SlideShare a Scribd company logo
1 of 53
características gerais de um SGBD open source Grupo: Thiago de A. Lima Daniel Fonseca Wlysses Chaves
PostGreSQL PostgreSQL  é um sistema gerenciador de banco de dados  objeto relacional  (SGBDOR),  desenvolvido como projeto de código aberto.
OPEN SOURCE Foi criado pela  OSI  (Open Source Initiative)  e refere-se a  software  também conhecido por  software  livre . Genericamente trata-se de  software  que respeita as quatro liberdades definidas pela  Free Software Foundation. 1ª liberdade:  A liberdade de executar o software, para qualquer uso.  2ª liberdade:  A liberdade de estudar o funcionamento de um programa e de      adaptá-lo às suas necessidades.  3ª liberdade:  A liberdade de redistribuir cópias. 4ª liberdade:  A liberdade de melhorar o programa e de tornar as modificações      públicas de modo que a comunidade inteira beneficie da melhoria. A realização de tais ações é reservada, pelo conceito de direito de autor, aos detentores dos direitos, que necessitam assim de permitir de forma explícita estas liberdades recorrendo a uma  licença de software livre .
LICENÇAS OPEN SOURCES Algumas licenças: General Public License  (Licença Pública Geral): A GPL é a licença com maior utilização por parte de projetos de software livre, em grande parte devido à sua adoção para o projeto GNU e o sistema operacional GNU/Linux. Licença Apache  é uma licença para software livre ( open source ) de autoria da Apache Software Foundation (ASF). Todo  software  produzido pela ASF ou qualquer um dos seus projetos e sub-projetos é licenciado de acordo com os termos da licença Apache.  BSD  permite que o software distribuído sob a licença, seja incorporado a produtos proprietários. Trabalhos baseados no material podem até ser liberados com licença proprietária. Alguns exemplos notáveis são: o uso de código do BSD (funções de rede de computadores) em produtos da Microsoft, e o uso de muitos componentes do FreeBSD no sistema Mac OS X da Apple Computer.
COMPARANDO LICENÇAS GPL BSD Express - Limitação ao tamanho dos dados (máximo 4Gb)  - Limitação ao tamanho de memória (máximo 1Gb) Informix -No Maximo um Processador e 2 GB de memória.
UM POUCO DA HISTORIA DO POSTGRE Após seu retorno a Berkeley, em 1985, Stonebraker começou um projeto pós-Ingres patrocinado pela DARPA (*Defense Advanced Research Projects Agency) e pelo ARO (Army Research Office) com o objetivo de resolver problemas com o modelo de banco de dados relacional.  O PostgreSQL é um dos resultados de uma ampla evolução que se iniciou com o projeto Ingres, desenvolvido na Universidade de Berkeley, Califórnia.  O líder do projeto, Michael Stonebraker, um dos pioneiros dos bancos de dados relacionais, deixou a universidade em 1982 para comercializar o Ingres, porém retornou a ela logo em seguida. *Agência de Pesquisas em Projetos Avançados
UM POUCO DA HISTORIA DO POSTGRE   Estas funcionalidades incluíam a habilidade de definir tipos, mas também a habilidade de descrever relações - as quais até este momento eram amplamente utilizadas, mas completamente mantidas pelo usuário. No Postgres, o banco de dados "compreendia" as relações e podia obter informações de tabelas relacionadas utilizando regras.   O principal problema era a incapacidade do modelo relacional compreender “tipos” (atualmente, chamados de objetos), ou seja, combinações de dados simples que formam uma única unidade.   O projeto resultante, chamado Postgres, era orientado a introduzir a menor quantidade possível de funcionalidades para completar o suporte a tipos.
UM POUCO DA HISTORIA DO POSTGRE   As principais características acrescentadas nas versões 6.x são MVCC (Multiversion Concurrency Control – Controle de Concorrência Multiversões), melhorias no SQL e novos tipos de dados nativos (novos tipos de datas e hora e tipos geométricos).   Em agosto de 1996, Marc Fournier, Bruce Momjian e Vadim B. Mikheev lançaram a primeira versão externa da Universidade de Berkeley e deram início à tarefa de estabilizar o código herdado. Também em 1996, o projeto foi renomeado para PostgreSQL a fim de refletir a nova linguagem de consulta ao banco de dados: SQL. A primeira versão de PostgreSQL, a 6.0, foi liberada em janeiro de 1997. Desde então, um grupo de desenvolvedores e de voluntários de todo o mundo, coordenados pela Internet, têm mantido o software e desenvolvido novas funcionalidades.
UM POUCO DA HISTORIA DO POSTGRE A versão 8.0 foi lançada em janeiro de 2005 e entre outras novidades, foi a primeira a ter suporte nativo para Microsoft Windows (tradicionalmente, o PostgreSQL só rodava de forma nativa em sistemas Unix e, em sistemas Windows - através da biblioteca Cygwin). Dentre as muitas novidades da versão 8.x, pode-se destacar o suporte a tablespaces, savepoints, point-in-time recovery, roles e Two-Phase Commit (2PC). Em julho de 2009 foi lançada a versão mais recente: 8.4. Em maio de 2000 foi liberada a versão 7.0. As versões 7.x trouxeram as seguintes novas funcionalidades: Write-Ahead Log (WAL), esquemas SQL, outer joins, suporte a IPv6, indexação por texto, suporte melhorado a SSL e informações estatísticas do banco de dados. Em um sistema usando WAL, todas as modificações são gravadas em um log antes de serem aplicadas.  Uma das principais vantagens da utilização do WAL é um número reduzido de forma significativa de gravações em disco, pois somente o arquivo de log deve ser liberado para o disco no momento da confirmação da transação, ao invés de cada arquivo de dados alterados pela transação. Em ambientes de multiusuários, efetivação de várias transações podem ser realizadas com um único fsync do arquivo de log
UM POUCO DA HISTORIA DO POSTGRE ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],O PostgreSQL 9.0 inclui ainda dezenas de outras grandes melhorias que aprimoram todos os aspectos do projeto e da performance de aplicações de bancos de dados, incluindo: suporte a windows 64 bits, gatilhos condicionais e por coluna, atualização in loco da 8.3 e 8.4, restrições de unicidade postergáveis, e mensagens assíncronas de alto desempenho
COMO PARTICIPAR ? O PostgreSQL é um projeto open source coordenado pelo PostgreSQL Global Development Group. Embora as atividades do grupo sejam patrocinadas por diversas organizações de todo o mundo, seu modelo de desenvolvimento é o modelo Bazar (originalmente apresentado em A Catedral e o Bazar de Eric S. Raymond). Portanto, o desenvolvimento do PostgreSQL é feito por um grupo de desenvolvedores, em sua maioria voluntários, espalhados por todo o mundo e que se comunicam via Internet. Logo, trata-se, de um projeto direcionado pela comunidade de desenvolvedores e de usuários, a qual qualquer pessoa pode se juntar, bastando se inscrever em listas de discussão e participar delas.
COMO PARTICIPAR ? Voluntários interessados em contribuir com o projeto também podem consultar as sugestões de tarefas de desenvolvimento de novas funções e de correções de erros que são publicadas ou apresentar suas próprias sugestões. O código desenvolvido é submetido à equipe do projeto que pode aceitá-lo e incluí-lo nas novas versões ou recusá-lo. Voluntários também podem colaborar gerando documentação ou realizando traduções!
LICENÇA O PostgreSQL usa a licença BSD, que requer apenas que o código fonte licenciado mantenha seu direito de cópia e informação da licença. Esta licença certificada pela OSI é amplamente vista como flexível e amigável à empresas, já que ela não restringe o uso do PostgreSQL com aplicações comerciais e proprietárias. Juntamente com suporte de múltiplas empresas e propriedade pública do código, a licença BSD torna o PostgreSQL muito popular com fabricantes que querem anexar um banco de dados com seus próprios produtos sem medo de ônus financeiro, prisão à um só fabricante, ou mudanças nos termos de licenças.
LINGUAGEM A principal linguagem de programação utilizada no desenvolvimento do PostgreSQL 8.3.0 é o ANSI C. Entretanto, também são utilizadas minoritariamente outras linguagens conforme mostra a tabela. Linguagens de Programação utilizadas no PostgreSQL 8.3.0 Linguagem  Linhas de código % ANSI C 541.312 94,66 yacc 15.527 2,72 lex 5.580 0,98 sh 5.412 0,95 perl 3.913 0,68 asm 65 0,01 python 12 0,00
LIMITES DO POSTGRES ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],Ilimitado 32 TB 1.6 TB 1 GB Ilimitado 250–1600 dependendo do tipo de coluna Ilimitado
ESTADO ATUAL Além de doações, o projeto PostgreSQL se sustenta pelo patrocínio de diversas empresas, entre as quais se destacam: Fujitsu, Hub.Org, NTT Group, Red Hat, Skype, SRA e Sun Microsystems. O software tem adquirido prestígio na comunidade Linux, tendo recebido diversas vezes o prêmio Linux Journal Editor's Choice de melhor sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD). A aceitação do PostgreSQL tem se ampliado para além da comunidade de código aberto. Há entre os seus usuários grandes empresas internacionais, órgãos governamentais de vários países e universidades de prestígio mundial. Existe uma lista dos principais usuários no Brasil e no mundo e, também, há alguns estudos de caso de aplicações que utilizam o PostgreSQL.
QUEM USA POSTGRE ? U.S. State Department
CASOS DE SUCESSO O Detran do Ceará economizou R$ 1,7 milhão com banco de dados livre. A decisão do governo cearense de substituir a solução de banco de dados da Oracle pelo PostgreSQL fez com que o Detran economizasse gastos com pagamento de licenças e serviço de suporte técnico. O Detran tinha a seguinte arquitetura: um servidor de aplicação ligado a um servidor Oracle. Era nesta situação que as 1.287 tabelas e 426 views do banco se encontravam. Gastava-se muito dinheiro com o pagamento de licenças e o governador queria que o Detran utilizasse o Software Livre. Pensou-se em utilizar o MySQL, mas optou-se pelo PostgreSQL, que já era o banco de dados oficial do Governo do Ceará.
CASOS DE SUCESSO Quais foram as principais dificuldades encontradas? A principal dificuldade era que a equipe estava ocupada com as tarefas diárias de manutenção e desenvolvimento de novas ferramentas para o órgão. Além disso, a base de dados era muito complexa e utilizava muitos recursos que até então estavam disponíveis apenas no Oracle. Outro fator negativo foi que poucos técnicos tinham conhecimento em PostgreSQL. Como é a arquitetura do banco hoje? Agora o servidor de aplicação é ligado diretamente a um balanceador de carga, que é ligado a dois servidores do banco de dados. Além da economia com as licenças, quais outros resultados positivos a nova arquitetura trouxe? As consultas ficaram mais rápidas. Tem uma que levava 2 horas e, depois da migração, passou a ser realizada em 6 minutos. Na primeira vez, o responsável do Detran não acreditou e acabamos gastando as 2 horas tentando convencer que a consulta tinha sido mesmo realizada em 6 minutos.
CASOS DE SUCESSO Empresa química alemã e uma das maiores empresas do mundo. No Brasil é também proprietária da empresa Suvinil, líder no mercado interno de tintas.   A  BASF  está presente em todos os países da  América do Sul , com exceção das Guianas e Suriname. Beneficio do uso de PostGreSQL: ,[object Object],[object Object],[object Object]
CASOS DE SUCESSO A Caixa precisava modernizar seu sistema de auto-atendimento e  decidiu pela substituição dos sistemas existentes. Este novo ambiente ganhou o nome de Multicanal. ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],Durante os testes, a solução baseada em Software Livre construída pela 4Linux se mostrou com a  melhor relação custo por transação por segundo  e foi a escolhida pela CAIXA para suportar a infra-estrutura do Multicanal. Atualmente o ambiente multicanal atende mais de  20.000 ATMs , picos de  6.000.000 de transações bancárias e sociais por dia , com mais de  18.000.000 de  transações de banco de dados por dia . Passam pelo multicanal mais de  R$ 1 bilhão por mês .
CARACTERÍSTICAS ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
TOTALMENTE ACID ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],ACID  (acrônimo de  A tomicidade,  C onsistência,  I solamento e  D urabilidade) A tomicidade  - uma transação é totalmente executada ou totalmente revertida sem deixar efeitos no banco de dados C onsistência  - os resultados são coerentes com as operações realizadas I solamento  - a execução de uma transação não interfere ou sofre interferência em relação às demais transações em execução D urabilidade  - o resultado das transações deve ser persistido fisicamente no banco de dados.
ADMINISTRAÇÃO SERVIDOR ,[object Object]
Arquitetura do PostGres Aplicação Cliente Conector PostGre postmaster (daemon) postgre (backend) postgre (backend) postgre (backend) Fork Conexão inicial e autenticação Comunicação (Queries, resultados, etc) Kernel buffer Disco CLIENTE SERVIDOR BD Físico Tabelas Buffer
ARQUITETURA DO POSTGRESQL ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
ALGUMAS VANTAGENS ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
ALGUMAS VANTAGENS Algumas mudanças da versão mais recente Replicação e Escalabilidade:  Hot Standby, Replicação em Fluxo Administração e Segurança:  Atualização in Loco (Upgrade-in-Place) Integrada (pg_upgrade), Autenticação RADIUS, Verificação de Força de Senha (passwordcheck) Comandos de Gestão de Permissões de Banco de Dados Facilitados (GRANT ON ALL e DEFAULT PERMISSIONS) Projeto de Bancos de Dados e SQL:  Restrições de Unicidade Postergáveis, Gatilhos Condicionais. Gatilhos por Colunas, Ordenamento em Agregações, Novas "Windowing Functions" (RANGE PRECEEDING e FOLLOWING). Funções Armazenadas (Stored Procedures):  Blocos de Código de Procedimento Anônimos (comando DO), Melhorias nas Funções Armazenadas em Perl e Python (incluindo suporte ao Python 3), Chamadas com Parâmetros Nomeados Performance e Recursos Avançados:  Mensagens Assíncronas Melhoradas (LISTEN/NOTIFY), Suporte a Windows 64-bit, Otimização para Consultas Geradas por ORM (remoção de JOIN), Chaves Únicas para Dados não Escalares (Exclusion Constraints), Suporte Expantido para Dados Chave-Valor (HStore), Planos de Explain em JSON e XML
PGAccess : esta é a interface gráfica para usuário (GUI) original do PostgreSQL, no estilo do navegador de banco de dados do MS Access, escrito em Tcl/Tk.  phpPgAdmin : um clone do popular phpMyAdmin, otimizado para o PostgreSQL. Esta é uma ferramenta administrativa muito boa, robusta, e existe uma versão totalmente em português. Funciona muito bem, tem muitas funcionalidades e é código livre. PGAdmin III : uma interface completa de administração do PostgreSQL, praticamente o cliente oficial. OpenOffice.org : o OpenOffice.org 2 traz o aplicativo Base que via JDBC permite uma manipulação bem avançada de bases de dados possibilitando o desenvolvimento de formulários e relatórios bem complexos. Xpg : interface de administração do banco de dados PostgreSQL baseado em Java, com acesso a tabelas e entrada de dados, interface para consultas e habilidade para exportar o resultado das mesmas para relatórios em HTML. Porém tem algumas limitações, algumas funções como criação de índices não podem ser feitas visualmente. É de código livre e tem um instalador RPM. FERRAMENTAS
FERRAMENTAS
BACKUP, EVITANDO DESASTRES ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
BACKUP, EVITANDO DESASTRES Método SQL-dump :  A idéia por trás do Método SQL-dump é gerar um arquivo texto contendo comandos SQL que, ao serem processados pelo servidor, recriam o banco de dados no mesmo estado em que este se encontrava quando o arquivo foi gerado. O PostgreSQL disponibiliza o programa utilitário pg_dump para esta finalidade. (o pg_dump não bloqueia outras operações no banco enquanto ta executando). Cópia de segurança no nível de sistema de arquivo:  Uma estratégia alternativa para fazer cópia de segurança, é copiar diretamente os arquivos que o PostgreSQL usa para armazenar os dados dos bancos de dados. (O servidor de dados precisa estar totalmente parado tanto na hora de fazer a cópia como na hora re restaurar). Cópia de segurança em-linha:  Durante todo o tempo, o PostgreSQL mantém o  registro de escrita prévia (WAL = write ahead log) no subdiretório  pg_xlog do diretório de dados do agrupamento. O WAL contém todas as alterações realizadas nos arquivos de dados do banco de dados. O WAL existe, principalmente, com a finalidade de fornecer segurança contra quedas: se o sistema cair, o banco de dados pode retornar a um estado consistente “refazendo” as entradas gravadas desde o último ponto de controle. Se for necessário fazer a recuperação, pode ser feita a recuperação da cópia de segurança do banco de dados no nível de sistema de arquivos e, depois, refeitas as alterações a partir da cópia dos arquivos de segmento do WAL, para trazer a restauração para o tempo presente.
Iniciando no PostGreSQL Como montar nesse elefante gigante?
CONECTANDO AO BANCO
CRIANDO O BANCO DE DADOS CREATE DATABASE  nome_do_banco  OWNER  dono_do_banco  TEMPLATE   template   ENCODING   codificação TABLESPACE   tablespace OWNER  Normalmente, o criador se torna o dono do novo banco de dados. Os superusuários podem criar bancos de dados cujos donos são outros usuários utilizando a cláusula; TEMPLATE  Por padrão, o novo banco de dados é criado clonando o banco de dados comum do sistema  template1 . Um modelo diferente pode ser especificado escrevendo TEMPLATE modelo; ENCODING  Codificação do conjunto de caracteres a ser utilizado no novo banco de dados; TABLESPACE  O nome do espaço de tabelas associado ao novo banco de dados, ou DEFAULT para utilizar o espaço de tabelas do banco de dados modelo;
CONCEITO DE SCHEMAS NO POSTGRESQL A partir da versão 7.3, o PostgreSQL iniciou o suporte a Schema, no qual é possível criar um espaço lógico (namespace) dentro do banco de dados para armazenar os objetos: Dados, tabelas, funções, etc. CREATE SCHEMA  nome_do_esquema  AUTHORIZATION   nome_do_usuário  Ou CREATE SCHEMA AUTHORIZATION  nome_do_usuário Obs: Se for omitido, o nome do usuário será usado como o nome do esquema . ,[object Object],[object Object],[object Object]
CRIANDO TABELAS CREATE TABLE  nome_do_schema .nome_da_tabela  ( nome_da_coluna  tipo_de_dado  [restrição_de_coluna] )  INHERITS  (tabela_ancestral) TABLESPACE  espaço_de_tabela ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
RESTRIÇÃO DE COLUNA E RESTRIÇÃO DE TABELA CHECK CREATE TABLE  produtos (  cod_prod  integer,   nome  text,  preco  numeric   CHECK (preco > 0) ); UNIQUE CREATE TABLE  exemplo (  a  integer  UNIQUE,  b  integer ,  c  integer,  ); PRIMARY KEY   CREATE TABLE  produtos (  cod_prod  integer   PRIMARY KEY ,  nome  text,  preco  numeric  ); FOREIGN KEY CREATE TABLE  pedidos (  cod_pedido  integer   PRIMARY KEY, cod_prod  integer   REFERENCES produtos (cod_prod) ,   quantidade  integer ); CREATE TABLE  produtos (  cod_prod  integer,  nome  text,  preco  numeric , CONSTRAINT CK_preco  CHECK(preco>0) ); CREATE TABLE  exemplo (  a  integer,   b  integer ,  c  integer, CONSTRAINT U_exemplo UNIQUE(a)  ); CREATE TABLE  produtos (  cod_prod  integer,   nome  text,  preco  numeric, CONSTRAINT PK_produtos PRIMARY KEY(cod_prod) ); CREATE TABLE  pedidos (  cod_pedido  integer   PRIMARY KEY, cod_prod  integer, quantidade  integer, CONSTRAINT FK_prod  FOREIGN KEY (cod_prod) REFERENCES produto(cod_prod) ); RESTRIÇÃO DE COLUNA    RESTRIÇÃO DE TABELA
SEQUENCE E AUTO-INCREMENTO  CREATE SEQUENCE  nome  INCREMENT BY  incremento MINVALUE   valor_mínimo  MAXVALUE  valor_máximo  START WITH  início Ver estado atual da sequence: SELECT  *  FROM  nome_da_sequence ; Selecionar o próximo valor desta seqüência:  SELECT  nextval(‘nome_da_sequence');  Utilizar esta seqüência no comando INSERT:  INSERT INTO  distribuidores  VALUES  ( nextval('serial') ,   'nada'); Obs.: No Oracle  nextval e currval  são pseudocolunas e não funções.
SEQUENCE E AUTO-INCREMENTO  Modos de se obter colunas de auto-incremento: Usando uma sequence: CREATE SEQUENCE  seq_teste  INCREMENT BY  1  MINVALUE  1  START WITH  1; CREATE TABLE  testesequence( id  integer  DEFAULT nextval('seq_teste') NOT NULL, nome  varchar(50) ) Usando os tipos SERIAL ou BIGSERIAL: Serial:  inteiro de quatro bytes com auto-incremento; Bigserial :  inteiro de oito bytes com auto-incremento. Tipo Serial 4 bytes: de  1  a  2147483647 Tipo bigserial 8 bytes: de  1  a  9223372036854775807 CREATE TABLE  pessoa( id  serial   PRIMARY KEY, nome  varchar(50) ) Obs:  Os tipos de dado serial e bigserial não são tipos verdadeiros, mas meramente uma notação conveniente para definir colunas identificadoras únicas (semelhante à propriedade AUTO_INCREMENTO existente em alguns outros bancos de dados).  Mudando o valor inicial de uma sequence usando SERIAL: ALTER SEQUENCE  tabela_coluna_seq  RESTART WITH  1000;
HERDANDO DE OUTRA TABELA INHERITS (herda) especifica uma lista de tabelas das quais a nova tabela herda, automaticamente, todas as colunas.  O uso de INHERITS cria um relacionamento persistente entre a nova tabela descendente e suas tabelas ancestrais. As modificações de esquema nas tabelas ancestrais normalmente se propagam para as tabelas descendentes. Exemplo: CREATE TABLE  tabelaPai ( id  serial PRIMARY KEY, nome  varchar(40) ) CREATE TABLE  tabelaFilho( sobrenome  varchar(40) ) INHERITS(tabelaPai) Dois inserts na tabela filho: INSERT INTO  tabelaFilho (nome,sobrenome)  VALUES  ('Bazinga','Da Silva') INSERT INTO  tabelaFilho (nome,sobrenome)  VALUES  ('Fulano','De Tal') Um insert na tabela pai: INSERT INTO  tabelaPai (nome)  VALUES  ('Chewbacca') Select tabela filho: Select tabela pai:
O principal problema era a incapacidade do modelo relacional compreender “tipos” (atualmente, chamados de objetos), ou seja, combinações de dados simples que formam uma única unidade. Problema com o
OBJETO RELACIONAL Tipos de Dados: CREATE TYPE  endereco  AS  ( rua  varchar, numero  integer ) Uso em tabela:  CREATE TABLE  pessoa ( id  SERIAL PRIMARY KEY, nome  varchar, endereco  endereco ) Inserindo:  INSERT INTO  pessoa(nome,endereco)  VALUES  (‘Fulano ', (‘R. José das Cuias',11) ) INSERT INTO  pessoa (endereco)  VALUES  ( ROW('Street Sand',69) ) Coluna única é obrigado usar “ROW”
 
PL/pgSQL é uma linguagem procedural carregável desenvolvida para o sistema de banco de dados PostgreSQL. Os objetivos de projeto da linguagem PL/pgSQL foram no sentido de criar uma linguagem procedural carregável que pudesse:  •  ser utilizada para criar procedimentos de funções e de gatilhos;  •  adicionar estruturas de controle à linguagem SQL;  •  realizar processamentos complexos;  •  herdar todos os tipos de dado, funções e operadores definidos pelo usuário;  •  ser definida como confiável pelo servidor;  •  ser fácil de utilizar. INTRODUÇÃO
CREATE OR REPLACE FUNCTION  NOME_DA_FUNÇÃO  ( Variavel  TIPO , ) RETURNS  TIPO  AS $$ DECLARE  Variavel  TIPO ; BEGIN  instruções  RETURN; EXCEPTION  WHEN  tipo_da_excessão   THEN   instruções_do_tratador   RETURN ; END; $$ LANGUAGE  plpgsql; ESTRUTURA DE UMA FUNÇÃO EM PL/PGSQL Só possui parâmetros IN.  Delimitador Definição da Linguagem
TIPOS EM PL/PGSQL ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Domínios são úteis para abstrair campos comuns entre tabelas em um único local para manutenção. Por exemplo, uma coluna de endereço de correio eletrônico pode ser usada em várias tabelas, todas com as mesmas propriedades. Em vez de definir as restrições em cada tabela individualmente, deve ser definido e utilizado um domínio. CREATE DOMAIN  nome_do_dominio AS  tipo  CHECK (  condição ) DOMÍNIO
DOMÍNIO Exemplo: --Criação da função que valida tipo sanguineo CREATE OR REPLACE FUNCTION  validarSangue (p1  varchar ) RETURNS   boolean   AS $$ BEGIN RETURN   (lower(p1) IN ('a', 'b', 'ab', 'o')); END; $$ LANGUAGE plpgsql; CREATE DOMAIN  tipoSanguineo  AS   varchar   CHECK ( validarSangue( VALUE )) CREATE TABLE  pessoa2  ( id  serial PRIMARY KEY, nome  varchar(50), sangue  tipoSanguineo ) INSERT INTO  pessoa2(nome,sangue)  VALUES  ('vovozona','a'); //Inserção ok! INSERT INTO  pessoa2(nome,sangue)  VALUES  ('Sheldon','y');
Em que situação o PostGreSQL deve ser usado ?
O que andam falando do PostGreSQL ? ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  Documentação Oficial Traduzida: http://wiki.postgresql.org.br/Documenta%C3%A7%C3%A3o?action=AttachFile&do=get&target=manual_pg.pdf.zip
Fim

More Related Content

What's hot

Conceitos de Banco de dados e SGBD
Conceitos de Banco de dados e SGBDConceitos de Banco de dados e SGBD
Conceitos de Banco de dados e SGBDVinicius Buffolo
 
Banco de dados orientados a objetos
Banco de dados orientados a objetos Banco de dados orientados a objetos
Banco de dados orientados a objetos Raquel Machado
 
Trabalho de sistema operativo servidor
Trabalho de sistema operativo servidorTrabalho de sistema operativo servidor
Trabalho de sistema operativo servidordtml2k
 
Aula1 - Apresentação de Banco de Dados
Aula1 - Apresentação de Banco de DadosAula1 - Apresentação de Banco de Dados
Aula1 - Apresentação de Banco de DadosRafael Albani
 
Lista de Exerícios - Manutenção e Redes de Computadores IFNMG - Campus Januária
Lista de Exerícios - Manutenção e Redes de Computadores IFNMG - Campus JanuáriaLista de Exerícios - Manutenção e Redes de Computadores IFNMG - Campus Januária
Lista de Exerícios - Manutenção e Redes de Computadores IFNMG - Campus JanuáriaSuzana Viana Mota
 
Aula 09 - Memórias do Computador
Aula 09 - Memórias do ComputadorAula 09 - Memórias do Computador
Aula 09 - Memórias do ComputadorSuzana Viana Mota
 
1.Introdução Banco de Dados
1.Introdução Banco de Dados1.Introdução Banco de Dados
1.Introdução Banco de Dadosvini_campos
 
Lógica de programação { para iniciantes }
Lógica de programação { para iniciantes }Lógica de programação { para iniciantes }
Lógica de programação { para iniciantes }Mariana Camargo
 
Apostila de Banco de Dados
Apostila de Banco de Dados Apostila de Banco de Dados
Apostila de Banco de Dados info_cimol
 
Programação orientada a objetos
Programação orientada a objetosProgramação orientada a objetos
Programação orientada a objetosCleyton Ferrari
 
Banco de Dados I Aula 02 - Introdução aos Bancos de Dados
Banco de Dados I  Aula 02 - Introdução aos Bancos de DadosBanco de Dados I  Aula 02 - Introdução aos Bancos de Dados
Banco de Dados I Aula 02 - Introdução aos Bancos de DadosLeinylson Fontinele
 
Aula 01 - Sistemas Operacionais - Windows 10
Aula 01 - Sistemas Operacionais - Windows 10Aula 01 - Sistemas Operacionais - Windows 10
Aula 01 - Sistemas Operacionais - Windows 10LucasMansueto
 
Aula 04 - Medidas de Armazenamento
Aula 04 - Medidas de ArmazenamentoAula 04 - Medidas de Armazenamento
Aula 04 - Medidas de ArmazenamentoSuzana Viana Mota
 
Treinamento de SQL Básico
Treinamento de SQL BásicoTreinamento de SQL Básico
Treinamento de SQL BásicoIgor Alves
 
Introdução à Análise de Sistemas
Introdução à Análise de SistemasIntrodução à Análise de Sistemas
Introdução à Análise de SistemasNécio de Lima Veras
 
Banco de Dados - Introdução - Projeto de Banco de Dados - DER
Banco de Dados - Introdução - Projeto de Banco de Dados - DERBanco de Dados - Introdução - Projeto de Banco de Dados - DER
Banco de Dados - Introdução - Projeto de Banco de Dados - DERRangel Javier
 

What's hot (20)

Conceitos de Banco de dados e SGBD
Conceitos de Banco de dados e SGBDConceitos de Banco de dados e SGBD
Conceitos de Banco de dados e SGBD
 
Banco de dados orientados a objetos
Banco de dados orientados a objetos Banco de dados orientados a objetos
Banco de dados orientados a objetos
 
Trabalho de sistema operativo servidor
Trabalho de sistema operativo servidorTrabalho de sistema operativo servidor
Trabalho de sistema operativo servidor
 
Aula1 - Apresentação de Banco de Dados
Aula1 - Apresentação de Banco de DadosAula1 - Apresentação de Banco de Dados
Aula1 - Apresentação de Banco de Dados
 
Lista de Exerícios - Manutenção e Redes de Computadores IFNMG - Campus Januária
Lista de Exerícios - Manutenção e Redes de Computadores IFNMG - Campus JanuáriaLista de Exerícios - Manutenção e Redes de Computadores IFNMG - Campus Januária
Lista de Exerícios - Manutenção e Redes de Computadores IFNMG - Campus Januária
 
Aula 09 - Memórias do Computador
Aula 09 - Memórias do ComputadorAula 09 - Memórias do Computador
Aula 09 - Memórias do Computador
 
1.Introdução Banco de Dados
1.Introdução Banco de Dados1.Introdução Banco de Dados
1.Introdução Banco de Dados
 
Lógica de programação { para iniciantes }
Lógica de programação { para iniciantes }Lógica de programação { para iniciantes }
Lógica de programação { para iniciantes }
 
Apostila de Banco de Dados
Apostila de Banco de Dados Apostila de Banco de Dados
Apostila de Banco de Dados
 
Sistemas de arquivos
Sistemas de arquivosSistemas de arquivos
Sistemas de arquivos
 
Programação orientada a objetos
Programação orientada a objetosProgramação orientada a objetos
Programação orientada a objetos
 
Banco de Dados I Aula 02 - Introdução aos Bancos de Dados
Banco de Dados I  Aula 02 - Introdução aos Bancos de DadosBanco de Dados I  Aula 02 - Introdução aos Bancos de Dados
Banco de Dados I Aula 02 - Introdução aos Bancos de Dados
 
Apostila cobol
Apostila cobolApostila cobol
Apostila cobol
 
Aula 01 - Sistemas Operacionais - Windows 10
Aula 01 - Sistemas Operacionais - Windows 10Aula 01 - Sistemas Operacionais - Windows 10
Aula 01 - Sistemas Operacionais - Windows 10
 
So-mod-1
So-mod-1So-mod-1
So-mod-1
 
Aula 04 - Medidas de Armazenamento
Aula 04 - Medidas de ArmazenamentoAula 04 - Medidas de Armazenamento
Aula 04 - Medidas de Armazenamento
 
Treinamento de SQL Básico
Treinamento de SQL BásicoTreinamento de SQL Básico
Treinamento de SQL Básico
 
Introdução à Análise de Sistemas
Introdução à Análise de SistemasIntrodução à Análise de Sistemas
Introdução à Análise de Sistemas
 
Por que PostgreSQL?
Por que PostgreSQL?Por que PostgreSQL?
Por que PostgreSQL?
 
Banco de Dados - Introdução - Projeto de Banco de Dados - DER
Banco de Dados - Introdução - Projeto de Banco de Dados - DERBanco de Dados - Introdução - Projeto de Banco de Dados - DER
Banco de Dados - Introdução - Projeto de Banco de Dados - DER
 

Viewers also liked

Curso de PostgreSQL: Um pouco Além dos Comandos
Curso de PostgreSQL: Um pouco Além dos ComandosCurso de PostgreSQL: Um pouco Além dos Comandos
Curso de PostgreSQL: Um pouco Além dos ComandosMarcos Thomaz
 
PostgreSQL
PostgreSQLPostgreSQL
PostgreSQLbrobelo
 
PostgreSQL: O melhor banco de dados Universo
PostgreSQL: O melhor banco de dados UniversoPostgreSQL: O melhor banco de dados Universo
PostgreSQL: O melhor banco de dados Universoelliando dias
 
Criação de log de ações através do banco - PostgreSQL
Criação de log de ações através do banco - PostgreSQLCriação de log de ações através do banco - PostgreSQL
Criação de log de ações através do banco - PostgreSQLMarcos Thomaz
 
Full Text Search - Busca Textual no PostgreSQL
Full Text Search -  Busca Textual no PostgreSQLFull Text Search -  Busca Textual no PostgreSQL
Full Text Search - Busca Textual no PostgreSQLJuliano Atanazio
 
Postgre S Q L Apresentacao U F C
Postgre S Q L Apresentacao U F CPostgre S Q L Apresentacao U F C
Postgre S Q L Apresentacao U F CRibamar Sousa
 
MySQL e Oracle para Desenvolvedores
MySQL e Oracle para DesenvolvedoresMySQL e Oracle para Desenvolvedores
MySQL e Oracle para DesenvolvedoresAirton Lastori
 
Gerenciamento de Performance
Gerenciamento de PerformanceGerenciamento de Performance
Gerenciamento de PerformanceAdeildo Caboclo
 
Apostila de postgre
Apostila de postgreApostila de postgre
Apostila de postgrems6675
 
Arquitetura Cliente-Servidor - Banco de dados
Arquitetura Cliente-Servidor - Banco de dadosArquitetura Cliente-Servidor - Banco de dados
Arquitetura Cliente-Servidor - Banco de dadosIsrael Messias
 
Apresentação Oracle SGBD
Apresentação Oracle SGBDApresentação Oracle SGBD
Apresentação Oracle SGBDDenis Vieira
 
Novidades da versão 9.0 do PostgreSQL
Novidades da versão 9.0 do PostgreSQLNovidades da versão 9.0 do PostgreSQL
Novidades da versão 9.0 do PostgreSQLMatheus Espanhol
 

Viewers also liked (20)

Curso de PostgreSQL: Um pouco Além dos Comandos
Curso de PostgreSQL: Um pouco Além dos ComandosCurso de PostgreSQL: Um pouco Além dos Comandos
Curso de PostgreSQL: Um pouco Além dos Comandos
 
Modelos de Banco de dados e SGBDS
Modelos de Banco de dados e SGBDSModelos de Banco de dados e SGBDS
Modelos de Banco de dados e SGBDS
 
PostgreSQL
PostgreSQLPostgreSQL
PostgreSQL
 
PostgreSQL: O melhor banco de dados Universo
PostgreSQL: O melhor banco de dados UniversoPostgreSQL: O melhor banco de dados Universo
PostgreSQL: O melhor banco de dados Universo
 
Criação de log de ações através do banco - PostgreSQL
Criação de log de ações através do banco - PostgreSQLCriação de log de ações através do banco - PostgreSQL
Criação de log de ações através do banco - PostgreSQL
 
Full Text Search - Busca Textual no PostgreSQL
Full Text Search -  Busca Textual no PostgreSQLFull Text Search -  Busca Textual no PostgreSQL
Full Text Search - Busca Textual no PostgreSQL
 
Postgre S Q L Apresentacao U F C
Postgre S Q L Apresentacao U F CPostgre S Q L Apresentacao U F C
Postgre S Q L Apresentacao U F C
 
Exercícios PL/SQL
Exercícios PL/SQLExercícios PL/SQL
Exercícios PL/SQL
 
PostgreSQL
PostgreSQLPostgreSQL
PostgreSQL
 
MySQL e Oracle para Desenvolvedores
MySQL e Oracle para DesenvolvedoresMySQL e Oracle para Desenvolvedores
MySQL e Oracle para Desenvolvedores
 
Netemul
NetemulNetemul
Netemul
 
Se meu elefante falasse
Se meu elefante falasseSe meu elefante falasse
Se meu elefante falasse
 
Gerenciamento de Performance
Gerenciamento de PerformanceGerenciamento de Performance
Gerenciamento de Performance
 
Apostila de postgre
Apostila de postgreApostila de postgre
Apostila de postgre
 
Arquivos No Banco
Arquivos No BancoArquivos No Banco
Arquivos No Banco
 
Arquitetura Cliente-Servidor - Banco de dados
Arquitetura Cliente-Servidor - Banco de dadosArquitetura Cliente-Servidor - Banco de dados
Arquitetura Cliente-Servidor - Banco de dados
 
Apresentação Oracle SGBD
Apresentação Oracle SGBDApresentação Oracle SGBD
Apresentação Oracle SGBD
 
Postgre sql
Postgre sqlPostgre sql
Postgre sql
 
Novidades da versão 9.0 do PostgreSQL
Novidades da versão 9.0 do PostgreSQLNovidades da versão 9.0 do PostgreSQL
Novidades da versão 9.0 do PostgreSQL
 
Conceitos E Aplicações
Conceitos E AplicaçõesConceitos E Aplicações
Conceitos E Aplicações
 

Similar to PostgreSQL

Oficina inpe sadeck
Oficina inpe sadeckOficina inpe sadeck
Oficina inpe sadeckLuis Sadeck
 
Desenvolvendo Aplicações com Software Livre
Desenvolvendo Aplicações com Software LivreDesenvolvendo Aplicações com Software Livre
Desenvolvendo Aplicações com Software Livreelliando dias
 
Introdução a programação em python d3
Introdução a programação em python d3Introdução a programação em python d3
Introdução a programação em python d3Moises de Paula
 
Cent-OS - Sistema Operacional
Cent-OS - Sistema OperacionalCent-OS - Sistema Operacional
Cent-OS - Sistema OperacionalAnderson Favaro
 
ConheçA O Apache 2.0 Parte 2
ConheçA O Apache 2.0   Parte 2ConheçA O Apache 2.0   Parte 2
ConheçA O Apache 2.0 Parte 2Felipe Santos
 
Bancodedadosesgbds 140326151327-phpapp01
Bancodedadosesgbds 140326151327-phpapp01Bancodedadosesgbds 140326151327-phpapp01
Bancodedadosesgbds 140326151327-phpapp01Sugizo Akino
 
PostgreSQL-Prático.pdf
PostgreSQL-Prático.pdfPostgreSQL-Prático.pdf
PostgreSQL-Prático.pdfArleiEvaristo
 
Instalando e usando a XPages Extension Library para IBM Designer - extlib (Po...
Instalando e usando a XPages Extension Library para IBM Designer - extlib (Po...Instalando e usando a XPages Extension Library para IBM Designer - extlib (Po...
Instalando e usando a XPages Extension Library para IBM Designer - extlib (Po...Bruno Grange
 
Infra de provedores de serviço com software livre
Infra de provedores de serviço com software livreInfra de provedores de serviço com software livre
Infra de provedores de serviço com software livreIsaque Profeta
 
BANCO DE DADOS MONGODB VS BANCO DE DADOS SQL SERVER 2008
BANCO DE DADOS MONGODB VS BANCO DE DADOS SQL SERVER 2008BANCO DE DADOS MONGODB VS BANCO DE DADOS SQL SERVER 2008
BANCO DE DADOS MONGODB VS BANCO DE DADOS SQL SERVER 2008CharlesAlfenasmg
 
Artigo: Aplicando recomendações de segurança na instalação do Zabbix
Artigo: Aplicando recomendações de segurança na instalação do ZabbixArtigo: Aplicando recomendações de segurança na instalação do Zabbix
Artigo: Aplicando recomendações de segurança na instalação do ZabbixAécio Pires
 
Desenvolvimento Web em ambiente de software livre
Desenvolvimento Web em ambiente de software livreDesenvolvimento Web em ambiente de software livre
Desenvolvimento Web em ambiente de software livrePedro Neto
 

Similar to PostgreSQL (20)

PostgreSQL
PostgreSQLPostgreSQL
PostgreSQL
 
Oficina inpe sadeck
Oficina inpe sadeckOficina inpe sadeck
Oficina inpe sadeck
 
Desenvolvendo Aplicações com Software Livre
Desenvolvendo Aplicações com Software LivreDesenvolvendo Aplicações com Software Livre
Desenvolvendo Aplicações com Software Livre
 
Introdução a programação em python d3
Introdução a programação em python d3Introdução a programação em python d3
Introdução a programação em python d3
 
Cent-OS - Sistema Operacional
Cent-OS - Sistema OperacionalCent-OS - Sistema Operacional
Cent-OS - Sistema Operacional
 
ConheçA O Apache 2.0 Parte 2
ConheçA O Apache 2.0   Parte 2ConheçA O Apache 2.0   Parte 2
ConheçA O Apache 2.0 Parte 2
 
Bancodedadosesgbds 140326151327-phpapp01
Bancodedadosesgbds 140326151327-phpapp01Bancodedadosesgbds 140326151327-phpapp01
Bancodedadosesgbds 140326151327-phpapp01
 
PostgreSQL-Prático.pdf
PostgreSQL-Prático.pdfPostgreSQL-Prático.pdf
PostgreSQL-Prático.pdf
 
Tema3.pptx
Tema3.pptxTema3.pptx
Tema3.pptx
 
Tema3.pptx
Tema3.pptxTema3.pptx
Tema3.pptx
 
Escalando apps com React e Type Script e SOLID
Escalando apps com React e Type Script e SOLIDEscalando apps com React e Type Script e SOLID
Escalando apps com React e Type Script e SOLID
 
snto
sntosnto
snto
 
Instalando e usando a XPages Extension Library para IBM Designer - extlib (Po...
Instalando e usando a XPages Extension Library para IBM Designer - extlib (Po...Instalando e usando a XPages Extension Library para IBM Designer - extlib (Po...
Instalando e usando a XPages Extension Library para IBM Designer - extlib (Po...
 
Infra de provedores de serviço com software livre
Infra de provedores de serviço com software livreInfra de provedores de serviço com software livre
Infra de provedores de serviço com software livre
 
BANCO DE DADOS MONGODB VS BANCO DE DADOS SQL SERVER 2008
BANCO DE DADOS MONGODB VS BANCO DE DADOS SQL SERVER 2008BANCO DE DADOS MONGODB VS BANCO DE DADOS SQL SERVER 2008
BANCO DE DADOS MONGODB VS BANCO DE DADOS SQL SERVER 2008
 
Artigo: Aplicando recomendações de segurança na instalação do Zabbix
Artigo: Aplicando recomendações de segurança na instalação do ZabbixArtigo: Aplicando recomendações de segurança na instalação do Zabbix
Artigo: Aplicando recomendações de segurança na instalação do Zabbix
 
Documento SpagoBI
Documento SpagoBIDocumento SpagoBI
Documento SpagoBI
 
Interoperabilidade Entre os Padrões ODF e OOXML
Interoperabilidade Entre os Padrões ODF e OOXMLInteroperabilidade Entre os Padrões ODF e OOXML
Interoperabilidade Entre os Padrões ODF e OOXML
 
tutorial nagios
tutorial nagiostutorial nagios
tutorial nagios
 
Desenvolvimento Web em ambiente de software livre
Desenvolvimento Web em ambiente de software livreDesenvolvimento Web em ambiente de software livre
Desenvolvimento Web em ambiente de software livre
 

Recently uploaded

Currículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdf
Currículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdfCurrículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdf
Currículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdfIedaGoethe
 
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdf
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdfDIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdf
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdfIedaGoethe
 
QUIZ DE MATEMATICA SHOW DO MILHÃO PREPARAÇÃO ÇPARA AVALIAÇÕES EXTERNAS
QUIZ DE MATEMATICA SHOW DO MILHÃO PREPARAÇÃO ÇPARA AVALIAÇÕES EXTERNASQUIZ DE MATEMATICA SHOW DO MILHÃO PREPARAÇÃO ÇPARA AVALIAÇÕES EXTERNAS
QUIZ DE MATEMATICA SHOW DO MILHÃO PREPARAÇÃO ÇPARA AVALIAÇÕES EXTERNASEdinardo Aguiar
 
As Viagens Missionária do Apostolo Paulo.pptx
As Viagens Missionária do Apostolo Paulo.pptxAs Viagens Missionária do Apostolo Paulo.pptx
As Viagens Missionária do Apostolo Paulo.pptxAlexandreFrana33
 
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptxQUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptxIsabellaGomes58
 
PRÉ-MODERNISMO - GUERRA DE CANUDOS E OS SERTÕES
PRÉ-MODERNISMO - GUERRA DE CANUDOS E OS SERTÕESPRÉ-MODERNISMO - GUERRA DE CANUDOS E OS SERTÕES
PRÉ-MODERNISMO - GUERRA DE CANUDOS E OS SERTÕESpatriciasofiacunha18
 
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundo
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundogeografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundo
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundonialb
 
ÁREA DE FIGURAS PLANAS - DESCRITOR DE MATEMATICA D12 ENSINO MEDIO.pptx
ÁREA DE FIGURAS PLANAS - DESCRITOR DE MATEMATICA D12 ENSINO MEDIO.pptxÁREA DE FIGURAS PLANAS - DESCRITOR DE MATEMATICA D12 ENSINO MEDIO.pptx
ÁREA DE FIGURAS PLANAS - DESCRITOR DE MATEMATICA D12 ENSINO MEDIO.pptxDeyvidBriel
 
cartilha-pdi-plano-de-desenvolvimento-individual-do-estudante.pdf
cartilha-pdi-plano-de-desenvolvimento-individual-do-estudante.pdfcartilha-pdi-plano-de-desenvolvimento-individual-do-estudante.pdf
cartilha-pdi-plano-de-desenvolvimento-individual-do-estudante.pdfIedaGoethe
 
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024Sandra Pratas
 
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autoresSociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autoresaulasgege
 
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdfSimulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdfEditoraEnovus
 
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdf
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdfGuia completo da Previdênci a - Reforma .pdf
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdfEyshilaKelly1
 
Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...
Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...
Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...LuizHenriquedeAlmeid6
 
Investimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANO
Investimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANOInvestimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANO
Investimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANOMarcosViniciusLemesL
 
PLANEJAMENTO anual do 3ANO fundamental 1 MG.pdf
PLANEJAMENTO anual do  3ANO fundamental 1 MG.pdfPLANEJAMENTO anual do  3ANO fundamental 1 MG.pdf
PLANEJAMENTO anual do 3ANO fundamental 1 MG.pdfProfGleide
 
Mesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecas
Mesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecasMesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecas
Mesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecasRicardo Diniz campos
 
Mapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdf
Mapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdfMapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdf
Mapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdfangelicass1
 
637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano
637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano
637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 anoAdelmaTorres2
 
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024Sandra Pratas
 

Recently uploaded (20)

Currículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdf
Currículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdfCurrículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdf
Currículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdf
 
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdf
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdfDIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdf
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdf
 
QUIZ DE MATEMATICA SHOW DO MILHÃO PREPARAÇÃO ÇPARA AVALIAÇÕES EXTERNAS
QUIZ DE MATEMATICA SHOW DO MILHÃO PREPARAÇÃO ÇPARA AVALIAÇÕES EXTERNASQUIZ DE MATEMATICA SHOW DO MILHÃO PREPARAÇÃO ÇPARA AVALIAÇÕES EXTERNAS
QUIZ DE MATEMATICA SHOW DO MILHÃO PREPARAÇÃO ÇPARA AVALIAÇÕES EXTERNAS
 
As Viagens Missionária do Apostolo Paulo.pptx
As Viagens Missionária do Apostolo Paulo.pptxAs Viagens Missionária do Apostolo Paulo.pptx
As Viagens Missionária do Apostolo Paulo.pptx
 
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptxQUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
 
PRÉ-MODERNISMO - GUERRA DE CANUDOS E OS SERTÕES
PRÉ-MODERNISMO - GUERRA DE CANUDOS E OS SERTÕESPRÉ-MODERNISMO - GUERRA DE CANUDOS E OS SERTÕES
PRÉ-MODERNISMO - GUERRA DE CANUDOS E OS SERTÕES
 
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundo
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundogeografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundo
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundo
 
ÁREA DE FIGURAS PLANAS - DESCRITOR DE MATEMATICA D12 ENSINO MEDIO.pptx
ÁREA DE FIGURAS PLANAS - DESCRITOR DE MATEMATICA D12 ENSINO MEDIO.pptxÁREA DE FIGURAS PLANAS - DESCRITOR DE MATEMATICA D12 ENSINO MEDIO.pptx
ÁREA DE FIGURAS PLANAS - DESCRITOR DE MATEMATICA D12 ENSINO MEDIO.pptx
 
cartilha-pdi-plano-de-desenvolvimento-individual-do-estudante.pdf
cartilha-pdi-plano-de-desenvolvimento-individual-do-estudante.pdfcartilha-pdi-plano-de-desenvolvimento-individual-do-estudante.pdf
cartilha-pdi-plano-de-desenvolvimento-individual-do-estudante.pdf
 
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
 
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autoresSociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
 
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdfSimulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
 
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdf
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdfGuia completo da Previdênci a - Reforma .pdf
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdf
 
Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...
Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...
Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...
 
Investimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANO
Investimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANOInvestimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANO
Investimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANO
 
PLANEJAMENTO anual do 3ANO fundamental 1 MG.pdf
PLANEJAMENTO anual do  3ANO fundamental 1 MG.pdfPLANEJAMENTO anual do  3ANO fundamental 1 MG.pdf
PLANEJAMENTO anual do 3ANO fundamental 1 MG.pdf
 
Mesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecas
Mesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecasMesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecas
Mesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecas
 
Mapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdf
Mapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdfMapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdf
Mapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdf
 
637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano
637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano
637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano
 
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
 

PostgreSQL

  • 1. características gerais de um SGBD open source Grupo: Thiago de A. Lima Daniel Fonseca Wlysses Chaves
  • 2. PostGreSQL PostgreSQL  é um sistema gerenciador de banco de dados  objeto relacional  (SGBDOR), desenvolvido como projeto de código aberto.
  • 3. OPEN SOURCE Foi criado pela OSI (Open Source Initiative) e refere-se a software também conhecido por software livre . Genericamente trata-se de software que respeita as quatro liberdades definidas pela Free Software Foundation. 1ª liberdade: A liberdade de executar o software, para qualquer uso. 2ª liberdade: A liberdade de estudar o funcionamento de um programa e de adaptá-lo às suas necessidades. 3ª liberdade: A liberdade de redistribuir cópias. 4ª liberdade: A liberdade de melhorar o programa e de tornar as modificações públicas de modo que a comunidade inteira beneficie da melhoria. A realização de tais ações é reservada, pelo conceito de direito de autor, aos detentores dos direitos, que necessitam assim de permitir de forma explícita estas liberdades recorrendo a uma licença de software livre .
  • 4. LICENÇAS OPEN SOURCES Algumas licenças: General Public License (Licença Pública Geral): A GPL é a licença com maior utilização por parte de projetos de software livre, em grande parte devido à sua adoção para o projeto GNU e o sistema operacional GNU/Linux. Licença Apache é uma licença para software livre ( open source ) de autoria da Apache Software Foundation (ASF). Todo software produzido pela ASF ou qualquer um dos seus projetos e sub-projetos é licenciado de acordo com os termos da licença Apache. BSD permite que o software distribuído sob a licença, seja incorporado a produtos proprietários. Trabalhos baseados no material podem até ser liberados com licença proprietária. Alguns exemplos notáveis são: o uso de código do BSD (funções de rede de computadores) em produtos da Microsoft, e o uso de muitos componentes do FreeBSD no sistema Mac OS X da Apple Computer.
  • 5. COMPARANDO LICENÇAS GPL BSD Express - Limitação ao tamanho dos dados (máximo 4Gb) - Limitação ao tamanho de memória (máximo 1Gb) Informix -No Maximo um Processador e 2 GB de memória.
  • 6. UM POUCO DA HISTORIA DO POSTGRE Após seu retorno a Berkeley, em 1985, Stonebraker começou um projeto pós-Ingres patrocinado pela DARPA (*Defense Advanced Research Projects Agency) e pelo ARO (Army Research Office) com o objetivo de resolver problemas com o modelo de banco de dados relacional. O PostgreSQL é um dos resultados de uma ampla evolução que se iniciou com o projeto Ingres, desenvolvido na Universidade de Berkeley, Califórnia. O líder do projeto, Michael Stonebraker, um dos pioneiros dos bancos de dados relacionais, deixou a universidade em 1982 para comercializar o Ingres, porém retornou a ela logo em seguida. *Agência de Pesquisas em Projetos Avançados
  • 7. UM POUCO DA HISTORIA DO POSTGRE Estas funcionalidades incluíam a habilidade de definir tipos, mas também a habilidade de descrever relações - as quais até este momento eram amplamente utilizadas, mas completamente mantidas pelo usuário. No Postgres, o banco de dados "compreendia" as relações e podia obter informações de tabelas relacionadas utilizando regras. O principal problema era a incapacidade do modelo relacional compreender “tipos” (atualmente, chamados de objetos), ou seja, combinações de dados simples que formam uma única unidade. O projeto resultante, chamado Postgres, era orientado a introduzir a menor quantidade possível de funcionalidades para completar o suporte a tipos.
  • 8. UM POUCO DA HISTORIA DO POSTGRE As principais características acrescentadas nas versões 6.x são MVCC (Multiversion Concurrency Control – Controle de Concorrência Multiversões), melhorias no SQL e novos tipos de dados nativos (novos tipos de datas e hora e tipos geométricos). Em agosto de 1996, Marc Fournier, Bruce Momjian e Vadim B. Mikheev lançaram a primeira versão externa da Universidade de Berkeley e deram início à tarefa de estabilizar o código herdado. Também em 1996, o projeto foi renomeado para PostgreSQL a fim de refletir a nova linguagem de consulta ao banco de dados: SQL. A primeira versão de PostgreSQL, a 6.0, foi liberada em janeiro de 1997. Desde então, um grupo de desenvolvedores e de voluntários de todo o mundo, coordenados pela Internet, têm mantido o software e desenvolvido novas funcionalidades.
  • 9. UM POUCO DA HISTORIA DO POSTGRE A versão 8.0 foi lançada em janeiro de 2005 e entre outras novidades, foi a primeira a ter suporte nativo para Microsoft Windows (tradicionalmente, o PostgreSQL só rodava de forma nativa em sistemas Unix e, em sistemas Windows - através da biblioteca Cygwin). Dentre as muitas novidades da versão 8.x, pode-se destacar o suporte a tablespaces, savepoints, point-in-time recovery, roles e Two-Phase Commit (2PC). Em julho de 2009 foi lançada a versão mais recente: 8.4. Em maio de 2000 foi liberada a versão 7.0. As versões 7.x trouxeram as seguintes novas funcionalidades: Write-Ahead Log (WAL), esquemas SQL, outer joins, suporte a IPv6, indexação por texto, suporte melhorado a SSL e informações estatísticas do banco de dados. Em um sistema usando WAL, todas as modificações são gravadas em um log antes de serem aplicadas. Uma das principais vantagens da utilização do WAL é um número reduzido de forma significativa de gravações em disco, pois somente o arquivo de log deve ser liberado para o disco no momento da confirmação da transação, ao invés de cada arquivo de dados alterados pela transação. Em ambientes de multiusuários, efetivação de várias transações podem ser realizadas com um único fsync do arquivo de log
  • 10.
  • 11. COMO PARTICIPAR ? O PostgreSQL é um projeto open source coordenado pelo PostgreSQL Global Development Group. Embora as atividades do grupo sejam patrocinadas por diversas organizações de todo o mundo, seu modelo de desenvolvimento é o modelo Bazar (originalmente apresentado em A Catedral e o Bazar de Eric S. Raymond). Portanto, o desenvolvimento do PostgreSQL é feito por um grupo de desenvolvedores, em sua maioria voluntários, espalhados por todo o mundo e que se comunicam via Internet. Logo, trata-se, de um projeto direcionado pela comunidade de desenvolvedores e de usuários, a qual qualquer pessoa pode se juntar, bastando se inscrever em listas de discussão e participar delas.
  • 12. COMO PARTICIPAR ? Voluntários interessados em contribuir com o projeto também podem consultar as sugestões de tarefas de desenvolvimento de novas funções e de correções de erros que são publicadas ou apresentar suas próprias sugestões. O código desenvolvido é submetido à equipe do projeto que pode aceitá-lo e incluí-lo nas novas versões ou recusá-lo. Voluntários também podem colaborar gerando documentação ou realizando traduções!
  • 13. LICENÇA O PostgreSQL usa a licença BSD, que requer apenas que o código fonte licenciado mantenha seu direito de cópia e informação da licença. Esta licença certificada pela OSI é amplamente vista como flexível e amigável à empresas, já que ela não restringe o uso do PostgreSQL com aplicações comerciais e proprietárias. Juntamente com suporte de múltiplas empresas e propriedade pública do código, a licença BSD torna o PostgreSQL muito popular com fabricantes que querem anexar um banco de dados com seus próprios produtos sem medo de ônus financeiro, prisão à um só fabricante, ou mudanças nos termos de licenças.
  • 14. LINGUAGEM A principal linguagem de programação utilizada no desenvolvimento do PostgreSQL 8.3.0 é o ANSI C. Entretanto, também são utilizadas minoritariamente outras linguagens conforme mostra a tabela. Linguagens de Programação utilizadas no PostgreSQL 8.3.0 Linguagem Linhas de código % ANSI C 541.312 94,66 yacc 15.527 2,72 lex 5.580 0,98 sh 5.412 0,95 perl 3.913 0,68 asm 65 0,01 python 12 0,00
  • 15.
  • 16. ESTADO ATUAL Além de doações, o projeto PostgreSQL se sustenta pelo patrocínio de diversas empresas, entre as quais se destacam: Fujitsu, Hub.Org, NTT Group, Red Hat, Skype, SRA e Sun Microsystems. O software tem adquirido prestígio na comunidade Linux, tendo recebido diversas vezes o prêmio Linux Journal Editor's Choice de melhor sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD). A aceitação do PostgreSQL tem se ampliado para além da comunidade de código aberto. Há entre os seus usuários grandes empresas internacionais, órgãos governamentais de vários países e universidades de prestígio mundial. Existe uma lista dos principais usuários no Brasil e no mundo e, também, há alguns estudos de caso de aplicações que utilizam o PostgreSQL.
  • 17. QUEM USA POSTGRE ? U.S. State Department
  • 18. CASOS DE SUCESSO O Detran do Ceará economizou R$ 1,7 milhão com banco de dados livre. A decisão do governo cearense de substituir a solução de banco de dados da Oracle pelo PostgreSQL fez com que o Detran economizasse gastos com pagamento de licenças e serviço de suporte técnico. O Detran tinha a seguinte arquitetura: um servidor de aplicação ligado a um servidor Oracle. Era nesta situação que as 1.287 tabelas e 426 views do banco se encontravam. Gastava-se muito dinheiro com o pagamento de licenças e o governador queria que o Detran utilizasse o Software Livre. Pensou-se em utilizar o MySQL, mas optou-se pelo PostgreSQL, que já era o banco de dados oficial do Governo do Ceará.
  • 19. CASOS DE SUCESSO Quais foram as principais dificuldades encontradas? A principal dificuldade era que a equipe estava ocupada com as tarefas diárias de manutenção e desenvolvimento de novas ferramentas para o órgão. Além disso, a base de dados era muito complexa e utilizava muitos recursos que até então estavam disponíveis apenas no Oracle. Outro fator negativo foi que poucos técnicos tinham conhecimento em PostgreSQL. Como é a arquitetura do banco hoje? Agora o servidor de aplicação é ligado diretamente a um balanceador de carga, que é ligado a dois servidores do banco de dados. Além da economia com as licenças, quais outros resultados positivos a nova arquitetura trouxe? As consultas ficaram mais rápidas. Tem uma que levava 2 horas e, depois da migração, passou a ser realizada em 6 minutos. Na primeira vez, o responsável do Detran não acreditou e acabamos gastando as 2 horas tentando convencer que a consulta tinha sido mesmo realizada em 6 minutos.
  • 20.
  • 21.
  • 22.
  • 23.
  • 24.
  • 25. Arquitetura do PostGres Aplicação Cliente Conector PostGre postmaster (daemon) postgre (backend) postgre (backend) postgre (backend) Fork Conexão inicial e autenticação Comunicação (Queries, resultados, etc) Kernel buffer Disco CLIENTE SERVIDOR BD Físico Tabelas Buffer
  • 26.
  • 27.
  • 28. ALGUMAS VANTAGENS Algumas mudanças da versão mais recente Replicação e Escalabilidade: Hot Standby, Replicação em Fluxo Administração e Segurança: Atualização in Loco (Upgrade-in-Place) Integrada (pg_upgrade), Autenticação RADIUS, Verificação de Força de Senha (passwordcheck) Comandos de Gestão de Permissões de Banco de Dados Facilitados (GRANT ON ALL e DEFAULT PERMISSIONS) Projeto de Bancos de Dados e SQL: Restrições de Unicidade Postergáveis, Gatilhos Condicionais. Gatilhos por Colunas, Ordenamento em Agregações, Novas "Windowing Functions" (RANGE PRECEEDING e FOLLOWING). Funções Armazenadas (Stored Procedures): Blocos de Código de Procedimento Anônimos (comando DO), Melhorias nas Funções Armazenadas em Perl e Python (incluindo suporte ao Python 3), Chamadas com Parâmetros Nomeados Performance e Recursos Avançados: Mensagens Assíncronas Melhoradas (LISTEN/NOTIFY), Suporte a Windows 64-bit, Otimização para Consultas Geradas por ORM (remoção de JOIN), Chaves Únicas para Dados não Escalares (Exclusion Constraints), Suporte Expantido para Dados Chave-Valor (HStore), Planos de Explain em JSON e XML
  • 29. PGAccess : esta é a interface gráfica para usuário (GUI) original do PostgreSQL, no estilo do navegador de banco de dados do MS Access, escrito em Tcl/Tk. phpPgAdmin : um clone do popular phpMyAdmin, otimizado para o PostgreSQL. Esta é uma ferramenta administrativa muito boa, robusta, e existe uma versão totalmente em português. Funciona muito bem, tem muitas funcionalidades e é código livre. PGAdmin III : uma interface completa de administração do PostgreSQL, praticamente o cliente oficial. OpenOffice.org : o OpenOffice.org 2 traz o aplicativo Base que via JDBC permite uma manipulação bem avançada de bases de dados possibilitando o desenvolvimento de formulários e relatórios bem complexos. Xpg : interface de administração do banco de dados PostgreSQL baseado em Java, com acesso a tabelas e entrada de dados, interface para consultas e habilidade para exportar o resultado das mesmas para relatórios em HTML. Porém tem algumas limitações, algumas funções como criação de índices não podem ser feitas visualmente. É de código livre e tem um instalador RPM. FERRAMENTAS
  • 31.
  • 32. BACKUP, EVITANDO DESASTRES Método SQL-dump : A idéia por trás do Método SQL-dump é gerar um arquivo texto contendo comandos SQL que, ao serem processados pelo servidor, recriam o banco de dados no mesmo estado em que este se encontrava quando o arquivo foi gerado. O PostgreSQL disponibiliza o programa utilitário pg_dump para esta finalidade. (o pg_dump não bloqueia outras operações no banco enquanto ta executando). Cópia de segurança no nível de sistema de arquivo: Uma estratégia alternativa para fazer cópia de segurança, é copiar diretamente os arquivos que o PostgreSQL usa para armazenar os dados dos bancos de dados. (O servidor de dados precisa estar totalmente parado tanto na hora de fazer a cópia como na hora re restaurar). Cópia de segurança em-linha: Durante todo o tempo, o PostgreSQL mantém o registro de escrita prévia (WAL = write ahead log) no subdiretório pg_xlog do diretório de dados do agrupamento. O WAL contém todas as alterações realizadas nos arquivos de dados do banco de dados. O WAL existe, principalmente, com a finalidade de fornecer segurança contra quedas: se o sistema cair, o banco de dados pode retornar a um estado consistente “refazendo” as entradas gravadas desde o último ponto de controle. Se for necessário fazer a recuperação, pode ser feita a recuperação da cópia de segurança do banco de dados no nível de sistema de arquivos e, depois, refeitas as alterações a partir da cópia dos arquivos de segmento do WAL, para trazer a restauração para o tempo presente.
  • 33. Iniciando no PostGreSQL Como montar nesse elefante gigante?
  • 35. CRIANDO O BANCO DE DADOS CREATE DATABASE nome_do_banco OWNER dono_do_banco TEMPLATE template ENCODING codificação TABLESPACE tablespace OWNER Normalmente, o criador se torna o dono do novo banco de dados. Os superusuários podem criar bancos de dados cujos donos são outros usuários utilizando a cláusula; TEMPLATE Por padrão, o novo banco de dados é criado clonando o banco de dados comum do sistema template1 . Um modelo diferente pode ser especificado escrevendo TEMPLATE modelo; ENCODING Codificação do conjunto de caracteres a ser utilizado no novo banco de dados; TABLESPACE O nome do espaço de tabelas associado ao novo banco de dados, ou DEFAULT para utilizar o espaço de tabelas do banco de dados modelo;
  • 36.
  • 37.
  • 38. RESTRIÇÃO DE COLUNA E RESTRIÇÃO DE TABELA CHECK CREATE TABLE produtos ( cod_prod integer, nome text, preco numeric CHECK (preco > 0) ); UNIQUE CREATE TABLE exemplo ( a integer UNIQUE, b integer , c integer, ); PRIMARY KEY CREATE TABLE produtos ( cod_prod integer PRIMARY KEY , nome text, preco numeric ); FOREIGN KEY CREATE TABLE pedidos ( cod_pedido integer PRIMARY KEY, cod_prod integer REFERENCES produtos (cod_prod) , quantidade integer ); CREATE TABLE produtos ( cod_prod integer, nome text, preco numeric , CONSTRAINT CK_preco CHECK(preco>0) ); CREATE TABLE exemplo ( a integer, b integer , c integer, CONSTRAINT U_exemplo UNIQUE(a) ); CREATE TABLE produtos ( cod_prod integer, nome text, preco numeric, CONSTRAINT PK_produtos PRIMARY KEY(cod_prod) ); CREATE TABLE pedidos ( cod_pedido integer PRIMARY KEY, cod_prod integer, quantidade integer, CONSTRAINT FK_prod FOREIGN KEY (cod_prod) REFERENCES produto(cod_prod) ); RESTRIÇÃO DE COLUNA RESTRIÇÃO DE TABELA
  • 39. SEQUENCE E AUTO-INCREMENTO CREATE SEQUENCE nome INCREMENT BY incremento MINVALUE valor_mínimo MAXVALUE valor_máximo START WITH início Ver estado atual da sequence: SELECT * FROM nome_da_sequence ; Selecionar o próximo valor desta seqüência: SELECT nextval(‘nome_da_sequence'); Utilizar esta seqüência no comando INSERT: INSERT INTO distribuidores VALUES ( nextval('serial') , 'nada'); Obs.: No Oracle nextval e currval são pseudocolunas e não funções.
  • 40. SEQUENCE E AUTO-INCREMENTO Modos de se obter colunas de auto-incremento: Usando uma sequence: CREATE SEQUENCE seq_teste INCREMENT BY 1 MINVALUE 1 START WITH 1; CREATE TABLE testesequence( id integer DEFAULT nextval('seq_teste') NOT NULL, nome varchar(50) ) Usando os tipos SERIAL ou BIGSERIAL: Serial: inteiro de quatro bytes com auto-incremento; Bigserial : inteiro de oito bytes com auto-incremento. Tipo Serial 4 bytes: de  1  a  2147483647 Tipo bigserial 8 bytes: de  1  a  9223372036854775807 CREATE TABLE pessoa( id serial PRIMARY KEY, nome varchar(50) ) Obs: Os tipos de dado serial e bigserial não são tipos verdadeiros, mas meramente uma notação conveniente para definir colunas identificadoras únicas (semelhante à propriedade AUTO_INCREMENTO existente em alguns outros bancos de dados). Mudando o valor inicial de uma sequence usando SERIAL: ALTER SEQUENCE tabela_coluna_seq RESTART WITH 1000;
  • 41. HERDANDO DE OUTRA TABELA INHERITS (herda) especifica uma lista de tabelas das quais a nova tabela herda, automaticamente, todas as colunas. O uso de INHERITS cria um relacionamento persistente entre a nova tabela descendente e suas tabelas ancestrais. As modificações de esquema nas tabelas ancestrais normalmente se propagam para as tabelas descendentes. Exemplo: CREATE TABLE tabelaPai ( id serial PRIMARY KEY, nome varchar(40) ) CREATE TABLE tabelaFilho( sobrenome varchar(40) ) INHERITS(tabelaPai) Dois inserts na tabela filho: INSERT INTO tabelaFilho (nome,sobrenome) VALUES ('Bazinga','Da Silva') INSERT INTO tabelaFilho (nome,sobrenome) VALUES ('Fulano','De Tal') Um insert na tabela pai: INSERT INTO tabelaPai (nome) VALUES ('Chewbacca') Select tabela filho: Select tabela pai:
  • 42. O principal problema era a incapacidade do modelo relacional compreender “tipos” (atualmente, chamados de objetos), ou seja, combinações de dados simples que formam uma única unidade. Problema com o
  • 43. OBJETO RELACIONAL Tipos de Dados: CREATE TYPE endereco AS ( rua varchar, numero integer ) Uso em tabela: CREATE TABLE pessoa ( id SERIAL PRIMARY KEY, nome varchar, endereco endereco ) Inserindo: INSERT INTO pessoa(nome,endereco) VALUES (‘Fulano ', (‘R. José das Cuias',11) ) INSERT INTO pessoa (endereco) VALUES ( ROW('Street Sand',69) ) Coluna única é obrigado usar “ROW”
  • 44.  
  • 45. PL/pgSQL é uma linguagem procedural carregável desenvolvida para o sistema de banco de dados PostgreSQL. Os objetivos de projeto da linguagem PL/pgSQL foram no sentido de criar uma linguagem procedural carregável que pudesse: • ser utilizada para criar procedimentos de funções e de gatilhos; • adicionar estruturas de controle à linguagem SQL; • realizar processamentos complexos; • herdar todos os tipos de dado, funções e operadores definidos pelo usuário; • ser definida como confiável pelo servidor; • ser fácil de utilizar. INTRODUÇÃO
  • 46. CREATE OR REPLACE FUNCTION NOME_DA_FUNÇÃO ( Variavel TIPO , ) RETURNS TIPO AS $$ DECLARE Variavel TIPO ; BEGIN instruções RETURN; EXCEPTION WHEN tipo_da_excessão THEN instruções_do_tratador RETURN ; END; $$ LANGUAGE plpgsql; ESTRUTURA DE UMA FUNÇÃO EM PL/PGSQL Só possui parâmetros IN. Delimitador Definição da Linguagem
  • 47.
  • 48. Domínios são úteis para abstrair campos comuns entre tabelas em um único local para manutenção. Por exemplo, uma coluna de endereço de correio eletrônico pode ser usada em várias tabelas, todas com as mesmas propriedades. Em vez de definir as restrições em cada tabela individualmente, deve ser definido e utilizado um domínio. CREATE DOMAIN nome_do_dominio AS tipo CHECK ( condição ) DOMÍNIO
  • 49. DOMÍNIO Exemplo: --Criação da função que valida tipo sanguineo CREATE OR REPLACE FUNCTION validarSangue (p1 varchar ) RETURNS boolean AS $$ BEGIN RETURN (lower(p1) IN ('a', 'b', 'ab', 'o')); END; $$ LANGUAGE plpgsql; CREATE DOMAIN tipoSanguineo AS varchar CHECK ( validarSangue( VALUE )) CREATE TABLE pessoa2 ( id serial PRIMARY KEY, nome varchar(50), sangue tipoSanguineo ) INSERT INTO pessoa2(nome,sangue) VALUES ('vovozona','a'); //Inserção ok! INSERT INTO pessoa2(nome,sangue) VALUES ('Sheldon','y');
  • 50. Em que situação o PostGreSQL deve ser usado ?
  • 51.
  • 52. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Documentação Oficial Traduzida: http://wiki.postgresql.org.br/Documenta%C3%A7%C3%A3o?action=AttachFile&do=get&target=manual_pg.pdf.zip
  • 53. Fim