Your SlideShare is downloading. ×
Autoria do discente - Aparecida Lima
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Saving this for later?

Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime - even offline.

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Autoria do discente - Aparecida Lima

3,825
views

Published on

Published in: Education

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
3,825
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
3
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide
  • UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
  • Transcript

    • 1. UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CENTRO DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CURSO DE MESTRADO Bom Dia !!!!
    • 2. UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CENTRO DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CURSO DE MESTRADO MARIA APARECIDA DE ARAÚJO LIMA Fórum de cursos online: espaço de produção autoral do discente
    • 3. O autor – o que é o autor 30/05/11 Disciplina:TIC Para a Lei nº 9.610/98, o autor é a pessoa física criadora de obra literária, artística ou científica Segundo a Wikipédia, o autor é o sujeito quem tem a função de criar um mundo alternativo com personagens e cenários que somados aos eventos formam a história, cabendo a quem ler entender e interpretar o que está escrito.
    • 4. O autor resiste ao tempo? 30/05/11 Disciplina:TIC Atualmente, pode-se afirmar que existem autores que se perpetuam no tempo? A autoria pode ser reconhecida ou conhecida por muitos anos, mesmo que o autor não tenha nenhum livro escrito em seu nome ? “ Que importa o nome do autor na capa? CALVINO, 2002, p. 105, propõe: “ Vamos nos transportar pela imaginação para daqui a três mil anos. Sabe-se lá, quais livros de nossa época terão sobrevivido e quais autores ainda serão lembrados“
    • 5. O autor resiste ao tempo? 30/05/11 Disciplina:TIC “ Haverá livros que continuarão célebres, mas que serão considerados obras anônimas, como é para nós a epopéia de Gilgamesh; CALVINO, 2002, p. 105, continua ... ou talvez todos os livros remanescentes sejam atribuídos a um único e misterioso autor, como Homero” haverá autores cujo nome permanecerá célebre, mas dos quais não restará nenhuma obra, como é o caso de Sócrates; Atualmente Mas... Quem é o autor?
    • 6. Autoria Coletiva 30/05/11 Disciplina:TIC Inteligência Coletiva definido por Lévy (1999) como a soma das inteligências individuais que podem ser compartilhadas por pessoas resultando numa aprendizagem coletiva. “ Ele defende a importância da partilha de funções cognitivas, como: memória, percepção e aprendizado em grupo” autoria coletiva presencial ou online, que tem como característica básica a imparcialidade e solidariedade entre os autores que trabalham em grupo e que exige de cada um dos interlocutores a doação do conhecimento individual que ao ser disponibilizado para os demais membros da equipe se consolida numa produção coletiva uniforme. Quando a produção autoral é construída, em ambientes online, com a utilização da internet, dependendo das ferramentas de interação optada, a identificação individual poderá ser mantida, mesclada com outros autores ou desaparecer totalmente .
    • 7. Autoria Coletiva & Comunicação 30/05/11 Disciplina:TIC Para que a comunicação seja efetivada sem erros, é preciso que haja precisão do que está sendo dito, seja verbal ou não verbal. Na autoria Coletiva esta comunicação deve ser clara e completa e deve considerar as características do receptor. Na Comunicação escrita a exigência é maior por conta dos símbolos e dos significados – gêneros textuais
    • 8. Comunicação Escrita 30/05/11 Disciplina:TIC Na comunicação escrita destaca-se aquele sujeito que exprime seu pensamento e consegue atrair o leitor para apreciar a sua obra e a partir dela, fazer novas criações literárias.
    • 9. Comunicação Escrita – Meio Acadêmico 30/05/11 Disciplina:TIC Na Comunicação escrita no meio acadêmico é estabelecida a partir de normas técnicas, morfologia, sintaxe e as exigidas nos trabalhos acadêmicos (ABNT).
    • 10. Na Comunicação Online 30/05/11 Disciplina:TIC No ambiente online a produção textual torna-se mais intensa motivada pela própria característica da comunicação com uso da internet.
    • 11. Fórum online 30/05/11 Disciplina:TIC Para ANTÔNIO (2009), “ o fórum é um espaço de interação comumente usado nos cursos de Educação a distância ” Também, pode ser utilizado em cursos ofertados na modalidade presencial, a exemplo dos cursos de ensino médio, pré-vestibulares, graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado” Neste espaço as interações são feitas assincronamente. Todas as mensagens ficam armazenadas de tal forma que possam ser consultadas, posteriormente.
    • 12. Fórum online – Categorias para acesso 30/05/11 Disciplina:TIC administrador é o que detêm maior poder, sendo responsável pela administração e configuração do fórum além de ter o poder de enviar e-mail em massa, bloquear, suspender ou excluir membros do grupo e realizar atividades correlatas.” usuário tem status com permissões limitadas. A ele é autorizado publicar mensagens em tópicos abertos para debate e responder ao mediador. moderador pode editar, mover, apagar e/ou realizar os ajustes necessários na sala de tópicos para que as interações ocorram de modo satisfatório.
    • 13. Produção textual antes e durante os fóruns online - O discente aprende fazendo 30/05/11 Disciplina:TIC A produção textual do discente começa nas séries iniciais do ensino fundamental quando o aluno elabora frases curtas de acordo com o seu conhecimento de acordo com o estímulo e contexto apresentado em sala de aula presencial . No ensino Médio a construção textual do discente torna-se mais rica devido ao estímulo dado à análise de textos e elaboração de redações com temas variados e a emissão de relatórios, nos quais são exigidos cuidados com à morfologia, sintaxe, semântica e estilística e com o plágio. Nesse momento o uso da internet fica intensificado por conta das pesquisas online o que contribui para que o aluno comece a personalizar a sua autoria.
    • 14. Produção textual antes e durante os fóruns online - O discente aprende fazendo 30/05/11 Disciplina:TIC Quando o estudante acessa à Educação Superior, seja na modalidade presencial ou a Distância, a autoria torna-se mais marcante, por tratar da construção do conhecimento mais aprofundado com vistas à formação profissional. Nos cursos de pós-graduação, a construção dos textos requer precisão nos dados ou informações tornando-se altamente exigente por se tratar de estudos com fundamentação e embasamento teórico e não tolerar erros gramaticais.
    • 15. Produção textual do discente fomentado pelos fóruns online - O discente aprende fazendo 30/05/11 Disciplina:TIC Na Educação a Distância como o uso da internet é mais intenso, e os alunos estimulados a escreverem, cada vez mais, no ambiente do curso por meio de chat, e-mail, fóruns, blog, twitter entre outros meios de comunicação, independente do grau de instrução em que o aluno esteja cursando. [...] Neste processo dinâmico de aprender pesquisando, utilizar todos os recursos, todas as técnicas possíveis por cada professor, por cada instituição, por cada classe: integrar as dinâmicas tradicionais com as inovadoras, a escrita com o audiovisual, o texto seqüencial com o hipertexto, o encontro presencial com o virtual[...] Sobre esse assunto, Moran (2003 p. 49) frisa ser importante:
    • 16. Produção textual do discente fomentado pelos fóruns online - O discente aprende fazendo 30/05/11 Disciplina:TIC O recorte, a seguir, fala desse aluno desejoso de interagir em rede e da preocupação de alguns autores a discutir o tema autoria do discente e a qualidade da elaboração de atividades que estimulem a prática das produções textuais: “ O aluno está cansado de ser um leitor passivo. Nossa proposta é que através da elaboração de atividades voltadas para as praticas de produção de texto desperte o interesse dos alunos pela leitura e o interesse pela produção de textos”. (MARCUSCHI, 2007)
    • 17. Produção textual do discente fomentado pelos fóruns online - O discente aprende fazendo 30/05/11 Disciplina:TIC À proporção que aprendemos adquirimos experiência que nos modifica permanentemente e nos estimula a agir de acordo com o conhecimento adquirido, aplicando o que aprendemos nas ações cotidianas.
    • 18. Produção textual do discente fomentado pelos fóruns online - O discente aprende fazendo 30/05/11 Disciplina:TIC A mesma coisa acontece com o autor que melhora a performance da sua produção autoral de forma individual e contribui para a melhoria do resultado da autoria coletiva, a medida que vai interagindo com o meio, como afirma (GYZZO, 2003) [...]a identidade pessoal para a coletiva há um caminho que se deve percorrer. Quem somos e como vivemos passam a ser questões essenciais a qualquer intervenção que possa ter sentido de transformação social[...] [...] Neste processo dinâmico de aprender pesquisando, utilizar todos os recursos, todas as técnicas possíveis por cada professor, por cada instituição, por cada classe: integrar as dinâmicas tradicionais com as inovadoras, a escrita com o audiovisual, o texto seqüencial com o hipertexto, o encontro presencial com o virtual[...] (SILVA, 2003) complementa:
    • 19. Produção textual do discente nos fóruns online & sua relação com o conhecimento 30/05/11 Disciplina:TIC No que se refere ao desenvolvimento humano e à interação, KENSKI (2003, p.123), trata do homem e suas relações com conhecimento. [...]. As trocas entre os colegas, os múltiplos posicionamentos diante das informações disponíveis, os debates e as análises críticas auxiliam a compreensão e elaboração cognitiva do indivíduo e do grupo. As múltiplas interações e trocas entre os parceiros no ato de aprender possibilitam que estes conhecimentos sejam permanentemente reconstruídos e reelaborados [...]
    • 20. Autoria do discente & Afinidade com a TIC 30/05/11 Disciplina:TIC Um aluno que não tenha afinidade com as TIC, nem tenha habilidade para realizar leituras de textos de forma não linear, certamente sentirá muita dificuldade de interagir em ambientes de cursos online, quando é exigido dele uma postura de um leitor de conhecimento polivalente no campo das mídias e da internet, no qual a presença dos links e hiperlinks constantes nas comunicações entre os alunos, tutor e professor do curso ofertado.
    • 21. Variação das postagens nos fóruns e suas implicações na autoria discente 30/05/11 Disciplina:TIC Contribuição Isolada Contribuição com uso de citações ou links Contribuição não comentada pelos colegas ou tutor Contribuição comentada É importante que o discente tenha consciência do que seu papel nos fóruns online e que reveja seus valores pessoais e elimine anti-valores como apego, por exemplo. Tudo começa da colaboração individual, que oportuniza o grupo inteiro, sair da atividade com suas construções individuais enriquecidas. A seguir, amostra de comportamentos existentes durante a realização dos fóruns, observadas nas ocasiões de tutoria vivenciada pela autora desta apresentação.
    • 22. comportamentos existentes durante a realização dos fóruns online e suas implicações ... 30/05/11 Disciplina:TIC Contribuição Isolada – Frequentemente, os tutores se deparam com alunos que postam, apenas, uma mensagem para cumprirem ao que foi solicitado e abandonam o fórum sem interagir com os demais colegas. Contribuição com uso de citações ou links – É comum, nos fóruns, os alunos usarem citações e links para enriquecerem e/ou complementarem seu pensamento e dependendo da coerência com o tema e da importância do assunto que estiver sendo tratados, eles poderão servir como estímulo para as interações entre colegas e tutor. Aproveitando o ensejo podemos refletir sobre o tipo de postagem. Elas são individuais? ou de autoria coletiva?
    • 23. comportamentos existentes durante a realização dos fóruns online e suas implicações ... 30/05/11 Disciplina:TIC Contribuição comentada – Neste caso, alunos e tutor interagem, sugerem, criticam e convidam para a reflexão, mutuamente. Quando isso ocorre, no fórum, intui-se que aumenta a probabilidade da autoria do discente se tornar mais significativa, já que o conteúdo poderá ser abordado de formas varias formas sendo defendido por vários indivíduos com suas particularidades, possibilitando uma discussão mais rica. Contribuição não comentada pelos colegas ou tutor – observa-se que existem aqueles alunos que postam suas atividades, interagem com outros colegas, mas não recebe nenhum comentário a respeito das suas contribuições inseridas no fórum. Essa situação, aparenta ser uma das mais frustrantes para aquele aluno que tem a expectativa de saber se o que ele postou foi relevante para o grupo de leitores e se estão em consonância com o tema que está em discussão.
    • 24. Autoria do discente - Conhecimentos indispensáveis para a produção textual 30/05/11 Disciplina:TIC Sobre a produção textual é imprescindível que o aluno incline seu interesse, também, na linha da análise dos gêneros textuais e compreensão do texto considerando o contexto. O conhecimento técnico do assunto abordado, o domínio da comunicação escrita e outros saberes relacionados ao desenvolvimento humano favorecem a interação e inibe ou suaviza os conflitos o que poderia causar prejuízo na produção textual dos colegas do curso. Normas da ABNT, Metodologia científica e direitos autorais (citações, paráfrases, referências, etc) De acordo com Marcuschi (2008 p 93-132) “ um texto, enquanto unidade comunicativa, deve obedecer a um conjunto de critérios de textualização: coesão; coerência; intencionalidade, aceitabilidade situacionalidade; intertextualidade e informalidade”
    • 25. Autoria do discente - Bloqueios mais comuns, do discente, nos fóruns online 30/05/11 Disciplina:TIC A maioria dos alunos chega aos cursos online cheios de bloqueios que interferem nas interações de atividades coletivas, em especial nas participações de fóruns online. À proporção que o tempo vai passando a EaD, se torna mais presente e aos poucos vai sendo desmistificada, o que melhora o grau de aceitabilidade pelos alunos. Porém ainda se depara com algumas situações em que eles sentem dificuldades quando estão realizando atividades nos fóruns. Para diagnosticar os bloqueios mais comuns dos discentes foi observado que, tanto alunos de cursos UAB, como alunos de cursos corporativos e também alunos cursos de pós-graduação de instituições públicas e privadas com as quais a autora manteve vínculo no período de 2007 a 2010, deduziu o seguinte:
    • 26. Autoria do discente - Bloqueios mais comuns, do discente, nos fóruns online 30/05/11 Disciplina:TIC - Pânico de exposição “em público” Alguns desses bloqueios estão relacionados a (o): - Heterogeneidade da turma - alguns alunos acham que podem falar “besteira”, considerando o que já está postado por colegas que aparentemente tem conhecimento mais amplo sobre o assunto; - Desconhecimento sobre o uso da internet ; - Domínio da internet, mas com dificuldade na utilização do ambiente do curso ; - Pré-disposição, de alguns colegas para gerar conflito , armando confusão no ambiente virtual e inibindo a participação de outros - Receio de cometer erros: gramaticais ; de pontuação; ortográficos; etc.;
    • 27. Autoria do discente - Bloqueios mais comuns, do discente, nos fóruns online 30/05/11 Disciplina:TIC
      • longos períodos de afastamentos da sala de aul a;
      - criação de subgrupos, fechados onde a interação circula apenas entre eles;
      • carência de estímulo para iniciar as produções textuais ;
      • descrença na capacidade de escrever;
      • dificuldade de transferir a linguagem mental para linguagem escrita , no momento dedicado à produção textual; e
      - dificuldade de compreensão do enunciado postado pelo professor/tutor .
    • 28. A importância da tutoria para a produção textual do discente em fóruns online 30/05/11 Disciplina:TIC Para que a produção autoral do discente, flua naturalmente com a desenvoltura de um autor, é imprescindível a intervenção do tutor, que deve ser capaz de demonstrar ao aluno disposição para ajudá-lo; fazendo-se sempre presente, independente da distância geográfica. Os alunos de cursos a distância precisam de orientação tecnológica, orientação conteúdo, aprofundamento da temática em discussão e das normas da ABNT principalmente no início do curso quando o tutor deve levar em conta o desenvolvimento cognitivo do aluno, considerando que ele traz consigo conhecimentos construídos ao longo da vida, de acordo com o contexto histórico-cultural em que viveu, assim como aqueles adquiridos nos espaços sociais por onde passou. Por isso, ele deve trabalhar os conteúdos de forma sistematizada envolvendo os processos psicológicos como abstração, imaginação, raciocínio lógico, memória, atenção, generalização, análise, criatividade, fantasia e emoção visando a aprendizagem do aluno pela transformação dos conceitos cotidianos em conceitos científicos, pois são pelas emoções que comunicamos nossas intenções, desejos, dúvidas, certezas e provocamos reações nas pessoas com as quais interagimos.
    • 29. A importância da tutoria para a produção textual do discente em fóruns online 30/05/11 Disciplina:TIC No caso da interação do tutor online, a linguagem deve ser usada para aumentar o vínculo afetivo entre ele e o aluno, aproveitando todas as oportunidades para estreitar esses laços e minimizando as falhas na comunicação, evitando assim que haja mal entendidos. Quando a situação torna-se inevitável, o tutor, também, tem o papel de diluir/apaziguar os conflitos para não criar mal estar no ambiente do curso. A interação do tutor é fator decisivo para evitar a evasão dos fóruns assim como do curso de modo geral e, quando bem feita, é capaz de estimular o aluno e motivá-lo a realizar suas atividades regularmente com o sucesso desejado. Ela deve ser acolhedora e de confiança, proporcionando um local no qual, todos possam expor suas contribuições, argumentar, contra-argumentar, expressar suas criticas, experiências, vivências, etc. É recomendável que o tutor aproveite essa oportunidade de intercâmbio de conhecimento para estimular e orientar os alunos sobre a importância do uso das referências bibliográficas, nas produções textuais, com base nas normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.
    • 30. Como o título e o enunciado do fórum podem afetar na produção textual do discente 30/05/11 Disciplina:TIC A orientação é o ponto chave para o sucesso das postagens, considerando as expectativas do aluno que produz de acordo com aquilo que ele acredita que se espera dele. Partindo dessa prerrogativa entende-se que a problemática do fórum deve ser apresentada dentro de uma visão objetivista, enfatizando situações reais para que os alunos respondam conforme os conhecimentos que já possuem e que vão auxiliá-los na solução do problema ou discussão sobre o tema.   É importante mencionar aqui que o fórum, assim com outros tipos de interações como: Wiki, Chat, GoogleDocs, Twiter, entre outros possibilitam ao discente, uma construção de texto de forma coletiva partindo das contribuições individuais. No entanto, se a orientação do professor não estiver coerente com o objetivo do fórum, o discente vai sentir dificuldade para produzir seus textos e atender ao objetivo proposto. O enunciado deve ser claro e objetivo, contendo os componentes do objetivo instrucional: condição desempenho e critério indicados pelo verbo que melhor se adeque ao propósito do fórum indicando, exatamente, o que o aluno deverá fazer.
    • 31. Autoria do discente e o plágio acadêmico 30/05/11 Disciplina:TIC Para que o aluno não caia na tentação de se apossar da autoria alheia, compete às instituições de ensino, desde as séries iniciais do ensino fundamental, orientarem e alertarem, seus alunos sobre a importância de realizarem os trabalhos escolares com honestidade enfatizando a capacidade que cada ser humano tem de elaborar seus próprios textos. E esclareçam que as citações e paráfrases são permitidas desde que o autor original seja preservado e seja citado na referência bibliográfica.
    • 32. Autoria do discente e o plágio acadêmico 30/05/11 Disciplina:TIC NERY e BRAGAGLIA (2006, p.01), referem-se ao assunto da seguinte forma: “O plágio acadêmico se configura quando um aluno retira, seja de livros ou da Internet, idéias, conceitos ou frases de outro autor (que as formulou e as publicou), sem lhe dar o devido crédito, sem citá-lo como fonte de pesquisa Essa conscientização deve ser acentuada no curso superior quando os alunos iniciarão suas produções científicas, expandindo suas produções autorais qualificando sua formação profissional credenciada pelos estudos e pesquisas durante a sua formação.
    • 33. Autoria do discente e o plágio acadêmico 30/05/11 Disciplina:TIC Na Educação a Distância, essa preocupação deve ser redobrada por todos, pois, ao postar no ambiente virtual o aluno autor se expõe publicamente, sendo exigido dele uma constante postura ética e conhecimento do Código Civil, do Código Penal e da Lei 9.610 de 1998 que trata dos Direitos Autorais. NERY e BRAGAGLIA (2006, p.03), destacam: “ Art. 7 - define as obras intelectuais que são protegidas por lei: considerando como obras intelectuais “as criações do espírito, expressas por qualquer meio ou fixa­das em qualquer suporte, tangível ou intangível, co­nhecido ou que se invente no futuro”; Art. 22 a 24 - regem os direitos morais e patrimoniais da obra criada, como pertencen­tes ao seu Autor; Art. 33 - diz que ninguém pode reproduzir a obra intelectual de um Autor, sem a permissão deste. Art. 101 a 110 - tratam das sanções cíveis aplicáveis em casos de violação dos direitos au­torais, sem exclusão das possíveis sanções penais”
    • 34. Autoria do discente e o plágio acadêmico 30/05/11 Disciplina:TIC “ Art. 184 - configura como crime de plágio o uso indevido da propriedade intelectual de outro; Art. 299 - define o plágio como crime de falsidade ideológica, em documentos particulares ou públicos. No Código Civil enfatizam: Art. 524 - “a lei assegura ao proprietário o direito de usar, gozar e dispor de seus bens, e de reavê-los do poder de quem quer que, injustamente, os possua”. E no Código Penal ressaltam: Crime contra o Direito Autoral, previsto nos Artigos 7, 22, 24, 33, 101 a 110, e 184 a 186 (direitos do Autor formulados pela Lei 9.610/1998) e 299 ( falsidade ideológica )”.
    • 35. Referências Bibliográficas 30/05/11 Disciplina:TIC   KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e Ensino presencial e a distância. Campinas. São Paulo: Editora Papirus.2003 (Série Prática Pedagógica) GYZZO, R.S.L. Educação para a Liberdade, Psicologia da Libertação e Psicologia Escolar: uma práxis para a Liberdade. Em S.F.C. de Almeida (Org.), Psicologia: ética e competência na formação do profissional PP.169-178). Campinas:Alínea, 2003. Percurso da Linguística Textual. http://pt.shvoong.com/tags/marcuschi. acesso em 08/12/2009 . MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial. 2008. CHRISROFOLETTI, Rogério. Criação e Repetição: sobressaltos eticos na pesquisa científica . ANTÔNIO, JC Disponível em http://professordigital.wordpress.com/2009/06/08/uso-pedagogico-dos-foruns/ acesso em 01/02/2010
    • 36. UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CENTRO DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CURSO DE MESTRADO Muito Obrigada Contatos: 3327-1473 / 9973-5274 [email_address] [email_address]