Cuba 1

4,666 views
4,355 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
4,666
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
14
Actions
Shares
0
Downloads
205
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Cuba 1

  1. 1. ParteintegrantedaobraGeografiaHomem&Espaço,EditoraSaraiva 8º ano – Unidade VI Capítulo 17 Cuba – socialismo, crise e transição Geografia Homem & Espaço ELIAN ALABI LUCCI ANSELMO LAZARO BRANCO
  2. 2. ParteintegrantedaobraGeografiaHomem&Espaço,EditoraSaraiva Observe as imagens. Fonte: Revista Mais y Mais. Havana (Cuba), 2006.
  3. 3. ParteintegrantedaobraGeografiaHomem&Espaço,EditoraSaraiva Conversa  Quais características do país as imagens mostram?  O que mais você sabe sobre Cuba?
  4. 4. ParteintegrantedaobraGeografiaHomem&Espaço,EditoraSaraiva Extensão territorial e condições naturais Cuba País latino-americano exportador de produtos primários. Com particularidades em suas estruturas política e socioeconômica. Adotam o sistema socialista de governo.
  5. 5. ParteintegrantedaobraGeografiaHomem&Espaço,EditoraSaraiva • ilha de Cuba, a maior do arquipélago; • ilha da Juventude; • quatro grupos de ilhotas, chamadas Cayos. Território de Cuba Constitui um arquipélago situado nas Grandes Antilhas Área total é de 110 861 km². Integram o território da República de Cuba.
  6. 6. ParteintegrantedaobraGeografiaHomem&Espaço,EditoraSaraiva Observe o mapa. Cuba – político, físico e econômico Fonte: Emir Sader e Ivana Jinkings (Coords.) Latinoamericana – Enciclopédia Contemporânea da América Latina e do Caribe. São Paulo: Boitempo, 2006. p. 370.
  7. 7. ParteintegrantedaobraGeografiaHomem&Espaço,EditoraSaraiva As maiores altitudes da ilha são: • a cordilheira Guaniguanico; • o maciço de Escaubray; • a Sierra Maestra, que é o ponto mais alto do arquipélago. Relevo cubano Predominam as planícies, que ocupam 60% do território. Na ocasião da chegada dos europeus, a ilha de Cuba era habitada por três grupos indígenas: • os tainos, os siboneis e os guanaguatebeys.
  8. 8. ParteintegrantedaobraGeografiaHomem&Espaço,EditoraSaraiva Vinales Valley, em Cuba (2005). DonaldNausbaum/Corbis/LatinStock
  9. 9. ParteintegrantedaobraGeografiaHomem&Espaço,EditoraSaraiva Em 1551, com a chegada dos espanhóis e o início da colonização, esses indígenas foram escravizados e, em pouco tempo, dizimados, sem deixar traços marcantes na cultura e na população cubana. Entre 1492 e 1515 A população dos tainos caiu de 28 mil para 8 mil indivíduos. Em consequência de doenças e atrocidades. Em 1560 os tainos estavam extintos.
  10. 10. ParteintegrantedaobraGeografiaHomem&Espaço,EditoraSaraiva Em 2005, a população cubana era de aproximadamente 11,3 milhões de habitantes, dos quais a maioria vivia em áreas urbanas. Entre as cidades mais importantes estão: • Havana (capital); • Santiago de Cuba; • Camagüey. • A expectativa média de vida é de 77,2 anos; • a mortalidade infantil é reduzida (6,1%); • o índice de analfabetismo é de 0,2%; • em 2004, a porcentagem das pessoas que chegaram ao ensino superior era de 53,6%. Esses percentuais decorrem da prioridade dada pelo governo aos setores de educação e saúde, que consomem, juntos, mais de 20% do orçamento cubano.
  11. 11. ParteintegrantedaobraGeografiaHomem&Espaço,EditoraSaraiva O espaço econômico cubano O principal produto exportado por Cuba é o açúcar, que responde por cerca de 80% de suas vendas ao exterior. Principal atividade econômica em Cuba Turismo, que, em meados da década de 2000, respondia por cerca de 40% do PIB cubano. Na agricultura
  12. 12. ParteintegrantedaobraGeografiaHomem&Espaço,EditoraSaraiva • Cuba possui grandes reservas de níquel, metal muito utilizado na fabricação de aços especiais e de moedas, além de reservas de minério de ferro, manganês, cobre e petróleo. Recursos minerais: Destacam-se apenas as usinas de açúcar de grande porte e a indústria tabaqueira. Embora conte com esses recursos minerais, a atividade industrial cubana não é significativa.
  13. 13. ParteintegrantedaobraGeografiaHomem&Espaço,EditoraSaraiva Fonte: L’état du monde, 2007/Cepal. Anuário estatístico da América Latina e do Caribe, 2006.
  14. 14. ParteintegrantedaobraGeografiaHomem&Espaço,EditoraSaraiva A independência e a revolução socialista cubana Cuba esteve submetida a dominação estrangeira até 1959. Colônia espanhola, Cuba tornou-se independente em 1898, porém continuou sob o domínio econômico dos Estados Unidos, que, em 1902, passaram a intervir política e militarmente na ilha.
  15. 15. ParteintegrantedaobraGeografiaHomem&Espaço,EditoraSaraiva Entre seus personagens históricos destacam-se: • o poeta José Martí, o grande herói da independência cubana; • Ernesto “Che” Guevara; • Fidel Castro, que conseguiu derrotar o ditador Fulgêncio Batista. Até mesmo os Estados Unidos, em 1957, passaram a apoiar o movimento revolucionário de Fidel Castro e “Che” Guevara. Fulgêncio Batista Havia conquistado o poder por meio de um golpe de Estado em 1952. Anulando a Constituição, governava o país de forma tirânica.
  16. 16. ParteintegrantedaobraGeografiaHomem&Espaço,EditoraSaraiva O governo revolucionário determinou a execução de todos os seus inimigos políticos e promoveu a desapropriação e a nacionalização de uma série de empresas norte- americanas. No início, o governo Fidel foi visto com simpatia pela opinião pública dos Estados Unidos. PORÉM Em pouco tempo, essa situação foi revertida. Fidel nacionalizou os bancos e as minas, decretou também a reforma agrária, por meio da qual as terras controladas por grandes empresas tornaram-se propriedades estatais.
  17. 17. ParteintegrantedaobraGeografiaHomem&Espaço,EditoraSaraiva Cuba é expulsa da Organização dos Estados Americanos, e todos os países do continente, com exceção do México, impõem-lhe um bloqueio econômico. 1961 Os Estados Unidos romperam relações comerciais e diplomáticas com Cuba, impedindo qualquer transação comercial com o país. 1962 Esses acontecimentos forçaram uma aproximação definitiva entre Cuba e a então União Soviética, que se comprometeu a adquirir os tradicionais produtos de exportação cubanos e forneceu uma ajuda financeira inicial de 100 milhões de dólares para promover a industrialização do país.
  18. 18. ParteintegrantedaobraGeografiaHomem&Espaço,EditoraSaraiva Cuba: • passou a adotar o sistema socialista; • manteve relações políticas e econômicas com os países aliados a União Soviética; • no final da década de 1980, cerca de 85% do comércio exterior cubano era realizado dentro do bloco socialista.
  19. 19. ParteintegrantedaobraGeografiaHomem&Espaço,EditoraSaraiva A crise cubana Além disso, Cuba sofreu uma drástica redução no comércio com os países socialistas do Leste Europeu, que passaram a adotar o sistema capitalista. Final da década de 1980 A então União Soviética fez cortes substanciais na ajuda econômica que dava a Cuba. No início dos anos 1990, a crise soviética se agravou e, em consequência, a ajuda nas transações comerciais que dava à ilha foi cortada.
  20. 20. ParteintegrantedaobraGeografiaHomem&Espaço,EditoraSaraiva Acompanhe a linha do tempo: • 1986 – retomadas as relações diplomáticas com o governo brasileiro, que se mostra contrário ao embargo econômico promovido pelos Estados Unidos; • 1990 – Fidel Castro decidiu abrir o país aos investimentos externos, principalmente àqueles destinados aos setores industrial e turístico; • dezembro de 1991 – com o fim da União Soviética, a ajuda à Cuba cessou por completo; • meados da década de 1990 – governo cubano implanta uma mudança que ficou conhecida como a nova reforma agrária;
  21. 21. ParteintegrantedaobraGeografiaHomem&Espaço,EditoraSaraiva • julho de 1993 – o governo passou a permitir que os cubanos fizessem suas compras com dólares, incentivando, de certa forma, a economia informal, que funcionava, em boa parte, com os dólares que circulavam pela ilha; • 1994 – a população cubana passou a enfrentar um forte racionamento de alimentos, energia, combustível e papel; • agosto de 1994 – cerca de 3 500 cubanos alcançaram o território norte-americano, sem contar os muitos milhares que acabaram morrendo na travessia do mar do Caribe; • 1994 – mais de 150 empresas estrangeiras passaram a atuar em Cuba, em 26 setores da economia;
  22. 22. ParteintegrantedaobraGeografiaHomem&Espaço,EditoraSaraiva • março de 1995 – como marca do processo de reformulação econômica da ilha, seis bancos estrangeiros abriram escritórios em Cuba; • meados da década de 2000 – o crescimento do turismo, os acordos econômicos com a Venezuela, e o aumento da produtividade agrícola, entre outros fatores, vinham possibilitando uma recuperação econômica na ilha; • 2004 – a circulação do dólar foi suspensa e substituída pelo peso conversível cubano; • julho de 2006 – anunciado o afastamento temporário de Fidel Castro do comando do país; • fevereiro de 2008 – Raúl Castro foi empossado como novo presidente cubano.
  23. 23. ParteintegrantedaobraGeografiaHomem&Espaço,EditoraSaraiva Cubanos fugindo para os Estados Unidos (2003). Reuters/HoNew/LatinStock
  24. 24. ParteintegrantedaobraGeografiaHomem&Espaço,EditoraSaraiva De qualquer forma não há dúvidas de que Cuba se encontra em uma era de transição. Muitos analistas se perguntam qual será o futuro de Cuba. Os adversários da revolução cubana acreditam que o país deve passar por uma transição nos moldes capitalistas. Outros observadores entendem que é possível experimentar novas alternativas, porque o capitalismo só pode oferecer ao país desigualdade, conflitos, destruição e opressão.
  25. 25. ParteintegrantedaobraGeografiaHomem&Espaço,EditoraSaraiva Fidel Castro e seu irmão Raúl Castro em sua renúncia à presidência, em 31 de julho de 2006. Notimex/AFP
  26. 26. ParteintegrantedaobraGeografiaHomem&Espaço,EditoraSaraiva Observe o quadro. Fonte: L’état du monde, 2007.
  27. 27. ParteintegrantedaobraGeografiaHomem&Espaço,EditoraSaraiva Procure elementos que justifiquem as diferenças entre as condições de vida das populações brasileira e cubana.
  28. 28. ParteintegrantedaobraGeografiaHomem&Espaço,EditoraSaraiva 8º ano – Unidade VI Capítulo 17 Cuba – socialismo, crise e transição Geografia Homem & Espaço ELIAN ALABI LUCCI ANSELMO LAZARO BRANCO

×