2009 pipe 4 benefícios da mobilidade para organizações ta
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

2009 pipe 4 benefícios da mobilidade para organizações ta

on

  • 581 views

 

Statistics

Views

Total Views
581
Views on SlideShare
581
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
2
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft Word

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

2009 pipe 4 benefícios da mobilidade para organizações ta 2009 pipe 4 benefícios da mobilidade para organizações ta Document Transcript

  • Emergência da mobilidade nas empresas Sem nenhuma dúvida, a associação entre Tecnologias de Informação e Internet foi a principal responsável pela (r)evolução ocorrida nos últimos 20 anos na maneira de se gerir e organizar as empresas e também na maneira pelas quais estas se relacionam com seus clientes/consumidores e fazem negócios. Essa associação, inclusive, foi um dos catalisadores da onda crescente de outsourcing ocorrida nas duas últimas décadas. Nossos estudos mostram que um terceiro componente – a tecnologia de mobilidade - somou- se aos dois primeiros, em especial nos últimos dois anos no Brasil (em função da queda do custo de aquisição dos dispositivos). Por tecnologia de mobilidade devemos entender a utilização de tecnologias tais como SFA (automação da força de trabalho - campo, operações, produção e vendas), RFID, comunicações wireless, smartphones integrados e afins. A primeira onda da mobilidade corporativa ocorreu no âmbito dos projetos experimentais. Depois, veio a onda da substituição de processos tradicionais por processos móveis – onda atual. A próxima onda será sobre pensar processos, arquiteturas e modelos de negócios já com as propriedades móveis nativas... uma mudança importante de mind-set e ângulo de visão.
  • Um estudo do IDC prevê que número de mobile workers crescerá de 760 milhões em 2006 (cerca de 23% da força de trabalho mundial) para mais de 1 bilhão de pessoas em 2011 (31% da força de trabalho mundial). Somente nos EUA, mais de 72% da força de trabalho terá algum grau de mobilidade, enquanto que na Europa Ocidental esse número deverá ser de 51%, de acordo com o estudo. Estudos da E-Consulting apontam para um patamar próximo de 15% da força de trabalho formal brasileira, já para 2014 (considerando que será mantido o atual cabresto legal trabalhista vigente). Dentre os benefícios da Mobilidade para organizações, podemos focar 4 centrais: Aumento da Redução dos produtividade dos custos usuários operacionais Redução dos Aumento da gastos de TI produtividade de TI a. Aumento da produtividade dos usuários Nossos estudos mostram que os maiores benefícios foram capturados através do aumento da produtividade dos usuários. Esse aumento de produtividade está diretamente relacionado à combinação de redução do tempo gasto procurando por informações ao aumento de amplitude e de capacidade de se disponibilizar informações aos clientes, colaboradores, parceiros, etc. As tecnologias de mobilidade permitem acessar informações relevantes (online, anywhere e anytime) em alguns dos principais Sistemas de Informação das empresas, tais como CRM, ERP, Produção e Vendas. Antigamente, as informações desses sistemas eram basicamente acessadas de duas maneiras: (1) telefonemas ou e-mails a funcionários do back-office e (2) recebimento da informação impressa.
  • b. Redução do orçamento total requerido e dos custos operacionais de TI A mudança na maneira como os mobile workers trabalham eliminou ou reduziu vários requerimentos da infra-estrutura de TI e vem incentivando modelos complementares como outsourcing, TIaaS e cloud, dente outros. Isso incluiu a: (1) infra-estrutura de telecomunicações, (2) os investimentos em hardware (incluindo laptops), (3) os gastos com licenças e atualização e (4) as necessidades de pessoal para dar suporte a essa infra- estrutura e aos seus usuários. c. Redução dos custos operacionais da organização A utilização das tecnologias de mobilidade nas chamadas linhas de negócio (como produção e vendas) permitiu se automatizar diversas tarefas de suporte e aumentar e melhorar a distribuição da informação. A automação de processos reduziu a necessidade de pessoal e também os gastos com suplementos de escritório (impressões, papel e postagens), dentre outros. d. Aumento da produtividade do departamento de TI As mesmas razões que contribuíram para a redução dos custos operacionais de TI permitiram aumentar a produtividade da equipe de TI. Além disso, as plataformas de mobilidade e comunicação foram consolidadas em uma só (como Windows Mobile, Palm ou Blackberry). Outro fator interessante foi a redução dos custos associados ao help-desk em função da troca de laptops por handhelds. As tecnologias de mobilidade têm se somado as Tecnologias de Informação e à Internet de modo a alterar novamente a maneira como as organizações são arquitetadas, organizadas, geridas, se relacionam com seus clientes e funcionários e como lidam com as alterações do ambiente. Os benefícios de uma organização mobile permeiam diversas frentes, desde a qualidade do atendimento aos clientes, passando pela melhora dos fluxos de informação e, principalmente, a responsividade em frente a alterações inesperados do ambiente. Isso significa que as tecnologias de mobilidade têm contribuído para que as empresas e suas equipes sejam mais orientadas ao mercado e aos clientes, buscando operar sobre maior paradigma de performance, contribuindo assim para o crescimento dos negócios.
  • As tendências de queda nos custos de comunicação e de hardware em todo o mundo certamente contribuirão ainda mais para isso, assim como o ajuste de legislações locais sobre os modelos ideais de home-office. Quer saber mais? Acesse: www.e-consultingcorp.com.br Thiago de Assis Silva ............................................................ Contacte-me Linkedin Slideshare Twitter Créditos da foto: http://www.flickr.com/photos/manganite/178294403/Vídeo Link: http://video.techrepublic.com.com/2422-14074_11-355855.html Os 5 melhores smartphones para negócios (duração 4min - Inglês) A quantidade de opções de smartphones no mercado cresceu bastante. O vídeo abaixo foi produzido pela TechRepublic com o objetivo de ajudar os líderes de TI a escolher entre as melhores opções do mercado.