Os 10 principais erros do e mail marketing
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Os 10 principais erros do e mail marketing

on

  • 4,098 views

Um breve apanhado sobre os 10 principais erros do e-mail marketing. Para os iniciantes e para os já habituados com esta prática, um ótimo material.

Um breve apanhado sobre os 10 principais erros do e-mail marketing. Para os iniciantes e para os já habituados com esta prática, um ótimo material.

Statistics

Views

Total Views
4,098
Views on SlideShare
3,864
Embed Views
234

Actions

Likes
0
Downloads
47
Comments
0

4 Embeds 234

http://guilhermefranca.com.br 117
http://oregis.com.br 111
http://us-w1.rockmelt.com 5
http://feeds.feedburner.com 1

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Os 10 principais erros do e mail marketing Os 10 principais erros do e mail marketing Presentation Transcript

  • Os 10 principais erros do e-mail marketing Por Thiago Regis – thiago@pilulacriativa.com.br facebook.com/regis1985 @thigo_regis Com o grande avanço do e-mail marketing, muitas empresas de On-line Marketing criaram soluções para disparo, ferramentas milagrosas e pacotes incríveis visando elevar a marca e os produtos das empresas para os consumidores, porém sem um devido conhecimento básico sobre o que deve ou não ser feito em uma campanha de e-mail marketing, o resultado é catastrófico (Sim, catastrófico pois imagine uma campanha com disparo para 100.000 contatos não atingir sequer 5% dos clientes)?. Com essa catástrofe, muitas empresas criam um bloqueio sobre este tipo de serviço e criam uma pré-análise falsa do e-mail marketing. Bem, para quebrarmos esta pré-análise, montamos um guia para você que está iniciando seus trabalhos com e-mail marketing e para você que já possui uma aversão a este tipo de divulgação. As informações abaixo foram filtradas através do know hall adquirido com o passar do tempo e com a utilização de diversas ferramentas disponíveis no mercado.
  • 1 - Encontrei uma ferramenta gratuita dedisparo de e-mail marketing Ferramentas gratuitas são a primeira busca por quem quer começar a utilizar o e-mail marketing. A partir delas o drama e a análise negativa começam. Pense um pouco mais antes de utilizá-las e busque ferramentas boas.
  • 2 - Vou disparar e-mails via Outlook ouWebmail A probabilidade de seus e-mails caírem no lixo eletrônico ou mesmo não chegarem é muito grande e nem sempre o que se vê na sua tela é o que chega para o destinatário.Seu outlook e seu webmail foram feitos para envio de e-mails em baixa quantidade (envios únicos, pessoais ou com mínima quantidade de destinatários) e não para e-mail marketing.
  • 3 - Vou usar meu Gmail / Hotmail / Yahoo ... Qualquer disparo efetuado por e-mails pessoais tem um resultado falho pois são bloqueados ou mesmo caem em lixo eletrônico. Cuidado para não perder seu e-mail pessoal por efetuar estas práticas.
  • 4 - Vou disparar e-mails pelo meu própriodomínio (email@meudominio.com.br) Imaginando que um (sim, eu disse UM) e-mail normal demora alguns minutos para chegar no destinatário, imagine 10.000 / 50.000 / 1 milhão de e-mails disparados pelo e-mail de sua empresa. Além de parar seu e-mail, você irá parar o e-mail do diretor, da atendente do estagiário e os e-mails de mais algumas centenas de empresas que hospedam o site junto com você. Desista dessa prática!
  • 5 - Disparos sem sucesso, vou contrataruma ferramenta com o menor custo O barato custa caro! Achar que pagar barato para disparar seus e- mails é sinônimo de inteligência não vai trazer resultados positivos para você. Não contrate ferramentas pelo custo mas sim ferramentas que integrem eficiência, agilidade, relatórios e uma boa equipe de suporte ou consultoria para lhe ajudar em possíveis duvidas e melhorias.
  • 6 - Comprei uma lista de 1 milhão decontatos Um dos principais motivos da negatividade dos usuários de ferramentas de e-mail marketing são as listas compradas por preço de banana ou baixadas gratuitamente pela internet. Busque obter listas próprias (de clientes ou prospects) vindas de seu site, cadastros ou afins. Em último caso, busque uma empresa que venda listas segmentadas para seu ramo específico. O investimento acaba trazendo resultado.
  • 7 - Montei uma lâmina de e-mail marketing Como o recebimento de mensagens em nossos e- mails é absurdo, montar um texto simples em azul e vermelho gritante com a foto do seu produto e um “COMPRE JÁ!” não vai trazer resultado algum. Procure montar lâminas intuitivas, com conteúdo diferenciado e bem diagramado com uma boa estética e visual. Isso vai otimizar e muito seu retorno.
  • 8 - Imagens absurdamente grandes Faça suas lâminas otimizadas, com imagens fatiadas em pedaços e com o menor tamanho possível (algo abaixo de 100k se possível). Não ache que aquela magnífica foto comprada no Stock Image vai chegar no destinatário pois não vai!
  • 9 - Promoções / Liquidações / Brindes /Ofertas Assim como imagens, palavras também fazem grande estrago nos disparos. Isso porque os servidores de e-mail em sua grande parte possuem ferramentas anti-spam que visam o bloqueio de mensagens indesejáveis para seus destinatários ou mesmo as encaminham para o lixo eletrônico. Note que as mensagens que estão no lixo eletrônico do seu e-mail possuem informações do tipo “Compre agora” “Cadastre-se” “Grátis” “Oferta” “Promoção” “ Acesse o Link” e por ai vai... Evite estas frases e em hipótese alguma ache que colocando-as dentro das imagens você conseguirá “burlar” as ferramentas anti- spam. Elas conseguem analisar texto dentro de imagem!
  • 10 - E o relatório? Um dos principais itens de uma ferramenta de disparo de e-mail é o relatório. Através dele é possível saber tudo (sim, eu disse TUDO) que ocorreu com sua campanha, desde e-mails entregues, e-mails abertos, erros, horário de abertura, regiões de maior acesso, links acessados, etc. Procure informar-se se a ferramenta que está contratando possui estes itens, pois através destas informações você poderá otimizar cada vez mais seus disparos e transformá-los em retorno!
  • OU SEJA…Com este material, esperamos tirar a visãonegativa sobre o e-mail marketing e trazermelhorias contínuas em suas campanhas.Em breve iremos elaborar textos sobre as 10melhores iniciativas para disparo de campanhasde e-mails!
  • Créditos Thiago Regis Rodrigues Sócio – Diretor da empresa Pílula Criativa thiago@pilulacriativa.com.br facebook.com/regis1985 @thigo_regis www.pilulacriativa.com.br