Cap. 01 - A Sociedade dos Indivíduos

126,391 views
126,431 views

Published on

Slides do Livro de Sociologia de Nelson Dacio Tomazi

20 Comments
61 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
126,391
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
5,299
Comments
20
Likes
61
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Cap. 01 - A Sociedade dos Indivíduos

  1. 1. 1 A sociedade dos indivíduos A Sociologia, assim como as demais ciênciasUnidade humanas, tem como objetivo compreender e explicar as permanências e as transformações que ocorrem nas sociedades humanas e indicar algumas pistas sobre os rumos das mudanças.
  2. 2. CapítuloO indivíduo, sua história e asociedade 1 Indivíduos e sociedade fazem parte da mesma trama, tecida pelas relações sociais. Até que ponto a sociedade nos condiciona? Até que ponto somos livres para decidir e agir? crédito das imagens: Thinkstock/Getty Images
  3. 3. CapítuloO indivíduo, sua história e asociedade 1 Entre os povos antigos, o que se valorizava era o grupo a que a pessoa pertencia, como a família ou a comunidade.Galeria Uffizi, Florença, Itália A valorização do indivíduo só começou a ganhar força no século XVI, com a Reforma Protestante. Martinho Lutero (1483-1546), teólogo alemão pioneiro da Reforma Protestante. Representação de Lucas Cranach, 1553.
  4. 4. CapítuloO indivíduo, sua história e asociedade 1 Castelo de Versailles et de Trianon, Versailles, FrançaNo século XVIII, como desenvolvimentodo capitalismo e dopensamento liberal,as ideias de indivíduoe de individualismose firmaram. Luís XIV e membros da Academia Real de Ciências da França. Tela de Henri Testelin (1667), em que é representada a crescente autonomia do indivíduo em relação às explicações religiosas do mundo.No século XIX, a sociedade capitalista estavaconsolidada, e a posição do indivíduo passou a serdefinida pela propriedade de bens, de dinheiro ou daprópria força de trabalho.
  5. 5. CapítuloO indivíduo, sua história e asociedadeNossas escolhas, seus limites e repercussões 1A vida em sociedade é possível porque seus membros: falam a mesma língua; são julgados por determinadas leis; Thinkstock/Getty Images usam a mesma moeda; têm história e hábitos em comum.Isso lhes dá um sentimento depertencer a determinado grupo.
  6. 6. Capítulo O indivíduo, sua história e a sociedade 1 A vida do indivíduo é condicionada por práticas sociais queNiels Andreas/Folha Imagem existiam antes de seu nascimento e por decisões tomadas sem sua participação direta, como a Dia de eleições em Canutama, no Amazonas, em 1998. definição das regras de uma eleição.
  7. 7. CapítuloO indivíduo, sua história e asociedade 1 Se as circunstâncias influenciam os indivíduos, estes também interferem nas circunstâncias. Thinkstock/Getty Images A direção seguida sempre é resultado das escolhas do indivíduo.
  8. 8. CapítuloO indivíduo, sua história e asociedade 1 Thinkstock/Getty Images Não existem determinismos históricos ou sociais que tornam alguns indivíduos mais “especiais” que outros, pois a história de uma sociedade é feita por todos os que nela vivem.
  9. 9. CapítuloO indivíduo, sua história e asociedade 1A sociedade não é umbaile à fantasia, em quecada um pode mudar Thinkstock/Getty Imagesa máscara ou a fantasiaa qualquer momento.Desde o nascimento, estamospresos às relações que foramestabelecidas antes de nós e que existem e se estruturamdurante nossa vida. Norbert Elias
  10. 10. CapítuloO indivíduo, sua história e asociedade Das questões individuais às questões sociais 1 Questões sociais: Corbis/Latin Stock problemas que vão além do nosso dia a dia e estão ligados à estrutura de uma ou de várias sociedades; Fila de desempregados em Chicago, nos Estados Unidos, em 1931: reflexo da depressão financeira desencadeada pela quebra da Bolsa de Nova York.
  11. 11. CapítuloO indivíduo, sua história e asociedade 1 Sean Adair/Reuters/Lati Sstock situações que afetamo cotidiano daspessoas, desdeproblemas locais atéacontecimentos queatingem a maioria dospaíses. Ataque às Torres Gêmeas em Nova York no dia 11 de setembro de 2011.
  12. 12. CapítuloO indivíduo, sua história e asociedade 1 Se numa cidade de 100 mil habitantes poucos indivíduos estão sem trabalho, há um problema pessoal que pode ser resolvido tratando as habilidades e potencialidades deThinkstock/Getty Images cada um.
  13. 13. Capítulo O indivíduo, sua história e a sociedade 1 Entretanto, se em um país comReprodução 50 milhões de trabalhadores, 5 milhões não encontram emprego, a questão passa a ser social e não pode ser resolvida como um problema individual. Charles Wright Mills, A imaginação sociológica (1959).
  14. 14. CapítuloO indivíduo, sua história e asociedade Concluindo: 1 Thinkstock/Getty Images Acontecimentos independentes de nossa vontade nos atingem. Há situações que afetam as relações políticas, econômicas e financeiras de todos os países, e também alcançam os indivíduos.
  15. 15. Capítulo O indivíduo, sua história e a sociedade 1Thinkstock/Getty Images Tomar uma decisão é algo individual e social ao mesmo tempo, sendo impossível separar esses planos.
  16. 16. CapítuloO indivíduo, sua história e asociedade Exercícios 11. Você conhece os símbolos abaixo? O que elessignificam? Relacione-os com a citação a seguir. Thinkstock/Getty Images ReproduçãoO fundamental é entender que o individual – o que é de cada um – e ocomum – o que é compartilhado por todos – não estão separados [...] Nelson Dacio Tomazi
  17. 17. CapítuloO indivíduo, sua história e asociedade 12. Dê um exemplo de algo relacionado a sua vida quejustifique esta declaração: A sociedade não é um baile à fantasia, em que cada um pode mudar a máscara ou a fantasia a qualquer momento. Desde o nascimento, estamos presos às relações que foram estabelecidas antes de nós e que existem e se estruturam durante nossa vida. Norbert Elias

×