Aquecimento global

2,389 views
2,211 views

Published on

Trabalho sobre o aquecimento global e o efeito estufa.
por favor comentem.
se gostarem favoritem-me se não cliquem F13.

Published in: Education
1 Comment
5 Likes
Statistics
Notes
  • Para quem quiseres uma apresentaçaõ mais resumida....
    http://www.slideshare.net/Helica12/aquecimento-globaldetalhado-31341033
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
No Downloads
Views
Total views
2,389
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
155
Comments
1
Likes
5
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Aquecimento global

  1. 1. Trabalho realizado por:João Almeida 8ºA Nº8Paulo Santos 8ºA Nº20Pedro Bacalhau 8ºA Nº21Tiago Lourenço 8ºA Nº25Tiago Escalda 8ºA Nº26
  2. 2. 1ºdiapositivo- Capa2ºdiapositivo- Índice3ºdiapositivo- Introdução4ºdiapositivo- O que é o Aquecimento Global5ºdiapositivo- Qual o local mais afectado6ºdiapositivo- Como e quando começou?7ºdiapositivo- Protocolo de Quioto8ºdiapositivo- Causas do Aquecimento Global9ºdiapositivo- Consequências do Aquecimento Global10ºdiapositivo- Como Combater11ºdiapositivo- Curiosidades12ºdiapositivo- Vídeo
  3. 3. Todos os dias acompanhamos na televisão, nos jornais e revistas as catástrofesclimáticas e as mudanças que estão ocorrendo, rapidamente, no clima mundial.Nunca se viram mudanças tão rápidas e com efeitos devastadores como temocorrido nos últimos anos. A Europa tem sido castigada por ondas de calor de até40 graus centígrados e ciclones. O número de desertos aumenta a cada dia, fortesfuracões causam mortes e destruição em várias regiões do planeta e as calotespolares estão a derreter (fator que pode ocasionar o avanço dos oceanos sobrecidades que se situam em zonas litorais).
  4. 4. O Aquecimento Global pode ser definido como sendo o aumento da temperaturamédia dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra que se tem verificado nasdécadas mais recentes e há a possibilidade da sua continuação durante o correnteséculo.Este, tem-se verificado através das altas temperaturas e da mudança brusca datemperatura em todo o mundo. Alguns estudos revelam que o Aquecimento Global éum elemento que agrava a força dos furacões, o derreter das calotes polares, asgrandes enchentes, entre outros.
  5. 5. A região do Médio Oriente e do norte da África será a mais afectada peloprevisto aumento do nível dos mares decorrentes do aquecimento global. Oscientistas esperam que, até 2100, o nível dos mares aumentará entre 0,5 e1,4 metros em relação aos níveis de 1990. No sudeste asiático, o Vietnameserá o grande prejudicado pelo aquecimento global, uma vez que quase 11%de sua população será afetada, assim como 7% de suas terras cultiváveis. AAmérica Latina e as Caraíbas aparecem em terceiro lugar.
  6. 6. Na revolução industrial na Inglaterra ,séc. XIX, começou o aquecimento global, mas erainsignificante.A sociedade do consumo foi crescendo e a queima de combustíveis fósseis, a desflorestação,e as queimadas aumentaram sendo lançados na atmosfera gases, principalmente nosúltimos trinta anos.O primeiro encontro de ambientalistas foi na Noruega em 1972 e já se falava emaquecimento global , camada de ozono, desflorestação, etc.
  7. 7. O Protocolo de Quioto, realizado na cidade japonesa com o mesmo nome e elaborado pelaConvenção-quadro das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (UNFCCC - UnitedNations Framework Convention on Climate Change), é um acordo internacional sobre oambiente que visa a redução de pelo menos 5 % das emissões de gases com efeito de estufa(GEE), responsáveis pelo aquecimento global, com prazo previsto para o período que vai de2008 a 2012. São esses gases:- dióxido de carbono (CO2)- metano (CH4)- óxido nitroso (N2O)- hidrofluorocarbonos (HFCs)- hidrocarbonetos perfluorados (PFCs)- hexafluoreto de enxofre (SF6)Adotado a 11 de dezembro de 1997, ficou estipulado que seriam necessárias assinaturas depelo menos 55 países (incluindo Portugal).
  8. 8. A sua principal causa é o aumento de gases poluentes emitidos pelo mundo inteiro, que gerao Efeito de Estufa.Esses gases são emitidos por: Veículos Produtos que não reciclamos em casa Fábricas Uso de excessivo de aerossóis 
  9. 9. Aumento do nível do mar Degelo dos PolosMudanças Climáticas Aparecimento de desertos
  10. 10. Combatemos o aquecimento global na:Troca de lâmpadas Deixar o carro na garagemSe trocarmos as lâmpadas convencionais por Caminhar, andar de bicicleta, partilhar o carrofluorescentes compactas estaremos a deixar com o vizinho, ou ir para o trabalho dede gerar no mínimo 400 quilos de dióxido de autocarro de vez em quando. Cada 10carbono num ano. quilómetros é igual a menos 3 quilos de dióxido de carbono.Reciclagem Sacos de plástico e embalagensAcredite ou não, se reciclarmos apenas a Tentar reutilizar cada saco de supermercadometade do lixo estará a deixar de emitir que utilizamos. Se reduzir em 10% este tipo decerca de 1.000 quilos de dióxido de lixo, diminuiremos 545 quilos de dióxido decarbono anuais. carbono ao ano.
  11. 11. Sabia que 40% das árvores daAmazónia podem desaparecer antes do finaldo século, caso a temperatura suba 2 a 3graus.Sabia que a faixa da temperatura médiaglobal deve sofrer um aumento de 2 a 4,5 °Caté ao final deste século.Sabia que todos os anos, áreas de 2000 kmquadrados se transformam-seem desertos devido à falta de chuvas.
  12. 12. Link: http://www.youtube.com/watch?v=6wuAqD4WZP8

×