Questionario da doença

1,543
-1

Published on

Published in: Health & Medicine
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
1,543
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
21
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Questionario da doença

  1. 1. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO. CAMPUS -PESQUEIRA.CURSO: Bacharelado em Enfermagem,II período.DISCIPLINA: Processos Infecciosos e Parasitários.ALUNOS: Alba Luciene, Mabel Ramalho, Manuelly Almeida, Ramonna Caroline, Rejane Nunes,Thúlio Bezerra.PROFESSOR: Carlos Henrique Tabosa. SCHISTOSOMA MANSONI E ESQUISTOSSOMÍASE: A DOENÇA QUESTIONÁRIO. 1- Assinale a alternativa verdadeira a)A infecção por schistosoma mansonina maioria das vezes é assintomática;mas pode produzir alterações anomapatológicas. b)em nenhuma circunstancia acarreta déficit orgânico, e compromete o desenvolvimento e produtividade das pessoas. c)os métodos de diagnósticos são complexos e de difícil acesso. d)O tratamento é de grande impacto ao paciente e pouco eficiente. e)Há uma atração cercariana entre o parasito e o ser humano na fase de transmissão. 2- Quanto ao processo de penetração do agente transmissor com o ser humano é INCORRETO afirmar: a) O contato das cercárias com o hospedeiro vertebradoé ao acaso b) A eficácia da infecção depende do tempo de permanência do pacienteao foco parasitário c) O risco de contaminação é maior quanto maior a área exposta ao parasita. d) Depois de permanecer na pele o esquistossômulo empreende a migração através do corpo do seu hospedeiro. e) Esquistossômulo penetra nos vasos cutâneos e, através da circulação sanguínea, chega ao coração direito e aos pulmões. 3- A porta de entrada das cercarias com o hospedeiro é: a) Tópica, através de contato com o agente parasitário (pele e mucosas) b) Intravenosa (transfusão de sangue, agulhas contaminadas) c) Ingestão de líquidos infectados d) Cortes com matérias infectados e) Contatos com outras pessoas anteriormente contaminadas 4- Do ciclo dos esquistossômulos é incorreto afirmar que :
  2. 2. a) Os esquistossômulos vão para o coração esquerdo e são enviados pela circulação geral a todas as partes do organismo b) Em duas a três semanas eles crescem, seu tubo digestivo desenvolve-se e passa a apresentar, como resíduo da digestão c) Somente quando alcancem o sistema porta intra-hepático podem completar seu desenvolvimento d) osesquistossômulos vão para o coração esquerdo e são enviados pela circulação geral a todas as partes do organismo e) O sistema circulatório é dispensável ao processo de evolução, sendo importante apenas o tecido epitelial para a proliferação do mesmo. 5- O quadro inicial e a evolução patológica pelo S.mansoni, no organismo variam com uma série de circunstâncias, entre as quais devem ser consideradas: a) O parasito. b) Carga parasitária c) As características do hospedeiro d) Alternativas A,B e C e) O estado nutricional imunológico do receptor. 6- Na fase inicial da doença é comum haver alterações: a) Hepáticas b) Circulatórias c) Respiratórias d) Cutâneas e) Cardíacas 7- Na fase crônica, uma das complicações da doença causada pelo S.mansoni são as lesões cardiopulmonares quais das alternativas abaixo não fazem parte desse tipo de complicação? a)por que os ovos são levados ate os pulmões e de lá ao coração impedindo assim a passagem sanguínea. b)retidos nos capilares pulmonares os ovos provocam aglutinação de plaquetas c) pode haver formação de trombos venosos d) necroses dos vasos também estão frequentemente presentes. e) AVC devido a trombos que podem chegar ao cérebro.8-Entre os itens abaixo citados qual não é acometido geralmente peloS.mansoni? a)vasos b) coração c)pulmão
  3. 3. c) cérebrod)pelee)olhos9- Quanto ao diagnóstico da doença é correto afirmar:a)mais predominante o exame de fezes por fácil acesso e eficácia de resultadob)mais predominante o método de Lutz por mais precisão de resultado.c) o teste de fezes não possui erros de diagnóstico e é indicado em 100% dos casosd)o método de stoll não é preciso parasaber o nível de agressão da doença.e) todos os métodos acima são cobertos pelo Sistema Único de Saúde(SUS).10-Em relação a forma toxêmica da esquistossomíase é INCORRETO afirmar que:a)tem início súbitob)começa por volta do 15° ao 25° dia da exposição infectante.c)é considerada uma pequena complicação da doença, mas que pode ser revertida e não causamaiores danos ao paciente.d)começa ainda na forma juvenil do parasito.e)O fígado mostra um processo de hepatite que se agravará.11-Em geral a doença causada pelo S.mansoni pode causar todos os sintomas e sinais abaixo,exceto:a)Olhos lacrimejantes e mucosas irritadas.b)abdome distendido e doloroso.c)Fígado e baço aumentados.d)Os ovos de schistosoma mansoni aparecem nas fezes.e)Apesar da gravidade que as lesões esquistossomóticas possam alcança, a grande maioria dospacientes só apresenta quadros benignos.Gabarito: 1-A2-E 3-A 4-A 5-D 6... 7-A 8-E 9-A 10-E 11-A
  4. 4. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO. CAMPUS -PESQUEIRA.CURSO: Bacharelado em Enfermagem,II período.DISCIPLINA: Processos Infecciosos e Parasitários.ALUNOS: Alba Luciene, Mabel Ramalho, Manuelly Almeida, Ramonna Caroline, Rejane Nunes,Thúlio Bezerra.PROFESSOR: Carlos Henrique Tabosa. SCHISTOSOMA MANSONI E ESQUISTOSSOMÍASE: A DOENÇA RESUMO.  A infecção por schistosoma mansoni na maioria das vezes é assintomática;mas pode produzir alterações anomapatológicas.Em alguns individuos acarreta déficit orgânico, comprometendo o desenvolvimento dos jovens e a produtividade dos adultos. Osmétodos de diagnóstico é simples e rápidos, e existem também medicamentos eficientes e praticamente sem efeitos colaterais.O contato das cercárias com o hospedeiro vertebrado é ao acaso e acontece basicamentedependendo de alguns fatores como: tempo de permanência do paciente no foco,extensão dasuperfície corpórea exposta.Uma vez a pela exposta ao parasita ele abre passagem nos estratos mais profundos da pele, epenetra nos vasos cutâneos através da circulação sanguínea, chega ao coração direito e aospulmões.Fase aguda apresenta - se alterações cultâneas a penetração acompanha-se de exantema,prurido e outras manifestações alérgicas locais.O mesmo processo pode ter lugar no pulmão.Com a morte de alguns vermes são produzidasobstruçõesembólicas dos vasos e reações inflamatórias. A desintegração do parasito tambémcostuma provocar necrose de tecido em torno.Na fase crônica ocorre formação de granulomas lesão típica do processo crônico que se formaem torno dos ovos do parasito.Muitos dos ovos que não conseguem deixar o organismo do hospedeiro serão imobilizados poruma reação inflamatória.
  5. 5. Apesar da gravidade que as lesões esquistossomóticas possam alcançar a grande maioria dospacientes só apresenta quadros benignos e o diagnóstico é rápido basicamente através deexame de fezes e o tratamento a base de medicantos.

×