro-Sul no contexto internacional. É a região de contato mais intenso e direto com o exterior. Responsável pelo maior volume das exportações e importações brasileiras e pelo maior fluxo de capitais internacionais que ingressam no Brasil. Comparativamente aos países centrais, sua importância é bem menor.
  22. 22. ParteintegrantedaobraGeografiaHomemeEspaço,EditoraSaraiva Edifícios da avenida Paulista, em São Paulo, SP (2008). JucaMartins/OlharImagem
  23. 23. ParteintegrantedaobraGeografiaHomemeEspaço,EditoraSaraiva Contrastes socioespaciaisContrastes socioespaciais Caracterizado por um crescimento econômico expressivo e por um grande desenvolvimento. Capitalismo Modelo concentrador e excludente. Aparece de forma bastante clara e significativa no Centro-Sul. O Centro-Sul é marcado por acentuados contrastes sociais e econômicos.
  24. 24. ParteintegrantedaobraGeografiaHomemeEspaço,EditoraSaraiva A organização do espaço doA organização do espaço do Centro-SulCentro-Sul A porção mais interior do espaço do Centro-Sul começou a ser ocupada e organizada. A partir do final do século XVII Como decorrência da corrida do ouro. A necessidade de abastecer a sociedade mineradora levou ao desenvolvimento de atividades agrícolas e comerciais.
  25. 25. ParteintegrantedaobraGeografiaHomemeEspaço,EditoraSaraiva Os profetas de Aleijadinho, em Congonhas do Campo, MG (2005). No século XVIII, a mineração permitiu o florescimento de atividades artísticas e culturais no Brasil. Cláudio Manuel da Costa e Tomás Antônio Gonzaga, na literatura, e Aleijadinho, na escultura, foram os principais nomes do período. RicardoAzoury/OlharImagem
  26. 26. ParteintegrantedaobraGeografiaHomemeEspaço,EditoraSaraiva A mudança do eixo econômicoA mudança do eixo econômico para o Centro-Sulpara o Centro-Sul Um novo produto agrícola veio fortalecer ainda mais o crescimento e a estruturação dessa região: o café. Em 1763, a capital do Brasil foi transferida de Salvador para o Rio de Janeiro. Nas primeiras décadas do século XIX, quando a atividade mineradora começava a declinar, e o açúcar e o algodão perdiam competitividade no mercado internacional.
  27. 27. ParteintegrantedaobraGeografiaHomemeEspaço,EditoraSaraiva Café: a base para aCafé: a base para a industrialização do Centro-Sulindustrialização do Centro-Sul Nas primeiras décadas do século XX, os cafezais alcançaram as terras dos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul. Atividade cafeeira Teve início no Rio de Janeiro. Posteriormente irradiou-se para São Paulo, sul de Minas Gerais e Espírito Santo. E o Brasil passou a ser o maior produtor mundial de café.
  28. 28. ParteintegrantedaobraGeografiaHomemeEspaço,EditoraSaraiva Expansão do cultivo de café no Centro-Sul MárioYoshida Fonte: João Antonio Rodrigues. Atlas para Estudos Sociais. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1977.
  29. 29. ParteintegrantedaobraGeografiaHomemeEspaço,EditoraSaraiva Nas proximidades dessas estradas, começaram a se desenvolver aglomerados urbanos, alguns estabelecimentos industriais e embriões de grandes cidades da atualidade. Inúmeras ferrovias e estradas foram abertas para o escoamento da produção cafeeira. Dos quase cinco milhões de imigrantes que o Brasil recebeu até as primeiras décadas do século XX, a maior parte fixou-se no Centro-Sul. Influenciando a vida econômica, social e cultural da região.
  30. 30. ParteintegrantedaobraGeografiaHomemeEspaço,EditoraSaraiva A ocupação na porção sul doA ocupação na porção sul do território brasileiroterritório brasileiro O sul do Brasil não era apropriado para a produção de gêneros tropicais de exportação. Para povoá-lo, o governo promoveu a vinda de colonos estrangeiros, fazendo-lhes diversas concessões, como pagamento de transporte e doação de propriedades rurais. Pequeno produtor de suco de uva em Vale de Vinhedos, Bento Gonçalves, RS (2008). DefimMartins/PulsarImagens
  31. 31. ParteintegrantedaobraGeografiaHomemeEspaço,EditoraSaraiva Os italianos fixaram-se em São Paulo a fim de trabalhar na cultura do café. A partir de 1878, ingressaram na região poloneses e ucranianos, que se fixaram principalmente no Paraná, onde se dedicaram à agricultura, à pecuária e ao extrativismo da madeira. Porém, muitos deles dirigiram-se para o Rio Grande do Sul. Onde se dedicaram ao cultivo da uva e à produção de vinho.
  32. 32. ParteintegrantedaobraGeografiaHomemeEspaço,EditoraSaraiva Isso contribuiu para um crescimento contínuo do mercado interno, o que acabou favorecendo, posteriormente, a estruturação de cidades cuja população apresenta nível médio de vida superior ao do restante do país. A ocupação efetiva do sul do país deu-se a partir da segunda metade do século XIX. Desde o início, esse povoamento teve como características as relações de trabalho livre e a existência de médias e pequenas propriedades rurais.
  33. 33. ParteintegrantedaobraGeografiaHomemeEspaço,EditoraSaraiva A atividade industrialA atividade industrial • O acúmulo de capitais, proporcionado pelo cultivo do café; • A rede ferroviária; • A modernização dos portos; • A mão-de-obra qualificada dos imigrantes; • o crescente mercado consumidor urbano. A partir da década de 1930, a importância do café na economia do Centro-Sul e do Brasil começou a diminuir. Foram fundamentais ao desenvolvimento da atividade industrial, que acelerou o processo de estruturação do espaço do Centro-Sul comandado por São Paulo.
  34. 34. ParteintegrantedaobraGeografiaHomemeEspaço,EditoraSaraiva Observe o mapa.Observe o mapa. CarlosTadeudeCarvalhoGamba Fonte: Leda Ísola e Vera Caldini. Atlas geográfico Saraiva. São Paulo: Saraiva, 2005. p. 40 (adaptado). Minas Gerais - Regiões
  35. 35. ParteintegrantedaobraGeografiaHomemeEspaço,EditoraSaraiva ConversaConversa  Qual o nome do estado representadoQual o nome do estado representado no mapa? E qual o nome da área emno mapa? E qual o nome da área em destaque?destaque?  Quais atividades econômicas levaramQuais atividades econômicas levaram à ocupação mais efetiva desseà ocupação mais efetiva desse estado e dessa área em particular?estado e dessa área em particular?
  36. 36. Geografia Homem & EspaçoGeografia Homem & Espaço 7º ano – Unidade V7º ano – Unidade V Capítulo 12 – A organizaçãoCapítulo 12 – A organização do espaço no Centro-Suldo espaço no Centro-Sul ELIAN ALABI LUCCI eELIAN ALABI LUCCI e ANSELMO LAZARO BRANCOANSELMO LAZARO BRANCO ParteintegrantedaobraGeografiaHomemeEspaço,EditoraSaraiva

×