O Aquecimento Global e o Efeito estufa

  • 6,288 views
Uploaded on

É um powerpoint que fala do aquecimento global e o efeito estufa

É um powerpoint que fala do aquecimento global e o efeito estufa

More in: Education
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
6,288
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
251
Comments
4
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Efeito estufa
  • 2. Aquecimento global é oaumento da temperatura médiados oceanos e do ar perto dasuperfície da Terra ocorridodesde meados do século XX eque deverá continuar no séculoXXI. Segundo o QuartoRelatório de Avaliação do PainelIntergovernamental sobreMudanças Climáticas (2007), atemperatura na superfícieterrestre aumentou 0,74 ± 0,18°C durante o século XX.
  • 3. Todos os dias acompanhamos na televisão, nosjornais e revistas as catástrofes climáticas e asmudanças que estão ocorrendo, rapidamente, noclima mundial. Nunca se viu mudanças tãorápidas e com efeitos devastadores como temocorrido nos últimos anos. Pesquisadores do clima mundial afirmam que este aquecimento global está ocorrendo em função do aumento da emissão de gases poluentes, principalmente, derivados da queima de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, etc), na atmosfera. Estes gases (ozônio, dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e monóxido de carbono) formam uma camada de poluentes, de difícil dispersão, causando o famoso efeito estufa. Este fenômeno ocorre, pois, estes gases absorvem grande parte da radiação infra-vermelha emitida pela Terra, dificultando a dispersão do calor.
  • 4. A região do Oriente Médio e do norte daáfrica será a mais afetada pelo previstoaumento do nível dos mares decorrentes doaquecimento global. Os cientistas esperamque, até 2100, o nível dos mares aumentaráentre 0,5 e 1,4 metros em relação aos níveis de1990. No sudeste asiático, o Vietnã seria ogrande prejudicado pelo aquecimento global,uma vez que quase 11% de sua populaçãoseriam afetadas, assim como 7% de suasterras cultiváveis. A América Latina e oCaribe aparecem em terceiro lugar.
  • 5. Na revolução industrial na Inglaterra ,séc. XIX,começou o aquecimento global,masera insignificante.A sociedade de consumo foi crescendo e a queima de combustíveis fósseis e osdesmatamentos, as queimadas aumentando e sendo lançados naatmosfera,principalmente nos últimos trinta anos,quando os primeirosambientalistas deram sinais de alerta.O primeiro encontro de ambientalistas foi na Noruega em 1972,e já se falava emaquecimento global ,camada de ozônio,desmatamento etc.
  • 6. Aumento do nível dos oceanos: com o aumento da temperatura no mundo, está emcurso o derretimento das calotas polares. Ao aumentar o nível da águas dos oceanos,podem ocorrer, futuramente, a submersão de muitas cidades litorâneas;Crescimento e surgimento de desertos: o aumento da temperatura provoca aumentoda temperatura faz com que ocorra maior evaporação das águas dos oceanos,potencializando estes tipos de catástrofes climáticas;a morte de várias espécies animaise vegetais, desequilibrando vários ecossistemas. Somado ao desmatamento que vemocorrendo, principalmente em florestas de países tropicais (Brasil, países africanos), atendência é aumentar cada vez mais as regiões desérticas do planeta Terra; Aumento de furacões, tufões e ciclonesOndas de calor: regiões de temperaturas amenas têm sofrido com as ondas de calor.No verão europeu, por exemplo, tem se verificado uma intensa onda de calor,provocando até mesmo mortes de idosos e crianças.
  • 7. Troca de lâmpadas Sacolas plásticas e embalagensSe você trocar as lâmpadas Pare de brigar com a caixa doconvencionais por fluorescentes supermercado porque ela colocou toda acompactas estará deixando de sua compra numa sacolinha só e evitegerar no mínimo 400 quilos de produtos com embalagens plásticas. Sedióxido de carbono ao ano. reduzir em 10% este tipo de lixo, diminuirá 545 quilos de dióxido de carbono ao ano. Reciclagem Acredite ou não, se você reciclar apenas a metade do seu lixo estará Deixar o carro na garagem deixando de emitir em torno de 1.000 Caminhe, dê umas quilos de dióxido de carbono anuais. pedaladas, compartilhe o carro Sua cidade não tem coleta seletiva de com o vizinho, ou vá trabalhar de lixo? Tudo bem, promova a idéia "busão" de vez em quando. Cada entre os vizinhos da sua rua. 10 quilômetros é igual a menos 3 quilos de dióxido de carbono.
  • 8. Não, a tragédia do Japão foi derivada de abalos sísmicos, ou seja,movimentação de placas tectônicas. Isso acontece desde que omundo é mundo, é natural e não causado pelo homem.Agora, a questão da radiação tem a ver com a falta deinfraestrutura na usina nuclear, que não foi capaz de resistir aostremores. Isto sim é uma falha humana, mas ainda assim não tema ver com aquecimento global.
  • 9. Sabia que 40% das árvores daAmazônia podem desaparecer Sabia que a faixa daantes do final do século, caso a temperatura média globaltemperatura suba de 2 a 3 graus? deve sofrer um aumento de 2 a 4,5 °C até ao final desteSabia que 9 a 58% das espécies da século?Terra vão ser extintas nas próximasdécadas? Sabia que todos os anos, áreas de 2000 km quadrados se transformam em deserto devido à falta de chuvas?