Planejamento eri cacau

2,255 views
2,136 views

Published on

Planejamento empresarial de uma empresa fictícia - EriCacau

1 Comment
1 Like
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
2,255
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
46
Comments
1
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Planejamento eri cacau

  1. 1. PLANEJAMENTO
  2. 2. COMPONENTES: Eliziane Maciel Izabel Cristina Jaqueline Magalhães Karla Érica Paulo Sérgio Thamires Sant’Ana Daniele Gonsalves
  3. 3. MISSÃOSurpreender desde o aroma ao abrir a embalagem até a primeira mordida.
  4. 4. VISÃO Ser conceito na fabricação dechocolates no Brasil, atingindo o mercado internacional em 5 anos, atentos à responsabilidade socioambiental.
  5. 5. CENÁRIO
  6. 6. CENÁRIO Observando que o comercio de chocolatevem cada vez mais sendo valorizado devido àvisão do cliente, de que o chocolate deixou deser um simples prazer em comer e passou a serapaixonante e também por estar presente emtodas as comemorações, comoNatal, Aniversário, Páscoa, Dia dos Namoradosentre outros. O comércio de chocolates crescediariamente e tem uma fácil comercialização doproduto. A cultura do cacau absorve mão-de-obra garantindo condições de melhoriasocial, gerando empregos e movimentando aeconomia.
  7. 7. CENÁRIO A fábrica surgiu com o intuito de atender ademanda da cidade e também dos municípiosvizinhos, pois, ambas tinham necessidadesmais não havia onde supri-las e com alocalização da mesma facilitou a obtenção dedoces, bombons e bolos para a realização defestas e eventos em datas comemorativas.Através de fornecedores adquirimos osingredientes necessários para a fabricação deprodutos com qualidade já que a matériaprima não é de difícil acesso porque o cacau éum produto de alta produção agrícola noBrasil e existem muitos cursos deespecialização para fabricá-lo.
  8. 8. CENÁRIO E com a possibilidade de se expandir porfranquias no mercado, o município pode passar a sermais conhecido no estado, pois fabricaremoschocolate de alta qualidade, com estilo caseiro eartesanal. Já que o nordeste é a terceira maior regiãoque mais consume esse produto no país. Segundouma pesquisa realizada cerca de 72% da populaçãobrasileira consomem bombons de chocolate e emgrande maioria é consumido pelas mulheres. O Brasilé o quarto maior mercado de chocolate nomundo, perdendo apenas para EstadosUnidos, Alemanha e Reino Unido. As principaisrazões são o aumento da renda do brasileiro e amaior diversidade de produto. É um mercado muitobom, porém existe uma grande concorrência.
  9. 9. VANTAGENS COMPETITIVAS
  10. 10. EMBALAGENS RECICLÁVEIS Com a preocupação ambiental inovaremos osnossos produtos com embalagens que podem serrecicladas após serem utilizadas. Esse atocontribui para a conservação e preservação domeio ambiente, também ajudará a criar umaconsciência ambiental na população, pois elasproporcionam produtos que vem em embalagensque podem ser recicladas posteriormente, edessa forma, os consumidores verão essa novainiciativa e poderão começar a reciclar, ou atémesmo doar as embalagens para profissionais ouempresas especializadas em reciclagem.
  11. 11. CHOCOLATES EM FORMATOS ERÓTICOS O chocolate é muito consumido e por isso énecessário sempre inovação e pensando nissoa nossa empresa irá atender as necessidadesde nossos clientes na aquisição de artigosdestinados ao lazer adulto, sigilo, descrição,segurança e qualidade.
  12. 12. DATAS COMEMORATIVAS A nossa empresa também resolveu investir emchocolates com formatos diferentes e brindes quefavoreçam as datas comemorativas. Ex: Dias dosnamorados (Bombons em formatos especiais ebrindes como uma rosa), Dia das Crianças(Brinquedos). Com ênfase na Páscoa investiremosem vários sabores de diferentes tipos de Ovos dePáscoa.
  13. 13. CUSTOMIZAÇÃO DE CHOCOLATES Pretenderemos desenvolver chocolatescom formas e formatos de acordo com anecessidade do cliente usando um poucode criatividade para atender o gosto decada um.
  14. 14. CHOCOLATES COM ESSÊNCIAS DE BEBIDAS ALCOÓLICAS Com o aumento da procura de diferentestipos de chocolate, nossa empresa procurouinvestir em bombons que agradasse opaladar dos consumidores e proporcionandonovas sensações de prazeres.
  15. 15. ESPAÇO CACAU Um espaço onde os amantes doschocolates possam mergulhar no universo de combinações apartir do cacau, de acordo com as possibilidades criativas.
  16. 16. CHOCOLATE COM CAFÉ Além de trazer o conceito no aroma e sabor do chocolate, há a composição com o delicioso aroma do café, e as infinitas possibilidades para agradar o paladar dos nossos clientes.
  17. 17. ANÁLISE SWOT - FOFA Forças Fraquezas- Produtos criativos e de qualidade - Funcionários- Inovação a cada receita - Fornecedores- Compromisso com o cliente -Problemas operacionais- Divulgação -Produtos ultrapassados Oportunidades Ameaças- Ampliação - Concorrência- Expansão por franquias - Redução de custos-Fácil comercialização - Falha na climatização da loja- Parcerias estratégicas - Perda de vendas para concorrentes
  18. 18. GESTÃO DE CADEIA DE ABASTECIMENTO
  19. 19. GESTO DE CADEIA DE ABASTECIMENTO Na nossa cidade não temos estabelecimento queforneça chocolate então para adquirirmos a matéria primado nosso trabalho, é através de encomendas afazendeiros que tenham uma preocupaçãosocioambiental Depois do cacau em nossas mãos vamospara a parte de produção, a primeira fase é a chamadatorrefação, um processo de aquecimento que elimina devez a umidade e faz surgir o aroma peculiar do cacau.Em seguida as sementes são resfriadas e seguem para otriturador que retira a casca da amêndoa.Quando já estãodescascadas as amêndoas passam pela moagem etapaem que as sementes são picadas em pedacinhosminúsculos. Em seguida, a massa de cacau passa poruma máquina de prensagem que separa o ingredienteem dois produtos. O primeiro é a manteiga de cacau queserá reintroduzida na próxima etapa o segundo échamado de torta de cacau, uma espécie de “bolo” quese esfarela facilmente parte dela é dissolvida e misturada
  20. 20. GESTÃO DE CADEIA DE ABASTECIMENTO Outra posição é resfriada e quebrada em tabletesque serão usadas na fabricação de chocolate. Nafase seguinte conhecida como malaxação, começa adiferenciação entre os tipos de doce. Na produção dochocolate preto, a torta e a manteiga de cacaurecebem açúcar e leite, formando a massa dochocolate tradicional. O chocolate meio amargo levatodos esses ingredientes menos o leite, já o branco éfeito apenas com manteiga de cacau açúcar e leite.Em qualquer tipo de chocolate a massa resultantepassa pelos cilindros de refinação, onde os cristaisde açúcar da mistura são triturados e quebrados empartículas. Isso melhora a textura do doce, deixando-o bem mole e gostoso de comer. É esse o processoque determina a “fineza” da nossa marca dechocolate.
  21. 21. GESTÃO DE CADEIA DE ABASTECIMENTO Após a refinação, aparelhos conhecidos comoagitadores mantêm a massa emmovimento, retirando a acidez e a umidade do doce.Em outro momento, o chocolate passa por diversastrocas de temperaturas para cristalizar a manteiga decacau e deixar a pasta na consistência ideal para sermoldada. No último passo, ocorre a moldagem emfôrmas especiais que atendem as preferências dosclientes para que o chocolate ganhe o aspectodesejado. No caso das barras crocantes, coloca-seum recheio de castanhas, amêndoas ou flocos dearroz antes de encherem os moldes. Finalmente, oschocolates são resfriados até ficarem sólidos eestarem prontos para a embalagem. E semprepensando no meio ambiente nossos bombons são
  22. 22. GESTÃO DE CADEIA DE ABASTECIMENTO O nosso estabelecimento onde sãovendidos os bombons é um ambientetotalmente climatizado e bem convidativo.Os clientes são atraídos através do design edo aroma especial de nossos produtos quepropicia desde as embalagens que sãorecicláveis até a degustação que tem umsabor incomparável.

×