Combate ao stress

3,036 views
2,862 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
3,036
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
4
Actions
Shares
0
Downloads
45
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Combate ao stress

  1. 1. <ul><li>DIA NACIONAL DE COMBATE AO STRESS </li></ul><ul><li>LEI Nº 14.158/2006 </li></ul>DIA 23 DE SETEMBRO PROGRAMA QUALIDADE DE VIDA DE SF PROJETO “SE LIGA NA DATA”
  2. 2. PROGRAMA QUALIDADE DE VIDA DE SF PROJETO “SE LIGA NA DATA” Lei nº 14.158 de 12 de maio de 2006. Institui o Dia do Controle do Stress e o inclui no Calendário Oficial de Datas e Eventos do Município de São Paulo, e dá outras providências. Art. 1º Fica instituído, no Município de São Paulo, o Dia do Controle do Stress, a ser realizado, anualmente, no dia 23 de setembro.
  3. 3. <ul><li>Art. 3º O Poder Público Municipal poderá, nos termos da lei, apoiar eventos ligados à comemoração da data ora criada, inclusive autorizando o uso de espaços públicos para o mesmo e atividades correlatas, visando à conscientização, prevenção e controle do stress e a melhoria da qualidade de vida. </li></ul>PROGRAMA QUALIDADE DE VIDA DE SF PROJETO “SE LIGA NA DATA”
  4. 4. “ O estresse age, negativamente nas pessoas, contribuindo para o aviltamento da saúde e trazendo-lhes prejuízos de toda ordem, tanto em ordem moral como econômico e financeiro. Isso reflete nos custos do país com assistência médica, redução de dias de trabalho com reflexo na economia em vários outros setores”. PROGRAMA QUALIDADE DE VIDA DE SF PROJETO “SE LIGA NA DATA”
  5. 5. O que é Estresse ? É a resposta do organismo a situações de perigo,preparando-o para reagir, fugir ou lutar. Essas respostas podem gerar: Desequilíbrio,inabilidade de adaptação Afeta a qualidade de vida e é fator de risco para doenças. PROGRAMA QUALIDADE DE VIDA DE SF PROJETO “SE LIGA NA DATA”
  6. 6. BOM OU RUIM ? Eustresse é o estresse saudável. Um comportamento adaptativo natural do organismo, a reação saudável do estresse e ainda que implique em descarga intensa de hormônios essa reação de alarme é normal visto que após a fase de excitação retorna ao equilíbrio. Ex. contato com a natureza, movimento corporal, ludicidade e lazer, rede social, etc. PROGRAMA QUALIDADE DE VIDA DE SF PROJETO “SE LIGA NA DATA”
  7. 7. DISTRESSE É o estresse prejudicial á saúde. É a permanência no estado de alerta por um certo tempo incapacitando o organismo de retornar após a fase de excitação, sem conseguir a reposição de energias e repouso provocando sintomas recorrentes, podendo até mesmo levar a uma somatização patológica. PROGRAMA QUALIDADE DE VIDA DE SF PROJETO “SE LIGA NA DATA”
  8. 8. GERENCIAMENTO DO ESTRESSE O estresse bem administrado é um forte aliado profissional, estimula a criatividade e se torna fonte de energia para o trabalho. O estresse pode ser positivo quando o esforço de adaptação gera sensação de realização pessoal, bem estar e satisfação das necessidades, mesmo que decorrentes de esforços inesperados. PROGRAMA QUALIDADE DE VIDA DE SF PROJETO “SE LIGA NA DATA”
  9. 9. Dicas para manter o stress em níveis Normal e saudável - Mentalize saúde e harmonia; - Uma prática esportiva ou uma caminhada ao ar livre podem ajudar seu corpo e sua mente a reassumir em todo seu potencial; - Assume o controle de seu destino. As grandes realizações estão em suas mãos. - Diga não com mais freqüência. PROGRAMA QUALIDADE DE VIDA DE SF PROJETO “SE LIGA NA DATA”
  10. 10. <ul><li>Não faça uma “tempestade” num copo d’água. Do contrário, </li></ul><ul><li>o bote salva-vidas sempre estará fora de alcance. </li></ul><ul><li>- Na hora das refeições, coma bem devagar, saboreie o alimento. </li></ul><ul><li>Assim, você irá se satisfazer com menos. </li></ul><ul><li>- Beba muita água, pelo menos dois litros por dia. </li></ul><ul><li>- Tenha uma alimentação variada e equilibrada. </li></ul><ul><li>- Nunca corra atrás do prejuízo, mas do êxito . </li></ul>PROGRAMA QUALIDADE DE VIDA DE SF PROJETO “SE LIGA NA DATA”
  11. 11. <ul><li>Planeje seus objetivos e compromissos com antecedência. </li></ul><ul><li>Nunca se renda ao pessimismo. Sempre há uma saída. </li></ul><ul><li>Observe as suas emoções: procure identificar os fatores estressantes. </li></ul><ul><li>Se você acreditar que pode transformar situações problemáticas, com certeza, os obstáculos serão facilmente contornados. </li></ul><ul><li>Desabafe: converse com os amigos, parentes, procure um ombro amigo. </li></ul><ul><li>Deseje “Bom dia” com entusiasmo. </li></ul>PROGRAMA QUALIDADE DE VIDA DE SF PROJETO “SE LIGA NA DATA”
  12. 12. PREFEITURA DA CIDADE DE SÃO PAULO SECRETARIA DE FINANÇAS DIVISÃO DE DESENVOLVIMENTO E CAPACITAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS (DICAP) [email_address] PROGRAMA QUALIDADE DE VIDA DE SF PROJETO “SE LIGA NA DATA”

×