• Share
  • Email
  • Embed
  • Like
  • Save
  • Private Content
atividade na creche comunitária
 

atividade na creche comunitária

on

  • 4,031 views

 

Statistics

Views

Total Views
4,031
Views on SlideShare
4,029
Embed Views
2

Actions

Likes
0
Downloads
3
Comments
0

1 Embed 2

http://themisdovera.blogspot.com 2

Accessibility

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    atividade na creche comunitária atividade na creche comunitária Document Transcript

    • 1 Atividades Na Creche Comunitária Nossa Senhora Da Glória 1.1 Descrição das características e estrutura da creche A creche foi fundada no ano de 1988, localiza-se na Rua Ascensão travessa nº 252 no bairro Glória na cidade de Porto Alegre. É conveniada com a Secretaria Municipal de Educação SMED; tem um repasse de 11.516,00 reais distribuídos em recursos humanos, alimentação, luz, telefone e manutenção. Recebe doações do Serviço de Indústria e Comércio (SESC) e cada três meses, também recebe doações de alimentos da SMED. Os dias de funcionamento são de segunda á sexta feira e seu horário é das 07h30min ás 17h30min. A creche atende crianças de 0 a 6 anos e 4 meses, estando as mesmas distribuídas em 5 turmas como segue: Turmas Idade Nº de crianças Berçário I 0 a 1 ano e 6 meses 6 crianças Berçário II 1 ano e 8 meses até 2 anos e 6 crianças 11 meses Maternal 3 anos até 3 anos e 11 meses 18 crianças Jardim A 4 anos até 4 anos e 11 meses 25 crianças Jardim B 5 anos até 6 anos 25 crianças
    • A estrutura física compreende de seis salas de aula, três banheiros, um pátio solar, um refeitório, uma cozinha, uma sala de espera e outra onde funciona a secretaria da creche. A instituição possui nove funcionários: uma coordenadora, cinco professoras, uma cozinheira, uma auxiliar de serviços gerais e uma auxiliar de cozinha. Ela oferece café da manhã, almoço e café da tarde, atividades pedagógicas, recreativas e descanso. 1.2 Problemas identificados O grupo de estágio foi dividido em três subgrupos em que o primeiro e o segundo fizeram avaliação de saúde nas crianças para identificar os possíveis problemas na comunidade, a fim de traçar um plano de ação para resolução dos principais achados. Já em seus primeiros dias na creche o primeiro subgrupo identificou problemas da comunidade com a falta de saneamento básico e o excesso de lixo nas ruas.
    • Foi dada assistência á 62 crianças onde foi realizado o exame físico onde os principais problemas identificados foram: Principais Problemas Identificados Nº crianças Vacinas Pendentes 20 Pediculose 10 Higiene Inadequada 4 Alterações no Exame Físico 3 Déficit no Desenvolvimento 3 Higiene Bucal Inadequada 2 1.3 Ações executadas pelo grupo de estágio • Grupo de pais sobre pediculose Foi realizado um grupo com os pais tendo como o tema principal a pediculose. Nesse grupo, apenas três pais compareceram se mostrando bastantes resistentes às orientações. Então foi reconhecida pelo grupo de estudante a existência de uma negação dos pais em relação à presença de piolhos em seus filhos, pois apesar das estudantes terem identificados os piolhos nas crianças, os pais afirmaram que em seus filhos não existiam piolhos. • Administração de medicamentos para pediculose; Mediante ao exame físico e a identificação da presença de piolhos nas crianças, foi formulada uma autorização para que os responsáveis pelas crianças assinassem permitindo a administração de medicamentos para resolução das pediculoses existentes. Diante da permissão dos pais, então foi aplicado loção em três crianças para o combate aos piolhos.
    • • Doação de materiais: propés, pente fino, termômetro; Defronte a carência da creche de alguns materiais relevantes à saúde das crianças, foi doado alguns matérias pelo grupo de estágio. • Oficina de pintura sobre higiene com as turmas jardim e maternal; O grupo formulou material didático para o desenvolvimento de trabalhos pedagógicos sobre higiene onde foi utilizada a pintura e o desenho como forma de aprendizagem. • Oficina de lavagem de mãos para o jardim; Nessa oficina foi realizada uma conversa em grupo sobre lavagens de mãos, onde cada criança falou o que sabia sobre o assunto. Após isso, foi aplicado tinta a base de água em suas mãos e ensinado na prática as crianças a lavarem bem as mãos enfatizando a importância de lavagem antes das refeições e após ir ao banheiro. • Oficina com fantoches sobre higiene corporal; Nessa oficina o grupo de estudantes desenvolveu um texto para um teatro com fantoches com o tema sobre higiene. A creche forneceu os fantoches e outros materiais necessários para a apresentação, então houve a apresentação do teatro para todas as turmas da creche exceto as turmas do berçário. • Contato com DMAE; Ao lado da creche, foi identificada pela equipe uma corrente de água contaminada que persistia por toda a rua. Esse esgoto aberto colocava em risco tanto a saúde das crianças da creche como a dos moradores dos arredores, pois ali existia se concentrava bastante lixo e ratos. As estudantes então entraram em contato com o Departamento Municipal de Água e Esgoto solicitando a resolução do problema. A equipe do DMAE compareceu no local e consertou o vazamento, porém após alguns dias a água voltou a correr. • Encaminhamentos de crianças com vacinas atrasadas e com necessidade de tratamento para a unidade básica. Foram encaminhadas para a unidade básica de saúde mais próxima da creche todas as crianças que apresentaram alguma alteração relevante no exame físico ou que tivesse com o caderno de imunizações atrasado.